ADSL: Anacom dá dez dias à PT para descer preços

ruy_silva

Power Member
A Autoridade Nacional das Comunicações, Anacom, anunciou hoje que a Portugal Telecom (PT) deve alterar as condições que oferece aos concorrentes pela ligação à Internet de banda larga através da linha telefónica (ADSL) num prazo de 10 dias.

Esta decisão surge na sequência da "deliberação de 26 de Agosto em que foi aprovado o sentido provável da decisão sobre a oferta grossista ADSL da PT" e que defendia a descida dos preços e a flexibilidade das condições.

O órgão regulador quer que a PT disponibilize mais pontos de acesso e baixe o seu preço para 9.50 euros por mês, dos actuais 16 euros por mês.

A Anacom justifica as alterações com o facto da oferta da PT não cumprir o princípio "da orientação para os custos", que determina que o preço cobrado terá de ter uma base mínima de justificação nos custos suportados.

Actualmente, o acesso dos prestadores de serviços de Internet (ISP) à rede da PT faz-se apenas por dois pontos, em Lisboa e no Porto, e os concorrentes pretendem mais acessos, mais próximos dos seus clientes.

Os prestadores de serviços de Internet (ISP), nomeadamente a Media Capital e o Clix da Sonaecom, têm-se queixado da falta de concorrência no mercado de banda larga por causa dos preços grossistas praticados pela PT.

A Media Capital abandonou mesmo o mercado, em Agosto, alegando que os preços que a PT cobrava não permitiam a rentabilização do negócio.

Fonte:Portugal Diario

Mais -> Tek
 
Palmadas no rabinho....

Pah, eles tem "poderes" para cancelar os produtos todos da PT(dento da area de regulação claro) se necessario, são a autoridade reguladora, faz de conta que são uma policia da internet, or something do genero(não é bem a mesma coisa mas é só para fazer entender).
 
P4rthen0n disse:
Isso tambem eu sei, mas ha uma grande diferenca entre o "podem" e o "vao".

O k eu perguntei foi o "vao"...

Eu disse-te tambem o que "vao" palmadas no rabinho? :P

É uma maneira de dizer isso ninguem sabe, concretamente, não creio que esteja pre-defenido.
 
Era bom q isso se verificasse. Penso q se a oferta de ADSL se tornasse super tentadora, os fornecedores por cabo tb seriam obrigados a rever as suas ofertas.
 
Mas se eu percebi bem ... a PT cobra aos outros ISP 16€ Mensais pelo uso do serviço ADSL ?

E a ANACOM quer baixar para 9 por causa da relação de custos ?

Ou seja os custos da PT para a ADSL são de menos de 9€, ou seja eles têm pelo menos 350% de lucro por cada assinatura ?

Se tudo isto que eu acabei de achar fizer sentido e estiver correcto!

Alguem tem dinheiro para abrir um ISP ... eu não me importo de andar a subir postes e a passar cabo :D :D

350% de lucro é sempre bom negocio :P
 
SwimmerBoy disse:
Mas voces acreditam k os preços dos actuais pacotse vão baixar?!!?


Tu não......?!?!?!

Pelo menos quero acreditar que sim, e tenho fortes motivos. Quando se vê a entidade reguladora a fazer presão junto do maior operador, leva-me a querer que as coisas parecem encaminhadas para que a concorrencia seja mais "saudavel".
 
na, vai continuar tudo na mesma :(. Alem disso a pressão é só politiquices! vai ficar tudo como estava e nós, utilizadores apenas pagamos e não bufamos
 
SwimmerBoy disse:
Mas voces acreditam k os preços dos actuais pacotse vão baixar?!!?
Essa é a questão. Os preços não vão baixar.

Quando a IOL começou a estrebuchar, a Anacom recomendou a baixa de preços por acesso. A PT respeitou e baixou os preços... e o que fez a IOL? NADA! Ou seja, não baixou o preço do pacote para o cliente.

As empresas não são santas casas da misericórdia. Estão nisto para o lucro, comigo e com todos vós.

avantix, essa leitura é errada dos 350% de lucro. Se assim fosse, haveria um ISP em cada esquina.
 
SUp3rFM disse:
Essa é a questão. Os preços não vão baixar.

Quando a IOL começou a estrebuchar, a Anacom recomendou a baixa de preços por acesso. A PT respeitou e baixou os preços... e o que fez a IOL? NADA! Ou seja, não baixou o preço do pacote para o cliente.

As empresas não são santas casas da misericórdia. Estão nisto para o lucro, comigo e com todos vós.

avantix, essa leitura é errada dos 350% de lucro. Se assim fosse, haveria um ISP em cada esquina.

Ora ai está.... A grande questão é esta...podem aparecer novos e inumeros operadores com novos preços e novos tarifários, mas os actuais não irão sofrer grandes alterações....

Pensem k os portugueses são "moles" por natureza... ktos gajos não pagam mais 2/3€(kdo não é mais) para evitar "as chatices de trocar de operador"?!!?

Lembrem-se de outra coisa, a PT continua a controlar o mercado.....é ela k cede as linhas a todas as outras operadoras....logo os preços deles seram sempre dos mais competitivos.... melhor k eles é dificil pk cheira sempre a prejuizo e depois acontece como CLIX e IOL ADSL k teve k parar de aceitar clientes pk estavam a ter prejuizo....

[[]]
 
Penso q a anacom n existe só para regular a PT. se há uma descida nos custo de aluguer da infratestrutura, isso tem q chegar até ao cliente.
 
Não necessáriamente, se eles estão a queixar-se que o negocio n rende porque a PT cobra muito por o aluger das linhas, a PT desce esse valor e eles vão descer na tua factura ???? Não ficariam eles na mesma ??? :lol:

Eles querem é mais lucro, não vão descer o preço dos pacotes, o máximo será que com mais lucro poderão investir é mais e melhor equipamento, mais velocidade talvez etc etc

Cmps.
 
Back
Topo