1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ADSL com taxa de contenção 1:20 alguem tem???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DvdGuy, 13 de Dezembro de 2003. (Respostas: 40; Visualizações: 2830)

1. DvdGuy

DvdGuy Banido

Pois ao que parece em breve irei ser obrigado a deixar a minha querida netvisão ( que agora com o limite de 13g estava um mimo) e estou a equacionar meter adsl na casa nova visto nao ter por la o serviço da netvisão:
    Agora o que eu queria saber é se os utilizadores k possuem adsl a 1mbit com taxa de contenção 1:20 teem menos problemas que aqueles com 512k e taxa de contençao 1:50 é k sinceramente nao queria deixar de ter os fabulosos ping's da netvisão nem ter a velocidade de download instavel na netvisao quando tiro tiro sempre acima de 60k's com ligação de 1mbit espero no minimo 100k's estaveis

ja agora vou mudar para telepac adsl.pt serviço empresarial

Ah se alguem que tiver este serviço der aqui um pulo sera k me podem dizer se a ligação deles teem aquele periodo maximo de ligação em que passado 24h eles fazem reset ao modem

2. Moon_Spirit

Moon_Spirit Power Member

1024Kbps 8o
    ...vai por mim, ficas e mto bem servido (só se ocorrer alguma anomalidade é que não, mas não acho que isso seja possível, só mudares para alguma aldeia nos arredores de alguma cidade lol. O que é importante neste teu caso, é que qto mais fiques perto da central da tua zona better, mais linha dedicada terás, isto entre aspas claro). :D
    ...e quase que te garanto que deverás eventualmente ser o único cliente com 1MB, e respectivamente a usufruir da taxa 1:20 no dslam, existem mtos poucos clientes com essa velocidade de downstream.
    ...nem toda a gente pode pagar 25 mocas por mês né verdade :P

3. [siLciR]

[siLciR] Power Member

com 1mbit deves de sacar praí a 120kb/s................

ui que bom que era :D:D:D

4. WhiteTiger

WhiteTiger 1st Folding then Sex

Não tenho a certeza absoluta mas acho que tens taxa de contenção 1:20 à partir de uma ligação 768/128 e que mesmo assim te proporcionara downloads superiores aos 60Kbs a que estas habituado ( teoricamente o máximo seria de 96Kbs por isso deves atingir pelo menos os 80Kbs )

5. DvdGuy

DvdGuy Banido

realmente nao tinha pensado nisso sao practicamente 40 euros de diferença de768/128 para 1mbit/ 256...

por um lado a taxa de upload de 256 interessava-me um pouco
    por outro a diferença de limites é de 8 gigas para 768 / 13 gigas para 1mbit por 5gigas pagar mais 8 continhos uhmm nao sei não

e realmente a velocidade que tenho actual ja é bastante satisfatoria e estava habituado aos 8 gigas na netvisao ( que agora sao 13 o k cria uma má habituaçao lol

alguem sabe entao se para 768/128 a taxa de contençao é de 1:20 ?

6. Karski

Karski Power Member

Sim a taxa de contenção para ligações ADSL 768 é de 1:20

7. greven

greven Folding Artist

Alguém explica essa cena da taxa de contenção? Em poucas palavras! :D

Já vi isso em vários sitios mas nunca cheguei a saber o que isso significa em termos práticos. E o que é melhor, é ter mais baixo, certo? É melhor ter 1:20 do que 1:50?

8. kazuza

kazuza Power Member

1:20 > 20 users por "central"

1:50 > 50 users por "central"

Mais resumido que isto....

9. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Acredita que vale bem a pena o dinheiro que gastas a mais =)
    Aposta tb em nao ter limites de trafego e prepara o gravador de cd's que lhe vais dar bastante uso =)

100k's estaveis... hmmm... depende de onde estiveres a sacar =) mas sim e' mais ou menos aquilo que vais ter.

Eu tenho esse serviço aqui na empresa e nunca topei que me fizessem reset ao modem mas e' a tal coisa eu tb pouco olho para ele =)

10. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

?!?! Isso quer dizer o quê Kazuza??

A taxa de contenção de 1:20 existe a partir das classes 2 e 3 - aka 768/1024! Essa cena do reset ao modem é a mais pura das tretas!

Tenho aqui 2 linhas de teste, 24H/7dias, classe 2 e 3 e o modem/router só falha quando existem testes ou avarias!

Recomendo...

inté!

11. bcunha

bcunha Power Member

N fazem reset ao modem e varia de 80 a 120 de download.

Cmps.

12. [siLciR]

[siLciR] Power Member

eu com 764/128 da tvtel ( mudei pa ver como era) saco entre 80/90 normalmente

13. Seavoices

Seavoices Power Member

Classe 1 - 256/128 - Taxa de 1:20

Todos os operadores têm taxa de 1:20 para esta velocidade, exceptuando a PC no seu tarifário Light

Classe 2 - 512/128 - Taxa de 1:50

Classe 3 - 768/128 - Taxa de 1:20

Classe 4 - 1024/256 - Taxa de 1:20

A taxa de contenção é quantificada num circuito tipo ATM de 2Mbps. As centrais são abastecidas por n x circuitos de 2 a 36 Mbps consoante o número de clientes e a área abrangida

Um abraço

PS - 1024 é recomendável, já que a grande parte dos clientes com essa classe são clientes empresariais. Se a tua área não tiver grande pressão desse tipo de clientes, então penso que é excelente.

14. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Correctísssimo... esqueci-me das outras classes, não foi por mal! :D .

Só um pequeno reparo, não existem circuitos ATM de 2Mpbs! O link ATM é alimentado por esses E1/E3 de que falas!

inté!

15. timber

timber Zwame Advisor

Nao domino muito cenas de redes e afins mas lendo esse informação da a sensação que a malta de 256/128 fica mais bem servida que o pessoal 512/128
    Isso nao parece fazer muito sentido
    Sera que os clientes 512 tem mais circuitos a montante para compensar e portanto na realidade estao menos "engarrafados"?
    Ou estao simplesmente pior que 256 e pronto?

16. Seavoices

Seavoices Power Member

Cada classe é 'abastecido' por um ou mais DSLAMs tal como o Hatred referiu, por um E1 (2Mbps).

Fazendo contas por alto:

Classe 1 (1:20) - Valor minimo 102.4 kbps
    Classe 1 (1:50) - Valor mínimo 40.96 kbps
    Classe 2 (1:50) - Valor mínimo 40.96 kbps
    Classe 3 (1:20) - Valor mínimo 102.4
    Classe 4 (1:20) - Valor mínimo 102.4

Podes concluir várias coisas:

- Embora pareca pouca velocidade, os clientes de classe 1 com 1:20 de contenção têm um valor de largura de banda mínimo maior que um cliente com o dobro da largura de banda. A disponibilidade é maior

- Embora pareca que subindo de classes a largura de banda mínima é igual, a pressão ao nível de clientes é muito menor nas classes 3 e 4 do que na classe 2 (classe 2 < classe 3 < classe 4)

Nas classes superiores (3 e 4), mesmo com 20 clientes num DSLAM (máximo de clientes para um E1) quase não existe pressão para abaixamento da velocidade. Será muito difícil nesta classe terem 20 clientes a sacar a 120 KB/s. Mas se acontecer, a velocidade baixa

Na classe 2 ,essas oscilações são muito mais comum devido à partilha maior (de 20 para 50 clientes ainda é uma grande diferença)

PS - Hatred, embora seja comum, não te sei garantir se a PT utiliza E3 neste tipo de ligações. Mas tenho a certeza que as ligações são feitas a cada DSLAm por E1 (podem utilizar circuitos n*E1, mas n tenho a certeza)

17. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Ligações entre o DSLAM e o ponto de rede ATM é um E3 (34 *****/s), falo apenas e só no cenário de Lx que é o único que conheço e levo com ele todos os dias... nas centrais mais remotas - menos densidade populacional, serão mais comuns os E1!

A minha questão prendia-se com o facto de que em ATM, tecnologia de transporte usada em redes core, não existem circuitos com débitos de E1, o débito minímo de um circuito ATM é um STM-1 - 155Mbit/s. Claro que um circuito com este débito leva multiplexados muitos E1's (63)! :D !!

inté!

18. Seavoices

Seavoices Power Member

Pelo que me parece, és técnico de telecomunicações de um ISP ADSL...

Aquilo que sei sobre ADSL, li-o no White Book para ISP's que a PT têm publicado no site institucional deles...

Sabia que era utilizado STM-1 (principalmente, como dizes, nas grandes zonas populacionais, que o SMT-1 se era multiplexado por vários E1 (o próprio E3 funciona à base de multiplexagem, certo?)

É mais normal utilizarem E3 e E1 nas zonas remotas (não tou a ver a PT a investir STM-1 com 100 ou 200 Km)

Embora saiba qual é a finalidade do ATM, não sabia qual a sua estrutura e requisitos de transporte...

É o que dá ser um interessado no assunto e não um profissional...

Mas é assim que aprendemos, certo?

Um abraço

PS - Por acaso tenho que reler o White book para ver sobre as novas zonas cobertas e para ver se eles já incluiram os novos dados sobre quando e como está a instalação dos mini-DSLAM's

19. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Nem por isso... Estou ligado à parte de engenharia de manutenção... avarias... etc... etc... na PT Comunicações.

A título de exemplo o Estádio da Luz tem lá montado um mini-dslam alimentado por 2 circuitos E1 - 4Mbit/s!

E tal como tu disseste:
    "Mas é assim que aprendemos, certo?"

Eu diria mais, certíssimo :D !

inté!

20. Seavoices

Seavoices Power Member

Mas prontos, sabia que seria alguma coisa ligada com um operador de telecomunicações...

Relativamente ao Estádio da Luz, já sabia. Nada que um jornal 'A Bola' ou outros já não tenham noticiado (embora não tenha nada a ver com bola, mas prontos...)

Aqui na empresa onde trabalho (bem ao lado) temos 3 x E1....

Um abraço

Partilhar esta Página