Discussão ADSL como solução fora de grandes cidades

SanGokA

Power Member
Boas tardes a todos.

(*)passar para o próximo ponto se não quiser ler a história toda
Venho aqui expor um problema que de certa forma são dúvidas e que me acompanham à longos anos. Ainda eu andava no 8º Ano quando apareceu a Sapo ADSL, na altura foi uma novidade daquelas que toda a gente que já conhecia a internet gostou de ouvir (eu incluído), e como na altura tinha um irmão na universidade desde logo ele "massacrou" o meu pai para colocar em casa esse novo serviço. Assim aconteceu, sendo das primeiras casas a ter esse serviço cá em casa. Na altura havia limites de tráfego entre outros, e uma velocidade de 512Kbs. Com o passar dos anos foram melhorando os supostos serviços, com mais velocidade, tráfego ilimitado, entre outros.
Continuei a usar o serviço até ao momento em que entrei na universidade e já sem ninguém em casa para utilizar a internet, decidiu-se que o melhor era mandar a baixo a ligação. Com este corte o meu pai aproveitou e mudou de operador de telefone para algo que não necessita-se de linha telefónica para pagar o chamado aluguer de linha. Tudo bem até aqui.
Passaram-se 5 anos, curso acabado e com perceptivas de poder voltar a casa e trabalhar por perto, aproveitando para juntar mais uns trocos. Coma chegada a casa e trabalhando numa área que é necessário estar constantemente a ligar-me à Internet surgir a necessidade de colocar novamente um serviço de Internet. Comecei a pesquisar e os tarifários agradáveis e com bons preços, até que surgem alguns problemas:

(*)
  • Passaram mais de 10 anos e a verdade é que o melhor serviço e o ÚNICO que dá garantias é a Sapo, garantias essas que só são aprovadas a velocidades inferiores a 4Mb (se tiver sorte).
  • Mais nenhuma companhia tem um serviço que chegue aqui nas devidas condições. Redes moveis por exemplo, chegam aqui a 30% de 3G e já vai com sorte.
  • E por fim e talvez o pior, é que ainda existe as chamadas "zonas sapo", ou seja, quem não está nessas zonas, vê-se OBRIGADO a pagar um aluguer no valor de 10€ para além do serviço de ADSL.

Vejo ISP's a dizer que dão velocidades de 500Mb, duas vezes tráfego ilimitado, oferecem 1000 canais de televisão pelo preço de 1 e a verdade é que o que está por trás continua. Temos uma suposta entidade reguladora, que a única coisa que faz é criar postos de emprego. Como é possível verificarmos que quase todas as operadores apresentem basicamente os MESMOS PREÇOS E AS MESMAS OFERTAS??

Como é possível eu telefonar para lá, colocarem propostas de 12Mb ADSL e dizerem-me na cara que na minha zona só suporta até aos 4Mb e afirmarem que pago exactamente o mesmo, e como bónus por não ser uma zona sapo ainda pago mais 10€ e fico OBRIGATORIAMENTE com um telefone e chamadas grátis para outros (WOW FANTÁSTICO!). No caso da sapo iria pagar 31€ no total, quando poderia pagar 1/3 desse valor.

Não sonho com fibras nem nada disso, simplesmente, com um serviço justo conforme as ofertas e as pessoas que utilizam estarem de igual para igual. Se algumas pagam mais para ter velocidade elevadas, também as que têm velocidades reduzidas deviam pagar menos por isso.

Peço desculpa pelo desabafo, mas a verdade é que como sempre melhoram tudo o que já existe congestionando uma rede que em Portugal já se encontra sobrecarregada em vez de alargar a oferta. Ainda por cima as pessoas cada vez mais fogem às grandes cidades. A minha vila por exemplo cada vez cresce mais (ainda por cima sendo uma vila piscatória) em que de ano a ano existe mais pessoas (dado cultural: nesta mesma freguesia foi inaugurado pelo presidente da Republica ainda este ano a primeira central de energia em alto mar).

Resta os serviços de NDSL, se alguém souber de algum além da Simplesnet, digam-me! Dificilmente adoptarei um serviço destes, porque as condições são piores do que as de um serviço de rede móvel.

Obrigado e acredito que como eu está muita, mas mesmo muita gente. Passaram 10 anos, e aumentou 50688Kb de velocidade (contando que as velocidades médias apresentadas pelas operadoras em grande cidade é 50Mb).

Estou correcto ou vivo num mundo de fadas e já devia era pensar que talvez o serviço é óptimo e a bons preços?

PS: peço desculpa se o meu português não for o mais correcto, mas as palavras foram-me saindo.
 
Última edição:
Que eu saiba Leiria tinha a Pluricanal Leiria que fazia concorrẽncia à Zon. A Zon comprou a Pluricanal Leiria por vários milhões de euros mas comprometeu-se a expandir o sinal. Sugiro que faça uma exposição do seu caso à ANACOM.
 
E que soluçao queres?
Eles mandam nisto tudo!

So funcionaria se cada pessoa se organizasse com os da terra e queimassem todos os meses a central de distribuiçao do sinal de net da PT! Eles querem zonas nao sapo? Entao a malta pega fogo nessa maravilha toda!
Mas como somos todos pacatos..vamos pagando 10€ por telefone... ridiculamente quase ninguem usa isso...aumentando para 30€ um serviço miseravel de internet!!!
 
2013 será um ano de mudança de muita coisa. Acredito que o adsl terá os anos contados. Em 2015 todo o territorio estará coberto por fibra.
 
Ahaha! :) Esse ja parece o anúncio do PPS em relação á austeridade! A PT anda a investir em multiserviços adsl... e de um momento para o outro.... iria deitar o investimento fora? Certo que a infraestrutura pode ser aproveitada, mas e os activos de rede? Mandam equipamento bom para o lixo? Não me parece. O Adsl ainda vai durar muitos e bons anos, e a olhar para o andar da carruagem, nem daqui a 20 anos acaba o adsl.
 
Obvio que não acaba. Mas os clientes vão poder optar por fibra ou adsl, olha o cabo tb nao acaba mesmo com a fibra e está em muitos menos zonas. Eu tive acesso a um relatorio feita para a pt que dizia precisamnete isso, a fibra esta em todo o pais em 2015, claro que depois vai ser haver recantos onde nao chega. Como acontece no adsl agora, eles nao dizem que tem coberta de adsl em 100% de portugal? o pior sao as velocidades que tem, 128 kb? pois...
 
Também não acredito que as coisas não mudem assim tão depressa. Na minha aldeia posso dizer que só um punhado de famílias aderiu à ADSL, tudo o resto são pessoas que não usam/não percebem de computadores, maioritariamente idosas, que só querem o telefone. E isto repete-se para aldeias circundantes onde o mesmo se verifica.
Ora, eu não sei como as coisas funcionam internamente em termos de gestão, mas parece-me óbvio que aqui não compensa investir! Somos poucos, ou sou mesmo eu o único que reclama, e duvido que seja por causa de mim que se vai investir em linhas e centrais para a zona...
Interessante é o facto de que em locais mais distantes, mais juntos à central de onde partem as linhas para a minha zona, anda tudo à larga com Meo e afins por ADSL... E eu a cada dia que passa tenho mesmo velocidade.
Cheguei a ter 8mb, agora nem 3mb...
 
Também não acredito que as coisas não mudem assim tão depressa. Na minha aldeia posso dizer que só um punhado de famílias aderiu à ADSL, tudo o resto são pessoas que não usam/não percebem de computadores, maioritariamente idosas, que só querem o telefone. E isto repete-se para aldeias circundantes onde o mesmo se verifica.
Ora, eu não sei como as coisas funcionam internamente em termos de gestão, mas parece-me óbvio que aqui não compensa investir! Somos poucos, ou sou mesmo eu o único que reclama, e duvido que seja por causa de mim que se vai investir em linhas e centrais para a zona...
Interessante é o facto de que em locais mais distantes, mais juntos à central de onde partem as linhas para a minha zona, anda tudo à larga com Meo e afins por ADSL... E eu a cada dia que passa tenho mesmo velocidade.
Cheguei a ter 8mb, agora nem 3mb...

Ainda ontem deu nas noticias que as ligaçoes de internt em portugal subiram mais 40% nos ultimos 4 anos. as coisas mudam, o problema sao as infraextruturas existentes, cabos podres de velho, redes mas dimensionadas, centrais mal situadas, logo os clientes sao mal servidos.

Lá esta a vantagem da fibra para o cobre. a pt cada ano tem mais lucros e nao investe o suficiente, pois onde investe é nas grandes cidades, cada vez mais estao falidas.
 
Última edição:
2013 será um ano de mudança de muita coisa. Acredito que o adsl terá os anos contados. Em 2015 todo o territorio estará coberto por fibra.

Será que a PT vai fazer o mesmo que a Vodafone fez com os clientes de ADSL?

Ou seja, passar os clientes ADSL para fibra gratuitamente mantendo o mesmo serviço contratual.
Será...?

Pode ser que seja...quem me dera! :)
 
Última edição:
Boas manel, qual é o teu router e em termos de velocidades?
O meu modem/router é um D-Link DSL-2740B, que comprei à uns anos, porque na altura tinha um modem USB da sapo que só dava chatices. As velocidades a que costumo sincronizar ultimamente andam nos 3300Kbps dow e 500Kbps up.
O que pelo eu vi nem é muito mau comparando com alguns users daqui, o problema é que somos 4 pessoas que usam internet aqui em casa, duas continuamente, e só eu tenho 3 dispositivos sempre ligados.
 
Será que a PT vai fazer o mesmo que a Vodafone fez com os clientes de ADSL?

Ou seja, passar os clientes ADSL para fibra gratuitamente mantendo o mesmo serviço contratual.
Será...?

Pode ser que seja...quem me dera! :)

Se o contrato pertencer ao grupo da PT e migrares para meo fibra ou ate mesmo sapo fibra eles tratam de tudo, mesmo que estejas dentro do tempo de fidelização.
 
Se o contrato pertencer ao grupo da PT e migrares para meo fibra ou ate mesmo sapo fibra eles tratam de tudo, mesmo que estejas dentro do tempo de fidelização.

Então espere um bocadinho, explique me uma coisa.

Eu tenho Sapo ADSL 12Mb Zonas Sapo e há fibra aqui, você está a querer dizer que se quiser fibra da sapo eles mudam tudo sem custo e mantém o mesmo preço que estou a pagar?
hmmmmmm...é um pouco duvidoso isso, no entanto explique-me. Obrigado.

Cumps,
rfilipeg
 
Ainda ontem deu nas noticias que as ligaçoes de internt em portugal subiram mais 40% nos ultimos 4 anos.

Normal, eles não param de melhorar as ofertas nas grandes cidades e na zona deles...

Estive à procura e não encontro qualquer referencia em como o conselho de Póvoa de Varzim receberá fibra... Não percebo!!!
 
Então espere um bocadinho, explique me uma coisa.

Eu tenho Sapo ADSL 12Mb Zonas Sapo e há fibra aqui, você está a querer dizer que se quiser fibra da sapo eles mudam tudo sem custo e mantém o mesmo preço que estou a pagar?
hmmmmmm...é um pouco duvidoso isso, no entanto explique-me. Obrigado.

Cumps,
rfilipeg

Obvio que nunca pagaras o mesmo sao serviços diferente.
 
Back
Topo