ADSL da telecom será que vale o preço??

a ver se nao digo uma grande bacorada..

o meu que é um alcatel por placa de rede, tb quando , ao semelhante da netcabo, quando entras em windows/linux liga-te logo a telepac, e na config metes o user e a pass.

Para mim, tenho de meter o modem como router ( activar esta opçao ) ( ja andou por aqui no forum como fazer isso ), e alem disso a linha tem de passar de pppoe para pppoa... nao sei se sera o teu caso...
 
johny :

se bem percebi tens sapo adsl ...

por isso terás ou o siemens santis ou o alcatel manta , sao ambos modens e tens de fazer sempre o dial-in ( so nos routers tens a opcçao always on ) ...

convem veres tb k mesmo k deixes o pc ligado com a ligaçao feita , no caso de optares por teres um server ligado , ao fim de 15m sem trafego a ligação é desligada pelo server ...

acho k o melhor k se ajusta ao teu caso é meteres o windows a ligar a ligação logo ao inicio ... utiliza o raspppoe para isso ... nao tenho a certeza se o enternet300 dá para isso :)
 
Three types of device drivers are provided for the SANTIS®
ADSL-USB Modem, WAN, ATM and LAN. Note that all three
drivers support the ATM protocol. The proper choice of driver
depends on your combination of Windows operating system and
protocol.
• WAN driver - this driver causes the modem to resemble a
dial-up modem. Call establishment is performed through
Windows Dial-Up Networking. This driver supports PPP (RFC
2364) with PVC connections.
• LAN driver - this driver makes the modem appear as a LAN or
Ethernet device. Connection establishment is automatic. This
driver supports Multiprotocol Encapsulation over ATM (RFC
1483) with PVC connections.
• ATM driver - this driver works in conjunction with the ATM
services provided by Windows. Call establishment is also
performed through Windows Dial-Up Networking. This driver
supports PPP (RFC 2364) with PVC or SVC connections.

Isto vem no manual do Siemens Santis. No setup do sapo aparece uma opção "personalizar" onde se podem escolher entre as WAN e as LAN drivers. Seguindo o setup com as LAN drivers não consigo depois aceder à internet. Já telefonei para o apoio ao cliente mas disseram-me que era a primeira pessoa a colocar aquela dúvida e iam investigar o caso.
 
---------------------------------------------------------------------------------

• LAN driver - this driver makes the modem appear as a LAN or
Ethernet device. Connection establishment is automatic. This
driver supports Multiprotocol Encapsulation over ATM (RFC
1483) with PVC connections

• ATM driver - this driver works in conjunction with the ATM
services provided by Windows. Call establishment is also
performed through Windows Dial-Up Networking. This driver
supports PPP (RFC 2364) with PVC or SVC connections

---------------------------------------------------------------------------------


humm .. em adsl a tua linha pode ter 2 encapsulamentos ... PPPoE ou PPPoA ... a primeira Point To Point Over Ethernet é para modens a segunda Point To Point Over ATM é usada por routers ... uma vez k o sapo adsl so vende modens a tua linha é PPPoE ...

segundo esse raciocinio so podes ligar modens na tua linha , dai o LAN driver e o ATM driver parecerem estarem a mais pois se usam ATM nunca irão funcionar ,ve lá se dix algo mais especifico sobre eles no manual ... :P
 
Originally posted by Lucky_JL

humm .. em adsl a tua linha pode ter 2 encapsulamentos ... PPPoE ou PPPoA ... a primeira Point To Point Over Ethernet é para modens a segunda Point To Point Over ATM é usada por routers ... uma vez k o sapo adsl so vende modens a tua linha é PPPoE ...

segundo esse raciocinio so podes ligar modens na tua linha , dai o LAN driver e o ATM driver parecerem estarem a mais pois se usam ATM nunca irão funcionar ,ve lá se dix algo mais especifico sobre eles no manual ... :P


EXatamente, tens de ter a linha em pppoa :

Originally posted by jfbbms
Para mim, tenho de meter o modem como router ( activar esta opçao ) ( ja andou por aqui no forum como fazer isso ), e alem disso a linha tem de passar de pppoe para pppoa... nao sei se sera o teu caso... [/B]
 
Ainda não me convenceram:

Provides an always-on digital
connection that eliminates dial-up
delays, and transparent reconnection
when initiating any network
request

->Emissions
->Safety
->Standards
->PC
->Basic ADSL
->Transport Protocols
->ATM Attributes
->Telecommunications
FCC Class B, CISPR 22 Class B, CE
CSA/NRTL (C.22.2.950,UL1950), TÜV/GS (EN60950), CE
Microsoft PC99, WHQL
Full Rate ADSL: ANSI T1.413, ITU G.992.1 (G.dmt), G.992.2 (G.lite), G.994.1 (G.hs)
IP/ATM (RFC 1577), PPP/ATM (PPPoA) (RFC 2364), PPP/Ethernet (PPPoE)
Multiprotocol encapsulation, Bridged Ethernet/ATM, Routed IP/ATM (RFC 1483)
ATM Transmission Convergence, ATM Framing (with traffic shaping), ATM
SAR/AAL5, ATM Forum UNI3.1 signalling, ATM UBR Service Class
FCC Part 68
 
Atenção que contrário ao que a maioria das pessoas pensam, o serviço Adsl.pt de 512Kb tem uma taxa de contenção de 1:50 e não 1:20...quem não acreditar tenho aqui um mail promocional da Telepac a confirmar isso mesmo (com asterisco e tudo :P).

Quem tem ainda o serviço de 256K (je) mantém uma contenção de 1:20 (I wonder why...)

Quanto aos problemas do Rasputin, o que te aconteceu foi uma coisa muito simples:

Teoricamente a tua área está abrangida pelo serviço ADSL. Na prática a PT Comunicações não conseguiu concluir os testes à linha com sucesso e por isso não podes ter ADSL por um motivo técnico (linhas antigas, com ruído, demasiado distantes da central, etc).

Quanto às vantagens do Sapo sobre o ADSL.pt só me salta à cabeça o preço de instalação/modems. Sái bem mais barato. Estive a pensar convencer o meu pai a meter uma ligação sapo ou oninetspeed no escritorio dele (partilhada) mas infelizmente a tecnologia dos micro filtros não funciona em RDIS pelo que é preciso pagar a instalação do splitter (+-30cts) e um modem bem mais caro.

É a primeira vez na minha vida que vejo a tecnologia RDIS ser um empecilho e não algo proveitoso :(.

Mais conselhos de quem tem ADSL há mais um ano (e já vou na 2ª instalação) só tenho bem a dizer da componente técnica do serviço (0 falhas sérias, a única coisa chata é o modem demorar alguns minutos a fazer a sincronização de linha o que impede que o desligue todos os dias) e mal MUITO MAL mesmo dos serviços de atendimento ao cliente (acreditem que são mais de muitos, e todos eles com chamadas caríssimas tirando o "geral"), porque eles fizeram "outsorcing" do suporte técnico. Se tiverem algum problema, a malta que vos atende (que são funcionários de outra empresa) deixam uma muito sugestiva "nota interna" para que o vosso problema seja resolvido.

Mais, o serviço de facturação deles é uma D E S G R A Ç A. Não tem descrição. Tiveram um ano a querer cobrar-me dois acessos NA MESMA FACTURA e depois de eu lhes ter provado 1001 vezes (por fax, telefone, mail e carta) que tinha cancelado o meu primeiro serviço a tempo e horas po e-mail como me tinham pedido. Fica o conselho de se tiverem de cancelar o serviço o façam POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO.

Mas o melhor foi terem-me ameaçado que me iriam cortar a ligação DEPOIS DE A TEREM CORTADO e de DURANTE 10 DIAS dizerem que eu tinha "um problema técnico". Só depois recebi a carta deles a dizer que me iriam cortar a linha. (quando isto aconteceu já eles me tinham mandado uma carta, assinada por um dos membros da administração a pedir 1000 desculpas pelas cobranças indevidas)

Tive de me chatear à séria e puxar da musculatura advocacial da família para eles entrarem nos eixos, incluindo avisos que seria eu a processá-los por quebra de contrato e por me impedirem de desempenhar a minha actividade profissional.


Basicamente, não há nenhuma coordenação entre os diversos "departamentos": atendimento ao cliente, facturação, jurídico, administração.

Outras truques é, por exemplo, mandar cartas pro Provedor do Cliente (borram-se todos com isso), ameaçar com a DECO e em cada telefonema que se faça exigir o nome de quem atende e exigir falar com o superior (segundo sei, esta última também resulta com a Netcabo :P).

Resumindo, recomendo a 100% o serviço ADSL no que toca à parte técnica, mas tenham muita atenção no caso de haver algum problema ao nível de facturas ou semelhantes.


Pedro Telles
 
Back
Topo