Atenção que contrário ao que a maioria das pessoas pensam, o serviço Adsl.pt de 512Kb tem uma taxa de contenção de 1:50 e não 1:20...quem não acreditar tenho aqui um mail promocional da Telepac a confirmar isso mesmo (com asterisco e tudo
).
Quem tem ainda o serviço de 256K (je) mantém uma contenção de 1:20 (I wonder why...)
Quanto aos problemas do Rasputin, o que te aconteceu foi uma coisa muito simples:
Teoricamente a tua área está abrangida pelo serviço ADSL. Na prática a PT Comunicações não conseguiu concluir os testes à linha com sucesso e por isso não podes ter ADSL por um motivo técnico (linhas antigas, com ruído, demasiado distantes da central, etc).
Quanto às vantagens do Sapo sobre o ADSL.pt só me salta à cabeça o preço de instalação/modems. Sái bem mais barato. Estive a pensar convencer o meu pai a meter uma ligação sapo ou oninetspeed no escritorio dele (partilhada) mas infelizmente a tecnologia dos micro filtros não funciona em RDIS pelo que é preciso pagar a instalação do splitter (+-30cts) e um modem bem mais caro.
É a primeira vez na minha vida que vejo a tecnologia RDIS ser um empecilho e não algo proveitoso
.
Mais conselhos de quem tem ADSL há mais um ano (e já vou na 2ª instalação) só tenho bem a dizer da componente técnica do serviço (0 falhas sérias, a única coisa chata é o modem demorar alguns minutos a fazer a sincronização de linha o que impede que o desligue todos os dias) e mal MUITO MAL mesmo dos serviços de atendimento ao cliente (acreditem que são mais de muitos, e todos eles com chamadas caríssimas tirando o "geral"), porque eles fizeram "outsorcing" do suporte técnico. Se tiverem algum problema, a malta que vos atende (que são funcionários de outra empresa) deixam uma muito sugestiva "nota interna" para que o vosso problema seja resolvido.
Mais, o serviço de facturação deles é uma D E S G R A Ç A. Não tem descrição. Tiveram um ano a querer cobrar-me dois acessos NA MESMA FACTURA e depois de eu lhes ter provado 1001 vezes (por fax, telefone, mail e carta) que tinha cancelado o meu primeiro serviço a tempo e horas po e-mail como me tinham pedido. Fica o conselho de se tiverem de cancelar o serviço o façam POR CARTA REGISTADA COM AVISO DE RECEPÇÃO.
Mas o melhor foi terem-me ameaçado que me iriam cortar a ligação DEPOIS DE A TEREM CORTADO e de DURANTE 10 DIAS dizerem que eu tinha "um problema técnico". Só depois recebi a carta deles a dizer que me iriam cortar a linha. (quando isto aconteceu já eles me tinham mandado uma carta, assinada por um dos membros da administração a pedir 1000 desculpas pelas cobranças indevidas)
Tive de me chatear à séria e puxar da musculatura advocacial da família para eles entrarem nos eixos, incluindo avisos que seria eu a processá-los por quebra de contrato e por me impedirem de desempenhar a minha actividade profissional.
Basicamente, não há nenhuma coordenação entre os diversos "departamentos": atendimento ao cliente, facturação, jurídico, administração.
Outras truques é, por exemplo, mandar cartas pro Provedor do Cliente (borram-se todos com isso), ameaçar com a DECO e em cada telefonema que se faça exigir o nome de quem atende e exigir falar com o superior (segundo sei, esta última também resulta com a Netcabo
).
Resumindo, recomendo a 100% o serviço ADSL no que toca à parte técnica, mas tenham muita atenção no caso de haver algum problema ao nível de facturas ou semelhantes.
Pedro Telles