ADSL ADSL dores de cabeça sem fim...ajuda/opiniões

Fatalitys

Membro
É o seguinte tenho adsl a cerca de 4 anos nunca tive tantos problemas como actualmente, a dois meses atrás tive problemas de ligação a net cai bastantes vezes, tenha varias quedas que alternavam de 5m em 5m as vezes duravam 20m outras duravam no máximo 1h, mas as mais constantes eram de 5m em 5m.
Dessa vez fartei me de ligar para a assistência da sapo adsl que é uma miséria pois a técnicos que mal sabem o que é um "modem" liguei tanto que as chamadas ficaram me a 20euros na factura só a ligar para a assistência!
As hipóteses ia de alterar as velocidades até as perguntas parvas do costume a luzinha adsl acende?tem o modem ligado?
Falei com mais de 8 técnicos e nada se resolvia a net voltava me sempre a cair, tive up de 123k e down de 1mb e de up 500kbs e down de 2 mb, caia sempre, diziam que era da distancia a central que chegava a 4 klm outros diziam que a linha estava boa e não havia necessidade de ter a net tão baixa, outros ainda disseram que os colegas fizeram mal as configurações, mas niguem acertava,mandaram técnicos ao Ponto de distribuição, a casa nunca cá veio niguem.Falaram do modem que era o problema dai, para eu trocar, eu tenho vezinho que a net tá sempre boa tambem é adsl e mora a 500metros de mim e tem um modem igual, esprimentei o meu modem na casa dele e ele na minha e os modem´s trabalhavam os dois bem em casa dele nada de quedas tudo bem, na minha qualquer um dos dois era igual pensei logo em excluir problema ser do modem, que é um Thomson Speedtouch 516 v6 tanto o do meu vizinho como o meu é igual.
A coiza passado duas semanas e tal falei com técnico que meteu a net a down 2megas e up 500kbs e a coisa estabilizou durante 2 meses,umas quedas por outras mas raras,tinha 4horas ou 5horas ligado sem problema, mas infelizmente este domingo passado a net caiu e não voltou mais se não ontem a tarde passados muitos telefonemas meus pa sapo e diziam ser um problema na linha que iam resolver, e assim foi , o pior é que a net voltou mas está de novo instável cai de 2h em 2h... :S eu não sei que fazer, agora deixaram me a net a UP 251kbs e Down 3Megas isto visto na pagina do modem, meto filtros tiro filtros é sempre igual cai, meto modem troco de moden "sempre o mesmo modelo de modem" e nada volta a cair de 2h em 2h ou 1h, tenho até receio de ligar para lá a mudarem me a velocidade para os Down 2mbs e 500kbs d UP e que ela volte a ter quedas em menos espaço de tempo, basicamente tenho medo dos técnicos e do seu profissionalismo não existir e ainda me deixarem isto pior.
Agora penso se o problema será mesmo do modem deste modelo já ter quase 4 anos de uso, o do meu vizinho ele emprestou me um que é novo mas que é precisamente o mesmo modelo.
O mais engraçado é que o vizinho que mora a 500m também so tá ligado ao único PD que há na zona e tem net sempre boa sem problemas mesmo modem e tem no modem dele tive a ver down de 7 megas por 700kbs de up , pois a zona é uma aldeia onde não ha mais nenhum ISP se não a maldita da SAPO!

Estou confuso farto de gastar dinheiro em chamadas e não ver nada resolvido :S estou a desesperar, ja pensei trocar modem, comprar o kit sapo adsl sem fios penso que tras um D link alguém me sabe dizer ser vale a pena? e qual o modelo?.
Deixo aqui uns valores da net que o modem me deu com os 3mbs:

xDSL linestate up (downstream: 3071 kbit/s, upstream: 251 kbit/s; output Power Down: 18.5 dBm,
Up: 12.5 dBm; line Attenuation Down: 53.5 dB, Up: 32.5 dB; snr Margin Down: 16.5 dB, Up: 3.0 dB)



Agradecia que alguém me pudesse dar opinião sobre o que fazer...
 
Última edição:
É o seguinte tenho adsl a cerca de 4 anos nunca tive tantos problemas como actualmente, a dois meses atrás tive problemas de ligação a net cai bastantes vezes, tenha varias quedas que alternavam de 5m em 5m as vezes duravam 20m outras duravam no máximo 1h, mas as mais constantes eram de 5m em 5m.
Dessa vez fartei me de ligar para a assistência da sapo adsl que é uma miséria pois a técnicos que mal sabem o que é um "modem" liguei tanto que as chamadas ficaram me a 20euros na factura só a ligar para a assistência!
As hipóteses ia de alterar as velocidades até as perguntas parvas do costume a luzinha adsl acende?tem o modem ligado?
Falei com mais de 8 técnicos e nada se resolvia a net voltava me sempre a cair, tive up de 123k e down de 1mb e de up 500kbs e down de 2 mb, caia sempre, diziam que era da distancia a central que chegava a 4 klm outros diziam que a linha estava boa e não havia necessidade de ter a net tão baixa, outros ainda disseram que os colegas fizeram mal as configurações, mas niguem acertava,mandaram técnicos ao Ponto de distribuição, a casa nunca cá veio niguem.Falaram do modem que era o problema dai, para eu trocar, eu tenho vezinho que a net tá sempre boa tambem é adsl e mora a 500metros de mim e tem um modem igual, esprimentei o meu modem na casa dele e ele na minha e os modem´s trabalhavam os dois bem em casa dele nada de quedas tudo bem, na minha qualquer um dos dois era igual pensei logo em excluir problema ser do modem, que é um Thomson Speedtouch 516 v6 tanto o do meu vizinho como o meu é igual.
A coiza passado duas semanas e tal falei com técnico que meteu a net a down 2megas e up 500kbs e a coisa estabilizou durante 2 meses,umas quedas por outras mas raras,tinha 4horas ou 5horas ligado sem problema, mas infelizmente este domingo passado a net caiu e não voltou mais se não ontem a tarde passados muitos telefonemas meus pa sapo e diziam ser um problema na linha que iam resolver, e assim foi , o pior é que a net voltou mas está de novo instável cai de 2h em 2h... :S eu não sei que fazer, agora deixaram me a net a UP 251kbs e Down 3Megas isto visto na pagina do modem, meto filtros tiro filtros é sempre igual cai, meto modem troco de moden "sempre o mesmo modelo de modem" e nada volta a cair de 2h em 2h ou 1h, tenho até receio de ligar para lá a mudarem me a velocidade para os Down 2mbs e 500kbs d UP e que ela volte a ter quedas em menos espaço de tempo, basicamente tenho medo dos técnicos e do seu profissionalismo não existir e ainda me deixarem isto pior.
Agora penso se o problema será mesmo do modem deste modelo já ter quase 4 anos de uso, o do meu vizinho ele emprestou me um que é novo mas que é precisamente o mesmo modelo.
O mais engraçado é que o vizinho que mora a 500m também so tá ligado ao único PD que há na zona e tem net sempre boa sem problemas mesmo modem e tem no modem dele tive a ver down de 7 megas por 700kbs de up , pois a zona é uma aldeia onde não ha mais nenhum ISP se não a maldita da SAPO!

Estou confuso farto de gastar dinheiro em chamadas e não ver nada resolvido :S estou a desesperar, ja pensei trocar modem, comprar o kit sapo adsl sem fios penso que tras um D link alguém me sabe dizer ser vale a pena? e qual o modelo?.
Deixo aqui uns valores da net que o modem me deu com os 3mbs:

xDSL linestate up (downstream: 3071 kbit/s, upstream: 251 kbit/s; output Power Down: 18.5 dBm,
Up: 12.5 dBm; line Attenuation Down: 53.5 dB, Up: 32.5 dB; snr Margin Down: 16.5 dB, Up: 3.0 dB)



Agradecia que alguém me pudesse dar opinião sobre o que fazer...


esse valor de snr no upload está miserável (a atenuação também está elevada mas é normal visto que estás longe da central) e será provavelmente a causa das quedas frequentes. visto que já andaram na linha exterior à casa e não detectaram problemas vamos excluir essa hipótese.

Já experimentaste manter apenas o modem ligado à linha removendo todos os microfiltros e desligando todos os telefones? Já experimentaste substituir os microfiltros? a tomada onde está ligado o cabo que vai para o modem não levou nenhum esticão que possa ter danificado as ligações? não existe a possibilidade de humidade algures na instalação telefónica dentro de casa?
 
Sim já tentei remover os micro filtros do computador do telefone ainda não, e só tenho um telefone fixo em casa,esse telefone tem filtro e no modem também tenho outro filtro.
O modem já meti filtro já tirei e é igual até um técnico remotamente diz que conseguio ver o filtro e diz que está bom, depois a tomada está bastante escondida tenho quase a certeza que não levou esticão, e a humidade realmente tenho alguma humidade na divisão da casa onde está o pc com o modem, ou seja no quarto, mas actualmente é verão e eu moro perto de Évora faz calor por aqui, mas eu sempre tive net boa a cerca de 4 anos e só este ano surgiram tantos problemas por isso penso que se fosse da distancia a central nunca teria tido a net estável mas eu já a tive estável por isso é outro problema,sempre tive o mesmo modem.
E a linha exterior a casa dizem ter visto mas sempre remotamente nunca vieram ao terreno, dizem que não vem nehuma linha corta nem nada.Mas toda agente sabe que o cobre se degrada com os anos e pode precizar de ser mudado mas já pedi para virem ao terreno e dizem me logo que não acham necessário metem todos os argumentos que da parte deles vem que tudo tá bem de resto isto não para de cair novamente e é engraçado que é quase de 2h em 2h certas, não parece ser coincidência.
Estou com vontade de mudar o modem Thomson Speedtouch 516 v6 pois alguns técnicos já me disseram que pode ser disso e que este modem aguenta velocidades muito fracas na "realidade".
 
Última edição:
Sim já tentei remover os micro filtros do computador do telefone ainda não, e só tenho um telefone fixo em casa,esse telefone tem filtro e no modem também tenho outro filtro.
O modem já meti filtro já tirei e é igual até um técnico remotamente diz que conseguio ver o filtro e diz que está bom, depois a tomada está bastante escondida tenho quase a certeza que não levou esticão, e a humidade realmente tenho alguma humidade na divisão da casa onde está o pc com o modem, ou seja no quarto, mas actualmente é verão e eu moro perto de Évora faz calor por aqui, mas eu sempre tive net boa a cerca de 4 anos e só este ano surgiram tantos problemas por isso penso que se fosse da distancia a central nunca teria tido a net estável mas eu já a tive estável por isso é outro problema,sempre tive o mesmo modem.
E a linha exterior a casa dizem ter visto mas sempre remotamente nunca vieram ao terreno, dizem que não vem nehuma linha corta nem nada.Mas toda agente sabe que o cobre se degrada com os anos e pode precizar de ser mudado mas já pedi para virem ao terreno e dizem me logo que não acham necessário metem todos os argumentos que da parte deles vem que tudo tá bem de resto isto não para de cair novamente e é engraçado que é quase de 2h em 2h certas, não parece ser coincidência.
Estou com vontade de mudar o modem Thomson Speedtouch 516 v6 pois alguns técnicos já me disseram que pode ser disso e que este modem aguenta velocidades muito fracas na "realidade".

experimenta retirar todos os microfiltros e desligar o telefone da rede. mantém apenas o modem ligado na rede (sem microfiltro). se já mandaram técnicos ao ponto de distribuição já estiveram a verificar a linha no exterior.
 
Ok foi agora mesmo desligar o telefone da rede, e o modem esta sem filtro.Estou ha 1h 25m sem cair, mas suponho que quando fizer as 2h a net caia de novo.
Pois eles não me garantiram a 100% que foram mesmo ao PD eles prometem a terra e o ceu, das conversas deles já eu estou farto um diz uma outro diz outra.
 
Achas que mudar de modem ou dizer para eles alterarem para a configuração que eu tinha boa durante 2 meses de down 2megas por up 500kbs iria melhorar a situação?
este domingo a net caiu me a mim e a mais um vizinho, para passar a explicar tenho estão em contacto com dois vizinhos amigos, o (vizinho A) emprestou me o modem dele e ele mora a 500metros de mim e tem os tais 7 megas e a net teve sempre boa numca cai , o (vezinho B) mora também ao lado do meu vizinho A e ele teve também queda no domingo e tem as vezes problemas de quedas frequentes.Temos todos o mesmo modelo de modem o que é esquisito é o (vezinho A) ter 7 megas e a net nunca lh cair :S .
Possivelmente haverá outro PD mais perto e eu não sei, será que conseguia descobrir isso junto da sapo e trocar d PD?
 
Achas que mudar de modem ou dizer para eles alterarem para a configuração que eu tinha boa durante 2 meses de down 2megas por up 500kbs iria melhorar a situação?
este domingo a net caiu me a mim e a mais um vizinho, para passar a explicar tenho estão em contacto com dois vizinhos amigos, o (vizinho A) emprestou me o modem dele e ele mora a 500metros de mim e tem os tais 7 megas e a net teve sempre boa numca cai , o (vezinho B) mora também ao lado do meu vizinho A e ele teve também queda no domingo e tem as vezes problemas de quedas frequentes.Temos todos o mesmo modelo de modem o que é esquisito é o (vezinho A) ter 7 megas e a net nunca lh cair :S .
Possivelmente haverá outro PD mais perto e eu não sei, será que conseguia descobrir isso junto da sapo e trocar d PD?

acho que deves aguardar assim a ver como é que se comporta a ligação. se deixar de cair tens o problema identificado (micro-filtros) se continuar a cair e mantiveres esse valor de SNR no upload deves continuar a contactar o apoio a clientes e fazer menção a esse valor.

500 metros podem fazer muita diferença e na a diferença em metros de cabo até pode ser maior. mesmo que tenha algum PD mais próximo duvido que te mudem para lá.
 
Novamente 2 horas ligado caiu me a net de novo sem filtros em lado nehum e sem telefone ligado a rede.
O modem tinha a seguinte info:

01:57:41 (since last boot) FIREWALL event (1 of 12): enabled rules


01:57:40 (since last boot) FIREWALL event (1 of 12): disabled rules


01:57:40 (since last boot) GRP Default destination is not routed anymore via gateway 85.246.236.67



01:58:08 (since last boot) UPnP action 'DeletePortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


01:58:08 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


Esse valor de Snr de upload o que é que significa?e que me podem eles fazer quanto a isso?
Volto a perguntar se não achas que será do modem?
 
Novamente 2 horas ligado caiu me a net de novo sem filtros em lado nehum e sem telefone ligado a rede.
O modem tinha a seguinte info:

01:57:41 (since last boot) FIREWALL event (1 of 12): enabled rules


01:57:40 (since last boot) FIREWALL event (1 of 12): disabled rules


01:57:40 (since last boot) GRP Default destination is not routed anymore via gateway 85.246.236.67



01:58:08 (since last boot) UPnP action 'DeletePortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


01:58:08 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


Esse valor de Snr de upload o que é que significa?e que me podem eles fazer quanto a isso?
Volto a perguntar se não achas que será do modem?

se já testaste com outro modem e o problema manteve-se não me parece que seja disso. o valor de SNR significa que tens demasiado ruído (que pode ser provocado por várias fontes) na tua linha. valores demasiado baixos levam a quedas por incapacidade do equipamento manter o sincronismo.
 
Exacto mas o modem com que testei era outro Thomson Speedtouch 516 v6 é o mesmo modelo, também conheço pessoas que tinham problemas idênticos trocaram de modem e a situação resolveu-se (a pessoa em causa não mora junto a mim mas teve problemas parecidos).
E isto esta a ser sempre de 2h em 2h acho que é muita coincidência cair sempre neste X tempo.
 
Eu tive um problema semelhante mas a net não caia tanto ou eu não notava porque o router ligava automaticamente. Mas também me aconteceu a ligação ir piorando ao longo do tempo quando vizinhos meus tinham já velocidades decentes. Mas como eu sou da simplesnet a PT n fazia nada. Depois de ligar algumas vezes lá me mudaram para o acesso q tinha a 200m de casa. Ao que parece este acesso estava a criar ruído e portanto outros clientes que tinham um acesso por outra central tinham ainda pior serviço devido a este novo ponto de acesso.
 
Agora quando foi ligar o telefone sem filtro surgiu me isto e não cria conectar,



02:11:18 (since last boot) FIREWALL event (1 of 1): enabled rules


02:11:18 (since last boot) GRP Default destination is not routed anymore via gateway 85.246.33.203


02:11:18 (since last boot) PPP link down (Internet) [85.246.33.203]


02:11:12 (since last boot) xDSL linestate down


02:10:51 (since last boot) xDSL linestate down


02:10:31 (since last boot) xDSL linestate down


01:58:08 (since last boot) UPnP action 'DeletePortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


01:58:08 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)

depois meti o filtro no telefone conectou logo.
nipnip acho que vou ligar para lá de novo moer um pouco mais a minha cabeça, que já ando enervadissimo com isto.

Cyberadelino eu vou tentar descobrir se também se esta a passar aqui algo deste género comigo, obrigado aos dois desde já.
 
E depois o modem tá me sempre a fazer isto do upnp não sei porque isto não para.


00:06:48 (since last boot) LOGIN User tried to login on [HTTP] (from 192.168.1.65)


00:06:47 (since last boot) LOGIN User Pinheiro logged in on [HTTP] (from 192.168.1.65)


00:06:26 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:05:49 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:05:04 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:04:29 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:03:53 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:03:21 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:02:38 (since last boot) UPnP action 'AddPortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:02:31 (since last boot) LOGIN User tried to login on [HTTP] (from 192.168.1.65)


00:02:26 (since last boot) UPnP action 'DeletePortMapping' from ip=192.168.1.65 (Success)


00:02:26 (since last boot) FIREWALL event (1 of 1): deleted rules
 
isso do upnp tem a ver com poderes estar a usar alguma aplicação que use essa funcionalidade para abir portas.

se tens a possibilidade de comprar um kit com outro modem não perdes nada em tentar
 
se tens a possibilidade de comprar um kit com outro modem não perdes nada em tentar

Concordo.

Eu tive esse modem há uns anos e não o podia usar porque a ligação estava sempre a cair. Depois mudei uma um router Sagem que vinha nos kits SAPO e era pior ainda.

Aconselhava-te a comprares um kit SAPO ADSL com um router Pirelli falo desse porque já tive um e era impecável e deixava configurar a modulação que pretendes o que no teu e meu caso é fulcral para a estabilidade da linha.
 
Concordo.

Eu tive esse modem há uns anos e não o podia usar porque a ligação estava sempre a cair. Depois mudei uma um router Sagem que vinha nos kits SAPO e era pior ainda.

Aconselhava-te a comprares um kit SAPO ADSL com um router Pirelli falo desse porque já tive um e era impecável e deixava configurar a modulação que pretendes o que no teu e meu caso é fulcral para a estabilidade da linha.

a modulação pode estar "trancada" ao nível da central e não se possível mudar exclusivamente no modem.
 
Ok eu tava a pensar em mudar para o router/modem Dlink fornecido no kit adsl sem fios, queria tentar essa ipotese de mudar de modem , liguei a 30m para o apoio falei com técnico e ele alterou me a velocidade para a que eu lhe pedi ou seja down 2 megas e up 500kbps e ate agora está estável desde que ele mudou 53minutos, vou esperar pelas tais 2horas em que ela caia com os 3megas.
O técnico foi até dos melhores que já apanhei mesmo, e disse que estava a 3949m da Central e até me indicou o numero da central, depois disse que o meu tal vezinho (A) que tem a net a 7 megas esta a 3150m da central, ou seja temos uma diferença de 799metros um do outro para a central, e ele tem uma ligação maravilha que a ultima vez que caiu foi a quase 20h atrás segundo os logs do seu modem.
Enfim o técnico agendou a mesma um técnico para passar por cá amanha de manha.Estou para ver se amanha isto não cai enquanto o técnico estiver a testar tudo :/ .
E o upnp sera que não me tá a fazer mal a ligação também?
O Dlink da sapo adsl sem fios alguém tem e que me possa dizer que tal está a situação com ele?

Mais uma vez um muito obrigado a todos os que me deixam aqui uma ajuda uma dica para a situação se resolver.
 
Concordo.

Eu tive esse modem há uns anos e não o podia usar porque a ligação estava sempre a cair. Depois mudei uma um router Sagem que vinha nos kits SAPO e era pior ainda.

Aconselhava-te a comprares um kit SAPO ADSL com um router Pirelli falo desse porque já tive um e era impecável e deixava configurar a modulação que pretendes o que no teu e meu caso é fulcral para a estabilidade da linha.

Ok e como ficaste com a tua situação depois do Sagem, meteste logo o Pirelli?e a situação estabilizou?se me poderes contar um pouco a tua historia e a vertente da modulação agradecia Cs.oyen.
 
Ok eu tava a pensar em mudar para o router/modem Dlink fornecido no kit adsl sem fios, queria tentar essa ipotese de mudar de modem , liguei a 30m para o apoio falei com técnico e ele alterou me a velocidade para a que eu lhe pedi ou seja down 2 megas e up 500kbps e ate agora está estável desde que ele mudou 53minutos, vou esperar pelas tais 2horas em que ela caia com os 3megas.
O técnico foi até dos melhores que já apanhei mesmo, e disse que estava a 3949m da Central e até me indicou o numero da central, depois disse que o meu tal vezinho (A) que tem a net a 7 megas esta a 3150m da central, ou seja temos uma diferença de 799metros um do outro para a central, e ele tem uma ligação maravilha que a ultima vez que caiu foi a quase 20h atrás segundo os logs do seu modem.
Enfim o técnico agendou a mesma um técnico para passar por cá amanha de manha.Estou para ver se amanha isto não cai enquanto o técnico estiver a testar tudo :/ .
E o upnp sera que não me tá a fazer mal a ligação também?
O Dlink da sapo adsl sem fios alguém tem e que me possa dizer que tal está a situação com ele?

Mais uma vez um muito obrigado a todos os que me deixam aqui uma ajuda uma dica para a situação se resolver.

o upnp não tem certamente influência nessa situação. entre o pirelli e o d-link não há grande diferença. o d-link é até mais intuitivo de usar.
 
Desiste :)

Não tens fibra ou cabo na tua área? Qualquer um deles te dá muito melhor experiência do que o ADSL, que é claramente uma tecnologia do passado.
 
Back
Topo