ADSL ADSL dores de cabeça sem fim...ajuda/opiniões

Desiste :)

Não tens fibra ou cabo na tua área? Qualquer um deles te dá muito melhor experiência do que o ADSL, que é claramente uma tecnologia do passado.

Infelizmente não existe mais nenhum ISP na minha área como referi no inicio do post, pois se houve-se eu já tinha hé muito mudado, estou com a sapo e se quero ligação a net tenho que me ir sujeitando a este tipo de coizas e ver melhora maneira de resolverem ando sempre a chorar para lá mas então :( isto todas as ISP não apostam nas zonas rurais por isso é difícil.
E nipnip eu em até ao fim da semana vou ver se passo numa blue store para comprar o d-link, tenho esperanças que ajude.Neste momento vou com 2h15m sem quedas parece que com os tais 2m po 500kpbs sempre ajudam,vou continuar a ver, para amanha moer a cabeça ao técnico que hade vir cá.
 
Infelizmente não existe mais nenhum ISP na minha área como referi no inicio do post, pois se houve-se eu já tinha hé muito mudado, estou com a sapo e se quero ligação a net tenho que me ir sujeitando a este tipo de coizas e ver melhora maneira de resolverem ando sempre a chorar para lá mas então :( isto todas as ISP não apostam nas zonas rurais por isso é difícil.

Sorry, não tinha apanhado a parte de não existirem alternativas. Assim sendo, a única coisa que te resta é haver um operador móvel com boa rede 3G nessa zona. Se for o caso podes aderir a um dos tarifários da Vodafone, Zon, Kanguru ou TMN, que até têm tráfego ilimitado. Como a tua velocidade de ADSL é tão baixa, não deves sentir muita diferença e pelo menos levas a internet para onde quiseres.
 
Sorry, não tinha apanhado a parte de não existirem alternativas. Assim sendo, a única coisa que te resta é haver um operador móvel com boa rede 3G nessa zona. Se for o caso podes aderir a um dos tarifários da Vodafone, Zon, Kanguru ou TMN, que até têm tráfego ilimitado. Como a tua velocidade de ADSL é tão baixa, não deves sentir muita diferença e pelo menos levas a internet para onde quiseres.

Se a cobertura dele for de até 7.2 vai fazer diferença, e podes ter isso fixo por 29,90 € ou móvel por 34,90 €.

Se só tiveres parcial, mas tiveres os 3.6 é bom na mesma. Mas qualquer coisa abaixo disso não vale a pena. :D
 
Ok e como ficaste com a tua situação depois do Sagem, meteste logo o Pirelli?e a situação estabilizou?se me poderes contar um pouco a tua historia e a vertente da modulação agradecia Cs.oyen.

Boas,

Eu faço aqui uma resenha para te ajudar a perceber como aconteceu comigo:

Quando aderi fiquei com 256/128 Kbps de débitos e usava um modem Sagem USB e ele aguentava-se.

Depois pedi para subirem a velocidade ... Eles subiram para 512/128 ... O Sagem já não dava conta do recado ... Enviaram-me um SpeedTouch 330 USB que se aguentou durante muito tempo mas com o evoluir dos tempos um modem usb já não me satisfazia.

Comprei então um kit com um modem/router SpeedTouch 516v6 ... Fiz todos os testes possíveis e imaginários a net estava sempre a cair.

Mudei.

Comprei um kit com um Sagem (router ADSL) mas esse ainda se revelou pior. Devolvi-o.

Após isso comprei um que tinha saído há pouco na altura um D-Link que vinha com os novos kits sapo ADSL.

Durante um ano usei-o, aliás era tão estável que de 512/128 Kbps passaram-me para 1024/128 Kbps de débitos pois ele aguentava bem.

Há uns meses eu fiz uma participação à DECO e a PT resolveu dar-me os débitos máximos do meu tarifário (4 MB), como é lógico eu não obtenho as velocidades máximas pois encontro-me a mais de 5Km da central.

A modulação que o D-Link me dava era suficiente para aproveitar bem mais 1 Mb em download e mais de 500 Kb em upload mas como podes ver (na hiperligação) existe uma modulação "feita" para clientes de serviços ADSL que estão muito longe das centrais. Chama-se READSL2 (G.992.3 Annex L), pelo que vi o D-Link não suportava esta modulação.

Então comprei um Pirelli e depois de ter que arranjar maneira de ter privilégios de administrador (o que não é difícil) pude mudar a modulação que este fazia na linha. O tal READASL2, o que me permite atingir confortavelmente mais de 2Mb em download, porém como há sempre algum problema o upload nesta modulação desce um pouco...

Agora utilizo um Thomson TG784 apenas porque tem mais portas ethernet que os routers que vêm nos kits SAPO mas felizmente este também me deixa escolher a modulação.

Pessoalmente, recomendo-te o Pirelli, pois embora no início seja um bocado difícil de entenderes o funcionamento depois habituas-te e podes fazer quase tudo o que precisas sem recorrer a comandos telnet ... Ou seja, podes fazer "tudo" numa versão gráfica.

Qualquer dúvida estás à vontade, pois eu sei o que estás a passar :D

PS. As quedas poderão continuar a acontecer mas muito, muito esporadicamente.
 
Pois não é grande solução, eu também tinha net móvel da tmn não era que tivesse necessidade mas tinha,e a conexão andava por volta de uns míseros kpbs não sei se chegaria a 1 mega, o 3g tambem era inconstante fora dos grandes centros urbanos já se sabe que não se apanha muita rede 3g e as vezes caia tambem, e eu como faço muitos downloands e principalmente quando chego do trabalho jogo o meu jogo do costume wow ou um Cod:mw2 comvem ter uma ligação estável se não lá se vai score lá se vai raid no wow etc.
Infelizmente só apostam em meter tudo nos centros urbanos como é óbvio o resto é marrocos/deserto.
 
Boas,

Eu faço aqui uma resenha para te ajudar a perceber como aconteceu comigo:

Quando aderi fiquei com 256/128 Kbps de débitos e usava um modem Sagem USB e ele aguentava-se.

Depois pedi para subirem a velocidade ... Eles subiram para 512/128 ... O Sagem já não dava conta do recado ... Enviaram-me um SpeedTouch 330 USB que se aguentou durante muito tempo mas com o evoluir dos tempos um modem usb já não me satisfazia.

Comprei então um kit com um modem/router SpeedTouch 516v6 ... Fiz todos os testes possíveis e imaginários a net estava sempre a cair.

Mudei.

Comprei um kit com um Sagem (router ADSL) mas esse ainda se revelou pior. Devolvi-o.

Após isso comprei um que tinha saído há pouco na altura um D-Link que vinha com os novos kits sapo ADSL.

Durante um ano usei-o, aliás era tão estável que de 512/128 Kbps passaram-me para 1024/128 Kbps de débitos pois ele aguentava bem.

Há uns meses eu fiz uma participação à DECO e a PT resolveu dar-me os débitos máximos do meu tarifário (4 MB), como é lógico eu não obtenho as velocidades máximas pois encontro-me a mais de 5Km da central.

A modulação que o D-Link me dava era suficiente para aproveitar bem mais 1 Mb em download e mais de 500 Kb em upload mas como podes ver (na hiperligação) existe uma modulação "feita" para clientes de serviços ADSL que estão muito longe das centrais. Chama-se READSL2 (G.992.3 Annex L), pelo que vi o D-Link não suportava esta modulação.

Então comprei um Pirelli e depois de ter que arranjar maneira de ter privilégios de administrador (o que não é difícil) pude mudar a modulação que este fazia na linha. O tal READASL2, o que me permite atingir confortavelmente mais de 2Mb em download, porém como há sempre algum problema o upload nesta modulação desce um pouco...

Agora utilizo um Thomson TG784 apenas porque tem mais portas ethernet que os routers que vêm nos kits SAPO mas felizmente este também me deixa escolher a modulação.

Pessoalmente, recomendo-te o Pirelli, pois embora no início seja um bocado difícil de entenderes o funcionamento depois habituas-te e podes fazer quase tudo o que precisas sem recorrer a comandos telnet ... Ou seja, podes fazer "tudo" numa versão gráfica.

Qualquer dúvida estás à vontade, pois eu sei o que estás a passar :D

PS. As quedas poderão continuar a acontecer mas muito, muito esporadicamente.



Obrigado pela boa explicação que me facultaste por a tua experiencia própria, acredito que saibas que tou a passar, ando a ficar mais velho e a criar cabelos brancos só de ouvir falar em SAPO e QUedas e etc enfim...
Fiquei a pensar nessa tua ipotesse visto que tas a uma grande distancia e assim a resolveste com essa ipotesse, basicamente o que vejo é que devo de trocar de modem o quanto antes pois este também já é um modelo velhote.
Eu penso nisto tudo mas continuou a ver o meu vezinho com 7 megas com mesmo modem e apenas 799m mais preto da mesma central que eu, mas pronto é a realidade.
Vou ver isso da modulação, basicamente é mudar no modem essa opção para READASL2 ,nada muito complexo não?Alguma coisa acerca disso dou te uma apita-dela ;) .
Obrigado cs.oyen


Ps: também já pensei na Deco se isto continuar meter tudo nas mãos deles para verem que podem fazer, numca usei a Deco para nada não sei se adiantara se não.
 
Obrigado pela boa explicação que me facultaste por a tua experiencia própria, acredito que saibas que tou a passar, ando a ficar mais velho e a criar cabelos brancos só de ouvir falar em SAPO e QUedas e etc enfim...
Fiquei a pensar nessa tua ipotesse visto que tas a uma grande distancia e assim a resolveste com essa ipotesse, basicamente o que vejo é que devo de trocar de modem o quanto antes pois este também já é um modelo velhote.
Eu penso nisto tudo mas continuou a ver o meu vezinho com 7 megas com mesmo modem e apenas 799m mais preto da mesma central que eu, mas pronto é a realidade.
Vou ver isso da modulação, basicamente é mudar no modem essa opção para READASL2 ,nada muito complexo não?Alguma coisa acerca disso dou te uma apita-dela ;) .
Obrigado cs.oyen


Ps: também já pensei na Deco se isto continuar meter tudo nas mãos deles para verem que podem fazer, numca usei a Deco para nada não sei se adiantara se não.

Não, não é nada complexo fazer a alteração da modulação, ainda por cima num ambiente gráfico.

A questão do teu vizinho é que me intriga um pouco, mas na minha opinião o cabo de cobre provavelmente dá voltas o que se calhar faz mais do que os 799m ... A própria qualidade do cobre influencia e muito a qualidade do serviço que te prestam.

O que eu te aconselhava em primeira instância era a fazeres uma reclamação ao provedor de cliente PT explicando a situação eles são bastante rápidos e bastante prestáveis na tentativa de resolução do problema.

Ora, a DECO, a realidade é que a DECO não tem capacidade para obrigar a PT a fazer o que quer que seja ... Eles pedem-te dados sobre o teu problema e encaminham para a PT, lá eles analisam e dão uma resposta. No meu caso abriram-me a velocidade máxima apenas para eu parar de reclamar porque o meu principal pedido de ajuste da mensalidade com base na velocidade fornecida foi indeferido.

Em relação às chamadas que fazes para o apoio a clientes SAPO, se tiveres factura detalhada das chamadas podes formular um pedido por escrito e anexar uma cópia da página das chamadas que eles devolvem-te o valor gasto nessas chamadas.

PS. Qualquer dúvida sobre o que te informei antes envia PM, visto nem sempre estar a ler os mesmos tópicos. :D
 
Tens a linha telefónica ligada à rede RITA de casa? Experimenta desligar e fazer uma ligação directa da linha ao modem. O técnico que fez a instalação cá em casa disse logo que ou tinha as tomadas a funcionar na casa toda, ou tinha net de jeito. Como o telefone é sem fios, foi o que fiz, desliguei a rede da casa. Experimenta.
 
Por agora vou esperar para ver no que dá, desde ontem que a net tem estado estável sem quedas, desde que mudaram para os 2megas por 500kpbs e o técnico que diziam que vinha hoje de manha ainda não apareceu cá...vou esperar.
Twitter nem sabia de tal coisa.
Sexta devo de comprar um kit adsl sem fios e ver que modems tem eles a escolha....
 
Por agora vou esperar para ver no que dá, desde ontem que a net tem estado estável sem quedas, desde que mudaram para os 2megas por 500kpbs e o técnico que diziam que vinha hoje de manha ainda não apareceu cá...vou esperar.
Twitter nem sabia de tal coisa.
Sexta devo de comprar um kit adsl sem fios e ver que modems tem eles a escolha....

Não há escolha, só o Pirelli e não me queixo dele.
 
Se a linha anda a cair, e depois demora um bom bocado a voltar é porque devem andar a trocar a cablagem. E ai não há nada a fazer, é esperar que eles acabem de fazer o serviço.
 
Sim é o do kit sem fios. é o único modelo em distribuição. Já houve um Dlink, mas agora só este

Podes meter ai a designação numero do modelo mesmo para eu ver a maquina :) ? E acho que não há só esse eles disseram me no apoio sapo que havia 2 ou 3 modelos esse tal mais outro Router D-Link DVA G3170i e outro que já não sei.
Memorizei o Router D-Link DVA G3170i porque inclinei me para esse desde o inicio que ouvi falar.
 
Última edição:
Se a linha anda a cair, e depois demora um bom bocado a voltar é porque devem andar a trocar a cablagem. E ai não há nada a fazer, é esperar que eles acabem de fazer o serviço.

Não Tripas não é troca de cablagem,poderia ser mas isto era mesmo quedas de serviço,porque após mudarem para as velocidades que já tinha antes com 2m por 500kpbs a net ainda não caiu mais desde as 6horas de ontem, pode ser só coincidencia e voltar de novo a cair mas peço a deus que não e que continue sem uma única queda.
 
Última edição:
Não Tripas não é troca de cablagem,poderia ser mas isto era mesmo quedas de serviço,porque após mudarem para as velocidades que já tinha antes com 50 por 500kpbs a net ainda não caiu mais desde as 6horas de ontem, pode ser só coincidencia e voltar de novo a cair mas peço a deus que não e que continue sem uma única queda.

Depois de eles voltarem a ligar a linha, os equipamentos tem de levar um reboot ou então o modem vai sincronizar a velocidades miseraveis. Tu até podes conseguir fazer reebot ao teu modem, mas não consegues fazer reboot à central. Experimenta desligar e voltar a ligar o modem que as coisas melhoram (temporariamente).
 
Depois de eles voltarem a ligar a linha, os equipamentos tem de levar um reboot ou então o modem vai sincronizar a velocidades miseraveis. Tu até podes conseguir fazer reebot ao teu modem, mas não consegues fazer reboot à central. Experimenta desligar e voltar a ligar o modem que as coisas melhoram (temporariamente).

Tripas exacto, mas eu tenho aqui dois modems um novo e outro velho ambos o mesmo modelo 516 v6 já perdi a conta aos reboot/resets que fiz, e no post alterei não era 50 mas sim 2megas down por 500kbps up.
 
Desde de terça a noite que tem estado tudo OK com a net, voltei a ter a estabilidade que tinha antes, com os 2megas por 500k , comprei o tal kit adsl sem fios e trazia lá Pirelli DRG A221G ainda não instalei, até tenho medo de mexer nisto não comece de novo o desatino lol ,tenho ali na caixa a ponderar quando experimento.
Espero que com ele tenha mais estabilidade.
 
Bem Fatalitys nem sei o que te dizer com tanta informação correcta e errada que tem sido por aqui dita,o teu topico chamou-me a atenção pois atendi um cliente de evora que me reportou esta mesma situação há umas noites atrás (mes de julho)...o que te posso dizer sobre toda a tua situação é simples....com a margem de snr a 3 db no upload é um milagre a linha estabilizar...a redução de velocidade seria mesmo a unica solução para a tua ligação funcionar...eu sei que perguntas porque tem havido a necessidade de baixar a potencia da tua linha para estabilizar a ligação, e a resposta é simples, infelizmente a tua linha deve estar a sofrer uma degradação forte (e pelo que percebo de tudo o que li da tua historia quando chegar o inverno deves voltar a ter problemas, se os valores de snr baixarem de 10db),o pirelli não te vai ajudar a estabilizar ou melhorar a ligação de certeza, os valores de linha vão ser basicamente os mesmos,quando o instalares compara esses mesmo valores,vais ver que serão muito parecidos...o pirelli não é modelo unico existem dois modelos o drg 221 e 223,e vai ser comercializado em breve o 1000,a má noticia dos pirelli é que se tiveres azar vais passar a ter um novo inferno....o router está sempre a desconfigurar!!! por vezes nem com reset lá vai!!!!quanto á questão do teu vizinho com 7 megas,só pode estar ligado a outra central, senão provavelmente passava por coisas parecidas com as tuas....quanto á historia do tecnico que te disse que a tua linha media 3000 metros e a do teu vizinho 7000...diz-me tu...deste ao tecnico o numero de telefone do teu vizinho??? se não deste ele mentiu-te....pois não tem forma de saber isso sem um dado que permita analizar a linha do teu vizinho.
quanto há situação dos clientes remotos...infelizmente só a sapo lá chega e como não tem concorrencia pouco fazes por esses clientes,infelizmente é o portugal que temos....de 1ª de 2ª e no caso dos clientes remotos portugal de 3ª.
quanto á historia de andarem a mudar os cabos da tua linha e por isso é que não tens net...olha só te posso dizer que infelizemnte no apoio tecnico da sapo existem cromos assim a atender e que não dão uma para a caixa.....por vezes pergunto-me a mim mesmo como é que estão a prestar apoio a internet e adsl.....mas tal como na PT nos outros apoios tecnicos,maus operadores é o que não falta....eu pessoalmente quando começo a falar com algum tipo de apoio ainda por cima pago vejo que tem me está a atender não sabe nada desligo a chamada e ligo de novo....não vou gastar o meu escasso dinheiro com tótós e ficar muito provavelmente com o meu problema por resolver.
 
Back
Topo