Adsl Mtu

COLD_WAR

Power Member
Tenho ADSL do Sapo, mas não consigo abrir vários sites, eu sei de isto deve-se ao MTU, consigo alterar nos clientes excepto no router que é um Linksys 54RTG que me limita a 1492.
E não consigo entrar por exemplo no mytmn, vobis, hotmail, etc..

Alguma dica?????
 
COLD_WAR disse:
Tenho ADSL do Sapo, mas não consigo abrir vários sites, eu sei de isto deve-se ao MTU, consigo alterar nos clientes excepto no router que é um Linksys 54RTG que me limita a 1492.
E não consigo entrar por exemplo no mytmn, vobis, hotmail, etc..

Alguma dica?????


De certeza absoluta que não é devido ao MTU...
 
Na empresa do meu pai não conseguia fazer o login no millenniumbcp.com (a zona para empresas) devido ao MTU. Foi-me dito para mudar de 1492 para 1500 e a partir daí funciona sem um único problema.
 
PrOdG disse:
Na empresa do meu pai não conseguia fazer o login no millenniumbcp.com (a zona para empresas) devido ao MTU. Foi-me dito para mudar de 1492 para 1500 e a partir daí funciona sem um único problema.

rede interna ou ADSL?
 
PrOdG disse:
Na empresa do meu pai não conseguia fazer o login no millenniumbcp.com (a zona para empresas) devido ao MTU. Foi-me dito para mudar de 1492 para 1500 e a partir daí funciona sem um único problema.

o MTU para os isp´s de adsl em Portugal tem um max de 1492 :007:
 
MTU:

Short for Maximum Transmission Unit, the largest physical packet size, measured in bytes, that a network can transmit. Any messages larger than the MTU are divided into smaller packets before being sent.
Every network has a different MTU, which is set by the network administrator. On Windows 95, you can also set the MTU of your machine. This defines the maximum size of the packets sent from your computer onto the network. Ideally, you want the MTU to be the same as the smallest MTU of all the networks between your machine and a message's final destination. Otherwise, if your messages are larger than one of the intervening MTUs, they will get broken up (fragmented), which slows down transmission speeds.

Trial and error is the only sure way of finding the optimal MTU, but there are some guidelines that can help. For example, the MTU of many PPP connections is 576, so if you connect to the Internet via PPP, you might want to set your machine's MTU to 576 too. Most Ethernet networks, on the other hand, have an MTU of 1500, which is the default MTU setting for Windows 95.
 
pode ser o mtu sim senhora, o problema são certos sites que não aceitam mensagens icmp, ora como todos sabemos o icmp nao serve so para enviar e receber echos tb é usado para negociar o tamanho do mtu, normalmente nos equipamentos do fornecedor ao entrar no adsl os pacotes acima de 1492 bytes são descartados e é enviada uma mensagem de packet-to-big para traz de ora o site corta icmp por completo e não recebe esta mensagem , para resumir eu nos ciscos que configuro forço o pacote a saida da mihha porta wan para 1492 bytes, e a seguir faço mais forço na porta de lan um adjust-mss 1452 isto significa que as minhas maquinas na rede interna ao comunicarem para fora da rede vão usar pacotes no max com um tamanho de 1452 bytes ao comunicar com este tipo de sites o tamanho maximo do paxote ja vai defenido e o site responde de acordo. Senão o que acontece é que o site ve os 1500 normais do windows e responde de acordo.

Penso que a maior parte dos routers adsl fazem algo neste estilo de forma transparente, nos cisco necessita de ser tudo configurado a unha.

este problema é bem documentado.

experimenta baixar o mtu da tua maquina para 1300 por exemplo a ver se ajuda.
 
WarLock disse:
pode ser o mtu sim senhora, o problema são certos sites que não aceitam mensagens icmp, ora como todos sabemos o icmp nao serve so para enviar e receber echos tb é usado para negociar o tamanho do mtu, normalmente nos equipamentos do fornecedor ao entrar no adsl os pacotes acima de 1492 bytes são descartados e é enviada uma mensagem de packet-to-big para traz de ora o site corta icmp por completo e não recebe esta mensagem , para resumir eu nos ciscos que configuro forço o pacote a saida da mihha porta wan para 1492 bytes, e a seguir faço mais forço na porta de lan um adjust-mss 1452 isto significa que as minhas maquinas na rede interna ao comunicarem para fora da rede vão usar pacotes no max com um tamanho de 1452 bytes ao comunicar com este tipo de sites o tamanho maximo do paxote ja vai defenido e o site responde de acordo. Senão o que acontece é que o site ve os 1500 normais do windows e responde de acordo.

Penso que a maior parte dos routers adsl fazem algo neste estilo de forma transparente, nos cisco necessita de ser tudo configurado a unha.

este problema é bem documentado.

experimenta baixar o mtu da tua maquina para 1300 por exemplo a ver se ajuda.


O que descreves apenas se aplica se a flag "Don't fragment" estiver activada.
Caso não esteja, o site aceita qualquer MTU que lhe meteres à frente.
 
"O que descreves apenas se aplica se a flag "Don't fragment" estiver activada.
Caso não esteja, o site aceita qualquer MTU que lhe meteres à frente."

exacto.

mas ao negociar o tamanho do pacote com o teu computador o site envia os pacotes a 1500, que depois sao descartados no dslam, se o site nao receber as mensagens de packet to big não vai enviar pacotes mais pequenos, logo nao abres o site.
 
WarLock disse:
"O que descreves apenas se aplica se a flag "Don't fragment" estiver activada.
Caso não esteja, o site aceita qualquer MTU que lhe meteres à frente."

exacto.

mas ao negociar o tamanho do pacote com o teu computador o site envia os pacotes a 1500, que depois sao descartados no dslam, se o site nao receber as mensagens de packet to big não vai enviar pacotes mais pequenos, logo nao abres o site.

O tamanho do pacote não é negociado.
Se algum ponto da rede não aceitar o tamanho do teu pacote, tem duas opções:
- Se o "no fragment" estiver activo, manda um ICMP "packet too big" para trás.
- Se o "no fragment" não estiver activo, o ponto da rede (que na realidade é o anterior), parte esse pacote em 2 ou mais pacotes mais pequenos, consoante o tamanho desejado.

Tipicamente o "no fragment" não está activo, excepto em alguns protocolos muito específicos.
Neste momento só me estou a lembrar de IPSEC/SP.

Não há nenhuma razão, para o HTTPS ter o No fragment activo, portanto algo se passa para além daquilo que me estão a dizer...

Para testar se o problema é o MTU, o comando Ping é vosso amigo.

De certeza absoluta que não é esse o problema do myTMN, hotmail e afins...
 
Última edição:
De certeza que não era problema dos sites, pq eu tentei com o modem ligado directamente o pc a fazer o dial-up adsl pelo pc e via bem esses site. Passava para o router, chapéu.
Fiz um upgrade ao firmware e já dava.
 
"Why the MTU Size Must Be Changed

When a user requests a web site, a client/server negotiation occurs between the PC and the web server that hosts the web site. During the negotiation, a maximum MTU size is negotiated. Since the PC negotiates and its default MTU size is 1500 bytes (Windows 3x, 9x, NT, ME, and so forth), the web server negotiates an MTU size of 1500 bytes. Therefore, regardless of the MTU size you configure on the router, the web server still sends packets up to 1500 bytes in size.

The reason why some pages do not fully load is that the router fragments IP packets if the PC MTU is misconfigured and a packet greater than 1492 bytes is sent to the router. This fragmentation does not occur on the return path through the universal access concentrator (UAC). When the UAC receives a packet greater than 1492 bytes, the packet is dropped, and the UAC generates and sends an Internet Control Message Protocol (ICMP) message to the web server that sent the oversized packet. The ICMP informs the web server that it sent an oversized packet and that it needs to resend the packet with a smaller MTU.

Note: For information about why the MTU size is 1492 bytes, refer to the PPPoE Baseline Architecture for the Cisco 6400 white paper.

The problem occurs because many web servers block ICMP messages, which causes the server to continuously send 1500-byte packets. These packets are dropped, and as a result, the requested web site does not load. If the web server is properly configured and ICMP messages are not blocked, the server adjusts its MTU and retransmits until the page loads completely.

A partially loaded page occurs when the initial data packets sent from the web server are under the 1492 byte maximum. However, a packet is then sent that exceeds this maximum. The server continues to retransmit this oversized packet that results in a partially loaded page and a "waiting for reply..." message in the status bar."
 
WarLock disse:
"Why the MTU Size Must Be Changed

When a user requests a web site, a client/server negotiation occurs between the PC and the web server that hosts the web site. During the negotiation, a maximum MTU size is negotiated. Since the PC negotiates and its default MTU size is 1500 bytes (Windows 3x, 9x, NT, ME, and so forth), the web server negotiates an MTU size of 1500 bytes. Therefore, regardless of the MTU size you configure on the router, the web server still sends packets up to 1500 bytes in size.


Isto não é verdade.
A MTU não é negociada.
A MTU é definida quando um link é establecido entre 2 pontos, e só é válida entre esses 2 pontos.

Tudo o resto que segue essa premissa está errado.
 
Tafinho das duas uma, ou tentas ser mais humilde e tentar aprender um pouco com os outros, que ate podem ter alguma experiencia profissional em certas areas ou es um teimoso do caraças e só as tuas verdades é que são certas..

de qualquer maneira ficas aqui com o documento em questão:
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk175/tk15/technologies_tech_note09186a0080093bc7.shtml

aproveita e envia um mail a cisco a dizer que eles nao percebem nada de redes.
 
WarLock disse:
Tafinho das duas uma, ou tentas ser mais humilde e tentar aprender um pouco com os outros, que ate podem ter alguma experiencia profissional em certas areas ou es um teimoso do caraças e só as tuas verdades é que são certas..

de qualquer maneira ficas aqui com o documento em questão:
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk175/tk15/technologies_tech_note09186a0080093bc7.shtml

aproveita e envia um mail a cisco a dizer que eles nao percebem nada de redes.


Que a Cisco não percebe muito de redes, não é evidente, mas nem é mentira.
Problemas com as manias dos equipamentos da Cisco são o prato do dia, no entanto, no próprio documento que citas, eles dizem explicitamente onde é o problema:

The reason why some pages do not fully load is that the router fragments IP packets if the PC MTU is misconfigured and a packet greater than 1492 bytes is sent to the router. This fragmentation does not occur on the return path through the universal access concentrator (UAC) (Cisco 6400 or 7200). When the UAC receives a packet greater than 1492 bytes, the packet is dropped, and the UAC generates and sends an Internet Control Message Protocol (ICMP) message to the web server that sent the oversized packet. The ICMP informs the web server that it sent an oversized packet and that it needs to resend the packet with a smaller MTU.

O problema só ocorre nos equipamentos da Cisco, pela simples e imbecil razão que eles não cumprem o protocolo IP.
Se o pacote é maior que aquele que o Cisco 6400 tem negociado para o link, este deve ser fragmentado.
Como o equipamento não cumpre o protocolo e não faz a devida fragmentação, o problema ocorre.

Claro que se aquilo que tu dizes é verdade, os utilizadores de ADSL nunca conseguiriam ir a metade dos sites, pois eles só aceitam MTUs de 1492 ( e mais nenhum outro MTU ).

Por outro lado, as pessoas com experiência profissional exclusivamente da Cisco contam muito pouco para mim.
Sabem concertar as borradas da Cisco, mas não sabem onde realmente está o problema.
 
tafinho e um problema real e acontece em mais equipamentos, os routers de mercado caseiro normalmente fazem o que acabei de descrever de forma transparente sem o utilizador dar por isso, para que ninguem tenha problemas, volta e meia la ha uma marca que por lapso ou bug não tem as coisas como deve de ser e o problema acontece, antigamente ate era bastante comum este tipo de problemas. Ja tive este problema e resolvi-o da forma que descrevi.

No segmento de mercado onde trabalho as unicas marcas que reconheço para alem da Cisco são a Nortel e a Enterasys e são estas marcas com as quais desenho e implemento soluções varias solicitadas pelos clientes.

Ate te digo mais, colegas meus de uma outra conhecida empresa de TI's usavam o site das paginas amarelas para testar os acessos ADSL, esse era conhecido com um dos "problematicos".

de qualquer forma para que não haja segmentação de pacotes e assim optimizarmos o circuito o que descrevi é a forma correcta de configurar um router.

pelo menos ficaste ciente do problema mesmo que não o aceites como tal :)
 
Back
Topo