Aero extremamente pesado, mais do que devia.

M_guest

Banido
Ontem reinstalei o Windows Vista para, ironicamente, ter tudo bem configurado, limpar a tralha que foi acumulada nos ultimos, penso, 4 anos. O problema é que parece que aconteceu exactamente o contrário.

Navegar na internet, sendo pelo IE8 como pelo Firefox é extremamente dolorosa, a velocidade é boa, disso não tenho queixas, mas mal faço scroll-down parece que estou a correr aquilo num 386, granted... estamos a falar de um 2800+ com 1.5Gb de RAM, um sistema que tem mais do que cinco anos... mas eu já tive o Vista a correr decentemente.

O "problema" foi parcialmente localizado, Aero, ao desligar o mesmo consigo navegar melhor mas não se compara à experiência que tenho no Windows XP, e a correr numa ATI HD 3650, com os drivers mais recentes, não estou a ver o que possa ser o "problema".

Mesmo com o Aero desligado noto uma certa falta de suavidade na imagem e computador, sem razão alguma começa a disparar o CPU de uma forma que não entendo.

Outro sintoma é a visualização de filmes HD, sem nenhum tipo de dificuldade do WinXP, já no Vista há filmes que simplesmente não dão para ver, isto com a mesma versão dos drivers e a mesma versão do K-lite codec pack (a HD 3650 supostamente descodifica internamente codecs HD).


É algo que me tem vindo a preocupar, eu sei que o Vista não é um grande SO para sistemas antigos, mas o desktop é mais usado pelo meu pai, eu cá fico-me pelo portátil, e ele aprecia a palermice que é o Vista e eu tenho um sistema minimamente razoável para o correr, por isso não entendo o que esteja a falhar...

SuperFetch, Windows Defender, isso e muitos outros estão desligados e continua na mesma.

Alguém já teve algo parecido? Será alguma coisa nos drivers da ATI?
 
Última edição:
Esse PC pode estar simplesmente a precisar de uma limpeza...

Primeiro que tudo, recomendo este procedimento... Cortesia de Blue Zee.

De seguida, faz um scan com o teu antivírus. Se não tiveres um bom antivírus, passa por aqui.

A seguir, instala o Malwarebyte's AntiMalware.
Instala e actualiza.
Reinicia o PC em modo de segurança e faz um scan completo.
Vai demorar muito, muito tempo.
Elimina o que for para eliminar, reinicia em modo normal e testa.

Depois destas operações de limpeza sempre podes instalar e correr o Hijackthis e postar o resultado neste tópico para análise...
 
Se foi formatado ontem, é pouco provável que precise de uma limpeza.

A questão poderá estar nos drivers. Se os efeitos "pesam", então pode ser os drivers da gráfica que não são muito estáveis nessa gráfica (e pelo que vejo, costuma acontecer nas ATI) ou então os drivers do controlador de armazenamento. No meu computador, por exemplo, depois de instalar o Vista, ele parece extremamente lento, mas a partir do momento em que eu instalo os drivers SATA, "ganha ourra vida" ;)

CUmps
 
Se foi formatado ontem, é pouco provável que precise de uma limpeza.

Pode precisar de uma limpeza. Os passos que se seguem à formatação são normalmente a instalação de software que cria ficheiros temporários e ficheiros de registo desnecessários. Uma desfragmentação do disco também é necessária. Pode ser que com esta manutenção as coisas se tornem ligeiramente mais rápidas.
 
São drivers diferentes, usei os do CD porque mas tive que mudar para os mais recentes, 94, porque com os dos CD não se davam bem com o World of Warcraft e a visualização de vídeos. Já instalei tudo quanto era para instalar da motherboard, vou tentar averiguar qual a melhor versão para a minha HD 3650, é que acabei de por uma musica a correr no WMP11... e até o programa em sim anda aos saltos.

Obrigado pela sugestão.

Edit: Drivers DNA sem alteração, vou instalar os que vieram no CD para me confirmar que realmente é uma questão de drivers.
Tenho lido que AGP e ATI não se dão bem, sempre pense que a historia de ATI = Bad drivers apenas se restringisse ao Linux, afinal estava enganado...

O que me salva é que eu jogo WoW no XP, veremos como é que a reprodução de video HD se porta no Vista.

Sigh... os drivers que vieram com o CD são a mesma porcaria... realmente os antigos foram testados antes da formatação, no entanto não me lembro se já apresentavam estes sintomas, só testei com o WoW e pouco mais, a provar-se que realmente se trata de uma falha dos drivers da ATI é algo que me desagrava bastante...

Mais tarde irei fazer um scan geral ao sistema e usar daqueles programas que localizam drivers para ver se falhei alguma coisa, mas duvido seriamente.

O passo seguinte será testar os drivers oficiais da Sapphire mas cheira-me que são copy-paste dos da ATI que já testei.
Logo, o passo seguinte será contactar o suporte técnico da mesma a averigurar o que se passa e que solução é que me apresentam.

EDIT:

Update: O meu "ranking" do Vista é de 3,5, devido ao processador que teve essa mesma pontuação, RAM teve 4,1 e gráficos 5,9... isto com o Aero literalmente a arrastar-se...

Do sistema base eu sei que não é que isto já teve uma 6600 de 256MB sem nenhum tipo de dificuldades.

Só me restam mesmo os controladores, o que me preocupa é que já testei tudo que havia para testar e nada resultou, o que me frustra é que a placa gráfica porta-se lindamente... em windows XP, acabei de ver o Batman em HD sem nenhum tipo de salto, simplesmente impecável!

Custa-me a crer que uma empresa como a ATI tenha uma gama de placas no mercado que não consigam operar correctamente no Windows Vista... e até mesmo no XP que não consigo correr o Half-Life 2 (mas corre o DM e o CS1.6 com tudo no máximo, enfim...) e tive que passar por dois drivers diferentes para poder correr o World of Warcraft sem artefactos.

Vocês querem ver que vou ter que devolver esta placa na base de que, simplesmente, a ATI fez drivers de caca para ela?



Edit: Problema foi possivelmente localizado, a minha PSU de 400w não aguenta a placa.

System Requirement:

450Watt or greater power supply with 30Amps on 12 volt with 2x4 power connector recommanded.

Tenho uma grande dificuldade em "engolir" isso quando uma 6800 Ultra que usava duas molex corria neste PC mas enfim...
Honestamente espero mesmo que seja a questão, ainda estou para entender como é que corre o HL2DM no máximo sem saltos e não aguenta o Aero, mas enfim... aquela PSU sempre foi demasiado barulhenta para o meu gosto. E se, realmente, for esse o caso, é sinal que a placa não estava a dar o máximo nos jogos e ainda vai correr melhor, o que não é mau.

"Amanhã" ligo para a loja e peço a PSU mais silenciosa que tiver em stock.

De um certo ponto de vista foi bom ter empinado com o Vista e não ter revertido para o XP.
Bem que me arriscava a queimar a PSU ou a placa gráfica...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo