1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

afinal elas são duas...

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Raptor, 11 de Fevereiro de 2003. (Respostas: 9; Visualizações: 1258)

1. Raptor

Raptor OC Legend

Afinal vai existir logo a seguir a Cebir a Radeon 9900 e lá para o verão, quando sair a NV35, sairá a Radeon 9900Pro, esta já construida a 0.13 e com melhores capacidades (não se trata apenas de aumento da velocidade.)

mais informações aqui:

http://www.xbitlabs.com/news/story.html?id=1044532924

2. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Quero é ver o preço das 9500 PRO e das 9700 descer... :D

3. SankaCaffee

SankaCaffee Power Member

Entao nao vale a pena gastar-se guito nas 9900.Mais vale esperar logo pela versao PRO!! :D

4. [siLciR]

[siLciR] Power Member

se a 9900 np for 10 a 30 % mais rapida que a gffx pquê esperar pelo verao:D ( isto so e aconselhavel pra quem tem guito ). e pelos vistos já as 9900 vao ter suporte para directx 9.1 :) :)

5. Crusher

Crusher Power Member

Hmmm.... sempre pensei que a R400 seria a R10000 e não a 9900Pro.

Mas até têm logica porque a R400 ainda vai ser DX9 essencialmente e a R500 já irá suportar DX10 e aí será a R10000.

As specs que conheço por enquanto da R400, terá uns 16 pipelines, GDDR3 (acho que é assim) 600 a 700MHz de core clock, etc. :D

Pelo menos é especulação que normalmente lei-o no forum do www.beyond3d.com :)

6. Ashler

Ashler Folding Member

[spam]
    especulação que 'leio' :p
    [/spam]

:D

7. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

A R400 ainda está longe, e da R500 inda nem se ouviu falar.

Pegando nos últimos rumores e tentando fazer um apanhado credível de tudo, eu diria que a R9900 non-pro vai ser o R350 fabricado em 0.15 mícrons e com memórias DDR-I, e a R9900 Pro vai ser o R350 em 0.13 mícrons e portanto vai ter uns clocks mais altos que o antecessor, e vai usar GDDR-3.

Desta maneira a ATi seria capaz de abafar a GFFX quando saísse, com a R9900. E mais tarde iria abafar o NV35 com a R9900 Pro.

Do RV350 é que ainda não se sabe muita coisa.. Provavelmente é neste core que vai ser baseado o M10 para notebooks (directx 9 em notebooks.. wow!), que segundo dizem vai ser anunciado já nas próximas duas semanas!
    Acho que na próxima CeBit vamos ver uma boa quantidade de brinquedos novos :)

8. Raptor

Raptor OC Legend

errado, a R9900pro não é uma R350 como a R9900, porque para além da alteração do processo de fabrico de 0.15 para 0.13, vão ser aumentados os pipelines e mais não sei quantas cenas... é só lerem o artigo.

9. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Se entendi bem os pipelines são os mesmos, passa é a ter duas TMU's por pipeline.

Por essa altura alguem descobre q a 9700 tem umas resistências por baixo do core q da pra por como uma 9900 Pro... :P

10. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Aumentarem as pipelines não é desculpa para se tratar de um chip completamente diferente.

As R9500 são anunciadas como detentoras de 4 pipelines, ao contrário das R9700/R9500 Pro, e trata-se exactamente do mesmo core R300.

Agora ter mais TMUs é outra coisa..
    Não sei.. mas acho que deve ser mais difícil desactivar pipelines.. do que desactivar TMUs que estão dentro dos pipelines..

Uma possível explicação para isso é talvez a R9900 ser ainda o R300 com maiores clocks, usando diferentes materiais (copper interconnects) e assim obtendo melhores yelds..
    Dar o mesmo nome a duas placas que têm chips diferentes é que não tem muita lógica.. Sé lá.. às tantas preferem chamar R9900 Pro ao R350 para não terem que lhe chamar R10000 (ficava um nome muito grande..)

Partilhar esta Página