1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Afinal nem tudo são rosas...

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Morpheus, 16 de Abril de 2006. (Respostas: 90; Visualizações: 5930)

  1. Morpheus

    Morpheus Banido

    a fonte deles é esta ...

    como é obvio todas as noticias sejam boas ou más tem de ser levadas com uma pitada de sal todavia n deixa de ser curioso o que aqui nos foi apresentado!
     
  2. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    32

    ya.. já tinha visto isso em algum lado.....

    Mas não será de estranhar dado que a Microsoft (empresa que é na área de software) tem mais experiência (ou aliás..a experiência toda) em SO's.. portanto consegue optimizar as coisas melhor..

    Mas atenção.. talvez o "edge" que a PS3 tinha em relação á 360 se dilua ..e acabem por ficar iguais em resources e raew power..mas...

    tudo se dicide nos jogos.. e aí.. não importa que percentagem de recusross usam os em teoria,.. é vê-los correr e isso é qe ditará quem é melhor....
     
  3. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    Esse artigo começa logo com uma suposição, a PS3 vai ser adiada, n sei onde eles foram buscar essa suposição.

    Como diz aqui acerca dos recursos que consome, não passa de rumores. Nunca mencionaram onde se foi buscar a informação ou quem disse, apenas escreveram isso e pronto.


    Morpheus não eras tu que tavas sempre a aclamar que querias ver era dados finais e não rumores? E acabas de postar um lol
     
    Última edição: 17 de Abril de 2006
  4. Morpheus

    Morpheus Banido

    eu adoro quando tu lês os post na diagonal ...NOT!!

    Não leste no final "obvio todas as noticias sejam boas ou más tem de ser levadas com uma pitada de sal " ??? isto é (spoiler warning ... explicação para crianças do eco-ponto!!) um rumor ...

    portanto e voltando ao que interessa... o artigo fala de um ponto de vista que ainda n tinha sido debatido (pelo menos como deve de ser) do SO e das partes que supostamente lhe darão suporte e o farão movimentar!
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    O artigo (ou melhor, para já, é especulação de um site) não fala convenientemente de coisas como o controlador de memória (na X360 está na Northbridge, ou seja na GPU ATI), nem da velocidade e largura de banda das memórias (na X360 os 700mhz DDR -1400mhz efectivos-, sobre um bus de de 128bit, são partilhados por todo o sistema).
    O problema não é a percentagem, é durante quanto tempo é que essa percentagem de uso se mantém.




    Na PS3 o controlador de memória está na própria CPU (e o Athlon64 tem dado boa conta de si à custa disso), pelo que funciona, não a 500mhz, como na X360, mas sim a 3.2Ghz.
    Isto para não falar que a largura de banda da memória XDR não é partilhada com a GPU Nvidia RSX (que tem o seu próprio bus de 128bit para a GDDR3 a 1400mhz efectivos).



    O RSX tem assim a mesma largura de banda que a X360 tem para usar na totalidade do sistema (mais até, pois pode aceder a parte da própria XDR), e nem a eDRAM da GPU ATI Xenos conta, pois só serve para tarefas básicas de gráfismo e AA, não pode ser usada para calcular nada pelo SO, ou pode ?
    Eu acho que aqueles 10MB de eDRAM foram transístores mal gastos, com aqueles 100 milhões podiam ter aumentado imenso o poder de cálculo dos pipelines, e a flexibilidade para deles fazer o que se quisesse, desde o AA ao poder em bruto, à programabilidade e novas features, etc.
    Aliás, há coisas do RSX implementadas em extensões proprietárias OpenGL (dos slides da GDC'06) que, curiosamente, fazem parte do futuro DirectX 10 e não existem em DX9.



    O esquema da X360 é bom do ponto de vista de um programador que quer saber onde tem os recursos/assets num dado momento (memória unificada), mas tem limitações quando está a ser puxado em demasia, sobretudo com uma memória cache L2 tão pequena (1MB, partilhado por 3 cores PowerPC e pela GPU da ATI -que pode bloquear parte da mesma para uso próprio ao efectuar cálculos de Geometry Instancing e Procedural Texturing-).
    Qualquer stall da L2 significa mais uma perda de ciclos de relógio, e com um tamanho tão pequeno, não é difícil acontecer se não se tiver muito cuidado a programar.
    O PPE da PS3 actua basicamente como um controlador dos SPE's, não precisa de mais do que 512KB de L2.
     
  6. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    12

    blastarr

    é verdade que também há a questão da partilha dos "buses".. no caso da x360 face á PS3..

    ali8ás.. já falamos em demasia do cell e do rsx.. é boa altura para falarmos mais disso e dos SO's.

    ter em mentre que ambas as consolas vão ter o SO s correr em background e vão sofrer das mesmas dificuldades... "aparentemente" e como isto são rumores o SO da PS3 vai comer mais recursos no Rácio global do sistema... mas a PS3 tem á partida mais recursos, portanto..

    mas falando do tópico original, nãoa cho que a notícia a confirmar-se se traduza num atraso da PS3... até porque isso pode não afectar minimamente o fucnioonamento dos jogos.. inclusive dos primeiros que nem devem comer os recursos todos.. acredito que quando os jogos forem já muito "comedores" de recursos.. existirão patch's.. service packs.. (lol)..etc.. e as coisas estarão mais optimizadas..
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

    Não me apetece pensar muito sobre o assunto mas tem aí uns cálculos um pouco estranhos
    Por exemplo contando só SPEs 1 em 7 dá 14% de CPU power reservado. Se o SO requerer o segundo SPE dá 28 %. Ora a coisa oscila então entre os 14% e os 28% no pior caso. E ainda falta contabilizar o PPE.. Ou seja calcular 25% de cores retirados ao jogo parece-me assim um bocado ... desonesto no mínimo.
    A memória no entanto tem a conta bem feita. 96 Mb são 18,75 % de 512 Mb.
     
  8. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    4

    se calhar 25% é a contar com o uso do PPE... e feito a "olhómetro"...

    dá uma conta mais ou menos constante de 25% do sistema usado em SO..o que é bastante... 1/4 do sistema só pra SO é obra!!!!!!!!!!
     
    Última edição: 17 de Abril de 2006
  9. timber

    timber Zwame Advisor

    Ah já percebi
    O gajo que fez as contas considerou que o PPE vale exactamente o mesmo que um SPE e também considerou o pior caso (2 SPEs reservados). Isso daria 25% de CPU reservado. Qualquer das duas suposições são assim um bocado forçadas para ser simpático
    Quem escreveu isso mesmo com base em dados correctos (e provavelmente são correctos) acerca das "reservas" da Sony não estava interessado que a PS3 fizesse boa figura
     
  10. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Eu axo que aquilo que lhe da extra AA foi a melhor ideia que ja tiveram. Em vez de andarem a gastar transistores em coisas que so daqui a 3 ou mais anos vao ser realmente aproveitadas, poem logo um sistema automatico que aplica AA no jogo e a imagem fica bem mais limpida. Principalmente para o people com televisoes + baratas e joga claro a 640*480 (95% das pessoas) nota-se logo o AA na imagem e é aplicado logo no inicio de vida da consola.

    E se deres conta o Xenos tem especificaçoes quase Direct_X 10, ate pq ele é unificado, logo a principal caracteristica ta logo cumprida, depois tem especificaçoes superiores ao PS/VS 3.0 para alem de extra features que dao muito jeito em ambientes fechados (consolas).

    Gastar mais transistores em + features nao faz sentido quando o chip em si quase é compativel com DX_10 que ainda nem foi lançado, logo features tem que xegue e sobre.
     
  11. Favas

    Favas Power Member

    Eu acho que o AA notasse mais nas resoluçao mais altas da consola, uma vez que a consola faz downscaling para PAL/NTSC.
    N sei, posso tar a dizer alta bacurada.. :(
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Se o DX10 nem foi lançado, como é que sabes que é quase compatível com o DirectX 10 ?
    E que features são essas que pertencem ao DX10 e são usadas no Xenos ?
    Please, do tell...



    Foi um erro, continuo a dizer.
    eDRAM é sempre um desperdício de transístores, pois a funcionalidade é muito mais limitada do que ter pixel, vertex e agora também geometry pipelines full-featured.

    Neste caso, quase 1/3 (100 milhões da eDRAM, e mais 232 milhões no resto da GPU) do chip é usado para a eDRAM, que só faz AA por hardware até 2xAA (modos superiores só com assistência do resto do chip, pois o framebuffer -estou a assumir a resolução default, 1280 x 720p- precisava de pelo menos 16MB para caber todo em eDRAM, e ter 4xAA "de graça").


    Mais valia que tivessem usado uma X1800 XL ou XT, por exemplo.
     
    Última edição: 18 de Abril de 2006
  13. odr4cir

    odr4cir Power Member

    Isto já foi anunciado oficialmente?

    Curto estas sources que não se querem "mostrar", ou que trabalharam com a PS3 em fase embrionaria mas mm assim não sabemos quem são.

    E o facto de terem a certeza absoluta de isto ser verdade mas se calhar a sony ainda pode melhorar isto, e no fim sai algo diferente... give me a break!


    Siceramente acho que este numeros são muita fruta, se forem realmente verdadeiros (o que eu duvido) só agradeço o facto do SO ser linux based e alguem poder meter a mão nele (espero eu).
    Façamos as contas, que raio tem uma consola que correr no SO... kernel super-mega-optimizado (trata-se de uma plataforma fechada, não ha que inventar), uns drivers/modules que se contam pelos dedos duma mão e uns deamons de rotina... 96 megas de ram?... que software mal feito.

    A não ser que me esteja a escapar alguma coisa, acho que um consumo de recursos semelhante ao que acontece na X360 será o mais normal (falando em termos percentuais).
     
  14. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    A primeira e mais importante é ser shaders e vertex unificados.
    De resto o Xenos tem especificaçoes superiores aos PS/VS3.0. Nao devem xegar as especificaçoes dos PS/VS4.0 mas devem andar a meio caminho.

    Ta por aqui muito texto:
    http://www.beyond3d.com/articles/xenos/index.php?p=09

    Features ja tem que xegue. Poder de processamento tb.
    Uma unidade de 2xAA melhora a imagem e isso nota-se claramente nas televisoes "+ baratas" e pode permitir 4xAA com um pequeno hit na performance global aumentando ainda mais a qualidade.
    A maior queixa que eu tenho contra as consolas é o AA e fracas texturas. Desta maneira resolveram o problema do AA fica resolvido, as texturas tb me pareceram bastante boas nos primeiros jogos, logo da um bom resultado final.
     
  15. Morpheus

    Morpheus Banido

    Quando usas a X360 basta carregar no botão X do comando que lá te aparece um menu ... menu esse que te é dado pelo SO. Ora na PS3 existirá algo do género, basta ver a PSP que tens o botão "Home".
    Portanto "doing the math" e atendendo ao facto de ter de correr um SO em background especialmente num CPU que n é de todo desenhado de raiz para o suportar exige algo como medida compensatória tendo em atenção ao facto que tem de ficar carregado em memória. O facto de ser linux é uma mais valia visto que o kernel é bastante flexivel em termos de configurações. Isto aliado a optimizações pela parte da IBM e um pouco de R & D com afinco e poderá sair um SO leve e realmente funcional ... ou poderá sair tipo uma faca com 2 gumes visto que já está mta coisa a depender directamente do CELL visto que nem todos os SPE estão a funcionar (em vez dos habituais 8 só tem 7) e tem carradas de coisas a "trabalhar" ao mesmo tempo visto que cada SPE controla uma parte de algo... Am I right?
     
  16. blastarr

    blastarr Power Member

    Quando ligas a Xbox 360, a primeira coisa que a consola faz é descomprimir (e desencriptar) o conteúdo do chip de memória Flash-ROM de 16MB da consola, para a memória RAM (e o conteúdo é o sistema operativo).
    Este fica sempre activo em background, mesmo quando estás a jogar.
    É o que gere o hardware, como a memória, a CPU e a GPU, a southbridge, etc.

    Já era assim na xbox 1.

    Aliás, até o SO da PS2 era uma variante de Linux. Não sei qual é o espanto...
     
  17. Ansatsu

    Ansatsu Power Member

    DJ_PAPA agora digo-te eu, o que dará mais frames, o xenos e os seus 48 pipes unificados com 2x de borla, ou um xenos com uns 72 pipes unificados e 2x sem ser de borla?

    Para mim foi mal aplicada a edram tb.

    E como o anand disse, o xenos é comparavel a uma x800 com 24 pipes em termos de performance, em termos de features é obvio que é melhor o xenos. Atenção, x800, não x1800.
     
    Última edição: 18 de Abril de 2006
  18. odr4cir

    odr4cir Power Member

    Achas que isso justifica 96 megas de ram e 1 SPE em exclusivo (às vezes 2)?

    Não sei que "math" é que fizeste que nem contas apresentas, e se o cell não está em conformidade para correr linux a ele adaptado, gostaria de saber que SO usará nos servers que a IBM pretende vender.

    As optimizações podem ser boas mas depois já é uma faca de 2 gumes? Realmente qd não se sabe dizer mal inventa-se... Que o cell na PS3 só vai ter 7 SPEs activos já se sabe ha anos, não é nehum wake up call. Se tem vários SPEs a lógica é que estejam a trabalhar (de preferencia todos), não parados.
    Não te vou dizer que estás certo ou errado, digo-te é que estás a ver as coisas de uma forma muito distorcida.
     
  19. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    E axas que a ATI nao considerou essas hipoteses? Seria melhor perguntar se seria possivel fazer tal chip e quais seriam os custos e yelds de tal xip e quais seriam as vantagens, etc

    Isso de certeza que foi mais que estudado por gente mais qualificada que qq um deste forum, logo a decisao que tomaram de certeza que foi a que melhor axaram correcta.

    Quanto a esse tiro no escuro da X800 24pipes da um bocado de rir quando tamos perante uma arquitectura radicalmente nova que ninguem faz a minima ideia de qual o poder e performance faz e muito menos comparando com outras graficas.
    Depois nao existe nenhum X800 24pipes e ainda para mais o Xenos tem especificaçoes superiores a qq X800 ou X1800, logo fazia mais sentido dizer X1800 24 pipes ou qq coisa assim.

    Se calhar tb nao deves ter visto que o RSX nao passa de uma 7800gtx:
    Playstation 3 RSX Graphics is NV47 Based
    http://www.beyond3d.com/#news29579

    E sim se axas este artigo ridiculo ou falso, espero que apliques o mesmo termo ao do X800 24pipes. Caso contrario e teja tudo bem, afinal a X800 24pipes (que nem sequer existe) xega bem para xegar á performance de uma 7800gtx.
     
  20. blastarr

    blastarr Power Member

    Ai sim ?
    Prova.

    A ATI não considerou essa hipótese, pois quem quis a eDRAM foi a MS, que aliás exige o modo 2xAA como mínimo obrigatório em todos os jogos.
    E, como a ATI tinha comprado a equipa que fez a GPU da Gamecube (também com eDRAM, embora apenas 3MB), foi só aproveitar o know-how.
    Quanto à equivalencia com uma hipotética X800 de 24 pipes, não é especulação, é um facto, discutido no fórum do Beyond3D, o mesmo que citaste há pouco.



    Em relação à NV47, só digo isto: OpenGL não é DirectX.
    E a PS3 não vai usar DirectX/XNA, mas sim PSGL (OpenGL ES 2.0 costumizado, em conjunto com a linguagem de shaders proprietária da Nvidia, o Cg).

    O David Kirk é o Chief Scientist da Nvidia.
     

Partilhar esta Página