Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

CyberOps

I'm cool cuz I Fold
ubuntu anda a matar discos, ou n...

http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529

O que se fala deste bug é o seguinte, quando você estiver usando mobile devices (notebooks) em modo bateria, e se o script laptop-mode estiver habilitado (por padrão vem desligado) os load cycles de seu disco podem ocorrer de forma continua e desnecessária, muito ciclos podem diminuir a vida do disco e até danificá-lo. Em alguns casos as pessoas podem escutar ticks contínuos. Isso pode acontecer quando o disco estiver em idle.

se o problema e dos fabricantes, porque é q os windows users ainda n se queixaram?

se for repost, apaguem
 
Última edição:
Eu gostava de saber como é que vem desligado se eu nunca o activei mas ele está activo no meu computador. Estou com 532376 ciclos e o disco é desenhado para 600000 e o portátil tem menos de 1 ano.

Se a culpa é da malta do Ubuntu ou da Hitachi não sei mas que está aqui um grande problema lá isso está.
 
[knap];2165001 disse:
Eu gostava de saber como é que vem desligado se eu nunca o activei mas ele está activo no meu computador. Estou com 532376 ciclos e o disco é desenhado para 600000 e o portátil tem menos de 1 ano.

Se a culpa é da malta do Ubuntu ou da Hitachi não sei mas que está aqui um grande problema lá isso está.

sim, ja andei a ver uns debates, mas como posso saber o numero de ciclos do meu disco?
se for do ubuntu, lá vou ter de arranjar maneira do arch nao me fazer doer os olhos lool :P
cumpzz
 
se o problema e dos fabricantes, porque é q os windows users ainda n se queixaram?

se for repost, apaguem

Does Windows automagically disable this behavior?
Good question. The comments in the bug report speculate that Windows either completely ignores this feature, or ignores the manufacturer values and uses its own values. (In either case, what's the point in having BIOS set defaults?)

A conspiracy theorist might suggest that the hardware manufacturers are intentionally adding a feature that causes the drives to fail eventually (but statistically outside of the manufacturer's warranty period), so that people have to buy more hardware. The more likely explanation is that the manufacturer set the defaults, but didn't notice that the values were unsafe because Windows ignores them.

Getting Ubuntu to override the defaults should be viewed as a short-term solution. Ultimately the hardware manufacturers should be setting default values that will not damage the hardware. Ideally they would design safeties into the hardware, which do sanity checks and reject ridiculous values.
aqui
 
O que me parece que está a acontecer é que o Ubuntu não está a deixar os discos "repousar" mal ele tira a agulha o disco é logo chamado para fazer uma coisa qualquer o que faz com que o disco esteja sempre neste ciclo de tira e mete agulha o que leva a estes números astronómicos em tão pouco tempo.

sim, ja andei a ver uns debates, mas como posso saber o numero de ciclos do meu disco?
se for do ubuntu, lá vou ter de arranjar maneira do arch nao me fazer doer os olhos lool :P
cumpzz

Código:
sudo smartctl -d ata -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count

Tens de instalar o pacote smartctl.
 
[knap];2165001 disse:
Eu gostava de saber como é que vem desligado se eu nunca o activei mas ele está activo no meu computador. Estou com 532376 ciclos e o disco é desenhado para 600000 e o portátil tem menos de 1 ano.

Se a culpa é da malta do Ubuntu ou da Hitachi não sei mas que está aqui um grande problema lá isso está.
primeiro, onde ves isso dos ciclos

segundo, o disco dos nossos A100-498 é feito pela toshiba mesmo :D
Load_Cycle_Count 16740
 
Última edição:
Epa, voces já liam, raio de preguiçosos! O primeiro post e o do PandMonium explicam tudo...
Pah os discos se nao vão ao ar pelo cu, vão pelas calças...

E btw, sim, é repost, já alguem tinha postado no topico do ubuntu e foi completamente ignorado. :P hehe

Ja agora, por acaso curtia saber onde foram buscar o valor maximo teorico de 600k, porque eu não encotrei nada concreto.

Enfim, isso é só fumo... sempre foi assim e só porque alguem se lembrou de submeter uma patch pra mudar o comportamento default, já dizem que o Ubuntu(? lol) está a matar os HDD. -> :lol:

Pah se o objectivo é poupar bateria.. que raio...
quando estao a conduzir embalados podem desligar o carro para poupar gasolina e voltar a liga-lo quando perder velocidade... isso poupa gasolina? poupa, mas tambem nao dá saude ao carro.
Sao escolhas, e no caso das baterias dos portateis cada mW poupado conta :)
 
Última edição:
Epa, voces já liam, raio de preguiçosos! O primeiro post e o do PandMonium explicam tudo...
Pah os discos se nao vão ao ar pelo cu, vão pelas calças...

E btw, sim, é repost, já alguem tinha postado no topico do ubuntu e foi completamente ignorado. :P hehe

Ja agora, por acaso curtia saber onde foram buscar o valor maximo teorico de 600k, porque eu não encotrei nada concreto.

Enfim, isso é só fumo... sempre foi assim e só porque alguem se lembrou de submeter uma patch pra mudar o comportamento default, já dizem que o Ubuntu(? lol) está a matar os HDD. -> :lol:

Pah se o objectivo é poupar bateria.. que raio...
quando estao a conduzir embalados podem desligar o carro para poupar gasolina e voltar a liga-lo quando perder velocidade... isso poupa gasolina? poupa, mas tambem nao dá saude ao carro.
Sao escolhas, e no caso das baterias dos portateis cada mW poupado conta :)

Para ti é só fumo mas a mim quem é que me vai pagar um disco novo quando este avariar?

Os 600000 é o valor para o qual o fabricante (Hitachi) desenhou o disco, ou seja, até 600000 eles garantem que funciona tudo bem, a partir daí...

Dúvido que ao estar sempre a recolher e a pôr a agulha de leitura se poupe alguma coisa, ainda se deve estar é a gastar mais.

De uma das vezes que estive a monitorizar o meu disco este estava a realizar esta operação 7 vezes por minuto! É de loucos!

primeiro, onde ves isso dos ciclos

segundo, o disco dos nossos A100-498 é feito pela toshiba mesmo :D

Se fizeres apenas

Código:
sudo smartctl -d ata -a /dev/sda

Vês logo no principio do output que o disco é um Hitachi HTS541616J9SA00.
 
Última edição:
O meu é um Hitachi Travelstar 80GN family e está a fazer:

- 193 Load_Cycle_Count 0x0012 092 092 000 Old_age Always - 81615

Não se tem alterado nos últimos minutos.
 
Eu só vi isto em sites brasileiros cá para mim pode ser maluquice deles LoL Mas de qualquer das formas estou preocupado e até novas ordems no Laptop não entra mais Ubuntu :(
 
Reparem bem em dois promenores, e não entrem em histerismos, isto só acontece (segundo o artigo) se se verificarem duas coisas: SE o modo bateria estiver ligado E SE o tal script estiver activo. A melhor maneira de isto não acontecer? Desactivar (ou certificar que esta desactivado) o raio do script, de certeza que facilmente encontrarão por ai instruções para tal.
 
Segundo sei, este problema também se põe com o window$. O pior, é que neste, script idêntico já vem activado. Só que ninguém pensa nisso...:rolleyes:
 
Se calhar porque, como ja foi dito atrás, é uma situação normal...
Daqui a dias ainda aparece isto na capa do Correio da Manha e a abrir o Jornal da TVI.
 
Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

Nestes últimos dias têm circulado uns rumores sobre o Ubuntu 7.10 ter um bug que faz com que os discos fiquem danificados em pouco tempo. Mas, afinal, isso não é bem assim. De facto o Ubuntu vem com uma determinada configuração para a gestão de energia, mas está apenas a seguir as recomendações dos fabricantes. Se essas recomendações não são as melhores, é porque os fabricantes não disponibilizam melhores recomendações.

Para verificarem se a vossa distribuição está a usar as recomendações dos fabricantes, visitem o post que o brasileiro Alex França escreveu sobre esta situação e sobre formas de a detectar e corrigir.

Como vêm, o GNU/Linux segue as recomendações dos fabricantes, para que possa tirar o melhor partido do hardware. Infelizmente, os fabricantes de hardware nem sempre fornecem as melhores recomendações ou especificações. Mas isso é uma falha deles!

{Aumentando a vida útil dos HDs}

Fonte: webtuga.com
 
Back
Topo