Afinal qual é a melhor altura para trocar de portátil?

FilBack

Power Member
Boas,

Tenho um Asus A6Va que já está a ficar velhinho... Estou a pensar em substituí-lo. A questão é que ele vai dando e posso esperar por uma boa altura para comprar. O problema está em saber qual é esse momento.

Como factores de diferenciação temos algumas evoluções aqui e ali (ecrãs LED e Blu-Ray) mas este ano há uma grande diferença: O lançamento do Windows 7.

Será que isto vai influenciar os preços? Será que os preços dos portáteis imediatamente antes do lançamento do W7 vão baixar para "escoar" os stocks de computadores com Vista antes que ninguém queira o Vista para nada quando sairem portáteis com W7?

(E mesmo o Blu-Ray é algo que me faz diferença. Gostava de comprar um pc que já viesse com o tal. Quando comprei o A6Va foi um momento muito bom, o portátil era praticamente de topo e o preço impecável. Os stocks estavam esgotados e até foi por intermédio de um familiar que arranjei este que tinha vindo com defeito na camera e foi arranjado. Senão também não o conseguiria comprar.)

Há um momento em que a tecnologia está em harmonia e tudo encaixa perfeitamente. Esse é que é o momento para comprar. Agora quando surgirá? Vale a pena gastar o dinheiro agora ou esperar por um PC com o Windows 7, Blu-ray e os demais?
 
No mundo da informática, a tecnologia nunca está em harmonia.

Não há "melhores momentos" para comprar um portátil do ponto de vista da actualidade tecnológica, a não ser que se esteja à espera de uma "novidade". Mas a seguir a uma novidade vem logo outra, entrando-se num ciclo vicioso sem fim, à espera de algo "melhor". Este ciclo só vai fazer com que adies a tua compra e, 1 mês depois de comprares já pensas: "se soubesse tinha esperado mais um mês".

Ou seja, o melhor momento para comprar um portátil é quando precisares dele.
 
eu por exemplo tou à espera...
pk realmente num existe nada de geito aki em PT pelo preço ke kero gastar.

apenas recomendo que não compres akeles em que eles oferem mala, rato ou outras coisas
pk estão incluidos no preço, a palavra oferta é conto do vigario.
 
Não concordo com as restantes opiniões. O facto de estarem sempre a sair tecnologias não invalida que o melhor momento para comprar exista. Isso é o que o pessoal diz a si mesmo quando não tem paciência para encontrar esse momento ou nunca acerta e não quer admitir.

Se querem o melhor é comprar mal saia algo novo. Uma gráfica que de um bom salto ou um cpu por exemplo. Não se trata de discutir a melhor altura para comprar de sempre, mas a melhor altura dentro de um espaço de uns meses. Já poupei centenas de euros esperando mais 1 mês ou comprando 1 mês antes de acontecer alguma coisa.

Esta tudo sempre a evoluir, mas não aparecem novos formatos de media todos os meses, nem novas gamas de cpu's com novas instruções, nem um direct x novo! Os pontos a utilizar são coisas mais marcantes e não uma simples actualização de gráfica com o mesmo directx apenas com mais 100Mhz...

Se for para poupar dinheiro o fundamento é o mesmo mas invertido, quando sai algo novo os anteriores tendem a baixar por isso é de aproveitar. Neste momento não existe nada de revolucionario a sair, a melhor aposta será na minha opinião o windows 7.

Estava a pensar trocar de portátil e vou comprar já com w7 visto que S.O novo vai levar no mínimo dois anos a sair e assim poupo pelo menos na licença. É uma excelente altura para comprar os modelos com vista. Mas os negócios desse género desaparecem depressa é preciso estar muito atento a fornecedores e datas de lançamento para apanharmos esses negócios.
 
Não concordo com as restantes opiniões. O facto de estarem sempre a sair tecnologias não invalida que o melhor momento para comprar exista. Isso é o que o pessoal diz a si mesmo quando não tem paciência para encontrar esse momento ou nunca acerta e não quer admitir.

Se querem o melhor é comprar mal saia algo novo. Uma gráfica que de um bom salto ou um cpu por exemplo. Não se trata de discutir a melhor altura para comprar de sempre, mas a melhor altura dentro de um espaço de uns meses. Já poupei centenas de euros esperando mais 1 mês ou comprando 1 mês antes de acontecer alguma coisa.

Esta tudo sempre a evoluir, mas não aparecem novos formatos de media todos os meses, nem novas gamas de cpu's com novas instruções, nem um direct x novo! Os pontos a utilizar são coisas mais marcantes e não uma simples actualização de gráfica com o mesmo directx apenas com mais 100Mhz...

Se for para poupar dinheiro o fundamento é o mesmo mas invertido, quando sai algo novo os anteriores tendem a baixar por isso é de aproveitar. Neste momento não existe nada de revolucionario a sair, a melhor aposta será na minha opinião o windows 7.

Estava a pensar trocar de portátil e vou comprar já com w7 visto que S.O novo vai levar no mínimo dois anos a sair e assim poupo pelo menos na licença. É uma excelente altura para comprar os modelos com vista. Mas os negócios desse género desaparecem depressa é preciso estar muito atento a fornecedores e datas de lançamento para apanharmos esses negócios.

Concordo bastante mais com este senhor.
 
Acho que é possível ter uma resposta.

Primeiro deves definir quais são os aspectos que mais valorizas num portátil:
- Autonomia
- Capacidade do disco
- Performances
- tamanho
- conectividade

Sabendo quais os aspectos que valorizas mais e que a partida são os que pretendes fazer evoluir no portátil, verificas se é possível evoluir através de upgrades ao portátil actual. Se sim, então ainda não é a altura para mudar de portátil :p

Também podes seguir por outro critério, que é o de analisar se estão previstas ou não grandes evoluções para os aspectos que mais valorizas.

Eu por exemplo valorizo muito a autonomia do portátil. O meu apesar de ter já quase 2 anos, tem uma bateria que dura PELO MENOS 5horas (max 6.30 em poupança ). Neste momento não existem grandes mudanças nesse campo e são poucos os portáteis com melhor autonomia que este, mas já se fala por aí numas baterias novas XPTO. E se quiser aumentar a autonomia posso comprar a bateria XXL que o leva até perto das 10h. Por isso acho que ainda não é altura de mudar!

Aconselho-te a fazer uma análise deste tipo ;)
 
Back
Topo