Boas... Para mim, sempre me fez impressão a politica de preços do telemoveis. Qualquer modelo que saia, entra no mercado por valores bem altinhos. Depois, passa o efeito novidade, e lá vem eles, a descer, descer, descer... Isto é traumatizante para quem investe nestes aparelhos no inicio. Penso que um operador ao vender hoje um modelo por 100 euros, quando ja o vendeu por 300, 400 euros, nao deve estar a perder dinheiro... Afinal, quanto custa um telemovel? Realisticamente falando! Cumps
Relativamente à descida dos preços, é sempre assim neste tipo de coisas. Também vês os preços de computadores e portáteis a descer e a razão acaba por ser simples: Novos modelos são postos no mercado com mais uma ou outra funcionalidade, mais rápidos, melhores, mais leves, com novo design, com mais autonomia... O mesmo se passa com os telemóveis. Não sei qual o preço real dos telemóveis, mas sei que as operadoras quando vendem mais barato muitas vezes é porque o têm mesmo que fazer, caso contrário o prejuízo é maior do que o esperado (no caso do preço ser tão baixo que acabe mesmo por causar prejuízo), porque quando os novos modelos chegam, as vendas dos antigos descem a pique. Quanto ao preço de saída e de pré-encomenda, é mesmo uma questão de se aproveitarem de quem quer esses modelos já mesmo que para isso tenha que pagar mais €100 (ou mais). São estratégias e se calhar sem isso seria mais difícil aguentar possíveis prejuízos quando fosse necessário baixar os preços como referi acima.
ja ha algum tempo que quem der mais de 200€ por um telemovel é pk nao tem amor ao dinheiro ou entao tem muito para gastar! os telemoveis descem de preço rapidamente e quando chegam normalmente ao patamar dos 200€ ainda sao excelentes maquinas! como li noutro forum, num pais em crise como é que ha pessoas que compram aqueles telemoveis todos XPTO só para o mostrarem no café ou dizerem aos amigos que têm.
Estou plenamente de acordo contigo. Eu sei que sou suspeito e já gastei muito dinheirinho em telemoveis mas a realidade é mesmo essa.
Isso é negócios que se fazem nos monhés Sinceramente, a nossa sociedade é altamente consumista e é capaz de chegar ao ponto de contrair um crédito para comprar um Iphone por 600€. É assim mesmo e enquanto for assim isto não anda para a frente. Quem for esperto espera que baixem de preço.
às vezes também se dá o caso da marca querer viver do nome. caso da nokia até há uns tempos atrás e da SE no presente. a nokia já não põe os topos de gama assim tão caros como punha e ultimamente têm-lhes baixado o preço mais rapidamente que antigamente. a SE não só os põe à venda por quase o dobro do que valem, como ainda demora a baixar-lhes o preço... e ultimamente acho que é a mais cara das marcas que realmente valem a pena(SE, nokia e samsung - por muito que digam que motorola vende mais, não a considero uma marca decente e boa) ainda no outro dia fiquei parvo quando vi num catálogo da ***** o w850 à venda por 79€ quando o estavam a vender por 400€ quando saíu...é certo que não foram esses 400€ que gastei nele e que já é um modelo com dois anos...mas ainda assim, foi um certo choque...tanto que até o meu irmão falou em ir lá comprar um...
comprei o meu N73 por 529.00€!!!!!, ainda só estava á venda desbloqueado na ***** e na *****. Devo ter sido dos primeiros a ter em portugal, depois saiu nas operadoras e pronto sempre a descer, descer, descer
É o típico erro do português Alguma vez eu me metia num negócio desses? Pelo menos a mim ele custa-me a ganhar e eu não ia nunca gastar 100 contos num aparelho electrónico.
Poix infelizmente ou felizmente para alguns tudo o que é tecnológico desvaloriza. Comprei na altura um n80 e um n70 360 e 290€uros respectivamente. Agora são oferecidos até Mas agora fico com eles até dar o berro. Que o vicio de tar a trocar sempre de telemoveis teve de acabar devido a compra de casa. Cumprimentos,
comprei um SEk530i ha 2 semanas.quando saiu na tmn ha uns 3/4 meses estava a 139€ se não me engano.baixou num instante para 100€.eu já adoptei o esquema de não comprar logo,há de vir uma ou outra promoção,seja pelo dia do pai,seja uma grande superficie,o tlm há de estar mais barato. lol
o problema são os desbloqueados, que primeiro que baixem é um ver se te havias...e quando baixam, nessa altura é dificil encontrá-los...por exemplo, eu agora estou interessado no SE w980 e ele esta a 500€(vale metade do que pedem)...quando ele baixar de preço, vou-me ver grego para o encontrar...e ainda estou indeciso, porque aparentemente o w902 vai ser mais barato e tem auto-focus...mas gosto mais do design do w980. seja como for, vai ser uma guerra...
Bah, o pior é mesmo no inicio quando eles saem: olhem o caso do iphone, li um artigo em que o preço real (sem montagem) era 175 USD (aprox 120€), bem o podiam vender a 300€ e ainda ficavam com muito lucro, mas gostam de encher ainda mais os bolsos.
Não dou mais de 100 euros por telemóvel. Um telemóvel é cada vez mais indispensável, mas para o que é realmente preciso não é necessário andar a abrir os cordões à bolsa. Dei 89€ pelo 6288. Como é um facelift do 6280, imaginem a diferença de preço entre a altura em que o 6280 foi lançado (se não me engano custava 300 euros ou 400, desbloqueado como é óbvio) e a que paguei pelo 6288. Comprar novidades além de ser caro, é como os carros: as primeiras séries são problemáticas. E o próximo que vier é certo que darei menos dinheiro por ele. Quanto à sociedade, não tenho nada a ver com os gastos dos outros. Apenas me faz confusão quando me dizem que "200 euros por um telemóvel é barato", quando o ordenado mínimo nacional é de 400 euros.
voltando à pergunta inicial, tem a ver com muita coisa... quando o terminal sai, é calculado um preço recomendado, que seria o ideal para a empresa, sendo que em alguns casos até é calculado um ciclo de preços com a introdução mais cara, e depois o preço normal... isto porque de cada vez que alteras o preço geras procura inicial, que não ocorre se ele tiver sempre preço baixo. é difícil de perceber mas é assim que funciona. por exemplo, grandes superfícies fazem mais compras quando baixa o preço, e assim consegues gerir melhor o ciclo de vida do produto. por outro lado, tens a oferta e a procura. se a concorrência tem uma oferta muito forte para determinado produto, ou se esse produto não se vende, ou até se se vende bem e se tem margem para baixar o preço e esmagar a concorrência, avança-se com isso... existem n razões, mas é assim que o mercado funciona. infelizmente o crescimento do mercado de telemóveis está a abrandar o crescimento (saturação), e as marcas estão a perder agressividade, que era fundamental no boom do crescimento pois estavam envolvidas grandes quantidades de terminais. mas como alguém disse, dar mais de 200/300 eur parece-me insensato... se gostam de um que custa 500 eur agora, esperem mais uns meses, ou um ano.
ora cá está uma explicaçao bem fundamentada e clara!!!!!!!!! de facto, visto por estew prisma, tem logica...
Sei que tudo o que foi dito é a pura da realidade... Mas e o bichinho que tá cá dentro quando aparece aquele telemóvel novo, aquele lindo que tem e faz quase tudo lol. Como o novo Nokia E66 que me está dando volta á cabeça a 459 euros na Fnac? Como matar o raio do bichinho
Oi ppl Na verdade não podes ver apenas o custo do terminal em si. Existem MUITAS outras variantes que faz aumentar o preço, desde o seu desenvolvimento, a sua distribuição, o seu marketing, etc...... Por isso, quando o material saí para o mercado vem a um preço relativamente alto, depois com milhões de unidade vendidas, baixam esse terminal e lançou outro quase igual com algumas alterações (slot cartões de memória, teclados qwerty, visores maiores e com melhor qualidade, etc etc) ou acham que as grandes empresas (nokia, samsung, htc, apple) já não pensaram nisso antes de lançar os terminais. É tudo uma questão de marketing, assim esse terminal ganha novo alento e pimba mais uns milhões vendidos........