1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Afinal, qual é o preço real/ de custo de um telemovel?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Vigiminho, 29 de Agosto de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 1689)

1. Vigiminho

Vigiminho Power Member

Boas... Para mim, sempre me fez impressão a politica de preços do telemoveis. Qualquer modelo que saia, entra no mercado por valores bem altinhos. Depois, passa o efeito novidade, e lá vem eles, a descer, descer, descer... Isto é traumatizante para quem investe nestes aparelhos no inicio. Penso que um operador ao vender hoje um modelo por 100 euros, quando ja o vendeu por 300, 400 euros, nao deve estar a perder dinheiro... Afinal, quanto custa um telemovel? Realisticamente falando! Cumps

2. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Relativamente à descida dos preços, é sempre assim neste tipo de coisas. Também vês os preços de computadores e portáteis a descer e a razão acaba por ser simples: Novos modelos são postos no mercado com mais uma ou outra funcionalidade, mais rápidos, melhores, mais leves, com novo design, com mais autonomia... O mesmo se passa com os telemóveis. Não sei qual o preço real dos telemóveis, mas sei que as operadoras quando vendem mais barato muitas vezes é porque o têm mesmo que fazer, caso contrário o prejuízo é maior do que o esperado (no caso do preço ser tão baixo que acabe mesmo por causar prejuízo), porque quando os novos modelos chegam, as vendas dos antigos descem a pique.

Quanto ao preço de saída e de pré-encomenda, é mesmo uma questão de se aproveitarem de quem quer esses modelos mesmo que para isso tenha que pagar mais €100 (ou mais). São estratégias e se calhar sem isso seria mais difícil aguentar possíveis prejuízos quando fosse necessário baixar os preços como referi acima. :)

3. Osiris

Osiris Power Member

ja ha algum tempo que quem der mais de 200€ por um telemovel é pk nao tem amor ao dinheiro ou entao tem muito para gastar! :lol:

os telemoveis descem de preço rapidamente e quando chegam normalmente ao patamar dos 200€ ainda sao excelentes maquinas!

como li noutro forum, num pais em crise como é que ha pessoas que compram aqueles telemoveis todos XPTO só para o mostrarem no café ou dizerem aos amigos que têm.

4. LUIGI_BIG_BOSS

LUIGI_BIG_BOSS Suspenso

Estou plenamente de acordo contigo. Eu sei que sou suspeito e já gastei muito dinheirinho em telemoveis mas a realidade é mesmo essa.

5. antek

antek Power Member

Façam como eu que compra tlm de 180€ por 100 dentro da garantia :D

6. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Isso é negócios que se fazem nos monhés :D

Sinceramente, a nossa sociedade é altamente consumista e é capaz de chegar ao ponto de contrair um crédito para comprar um Iphone por 600€. É assim mesmo e enquanto for assim isto não anda para a frente.

Quem for esperto espera que baixem de preço.

7. canhoto10

canhoto10 What is folding?

às vezes também se dá o caso da marca querer viver do nome. caso da nokia até há uns tempos atrás e da SE no presente.
    a nokia já não põe os topos de gama assim tão caros como punha e ultimamente têm-lhes baixado o preço mais rapidamente que antigamente. a SE não só os põe à venda por quase o dobro do que valem, como ainda demora a baixar-lhes o preço... e ultimamente acho que é a mais cara das marcas que realmente valem a pena(SE, nokia e samsung - por muito que digam que motorola vende mais, não a considero uma marca decente e boa)

ainda no outro dia fiquei parvo quando vi num catálogo da ***** o w850 à venda por 79€ quando o estavam a vender por 400€ quando saíu...é certo que não foram esses 400€ que gastei nele e que já é um modelo com dois anos...mas ainda assim, foi um certo choque...tanto que até o meu irmão falou em ir lá comprar um...

8. wolf

wolf Power Member

comprei o meu N73 por 529.00€!!!!!, ainda só estava á venda desbloqueado na ***** e na *****.
    Devo ter sido dos primeiros a ter em portugal, depois saiu nas operadoras e pronto sempre a descer, descer, descer:mad:

9. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

É o típico erro do português 8|

Alguma vez eu me metia num negócio desses? Pelo menos a mim ele custa-me a ganhar e eu não ia nunca gastar 100 contos num aparelho electrónico.

10. Patcho

Patcho Power Member

Poix infelizmente ou felizmente para alguns tudo o que é tecnológico desvaloriza.

Comprei na altura um n80 e um n70 360 e 290€uros respectivamente. Agora são oferecidos até :)

Mas agora fico com eles até dar o berro. Que o vicio de tar a trocar sempre de telemoveis teve de acabar devido a compra de casa.

Cumprimentos,

11. flavio.sobral

flavio.sobral Power Member

comprei um SEk530i ha 2 semanas.quando saiu na tmn ha uns 3/4 meses estava a 139€ se não me engano.baixou num instante para 100€.eu já adoptei o esquema de não comprar logo,há de vir uma ou outra promoção,seja pelo dia do pai,seja uma grande superficie,o tlm há de estar mais barato. lol

12. canhoto10

canhoto10 What is folding?

o problema são os desbloqueados, que primeiro que baixem é um ver se te havias...e quando baixam, nessa altura é dificil encontrá-los...por exemplo, eu agora estou interessado no SE w980 e ele esta a 500€:wow::wow:(vale metade do que pedem)...quando ele baixar de preço, vou-me ver grego para o encontrar...e ainda estou indeciso, porque aparentemente o w902 vai ser mais barato e tem auto-focus...mas gosto mais do design do w980. seja como for, vai ser uma guerra...

13. rpnetwork

rpnetwork Power Member

Bah, o pior é mesmo no inicio quando eles saem:
    olhem o caso do iphone, li um artigo em que o preço real (sem montagem) era 175 USD (aprox 120€), bem o podiam vender a 300€ e ainda ficavam com muito lucro, mas gostam de encher ainda mais os bolsos.

14. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

Não dou mais de 100 euros por telemóvel.
    Um telemóvel é cada vez mais indispensável, mas para o que é realmente preciso não é necessário andar a abrir os cordões à bolsa.

Dei 89€ pelo 6288. Como é um facelift do 6280, imaginem a diferença de preço entre a altura em que o 6280 foi lançado (se não me engano custava 300 euros ou 400, desbloqueado como é óbvio) e a que paguei pelo 6288.

Comprar novidades além de ser caro, é como os carros: as primeiras séries são problemáticas.

E o próximo que vier é certo que darei menos dinheiro por ele.

Quanto à sociedade, não tenho nada a ver com os gastos dos outros. Apenas me faz confusão quando me dizem que "200 euros por um telemóvel é barato", quando o ordenado mínimo nacional é de 400 euros.

Última edição: 29 de Agosto de 2008
  15. aposto

aposto Power Member

Viste isso a muito tempo? É no ***** de lisboa?

16. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

voltando à pergunta inicial, tem a ver com muita coisa...

quando o terminal sai, é calculado um preço recomendado, que seria o ideal para a empresa, sendo que em alguns casos até é calculado um ciclo de preços com a introdução mais cara, e depois o preço normal...

isto porque de cada vez que alteras o preço geras procura inicial, que não ocorre se ele tiver sempre preço baixo. é difícil de perceber mas é assim que funciona. por exemplo, grandes superfícies fazem mais compras quando baixa o preço, e assim consegues gerir melhor o ciclo de vida do produto.

por outro lado, tens a oferta e a procura. se a concorrência tem uma oferta muito forte para determinado produto, ou se esse produto não se vende, ou até se se vende bem e se tem margem para baixar o preço e esmagar a concorrência, avança-se com isso...

existem n razões, mas é assim que o mercado funciona. infelizmente o crescimento do mercado de telemóveis está a abrandar o crescimento (saturação), e as marcas estão a perder agressividade, que era fundamental no boom do crescimento pois estavam envolvidas grandes quantidades de terminais.

mas como alguém disse, dar mais de 200/300 eur parece-me insensato... se gostam de um que custa 500 eur agora, esperem mais uns meses, ou um ano.

17. Vigiminho

Vigiminho Power Member

ora cá está uma explicaçao bem fundamentada e clara!!!!!!!!! de facto, visto por estew prisma, tem logica...

18. Vigiminho

Vigiminho Power Member

é esta disparidade que assusta!!!! tanta mais-valia gerada a partir do consumidor...

19. Sei que tudo o que foi dito é a pura da realidade... Mas e o bichinho que tá cá dentro
    quando aparece aquele telemóvel novo, aquele lindo que tem e faz quase tudo lol.
    Como o novo Nokia E66 que me está dando volta á cabeça a 459 euros na Fnac?
    Como matar o raio do bichinho:confused:

20. Checkmat

Checkmat Power Member

Oi ppl

Na verdade não podes ver apenas o custo do terminal em si. Existem MUITAS outras variantes que faz aumentar o preço, desde o seu desenvolvimento, a sua distribuição, o seu marketing, etc......
    Por isso, quando o material saí para o mercado vem a um preço relativamente alto, depois com milhões de unidade vendidas, baixam esse terminal e lançou outro quase igual com algumas alterações (slot cartões de memória, teclados qwerty, visores maiores e com melhor qualidade, etc etc) ou acham que as grandes empresas (nokia, samsung, htc, apple) já não pensaram nisso antes de lançar os terminais.
    É tudo uma questão de marketing, assim esse terminal ganha novo alento e pimba mais uns milhões vendidos........

Partilhar esta Página