afonsoocosta

Obrigado eheh
Quanto ao foco, ainda nao percebi muito bem como focar com a 50mm 1.8, porque é facil as fotos ficarem desfocadas e na 800D nao consigo por a focar automaticamente no olho como da em algumas camaras.
Faz o meu truque, metes em live view, carregas no botão +, a camera vai fazer um zoom digital de 10x, ai focas manualmente, vais ver q fica impecável :D
 
Veio tarde o truque... agora fiquei sem camara, porque ma roubaram num hostel... Foi camara, pc, telemovel e dinheiro. Por isso acho que so muito la para a frente é que volto a ter uma camara...
 
Veio tarde o truque... agora fiquei sem camara, porque ma roubaram num hostel... Foi camara, pc, telemovel e dinheiro. Por isso acho que so muito la para a frente é que volto a ter uma camara...
Fdx...por acaso não tinhas o número de série da máquina ????
Se tiveres podes ir à polícia e participar o roubo, caso tenha sido cá, fica atento ao OLX.
 
v2


v2




Bem, adquiri uma 24-70 no sábado passado e fui testar a lente no domingo, ficam aqui duas das fotos que saquei com a lente.

Os 24mm a 2.8 dão para umas fotos muito engraçadas e a lente em si é muito boa. Quarta já a vou testar num ambiente com mais pessoas para ver como se safa em fotos de grupos.
 
Última edição:
yap, não se vê as fotos. Tu vês porque tens login na tua conta do Google photos. O resto do povo não vê nada :p

O melhor para estes casos (na minha opinião) é uma galeria no fliker ou no 500px. É gratuito e tem um bom sistema de embeber em fóruns e partilha.
 
Ficam duas fotos que tirei a uma amiga no sabado

IMG_0025.jpg

1/125 2.8 ISO 100 54mm

IMG_0126-2.jpg

1/200 f2.8 ISO 320 24mm

nesta ultima ainda se nota uma falha na imagem que corrigi depois, foi de utilizar a nivelação do lightroom na foto.

Tenho também algumas falhas de foco nas fotos por utilizar o ponto central e depois enquadrar a foto, possivelmente terei que usar outro ponto de foco que nao o central para nao mexer tanto a máquina, se bem que o central é supostamente o que melhor foca, por isso aceita-se criticas neste aspeto, sou eu que não estou a saber focar ou tenho que focar com outro ponto que nao o central?
 
Nunca mais largas essa 24-70 :biglaugh:

Tenho também algumas falhas de foco nas fotos por utilizar o ponto central e depois enquadrar a foto, possivelmente terei que usar outro ponto de foco que nao o central para nao mexer tanto a máquina, se bem que o central é supostamente o que melhor foca, por isso aceita-se criticas neste aspeto, sou eu que não estou a saber focar ou tenho que focar com outro ponto que nao o central?
Sim, o central é o melhor, e em muitas câmaras os outros são consideravelmente mais fracos.
Se usares a técnica de focar e recompor, é natural que tenhas uma ligeira alteração no plano de foco. Com a prática poderás minimizar isto um pouco, mas está lá sempre/quase sempre. É uma das vantagens das mirrorless, pois apresentam a mesma qualidade de foco em toda a zona em que é possível focar.
Mas fora isso, é como tu quiseres, não há quem tenha o direito de dizer que fazes bem ou fazes mal, tu usas o método que preferires. Pessoalmente, também fotografo assim.

Nestas duas fotos que publicaste agora parece-me estar focado ao centro. Quando é devido à técnica de focar e recompor, o resultado é a foto ficar focada atrás do sítio que tu queres.
 
Nunca mais largas essa 24-70 :biglaugh:

Sim, o central é o melhor, e em muitas câmaras os outros são consideravelmente mais fracos.
Se usares a técnica de focar e recompor, é natural que tenhas uma ligeira alteração no plano de foco. Com a prática poderás minimizar isto um pouco, mas está lá sempre/quase sempre. É uma das vantagens das mirrorless, pois apresentam a mesma qualidade de foco em toda a zona em que é possível focar.
Mas fora isso, é como tu quiseres, não há quem tenha o direito de dizer que fazes bem ou fazes mal, tu usas o método que preferires. Pessoalmente, também fotografo assim.

Nestas duas fotos que publicaste agora parece-me estar focado ao centro. Quando é devido à técnica de focar e recompor, o resultado é a foto ficar focada atrás do sítio que tu queres.
A foto de baixo, sim, esta focada ao centro porque a camera nao conseguia apanhar a camera para focar. Na primeira foto foi com o central focado no olho e recompor a foto.
Acho que é mesmo uma maneira de experimentar e ir vendo o que resulta melhor

Quanto ao nao largar é verdade, a 24-70 é muito versatil e dá para vários tipo de fotos, a segunda é um exemplo disso, a 24mm dá para uns efeitos engraçados.
 
Depois tu também podes ir adaptando a técnica. Quando mais tiveres que mover a câmara após focar, mais desfasamento vais ter na focagem, pelo que podes ter situações em que o melhor seja não focar nos olhos, mas isso tu vês.

Depois podes também ajustar a profundidade de campo para contornar isso.
Por exemplo, na segunda foto, dada a composição e o que estava atrás, não precisavas obrigatoriamente de usar f/2.8. Visto que adoptaste esta perspectiva a partir de baixo, olhando para as definições de disparo, dava para fechares o diafragma mais 1 ou 2 stops e já ficavas com a rapariga em foco desde os pés até à cabeça.

À medida que te fores habituando à lente, começas a ter alguma noção do que está em foco e do que não está, antes de disparar, e começas a fazer esses ajustes previamente.
 
Back
Topo