1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Age of empires 3: so usa um "core"?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nelsondac, 19 de Agosto de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1237)

1. nelsondac

nelsondac Power Member

boas mais uma vez... o meu problema é o seguinte: tenho um portatil toshiba a110-180 (core duo t2050 1.6gz, 1 gb de ram, grafica intel 950 gm :( ) e, como é de esperar, jogos como age of empires 3, têm fps baixos... mas, para verificar e fazer uma limpeza á RAM, notei que, o core2 do processador (será assim que lhe devo chamar?) tem muito mais utilização que o core1...
    para me entenderem melhor vou colocar uma imagem:

a imagem está esquisita mas percebe-se... será que o jogo não é preparado para dual core? ou será da grafica dedicada? com isto já não tinha nem firewall nem antivirus... e claro, net desligada...

os fps baixos só dao quando em grandes batalhas, chegando mesmo a "paralisar" o pc...

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Tal como a grande maioria dos jogos que andam por aí.. não está optimizado para multi-core.

Durante o jogo só vai utilizar um core.. agora os fps baixos.. deve ser da gráfica dedicada..

Cumps

3. nelsondac

nelsondac Power Member

então esta situação é normal? mas, o que me faz confusão, é o porquê de usar o segundo, e não o primeiro... é o windows que faz essa gestão certo? é que ja atingiu o 2º a 100 % e o 1º a pouco mais de 20%.. se usasse mais o principal não teria melhores resultados?

EDIT: e eu já sei que a grafica não ajuda, mas já tive uma gf2 mx400 (se não me engano) num p3 so com 384 mb de ram e não corria tanto esse problema...

4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Os Cores são iguais, tanto faz ser o número 1 ou 2.

O outro core provavelmente até deve estar a ser utilizado para outras coisas não relacionadas com o jogo.. processos no background,etc.

Mas se quiseres podes definir qual core é utilizado pelo processo, clicando com o right-click no processo e escolher set affinity.

Conseguias jogar age of empires 3 com essa configuração e essa gráfica que referiste depois?

Cumps

5. technon

technon Power Member

One more question:

Os cpus multicore nao teem nenhum mecanismo para separar o que necessitam de processar pelos diferentes cores?

Se nao tivessem, por exemplo, um q6600 com 4 cores a 2.4ghz ia ter pior desempenho num programa que so usufruisse de 1 core que um qualquer p4 a 3.6ghz certo?

cumps

6. Romani48

Romani48 Power Member

depende das aplicações ... tal como o scarecrow disse... é a optimização

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Um dos cores do Q6600, one-on-one com um Pentium 4.. até vai ganhar tal é a diferença de arquitectura(mesmo o outro estando a 3.6 Ghz).

Agora se pegares noutro C2D que esteja a uma frequência mais alta.. em aplicações que só utilizem um core.. esse C2D vai ganhar ao Q6600.

Os programas é que têm de estar preparados para multi-cores.. porque senão nada feito, esse programa só vai utilizar um core.

E também vai ser impecável se tivermos várias aplicações ao mesmo tempo..aí o sistema operativo consegue distribuir os cores pelos processos.

8. technon

technon Power Member

okay thx ja percebi a ideia.

cumps

9. Romani48

Romani48 Power Member

por isso é que se pedires uma configuração.. muitas vezes ainda te vão dizer um Dual Core.. porque para já Quad só vale a pena para multimédia

10. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Entao se quisermos um processador para aguentar os jogos recentes e alguns que estao para vir mais vale um E6850 do que um Q6600? por o E6850 ter 3ghz e o quad ter só 2.4ghz?
    Ou entao para o futuro quando os jogos forem optimizados para dual core o quad tenha vantagem, mesmo com a velocidade mais baixa?

Por exemplo um jogo como o call of juarez vi os requesitos e pede um processador 3ghz, single core, então o E6850 teria vantagem certo?

Ou entao oQ6600 com overclok, estou a perguntar isto porque tambem estou a pensar comprar um pc e estou indeciso em relacao ao processador

Última edição: 19 de Agosto de 2007
  11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

12. technon

technon Power Member

Boas,

sim quem quer um pc para jogos tem optado pelos dualcore devido aos seus clocks serem superiores.

Um Q6600 com oc a 3.0Ghz acho que se aguenta bem a ar.

Eu apesar de jogar escolhi um Q6600 porque nos 3.0Ghz fica muito estavel e estou a pensar ja no futuro visto que cada vez mais os programadores vao ter que optimizar as aplicaçoes para dual e quad core.

cumps

13. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Tive a ver o link que o Scarecrow deu, e nos jogos é uma grande diferença.

Eu nao percebo muito de overclock, mas se comprasse o quad o overclock a 3ghz nao iria diminuir o tempo de vida do processador?

14. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Acho que desde que tenhas tudo bem refrigerado, não deves ter problemas.. mas eu também não percebo nada de overclock.

Cumps

15. technon

technon Power Member

Se nao fizeres extreme oc nao vais prejudicar a vida da cpu.

cumps

16. tommy v.

tommy v. Hard BOINC

Pois so quero fazer um overclock pelo menos ate aos 3ghz para compensar o E6850.
    Mas um assim tao alto ja deve ser preciso mexer nas voltagens>( ou la como se chama aquilo:lol:

Se calhar vou optar pelo E6850 porque os jogos que me vao interesar como o raimbow six vegas ja pede um pentium 4 de 3ghz:'(

17. Romani48

Romani48 Power Member

18. technon

technon Power Member

thats right!

cumps

19. The-One

The-One Colaborador
    Staff Member

E no futuro pode-se sempre comprar um quad que traga vantagens.. o E6850 é melhor para aplicações neste momento.. e deve durar ainda um ou dois anos até estar obsoleto. Até lá de certeza que os quad já evoluiram muito mais e já se tem vantagens em comprar um..

O futuro também passa pelas energias alternativas, e não é por isso que se andam a comprar carros movidos a energia solar ou água..

Enfim pontos de vista :P

20. Romani48

Romani48 Power Member

até lá surgiram os 45nm e o Q6600 bazou.. e o E6850 fica como um mito..
    porém neste momento se conseguires uma board P35 ou um G0 bom OCer o E6850 fica a milhas..

Isso é porque há muitas partes envolvidas que não têm esse interesse :004:

Partilhar esta Página