Age of empires 3: so usa um "core"?

nelsondac

Power Member
boas mais uma vez... o meu problema é o seguinte: tenho um portatil toshiba a110-180 (core duo t2050 1.6gz, 1 gb de ram, grafica intel 950 gm :( ) e, como é de esperar, jogos como age of empires 3, têm fps baixos... mas, para verificar e fazer uma limpeza á RAM, notei que, o core2 do processador (será assim que lhe devo chamar?) tem muito mais utilização que o core1...
para me entenderem melhor vou colocar uma imagem:

semttulohu1.jpg


a imagem está esquisita mas percebe-se... será que o jogo não é preparado para dual core? ou será da grafica dedicada? com isto já não tinha nem firewall nem antivirus... e claro, net desligada...

os fps baixos só dao quando em grandes batalhas, chegando mesmo a "paralisar" o pc...
 
Tal como a grande maioria dos jogos que andam por aí.. não está optimizado para multi-core.

Durante o jogo só vai utilizar um core.. agora os fps baixos.. deve ser da gráfica dedicada..

Cumps
 
Tal como a grande maioria dos jogos que andam por aí.. não está optimizado para multi-core.

Durante o jogo só vai utilizar um core.. agora os fps baixos.. deve ser da gráfica dedicada..

Cumps

então esta situação é normal? mas, o que me faz confusão, é o porquê de usar o segundo, e não o primeiro... é o windows que faz essa gestão certo? é que ja atingiu o 2º a 100 % e o 1º a pouco mais de 20%.. se usasse mais o principal não teria melhores resultados?

EDIT: e eu já sei que a grafica não ajuda, mas já tive uma gf2 mx400 (se não me engano) num p3 so com 384 mb de ram e não corria tanto esse problema...
 
Os Cores são iguais, tanto faz ser o número 1 ou 2.

O outro core provavelmente até deve estar a ser utilizado para outras coisas não relacionadas com o jogo.. processos no background,etc.

Mas se quiseres podes definir qual core é utilizado pelo processo, clicando com o right-click no processo e escolher set affinity.

Conseguias jogar age of empires 3 com essa configuração e essa gráfica que referiste depois?

Cumps
 
One more question:

Os cpus multicore nao teem nenhum mecanismo para separar o que necessitam de processar pelos diferentes cores?

Se nao tivessem, por exemplo, um q6600 com 4 cores a 2.4ghz ia ter pior desempenho num programa que so usufruisse de 1 core que um qualquer p4 a 3.6ghz certo?

cumps
 
Um dos cores do Q6600, one-on-one com um Pentium 4.. até vai ganhar tal é a diferença de arquitectura(mesmo o outro estando a 3.6 Ghz).

Agora se pegares noutro C2D que esteja a uma frequência mais alta.. em aplicações que só utilizem um core.. esse C2D vai ganhar ao Q6600.

Os programas é que têm de estar preparados para multi-cores.. porque senão nada feito, esse programa só vai utilizar um core.

E também vai ser impecável se tivermos várias aplicações ao mesmo tempo..aí o sistema operativo consegue distribuir os cores pelos processos.
 
Um dos cores do Q6600, one-on-one com um Pentium 4.. até vai ganhar tal é a diferença de arquitectura(mesmo o outro estando a 3.6 Ghz).

Agora se pegares noutro C2D que esteja a uma frequência mais alta.. em aplicações que só utilizem um core.. esse C2D vai ganhar ao Q6600.

Os programas é que têm de estar preparados para multi-cores.. porque senão nada feito, esse programa só vai utilizar um core.

E também vai ser impecável se tivermos várias aplicações ao mesmo tempo..aí o sistema operativo consegue distribuir os cores pelos processos.

okay thx ja percebi a ideia.

cumps
 
por isso é que se pedires uma configuração.. muitas vezes ainda te vão dizer um Dual Core.. porque para já Quad só vale a pena para multimédia
 
por isso é que se pedires uma configuração.. muitas vezes ainda te vão dizer um Dual Core.. porque para já Quad só vale a pena para multimédia

Entao se quisermos um processador para aguentar os jogos recentes e alguns que estao para vir mais vale um E6850 do que um Q6600? por o E6850 ter 3ghz e o quad ter só 2.4ghz?
Ou entao para o futuro quando os jogos forem optimizados para dual core o quad tenha vantagem, mesmo com a velocidade mais baixa?

Por exemplo um jogo como o call of juarez vi os requesitos e pede um processador 3ghz, single core, então o E6850 teria vantagem certo?

Ou entao oQ6600 com overclok, estou a perguntar isto porque tambem estou a pensar comprar um pc e estou indeciso em relacao ao processador
 
Última edição:
Boas,

sim quem quer um pc para jogos tem optado pelos dualcore devido aos seus clocks serem superiores.

Um Q6600 com oc a 3.0Ghz acho que se aguenta bem a ar.

Eu apesar de jogar escolhi um Q6600 porque nos 3.0Ghz fica muito estavel e estou a pensar ja no futuro visto que cada vez mais os programadores vao ter que optimizar as aplicaçoes para dual e quad core.

cumps
 
Tive a ver o link que o Scarecrow deu, e nos jogos é uma grande diferença.

Eu nao percebo muito de overclock, mas se comprasse o quad o overclock a 3ghz nao iria diminuir o tempo de vida do processador?
 
Se nao fizeres extreme oc nao vais prejudicar a vida da cpu.

cumps

Pois so quero fazer um overclock pelo menos ate aos 3ghz para compensar o E6850.
Mas um assim tao alto ja deve ser preciso mexer nas voltagens>( ou la como se chama aquilo:lol:

Se calhar vou optar pelo E6850 porque os jogos que me vao interesar como o raimbow six vegas ja pede um pentium 4 de 3ghz:'(
 
eu tb.. porque o futuro é quad e não dual ;)

E no futuro pode-se sempre comprar um quad que traga vantagens.. o E6850 é melhor para aplicações neste momento.. e deve durar ainda um ou dois anos até estar obsoleto. Até lá de certeza que os quad já evoluiram muito mais e já se tem vantagens em comprar um..

O futuro também passa pelas energias alternativas, e não é por isso que se andam a comprar carros movidos a energia solar ou água..

Enfim pontos de vista :P
 
E no futuro pode-se sempre comprar um quad que traga vantagens.. o E6850 é melhor para aplicações neste momento.. e deve durar ainda um ou dois anos até estar obsoleto. Até lá de certeza que os quad já evoluiram muito mais e já se tem vantagens em comprar um..

até lá surgiram os 45nm e o Q6600 bazou.. e o E6850 fica como um mito..
porém neste momento se conseguires uma board P35 ou um G0 bom OCer o E6850 fica a milhas..


O futuro também passa pelas energias alternativas, e não é por isso que se andam a comprar carros movidos a energia solar ou água..
Isso é porque há muitas partes envolvidas que não têm esse interesse :004:
 
Back
Topo