AGEIA PhysX

Zarolho disse:
Não me parece que assim seja. Eu recentemente li um artigo na net (não me recordo do link) que listava e referia os jogos actuais que usavam fisica que actualmente é processada pelo GPU+CPU e que os sistemas actuais iriam agradecer o surgimento no mercado de soluções GPU+PPU+CPU.

Se voltar a encontrar o artigo, coloco aqui...

Cumps

Jogos que usam física há muitos.
Jogos que usam a implementação específica de física processada nesta placa da AGEIA, não.

Como não existe aínda implementação no DirectX, isto está sujeito ao que aconteceu às normas GLIDE e PowerSGL (muito populares no início, mas podem não ser suportados pela MS e cair em desuso).
 
blastarr disse:
Jogos que usam física há muitos.
Jogos que usam a implementação específica de física processada nesta placa da AGEIA, não.

Como não existe aínda implementação no DirectX, isto está sujeito ao que aconteceu às normas GLIDE e PowerSGL (muito populares no início, mas podem não ser suportados pela MS e cair em desuso).

Bom....Eu não tenho a certeza exacta que aquela lista beneficiava da implementação específica de física processada pela esta placa da AGEIA. Mas tenho ideia, embora não tenho a certeza absoluta, de que o artigo referia que aqueles jogos poderiam beneficiar de placas PPU, dai o motivo da lista constar no artigo.

Mas o melhor é voltar a ler o artigo....Se conseguir voltar a encontrar o link...
 
É natural que muitos jogos beneficiem da placa PPU da AGEIA mas os developers em geral são bastante avessos a fazer código para APIs específicas e proprietárias. É só ver o GLQuake que foi feito para OpenGL por exigência do Carmack (o homem estava queimado...) com a 3dfx a fazer um wrapper para Glide.
Ora no momento actual era preciso que um developer se desse ao trabalho de usar a API da AGEIA sabendo que provavelmente daqui a uns tmepos estará a mexer no seu código para o modificar para um DirectPhysic ou algo do estilo.. E o PPU da AGEIA também precisará de drivers para o tal DP. E qualquer fabricante de qq coisa poderá concorrer neste mercado. A ATI e a nvidia são bons concorrentes para esta posição...
O mercado gosta de APIs standard e é aí que iremos parar.
Mas se um developer pegar na API AGEIA já e com ganhos de encher o olho andaremos uns tempos com placas proprietárias que daqui a uns tempos podem não valer nada (na altura também se calhar também já não tem potência física de cálculo para os jogos que houver....)
 
Última edição:
timber,

"É natural que muitos jogos beneficiem da placa PPU da AGEIA mas os developers em geral são bastante avessos a fazer código para APIs específicas e proprietárias."

O motor do Unreal Tournament 2007 vai ter suporte para a AGEIA.
Possivelmente o que qualquer developer que user esse motor no seu jogo vai ter que fazer é
simplesmente usar as rotinas de alto nivel que já estão no proprio motor. Não me parece nada
de especial ...

Mas claro que nem todos os jogos vão ser feitos com este motor.

"Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench"

Por alguma razão eles estão a atrasar o lançamento das placas. ;)
 
A questão aí é só saber o quer exactamente dizer que tem suporte ao AGEIA.
Mas como disse no primeiro post. Se um pega nisso a sério é fogo na palha
 
100 jogos? lol nem de aki a 1 ano.

Mas basta ela ser suportada por 2 ou 3 bons motores de jogo k já tem futuro garantido.
 
Pois, e se jogos como o Americas Army, que até é grátis e outros "best sellers" continuarem a usar o motor do Unreal também poderão suportar a API deles. O que é preciso é uma base de utilização que se veja e que de alguma forma possa pressionar a MS a incluir isto no próximo DX, talvez o 10.1.
 
SilveRRIng disse:
Pois, e se jogos como o Americas Army, que até é grátis e outros "best sellers" continuarem a usar o motor do Unreal também poderão suportar a API deles. O que é preciso é uma base de utilização que se veja e que de alguma forma possa pressionar a MS a incluir isto no próximo DX, talvez o 10.1.

O 10.1 está previsto para exactamente 12 meses depois do lançamento do 10 (com o Windows Vista, claro).
 
SilveRRIng disse:
Vou aproveitar a deixa e por aqui um link para um preview do DX10.
Compila aquilo que se tem vindo a saber acerca da coisa:

http://www.tweaksrus.com/index.php?option=com_content&task=view&id=443&Itemid=43

Só há algumas incorrecções nesse artigo, que denotam que não foi escrito por quem está por dentro do assunto.

Quando ele diz que a "X1900 XT tem 48 pixel pipelines", deveria dizer "48 pixel shaders" (os pipelines completos continuam a ser 16, como nas X1800).

Também quando diz que nos "48 pixel pipelines" (que na verdade são 16), nem todos são pixel shaders, isso é incorrecto.
Todos os pixel shaders da X1900 XT são pixel shaders.
Os Vertex Shaders são apenas 8, tal como na anterior X1800 XT, e são "fixed-function" (não são "dynamic", como ele diz), não podem processar pixel shaders, nem estes podem processar vertex shaders (a arquitectura não é unificada, nem suporta mais do que o DirectX 9, so...)
 
Última edição:
blastarr disse:
Só há algumas incorrecções nesse artigo, que denotam que não foi escrito por quem está por dentro do assunto.

Quando ele diz que a "X1900 XT tem 48 pixel pipelines", deveria dizer "48 pixel shaders" (os pipelines completos continuam a ser 16, como nas X1800).

Também quando diz que nos "48 pixel pipelines" (que na verdade são 16), nem todos são pixel shaders, isso é incorrecto.
Todos os pixel shaders da X1900 XT são pixel shaders.
Os Vertex Shaders são apenas 8, tal como na anterior X1800 XT, e são "fixed-function" (não são "dynamic", como ele diz), não podem processar pixel shaders, nem estes podem processar vertex shaders (a arquitectura não é unificada, nem suporta mais do que o DirectX 9, so...)

Atençao que quanto a isso ele diz logo a seguir nao ter a certeza:
I'm not so sure about it, but it can be possible.
Por isso tb nao se pode crucificar o homem. Depois fez uma resalva a dizer que nao tinha a certeza quanto a isso.
 
PhysX pre-order in the UK

Overclockers UK has PhysX accelerators from BFG in its catalog. They are priced at around £200, which translates roughly to 330 USD.

More here >> http://www.*****/acatalog/PhysX_Accelerators.html

http://www.*****/acatalog/PhysX_Accelerators.html
 
Só compro a versão com leds... Não tou para gastar mais 30€ num Zalman VF700Alcu Led edition...

EDIT:

20 Game Titles Announced for AGEIA PhysX in 2006:

* Ghost Recon: Advanced Warfighter

* Rise of Nations: Rise of Legends

* Bet on Soldier: Blood Sport

* Cell Factor

* City of Villains

* Unreal Tournament 2007

* Gunship Apocalypse

* Sacred II

* Loki

* Dogtag
* Fallen Earth

* Crazy Machines 2

* Arena Online

* Diabolique
* Warhammer MMORPG

* Eye of the Storm

* KARMA

* Vanguard: Saga of Heroes

* Alpha Prime


Quando sair um destes logo penso nisso :P (Quando digo um destes falo do UT2007 claro...)
 
AMAZING... Faz lembrar o SOn GOKU.. grande poder.. Nem sei se conseguirei jogar algo com tantos objectos a minha volta, vou-me perder :P
 
Back
Topo