Korben_Dallas disse:
CrazyBomber como disse antes se for opcional a mim não me incomoda. Simplesmente não vejo como podem achar uma cena que custe 300€ uma boa ideia. Gastar 300€ numa gráfica já acho mta fruta agora ter que gastar o mesmo pa física nos jogos?!?
Qualquer dia temos uma placa só dedicada ao SpeedTree ou a um middleware qualquer. Motores de física estão a evoluir no sentido de serem + optimizados. Não me lembro de ninguém ter a bela ideia de lançar uma placa em separado pa fazer AA e AF. Acho desnecessário.
Ou seja se não é para as massas os developers pouco se devem interessar... e a coisa acaba por morrer ou evoluir no sentido de se fundir com as gráficas.
Tb não disse que era boa ideia
E tb disse que só pode ser opcional! Lá está, um jogo que dependesse da placa não tinha sucesso nenhum, pois ninguém a tem!
Quanto aos 64bits, eu também acho que são uma evolução. Mas não se pode negar que isso só se vai ver daqui por uns tempos, quando houver bons drivers para 64bits, e quando o software tirar partido disso. Até lá, ninguém vai lançar um jogo exclusivo 64bits, pois não?
No meu ver, este PPU é um passo na direcção certa. Acho que devemos especializar cada componente, para atingir níveis de beleza (gráfica) e interactividade (física) ainda maiores. Sinceramente, o próximo passo poderia ser um AIPU (para a inteligencia artificial), algo que facilitasse a IA dos jogos, que já se sabe que muitos deles não a têm sequer.
O que faz então o CPU? Sistema operativo, coordenação dos dados, distribuir recursos, etc.
Agora concordo é que não se deve ter de comprar uma placa em separado para cada um destes componentes. Algo como uma Media Card no futuro seria muito mais cómodo. Mas até lá, temos que ir gramando este tipo de soluções em separado, pq neste momento não têm mesmo lado nenhum onde se integrar.
Há de chegar a altura em que todos os jogos têm IA desenvolvida, física ultra-realista (paredes que vão abaixo, etc), e os já habituais gráficos lindos.
Já agora, digam-me lá qual a diferença entre o Half-Life e o FEAR, em termos de jogabilidade. Ou a diferença entre o Starcraft e o C&C mais recente. São mesmo só os gráficos. A IA tem-se mantido, a física não existe.
E, ainda mais rebuscado, a diferença entre o Centurion (quem se lembra?
) e o Rome: Total War??
Diferenças monumentais de anos traduzem-se em pouco mais do que diferenças na beleza estética dos jogos. Onde está a IA? A jogabilidade (ainda continuamos a usar ratos e/ou teclados!)? O realismo (física)? Pois é, fica pelo caminho pq simplesmente não há recursos...
Em suma, a evolução dos jogos resume-se práticamente à evolução dos gráficos. Por isso é que há "putos" a dizerem que o CS:Source é o melhor jogo de sempre... mas nós, que estávamos cá a jogar Wolfenstein 3D, sabemos que poucos foram os jogos modernos que nos deram aquela sensação maravilhosa como os antigos...