AGEIA PhysX

Ja vi um filme de 450 megas a mostrar o poder da Ageia.. E olha que se baixar para 80€ ainda pensava em poupar dois meses e comprar uma.. Mas preciso de algo com suporte ja em drivers para 64 bits e ainda alguns jogos que me fizessem o clique.. O Hl2 a suportar as duas tecnologias por ex :P

[[]]'s

PS: E O FEAR tb nao era nada mau pensado
 
Nós todos estamos um pouco, vá, digamos, a torcer o nariz porque ainda não existe jogos que realmente retire partido da AGEIA, refira-se que o Ghost Recon pouco usa e mal, tenho a impressao que compilaram AGEIA enabled à pressa no jogo.

Isto é mais um caso de esperar pra ver.
 
pois é melhor esperar. Tb quando sairam as graficas aceleradoras 3D houve ppl que torceu o nariz, agora dão milhares de euros so em gráficas. Vamos ver se estas aceleradoras de fisica revolucionam os jogos ou nem por isso ;)
 
ajax disse:
Eu não quero placas, quero especificações, datasheet's, etc. Em vez de mandares bocas que tal dar-nos os links para elas? Vou ficar à espera se bem que vou sentar-me se não te importas.

Epah eu posso ver mal, mas tu deves ver pior, não viste as Specs estavam no meu post ? Directamente do fabricante...
 
ToTTenTranz disse:
A Havok está a fazer trabalho mesquinho de anti-propaganda?

Só significa que estão a começar a ficar com medo do terreno que podem perder para a AGEIA.

Quando sair o Cellfactor até quero ver o que é que dual-cores e SLIs são capazes de fazer comparativamente à PhysX.

A Havok está simplesmente a proteger-se :rolleyes:

O pessoal olha para aquilo e diz "ah e tal esta AGEIA é excelente" sem saber quem está a processar o q. Isso tem que ficar BEM CLARO.

Enfim continuo totalmente contra esta ideia de gastar 50 contos (nunca gastei tanto numa gráfica sequer) numa placa para física! Epá já disse o que acho disto... se for opcional n me faz diferença... ou se calhar faz pq quem programa para a AGEIA se calhar n se dá ao trabalho de licenciar o Havok e depois quem n tem a placa fica com efeitos manhosos.

Enfim espero que isto morra bem rápido.
 
I can't wait... :rolleyes: (notem que até o meu comentário acerca da situação similar à da S3 é notada pelo site, lembraram-se do mesmo que eu...):


11895.png


11896.png




We're still a little skeptical about how much the PhysX card is actually doing that couldn't be done on a CPU -- especially a dual core CPU. Hopefully this isn't the first "physics decellerator", rather like the first S3 Virge 3D chip was more of a step sideways for 3D than a true enhancement.

in Dailytech

E, Korben, o artigo fala em 300 dólares.
Assumindo que os fabricantes cobram sempre mais na europa, quando fazem paridade numérica do dólar com o euro, estamos a falar de 300 euros (60 contos).



edit
Porque é que eu continuo a achar que isto é FUD:
11894.png


Quer dizer, acelera na aplicação de teste feita pela AGEIA (e mesmo assim de forma marginal), mas um jogo como o GRAW, que supostamente tem suporte oficial para a placa PhysX, perde até 3/4 da framerate em relação à física acelerada por software, ganhando apenas um ou outro "debris" extra, que em nada influencia a jogabilidade ou agradabilidade visual.
 
Última edição:
O GRAW suporta a placa em cima do joelho e a outra cena é um programa de testes da AGEIA (ou seja não vale nada)
O Anand não podia fazer muito melhor. Bem acho que podia ter pegado num FX-60 e comparado com o FX-57 em ambos os casos com e sem PPU
Por agora comprar isto só por ter comichão no bolso
 
Eu não duvido que o SDK e a API de software tenham coisas interessantes.


O que eu continuo a achar é que a implementação no hardware especializado da empresa (esta placa/PPU/whatever) é um fracasso até agora.

Pelo pouco que conheço, trata-se de um simples array de pequenas FPU's agregadas em grande número, e cuja programabilidade em relação a efeitos de física depende muito da API.



Ou seja, não é muito diferente disto:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90760
 
Quando isto servir para alguma coisa (se alguma vez servir e se a MS não lhes fizer a cama) já os gajos lançaram a versão 2 que é mais potente e tem memória mais rápida
Os gajos que compraram o 1 ficam a arder e nem sequer chegaram a usar aquilo em alguma coisa que se visse
 
Korben_Dallas disse:
A Havok está simplesmente a proteger-se :rolleyes:

O pessoal olha para aquilo e diz "ah e tal esta AGEIA é excelente" sem saber quem está a processar o q. Isso tem que ficar BEM CLARO.

Enfim continuo totalmente contra esta ideia de gastar 50 contos (nunca gastei tanto numa gráfica sequer) numa placa para física! Epá já disse o que acho disto... se for opcional n me faz diferença... ou se calhar faz pq quem programa para a AGEIA se calhar n se dá ao trabalho de licenciar o Havok e depois quem n tem a placa fica com efeitos manhosos.

Enfim espero que isto morra bem rápido.
Acho que se devia ter mais cuidado ao se desejar a morte a estas tecnologias novas. Bem, a qualquer tecnologia nova.

Vamos lá ver, quantas novas tecnologias vingaram logo de início? As aceleradoras 3D? Nope. Os 64Bits? nope (o que vingou foi a performance 32 bits! essa sim era do melhor! 64Bits ainda continuamos à espera de um SO e drivers decentes...).

Acho que a história está cheia de exemplos destes.
O que eu acho é que qd a Microsoft finalmente fizer um interface qq para os motores de física, aí sim vamos ver se é por software que vamos lá, ou se é por PPU ou uso da gráfica.

Mas se não há, querem o que? Que os homens fiquem à espera? Eles têm que vender o que têm! Como eu disse, no início NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA haver aplicações cuja jogabilidade dependa do PPU! Isso era o suicídio para os developers (e publisher) do jogo!

Mas não acreditam, kerem antes que o PPU desapareça... "tá bem", fikem lá ca bicicleta :rolleyes:
 
CrazyBomber disse:
Acho que se devia ter mais cuidado ao se desejar a morte a estas tecnologias novas. Bem, a qualquer tecnologia nova.

Vamos lá ver, quantas novas tecnologias vingaram logo de início? As aceleradoras 3D? Nope. Os 64Bits? nope (o que vingou foi a performance 32 bits! essa sim era do melhor! 64Bits ainda continuamos à espera de um SO e drivers decentes...).

Acho que a história está cheia de exemplos destes.
O que eu acho é que qd a Microsoft finalmente fizer um interface qq para os motores de física, aí sim vamos ver se é por software que vamos lá, ou se é por PPU ou uso da gráfica.

Mas se não há, querem o que? Que os homens fiquem à espera? Eles têm que vender o que têm! Como eu disse, no início NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA haver aplicações cuja jogabilidade dependa do PPU! Isso era o suicídio para os developers (e publisher) do jogo!

Mas não acreditam, kerem antes que o PPU desapareça... "tá bem", fikem lá ca bicicleta :rolleyes:

CrazyBomber, estás equivocado.
Os 64bits no desktop não faziam sentido enquanto a memória RAM era pouca, mas dentro em breve só com estes é que será possível ter muita memória e velocidade de acesso.
E acredita, quer o Vista, quer o MacOSX, quer as versões x64 do linux usadas em servidores, usam e abusam da quantidade de memória RAM disponível e faz toda a diferença na performance.

O Windows XP x64 é do melhor que a MS fez nos últimos anos.
Se um ou outro driver não está à altura, a culpa é dos fabricantes externos de hardware, não da MS.


Por outro lado, o problema neste caso está no facto de, até agora, o investimento que dava para uma Geforce 7900 GT ou ATI X1900 GT demonstrar que desacelera fortemente os jogos ao ponto de os tornar injogáveis de tão lentos que são, mesmo aqueles que supostamente estão "na cama" com a AGEIA, como este GRAW.
 
CrazyBomber disse:
Acho que se devia ter mais cuidado ao se desejar a morte a estas tecnologias novas. Bem, a qualquer tecnologia nova.

Vamos lá ver, quantas novas tecnologias vingaram logo de início? As aceleradoras 3D? Nope. Os 64Bits? nope (o que vingou foi a performance 32 bits! essa sim era do melhor! 64Bits ainda continuamos à espera de um SO e drivers decentes...).

Acho que a história está cheia de exemplos destes.
O que eu acho é que qd a Microsoft finalmente fizer um interface qq para os motores de física, aí sim vamos ver se é por software que vamos lá, ou se é por PPU ou uso da gráfica.

Mas se não há, querem o que? Que os homens fiquem à espera? Eles têm que vender o que têm! Como eu disse, no início NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA haver aplicações cuja jogabilidade dependa do PPU! Isso era o suicídio para os developers (e publisher) do jogo!

Mas não acreditam, kerem antes que o PPU desapareça... "tá bem", fikem lá ca bicicleta :rolleyes:
Subscrevo completamente!

Somente faço um reparo, um sistema 64bits é uma evolução inevitavel de um sistema 32bits, inevitavel porque o desenvolvimento e crescimento de aplicações mais complexas assim o determina. Acontece que essa necessidade ocorre conforme os sectores e a velocidades diferentes. Para um home user a necessidade de um SO 64bits ainda não é uma real necessidade que mais tarde será "imposta" - Windows Vista. Para um professional user, sim, existem já várias aplicações que exigem e retiram mais-valia de um SO 64bits que as mesmas a correr num SO de 32bits.

No ramo de aplicações 3D, isso hoje é uma realidade.
 
Última edição:
CrazyBomber como disse antes se for opcional a mim não me incomoda. Simplesmente não vejo como podem achar uma cena que custe 300€ uma boa ideia. Gastar 300€ numa gráfica já acho mta fruta agora ter que gastar o mesmo pa física nos jogos?!?

Qualquer dia temos uma placa só dedicada ao SpeedTree ou a um middleware qualquer. Motores de física estão a evoluir no sentido de serem + optimizados. Não me lembro de ninguém ter a bela ideia de lançar uma placa em separado pa fazer AA e AF. Acho desnecessário.

Ou seja se não é para as massas os developers pouco se devem interessar... e a coisa acaba por morrer ou evoluir no sentido de se fundir com as gráficas.
 
Korben_Dallas disse:
CrazyBomber como disse antes se for opcional a mim não me incomoda. Simplesmente não vejo como podem achar uma cena que custe 300€ uma boa ideia. Gastar 300€ numa gráfica já acho mta fruta agora ter que gastar o mesmo pa física nos jogos?!?

Qualquer dia temos uma placa só dedicada ao SpeedTree ou a um middleware qualquer. Motores de física estão a evoluir no sentido de serem + optimizados. Não me lembro de ninguém ter a bela ideia de lançar uma placa em separado pa fazer AA e AF. Acho desnecessário.

Ou seja se não é para as massas os developers pouco se devem interessar... e a coisa acaba por morrer ou evoluir no sentido de se fundir com as gráficas.
Tb não disse que era boa ideia :P
E tb disse que só pode ser opcional! Lá está, um jogo que dependesse da placa não tinha sucesso nenhum, pois ninguém a tem!

Quanto aos 64bits, eu também acho que são uma evolução. Mas não se pode negar que isso só se vai ver daqui por uns tempos, quando houver bons drivers para 64bits, e quando o software tirar partido disso. Até lá, ninguém vai lançar um jogo exclusivo 64bits, pois não? :P

No meu ver, este PPU é um passo na direcção certa. Acho que devemos especializar cada componente, para atingir níveis de beleza (gráfica) e interactividade (física) ainda maiores. Sinceramente, o próximo passo poderia ser um AIPU (para a inteligencia artificial), algo que facilitasse a IA dos jogos, que já se sabe que muitos deles não a têm sequer.

O que faz então o CPU? Sistema operativo, coordenação dos dados, distribuir recursos, etc.

Agora concordo é que não se deve ter de comprar uma placa em separado para cada um destes componentes. Algo como uma Media Card no futuro seria muito mais cómodo. Mas até lá, temos que ir gramando este tipo de soluções em separado, pq neste momento não têm mesmo lado nenhum onde se integrar.

Há de chegar a altura em que todos os jogos têm IA desenvolvida, física ultra-realista (paredes que vão abaixo, etc), e os já habituais gráficos lindos.

Já agora, digam-me lá qual a diferença entre o Half-Life e o FEAR, em termos de jogabilidade. Ou a diferença entre o Starcraft e o C&C mais recente. São mesmo só os gráficos. A IA tem-se mantido, a física não existe.
E, ainda mais rebuscado, a diferença entre o Centurion (quem se lembra? :D) e o Rome: Total War??

Diferenças monumentais de anos traduzem-se em pouco mais do que diferenças na beleza estética dos jogos. Onde está a IA? A jogabilidade (ainda continuamos a usar ratos e/ou teclados!)? O realismo (física)? Pois é, fica pelo caminho pq simplesmente não há recursos...

Em suma, a evolução dos jogos resume-se práticamente à evolução dos gráficos. Por isso é que há "putos" a dizerem que o CS:Source é o melhor jogo de sempre... mas nós, que estávamos cá a jogar Wolfenstein 3D, sabemos que poucos foram os jogos modernos que nos deram aquela sensação maravilhosa como os antigos... :D
 
blastarr disse:
I can't wait... :rolleyes: (notem que até o meu comentário acerca da situação similar à da S3 é notada pelo site, lembraram-se do mesmo que eu...):

in Dailytech

E, Korben, o artigo fala em 300 dólares.
Assumindo que os fabricantes cobram sempre mais na europa, quando fazem paridade numérica do dólar com o euro, estamos a falar de 300 euros (60 contos).



edit
Porque é que eu continuo a achar que isto é FUD:

Quer dizer, acelera na aplicação de teste feita pela AGEIA (e mesmo assim de forma marginal), mas um jogo como o GRAW, que supostamente tem suporte oficial para a placa PhysX, perde até 3/4 da framerate em relação à física acelerada por software, ganhando apenas um ou outro "debris" extra, que em nada influencia a jogabilidade ou agradabilidade visual.

Esqueceste-te de um pequenissimo promenor que o jogo a rular com a Ageia possui muito mais objectos e destruiçoes desses objectos:

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2751&p=4

Isto é, esses frame rates nao sao comparaveis.....
 
Última edição:
Depois de engolir tanta vez a treta dos 64bits só tenho uma coisa a dizer, USEM LINUX... Já têm tudo e mais alguma coisa 64bits a funcionar... 64bits para jogar ? Não foi com essa ideia k eles apareceram... Mas para trabalhar dão muito jeito...

DJ_PAPA axo k estás errado, o jovem do XS k experimentou o jogo via AS MESMAS coisas, e era pouco ou nada mais rápido, ele diz k ganhou 2fps, ora isso tá dentro da margem de erro...
 
God_Lx disse:
Depois de engolir tanta vez a treta dos 64bits só tenho uma coisa a dizer, USEM LINUX... Já têm tudo e mais alguma coisa 64bits a funcionar... 64bits para jogar ? Não foi com essa ideia k eles apareceram... Mas para trabalhar dão muito jeito...

DJ_PAPA axo k estás errado, o jovem do XS k experimentou o jogo via AS MESMAS coisas, e era pouco ou nada mais rápido, ele diz k ganhou 2fps, ora isso tá dentro da margem de erro...
Se é com as MESMAS coisas, como é que isso vai afectar a velocidade do PPU? Fica limitado pela gráfica :P

Com MUITOS objectos pode ficar, na mesma, limitado pela gráfica. Isso agora é que vai ser complicado de avaliar...
 
Back
Topo