Ageia Tests Next-Generation PhysX Accelerators

mascarilha

I folded Myself
Ageia Tests Next-Generation PhysX Accelerators – Photos.
Ageia’s New Physics Processing Card Pictured



A web-site has published photos of what it claims to be a next-generation Ageia PhysX physics processing add-in-card. The board seems to be rather huge, while the revamped physics processing unit (PPU) also seems to be large, which implies that the new board will be rather powerful.
The new Ageia PhysX card is designed for PCI Express x8/x16 slots and is much longer compared to the first incarnation of physics accelerator for personal computers and also has much more complex print-circuit board design. The new board also has external power connector, which indicates that the card has pretty high power consumption. Besides, the new Agiea PhysX sports an interface akin to that used by graphics cards that feature ATI CrossFire or Nvidia SLI multi-GPU technology.

The fact that pictures of the board emerged on the Web means that Ageia is already testing the new generation of PPUs along with its add-in-board partners.


ageia_ppu_new_1.jpg

New-generation Ageia physics accelerator card. Image from Newhua web-site


The next-generation Ageia PhysX chip is very large and resembles Intel’s first dual-core Smithfield processor. The huge die size of the chip implies that the new chip will feature much higher performance compared to the first-generation PPU. In addition, with improved multi-PPU technology the new generation of physics processing units will offer extreme physics performance.


ageia_ppu_new_2.jpg

New-generation Ageia physics accelerator card. Image from Newhua web-site


Ageia yet has to unveil the new incarnation of PPUs to replace the first generation of its PhysX processors unveiled in 2006. However, there are currently not a lot of games that take advantage of physics accelerators, moreover, John Carmack, the developer of legendary Doom and Quake video games, said in a recent interview that Ageia PhysX has no future.


ageia_ppu_new_3.jpg

New-generation Ageia physics processing unit. Image from Newhua web-site


Ageia’s PhysX is the world’s first physics processing unit (PPU), which offloads software physics processing from central processing units and graphics processing units to it. The architecture of the PhysX PPU is tailored for multi-threaded processing of vertexes, which allows game creators to develop detailed, soft and precise animation and simulation of movements, hair, clothing, liquids, fluids and other. Currently Ageia’s PhysX is the world’s first and only dedicated physics processing unit, but the company expects more startups to offer similar technology.

To take advantage of advanced capabilities the PhysX has, game developers have to create games using Novodex SDK supplied by Ageia, which requires some additional effort from them. According to Ageia, more than one hundred games designed for and supporting the Ageia PhysX processor are in development from over 60 software creators and publishers.

Ageia did not comment on the news-story.

Source: X-bit Labs

cumps
 
Estas placas, (pelo menos a anterior) tirava até 10% de performance a gráfica. Para esta, se isso for combatido, acho que a placa pode fazer melhor que a outra. Acho que não vai dar mais fps nem nada que dê mais performance, vaissó dar melhores gráficos. O facto de ela trabalhar em PCI-Ex, vai complicar sistemas SLI/Crossfire, ou na melhor das hipóteses, esperamos pelo bom senso dos fabricantes e que começem a equipar boards com 3 slots PCI-Ex:)!

P.S. O cooler (formato) é igual a minha 6600GT
 
Nota-se perfeitamente que aquele cooler da primeira foto tem o logo da nVidia e suponho que o rectângulo verde na imagem esteja a cobrir o "nVidia" ou qq coisa do genero...
 
E tem entradas para uma bridge qualquer do genero penso eu CF/SLI , agora é que as boards teem que trazer no minimo 4 slot´s pci-ex :

2x SLI/CF + 2x SLI/CF de 2 Ageia´s :002:
 
Tem de ter um preço muito competitivo para se vender "bem" e limar arestas que a anterior tinha.
Mais consumo, mais calor ...

Se não resolverem isso é mais uma para ficar nas prateleiras.
 
Mesmo com a desvantagem de poder ser cara, eu acho que compensa e muito ter uma placa destas para jogar, para aproximarmos cada vez mais os jogos do real...
 
A Ageia veio tarde.

Na minha opinião, agora gastar 200 euros por uma placa dessas é um desperdício porque os cpu's mais recentes já devem ser capazes de fazer isso sem problemas e ainda são poucos os jogos que têm compatibilidade para essa placa.

Portanto, para quê gastar dinheiro numa placa dessas? Penso que não há neste momento nenhum jogo de corridas que tenha suporte para esta placa. Bah.
 
Última edição:
Coisas a tirar...

Infelizmente a placa cresceu... Aquele PCB é quase do mesmo tamanho que uma x1800, x1900 séries, até o dissipador de fets é parecido.

O core é enorme, aposto que ainda é feito a 130 nm, em vez de saltarem já pros 65, o core é maior até que uma r600 ou g80...

Não tou a ver elas virem com um cooler daquele tamanho, mas pronto. Aquele cooler é o de referência das 7600 GT, obviamente foi enviado placas de sample sem cooler e meteram aquele para testar...

E tem uma espécie de conector "SLI", agora já faz sentido as boards de topo virem com 4 slots pci-e :002:

A anterior custava 250 €, esta com um chip com o dobro do tamanho e pcb mais complexo deve se atirar para os 500-600, hummm :002:

outro detalhe, olhem para o "plate", que é duplo com furinhos, logo a versão final vai vir com DUAL SLOT COOLER, logo tirem a idéia de 2x 8800 + 2x ageias que não vai caber, a não ser que façam cortes na caixa :P Ou metam WC e as transformem em placas single slot.
 
De uma forma muito rude, serve para fazer processamento de tudo o que possa incluir movimento: roupas, cabelos, líquidos, choques, destruição de paredes, explosões, deslocações dos estilhaços/líquidos etc etc etc. A Física nos jogos de hoje em dia, é "limitada" apenas àquilo que os programadores querem que se mexa, e os motores de jogo não são propriamente base para um mundo "real".

Com uma placa destas, penso que será possível teres um mundo virtual em que possas interagir de uma forma real com todo o cenário e os seus elementos, e não só com um barril ou caixote ou whatever que seja preciso para o interesse do jogo...

cumps
 
Sinceramente, penso que isto tem muito mais futuro que um quad-core a processar física por software, e assim que vierem mais jogos Dx10 a suportar isto, de certeza que vai ser um sucesso.

Acho que é um projecto com pernas para andar.
 
Back
Topo