1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AGP ou PCI-Express??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Frankas, 18 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1935)

1. Frankas

Frankas To fold or to FOLD?

Eu estou a pensar em comprar uma placa grafica, mas gostava de saber a diferença, e qual a melhor!!
    Alguem me ajuda??

2. j118

j118 Power Member

e qd comprares n compres so por ser agp ou por ser pci-e compra uma k a tua motherboard suporte...

3. John'Z

John'Z Power Member

Epa primeiro que motherboard tens?

É claro que pci-e é muito melhor!

4. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Pci-e também não é muito melhor como dizes, tem potencial para ser, mas podemos dizer que é porque tem largura de banda maior e tem os melhores modelos de placas gráficas, mas sabe-se que em placas gráficas equivalentes, a diferença não é assim nada por ai além... Ex: 6600GT

OT : Tens que ver qual tecnologia a tua motherboard suporta, se tás a pensar em comprar uma motherboard nova e possivelmente fonte de alimentação, processador, memórias consoante o teu pc..

5. MISTERPC

MISTERPC Power Member

Antes demais verifica que tipo de Placa suporta a motherboard, em relação a ambas se forem placas gráficas equivalentes, a PCI-X é superior em performance à AGP, no entanto, caso a motherboard ainda seja de suporte AGP, uma boa placa gráfica terá o rendimento pretendido para jogos ou outras aplicações.

6. atlante

atlante Power Member

PCI-X melhor que AGP ?????!!!!

Só publicidade... LOLOLOL

7. j118

j118 Power Member

8. atlante

atlante Power Member

Eu sei, só tava na brincadeira por dizerem PCI-X

9. 1NOM155

1NOM155 Power Member

Explicaçao

bem para começar a q dar alguma info sobre a verdadeira diferença. em breve resumo o AGP = Advance Graphic Port, ou Porta de Graficos Avançado, é uma tecnologia inferior a de PCI-Express, tem tudo a haver com a largura de comunicaçao de dados.

No AGP tens 5 tipos de ligaçoes com as suas caracteriscas.

AGP 1X:

Comunicaçao por canal de 32bits com bus a 66 MHz, q da uma transferencia de dados a 266MB/s (megabytes por segundo), o dobro de PCI, de uma transferencia de 133 MB/s, com a bus 33 MHz / 32-bit; 3.3 V de ligaçao (AGP 1X funciona tambem a uma voltagem de 3.3v).

AGP 2X:

Comunicaçao por canal de 32bits com bus a 133 MHz, q da uma transferencia de dados a 533 MB/s; voltagem igual a AGP 1X.

AGP 4X:

Comunicaçao por canal de 32bits com bus a 266 MHz, q da uma transferencia de dados a 1066 MB/s (1 GB/s); voltagem a 1.5 V.

AGP 8X:

Comunicaçao por canal de 32bits com bus a 533 MHz, q da uma transferencia de dados a 2133 MB/s (2 GB/s); voltagem a 0.8 V.

Existe depois a AGP PRO, q é apenas usado em desenvolvimento grafico q n tens nenhuma placa para particulares, do genero de nVIDIA ou ATI, por isso não vale muito falar sobre ela.

Agora se a tua board suporta AGP 8X compra uma nVIDIA 7600GS 256RAM ou ATi X1600PRO 256 / 512 RAM ou X1950 PRO 256 / 512 RAM consuante o dinheiro q podes gastar, e ou deacordo tambem com a marca de graficas q gostas.

---------------------------------------------------------------------------------------------

No PCI-Express (ou PCIe), tens 7 tipos de ligaçoes com as suas caracteriscas.

PCI-E X1, PCI-E X2, PCI-E X4, PCI-E X8, PCI-E X12, PCI-E X16 e PCI-E X32. Aqui é a mesma situaçao q o AGP, o PCI-E X1 comunica a 250mb/s e o o PCI-E X16a 4Gb/s (4 gigas / seg) o PCI-E X32 ainda n é usado.

Por exemplo só agr é a esta aparecer placas PCI-E X1, o caso da Creative vai lançar agora as placas de som com essa ligaçao.
    Por o PCI-E ainda agr esta a dar os seus paços, mas é mais q obvio q ganhas muito se puderes usar uma placa PCI-E X16.

Em resumo da tecnologia de PCI-E é q pelo mesmo barramento de comunicaçao, conhecido por lanes, (tranduzindo para mais simplificado, quero dizer q é a ligaçao entre a grafica / outro tipo de placa com a motherboard e restantes compunentes) a ligaçao é bi-direccional, se for PCI-E X1 é cm se tivesse 2 ligaçoes, uma a envia outra a receber tudo ao mesmo tempo, e quanto mais lanes tiver, mais comunicaçoes bi-direccionais, tem.

Para todos os efeitos quem quiser saber mais sobre comunicaçoes, PCI, AGP, PCI-Express e ou ate PCI-X (outro tipo de ligaçao, mas em vez de ser a 32bits / 33Mhz, é a 64bits / 66 Mhz) veja o Wikipedia e tambem o google.

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  10. Frankas

Frankas To fold or to FOLD?

a minha motherboard é a ASUS P4S8X-X

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  11. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Ou seja, só podes comprar AGP pois é a única que a tua board suporta...

12. Nitro00

Nitro00 Power Member

a minha motherboard é a "Biostar P4 Series P4M80-M7"
    Posso ter os três tipos de placa graficas (AGP, PCI e PCI Express)?
    Eu sei que isto (pelo menos pelo manual é o que diz) tem 1 entrada AGP e 3 PCI...

Última edição: 10 de Dezembro de 2007
  13. reiszink

reiszink Power Member

As entradas PCI não têm nada a ver com as PCI-Express, essa slots são as tradicionais onde se liga por exemplo a placa de som, e onde se ligavam as antigas placas de rede ou os modems 56k, a interface PCI-E é uma coisa totalmente diferente.

Se a tua board diz que é AGP, então só suporta gráficas AGP, não as PCI-E.

Partilhar esta Página