AGP Platform Analysis, Part 1: New Cards, Old System

RiK

Power Member
O Tom's fez um roundup bem util para quem, como eu, ainda anda de AGP e vai-se perguntando se valerá a pena gastar mais um bocadito na plataforma.

If you've ever paid any attention to a forum where graphics cards are discussed, you'll notice that inevitably there will be a number of threads where people will argue about whether or not it's worthwhile it to stick a new AGP card into an older PC. Some argue that the CPU of the older system will hold the newer card back from reaching its potential. Others will claim that the video card is more of a bottleneck than the CPU when it comes to gaming, so large gains will be seen if the video card is upgraded even though the platform is aging. Still others will say that even though you might see a performance increase with a new AGP video card, it's probably more cost effective to scrap the old AGP motherboard in favor of a new PCI Express (PCIe) motherboard.
The release of ATI's newer X1950 PRO in an AGP flavor has really made these arguments come to the fore front. Sure, it's probably the most powerful AGP card on the planet, but is it wise to invest in an AGP card at this time, with DirectX 10 around the corner, and an old CPU that might be bottlenecking the card anyway?

o link para o roundup:

http://www.tomshardware.com/2007/01/10/agp-platform-analysis/

São testadas as melhores AGP do mercado e comparadas com uma velhina 9700pro num Athlon XP 2500+ com 1gb em single channel. Em breve postarão uma "part 2" com teste em A64 3400+.
 
A 9700pro ainda lhe dá relativamente bem a 1024x768. Esta é daquelas gráficas que, juntamente com as voodoo2, tnt2 ultra e ti4600, têm lugar marcado num qualquer museu de gráficas daqui a umas décadas 8|
 
tomshardware disse:
Frankly, I'm still impressed with the old-but-revolutionary Radeon 9700 PRO we used in these tests. Paired up with an Athlon XP 2500+, there wasn't a title the old girl couldn't play at 1024x768. The benchmark scores didn't look very impressive, but the card delivered playable performance, better than a lot of new cards like Radeon X300s or Geforce 6200s. Not bad for a card released 5 years ago.

5 anos depois de ser lançada ainda corre tudo o que lhe metem à frente a 1024*768. Realmente é um marco tão importante quanto a voodoo1, na minha opinião.
 
Até parece...corre o quê? com dx quê? a que resolução? com que detalhe? com filtros?

O pessoal às vezes pensa que tem um carro de f1...


9700 ainda corre tudo? Yeah...right...

Nem eu com a 6800ultra que tive em agp corria qt mais a 9700... :zzz:
 
Até parece...corre o quê? com dx quê? a que resolução? com que detalhe? com filtros?

O pessoal às vezes pensa que tem um carro de f1...


9700 ainda corre tudo? Yeah...right...

Nem eu com a 6800ultra que tive em agp corria qt mais a 9700... :zzz:
1024*768 com configurações no médio. É uma placa com 5 anos, achas que iam por meter filtros ao barulho?

O facto de correr os últimos jogos nestas condições a 30fps passados 5 anos é coisa que não viste nas em nenhuma radeon ou geforce anterior.
 
1024*768 com configurações no médio. É uma placa com 5 anos, achas que iam por meter filtros ao barulho?

O facto de correr os últimos jogos nestas condições a 30fps passados 5 anos é coisa que não viste nas em nenhuma radeon ou geforce anterior.

5 anos? :lol:

A placa deve ir fazer 4 anos se tanto...

Se te disser que corro cod2 com uma fx5600 a 1024 e com tudo no máx e filtros em dx7 com fps mais que aceitáveis também posso dizer que tenho aqui um f1... :x2:
 
Até parece...corre o quê? com dx quê? a que resolução? com que detalhe? com filtros?

O pessoal às vezes pensa que tem um carro de f1...


9700 ainda corre tudo? Yeah...right...

Nem eu com a 6800ultra que tive em agp corria qt mais a 9700... :zzz:

um colega meu com a Gf2 Mx400 corria HL2, com um Sempron S754..... a 1024, claro que os detalhes eram sacrificados.... mas conseguia correr com 30 fps, assim como o GTA: SA que foram os dois jogos que ele jogou nos ultimos tempos :P

e sim a 9700 dá para jogar, com os setings algo sacrificados, a 1024*768 na boa.
 
5 anos? :lol:

A placa deve ir fazer 4 anos se tanto...

Se te disser que corro cod2 com uma fx5600 a 1024 e com tudo no máx e filtros em dx7 com fps mais que aceitáveis também posso dizer que tenho aqui um f1... :x2:

A R9700PRO saiu em Agosto 2002. E, caso não tenhas visto, eles puseram tudo a 1024*768, settings medium em directX 9.0. E as R9700PRO tem desempenho quase tão bom como as 6600GT
 
5 anos? :lol:

A placa deve ir fazer 4 anos se tanto...
Foi lançada em 2002... Estamos em 2007. Vai fazer 5 anos a meio deste ano.

RuFuS disse:
Se te disser que corro cod2 com uma fx5600 a 1024 e com tudo no máx e filtros em dx7 com fps mais que aceitáveis também posso dizer que tenho aqui um f1... :x2:
Não costumo comparar placas gráficas a carros.. são coisas tão díspares que não faz sentido nenhum comparar..
BTW qual foi o sentido deste comentário?
 
Foi lançada em 2002... Estamos em 2007. Vai fazer 5 anos a meio deste ano.


Não costumo comparar placas gráficas a carros.. são coisas tão díspares que não faz sentido nenhum comparar..
BTW qual foi o sentido deste comentário?

O sentido é dizer que 1024 não é grande resolução, e detalhes no min/méd já lá vão há mt tempo...só isso.
 
Acho que se uma placa consegue correr um jogo em 1024x768 com + de 30fps, deve ainda ser uma opção a ter em conta quando se pensa em upgrades. Falo por mim: tenho uma x800pro e a 1280x1024 ainda se aguenta à bronca em todos os jogos que experimentei este ano (talvez o mais pesadito tenha sido o Ghost Recon, embora pense que com mais memória até poderia ver umas melhorias no gameplay) e, por mais que às vezes queira achar razões para derreter sabe-se lá quanto dinheiro a migrar para pci-e, volto sempre a colocar a carteira no bolso.

---edit---

É que a crise é mesmo real e, mesmo ganhando cada vez melhor, é necessário ir mantendo o cinto apertado em determinadas coisa.
Sou o tipo de utilizador que utilisa dois profiles no pc: 1 bastante overclockado (3500+ a 2600mhz e x800pro a 550/550) para a jogatana e outro profile para coisinhas triviais (processador a 900mhz e gráfica a 200/200). Posso-vos garantir que a conta da edp já foi maior. E vou de um profile para outro com dois toques nas teclas.
Com tudo overclockado ainda vai dando para as curvas; mas é claro que qq amante de informática gostaria de correr o último grito em jogos com todo o "eye-candy" ligado e a bufar fps's pelo monitor fora.... mas não é possível, vou tentando escolher o upgrade da melhor maneira, daí o crescente interesse que se nota tanto pela net fora como nos fabricantes em ainda ir suportando uma tecnologia anterior mas nem por isso completamente obsoleta.
 
Última edição:
há pessoal que nao tem a noção do que diz ou o meu opteron 144 com dfi lan party 3 e 1gb de mem nao presta. pus a minha velhinha Chaintech Ti4600 Titanium e não consigo jogar os jogos todos de 2006 e tu com uma GF2 Mx400 consegues? pá não vendas isso!!

voltando ao assunto. nota-se bem que o AGP esta limitado e que por mais poderoso que seja o chipnota-se uma quebra de perfomance. Mas digam-me uma coisa quem tem dinheiro para comprar, por exemplo, uma 7800gs AGP não prefere mudar logo para PCI-e abdicando duma grafica melhorzinha?

[[]]
Cenourinh@
 
Tipo....eu já tive uma GF2MX400...e posso dizer que para a placa gráfica que era...era uma máquina...
Com OC, passava na boa por uma GF4 MX440 em default...Metam-a no CS...e vejam quantos fps dá a 1280x1024...?:)

E quanto pessoal anda por esse Portugal fora...ainda a jogar PES e GTA:SA...com uma MX440..:lol: ?
-------------

Quanto à não utilização de AGP, em deterimento de PCI-E...tem muito que se lhe diga...

Eu posso dizer...com toda a certeza...que uma pessoa, com uma 9800(AGP)...um ecrã de 17'...ainda está bem servido...até à necessidade de placas DX10...

A maioria das pessoas não se lembram...que a nossa visão, tem um "limite" de fps vísiveis, não é?
De que serve ter uma placa gráfica que dá 100fps, quando jogamos bem a 40/50, senão menos...?
As nossas televisões...geralmente...têm 25 fps, no sistema pal...e ninguém se queixa...
--
Também sou da opinião...que não vale a pena trocar grande parte do sistema, para ter um aumento de performance "banal".
Penso...que nos sentimos mais satisfeitos, quando compramos um pc, totalmente novo...com uma diferença brutal de desempenho...
---
Conclusão......o AGP AINDA RULLA!!!!!!!!
 
Eu troquei a minha 9500@9700 por uma 6800@ultra(tambem ja ela "velha" na altura) e no axp2500 com 2GB ddr NOTAM-SE as melhorias ... o pc é velho mas corre na boinha os jogos recentes a 1280x1024 ... pc novo só quando vier ai em força o Dx10 ... e ... e. :004:

Daqui por 6 meses q.q. menos que uma placa de topo com DX10 é sucata para alguns ... ams algusn ja se esqueceram dos tempos em que andavam de ferrari 4200ti , x800 e afins ... e o que dizer das placas PCI melhores que as AGP da altura.

sidenote: pra quem falou no comprar pc novo decente com placa +fraquita ... é a esses mesmos que interessaria mais uma topo de gama destas. :P

sidenote2: ao menos que tivessem metido dual channel ... pelo menos eu tenho/uso dualchannel aqui neste (que é quase identico aquele do setup do tom's) ... e 1830mhz num AMD XP2500+ ???? isso e um crime ... aliás ... aquilo sempre vem a 1830mhz ??? .. .acho que nem eu nem ninguem os experimentamos a sua velocidade default ... só de 2200mhz pra cima ... :D

E depois vem a dizer em todas as paginas que o CPU é a bottleneck ... uiuiui é só rir este tom's.
 
Última edição:
Tipo....eu já tive uma GF2MX400...e posso dizer que para a placa gráfica que era...era uma máquina...
Com OC, passava na boa por uma GF4 MX440 em default...Metam-a no CS...e vejam quantos fps dá a 1280x1024...?:)

E quanto pessoal anda por esse Portugal fora...ainda a jogar PES e GTA:SA...com uma MX440..:lol: ?
-------------

Quanto à não utilização de AGP, em deterimento de PCI-E...tem muito que se lhe diga...

Eu posso dizer...com toda a certeza...que uma pessoa, com uma 9800(AGP)...um ecrã de 17'...ainda está bem servido...até à necessidade de placas DX10...

A maioria das pessoas não se lembram...que a nossa visão, tem um "limite" de fps vísiveis, não é?
De que serve ter uma placa gráfica que dá 100fps, quando jogamos bem a 40/50, senão menos...?
As nossas televisões...geralmente...têm 25 fps, no sistema pal...e ninguém se queixa...
--
Também sou da opinião...que não vale a pena trocar grande parte do sistema, para ter um aumento de performance "banal".
Penso...que nos sentimos mais satisfeitos, quando compramos um pc, totalmente novo...com uma diferença brutal de desempenho...
---
Conclusão......o AGP AINDA RULLA!!!!!!!!


Por acaso, reparei no que disseste acerca das fps do sistema pal, e realmente é verdade; mas atenção que as 24/25 fps só resultam no cinema/televisão porque a distorção causada no filme durante o movimento das personagens/objectos compensa a "falta" de fotogramas por segundo!

No caso dos jogos de pc,... já não é bem assim, porque se trata de uma sucessão de imagens estáticas encadeadinhas umas nas outras para dar a "ideia" de movimento nos jogos; ora, como não é de nenhum rolo de filme que se trata, e como a tal distorção pelo movimento já não se verifica, torna-se necessário ter pelo menos uns bons 40 fps's mínimos para se jogar um jogo em condições decentes. (isto depois cada um terá uma sensibilidade visual diferente, 40 fps podem ser bons pra uns, enquanto que para outros menos de 50 ou 60 já não)

Aliás, é curioso notar que desde que passei a usar o pc durante mais tempo pra jogos, comecei a "desgostar" da imagem das tv's normais, mas neste caso por culpa da diferença de Mhz que no meu monitor está a 85Khz, enquanto que a tv tem p'raí,... 40? 50' Khz??? :'(

Voltando ao assunto do tópico, tambem troquei a minha antiga MX-440 da Sparkle (bem boazinha, apesar das más-línguas acerca dela) pela Gigabyte 7600GS e apesar de tudo o meu velhinho pc "agradeceu" o upgrade com um boot sequence mais rápido! LOL
E sim, nota-se uma boa melhoría na qualidade dos gráfico e dos efeitos, no entanto, creio que eu tería na altura ficado mais bem servido com uma 7600GT, porque sinto falta de alguns fps's a mais, e nem mesmo desligando os efeitos resulta, o que significa falta de "pulmão" quando se puxa pela qualidade geral dos graficos e não de qualidade pontual nos efeitos, esses parecem não ter influencia na performance da grafica!
Uma 7600GT tería sido o ideal, mas e achar um bixo desses em AGP? Estava tudo esgotado! >(

\w/
 
AGP is still alive

Boas

Pois é, o agp ainda não morreu

Tenho uma XFX 6800GS 256MB AGP que comprei em Abril de 2006 por 120€ com 0km´s:-D a um gajo num fórum e na altura até pensei que o gajo me tivesse a enfiar o barrete...Nas lojas ainda estavam por volta dos 200€ mas o que é certo é que este deve ter sido o melhor negócio em informática da minha vida...
Mal cheguei a casa fiz-lhe logo o mod para ultra e tcham tcham tcham, funciona perfeitamente com todos os pixel/vertex pipelines desbloqueados desde então...
É 1 bomba...jogo cs:s num p4 3.2 com tudo(incluindo filtros) no maximo a 1024 sempre com 70 ou + fps´s.
Apenas as velocidades não estão iguais à ultra pois nunca investi num cooler melhor, está neste momento a core350@400 e mem´s 1000@1050
Só penso trocar de placa quando for para comprar 1 pc novo lá para o final do ano quando o DX10 tiver mais difundido...
 
Eu tenho uma 9800 pro e tão cedo não mudo para pci-e por que mais valia comprar um pc totalmente novo. Não vou deitar fora uma maquina que cumpre perfeitamente o seu papel por causa de mais eyecandy e fps.
Acho muito bem que o AGP se aguente pelo menos ate haverem graficas dx10 decentes ao preço da uva mijona e quadcores a 200€.
 
Eu tenho uma 9800 pro e tão cedo não mudo para pci-e por que mais valia comprar um pc totalmente novo. Não vou deitar fora uma maquina que cumpre perfeitamente o seu papel por causa de mais eyecandy e fps.
Acho muito bem que o AGP se aguente pelo menos ate haverem graficas dx10 decentes ao preço da uva mijona e quadcores a 200€.

Tbm acho que o slot AGP nao vai morrer tao cedo... o_O Tbm nao vou trocar meu sistema tao cedo vou esperar sair mais vgas DX10
 
Gostaria que no teste tivessem incluido algo da geração imediatamente anterior às 7800 e 1900. Tanto as 6600, 6800, x800/850 e x1600 deveriam estar incluidas no teste; pois acho que os verdadeiros indecisos são os que possuem estas placas.
 
Back
Topo