AGP Platform Analysis, Part 1: New Cards, Old System

Gostaria que no teste tivessem incluido algo da geração imediatamente anterior às 7800 e 1900. Tanto as 6600, 6800, x800/850 e x1600 deveriam estar incluidas no teste; pois acho que os verdadeiros indecisos são os que possuem estas placas.

Não devem fugir mt duma 7600gt, excepto a 6600 e x1600pro...

Mas eu continuo a dizer que a 9700 ainda que boa gráfica já não dá conta do recado há uns bons (poucos) anitos...
 
Há uns dias atrás joguei o Quake4 a 1024x768 High Detail 4xAF 0xAA. Houve uma cena ou outra que pareceu ir para 20fps.

Se bem que o Quake 4 já saiu há um ano acho.

EDIT:

Bem eles só usaram um AthlonXP 2500+. Pelo menos quando passei do AthlonXP para um Athlon64 notei melhorias penso que na ordem dos 10%. Como na altura os A64 custavam uma pipa de massa vendi-o, comprei um Sempron 2600 +754 e não perdi performance alguma já que os jogos já estavam praticamente limitados pela gráfica pelo que não faria sentido andar com um processador mais caro para a gráfica que tinha.
 
Última edição:
Estas revistas, feitas assim denigrem um pouco a "imagem" do AGP. O setup logo à partida é altamente desvantajoso quando comparamos com as soluções PCIe que são mimadas com o "bom e o melhor"(X6800 e DDR2 800 de baixa latência, etc.).

Lembro-me que com a minha 7800GS+ 512 MB da gainward, motherboard ASROCK 775Dual-Vsta, com o o meu E6300@E6400 e 1024 MB de DDR600@457 MHz fazia cerca de 5.500 no 3DMARK2006 e 9.500 no 3DMARK2005, ou seja uma solução intel, agp e ddr com desempenho ao nível do high-end que se verifica no PCIe.
 
Estas revistas, feitas assim denigrem um pouco a "imagem" do AGP. O setup logo à partida é altamente desvantajoso quando comparamos com as soluções PCIe que são mimadas com o "bom e o melhor"(X6800 e DDR2 800 de baixa latência, etc.).

Lembro-me que com a minha 7800GS+ 512 MB da gainward, motherboard ASROCK 775Dual-Vsta, com o o meu E6300@E6400 e 1024 MB de DDR600@457 MHz fazia cerca de 5.500 no 3DMARK2006 e 9.500 no 3DMARK2005, ou seja uma solução intel, agp e ddr com desempenho ao nível do high-end que se verifica no PCIe.

Mas isto não é para comparar as duas plataformas directamente, isto é para aquelas pessoas que já têm computadores com um ou dois anos em cima...
 
Estas revistas, feitas assim denigrem um pouco a "imagem" do AGP. O setup logo à partida é altamente desvantajoso quando comparamos com as soluções PCIe que são mimadas com o "bom e o melhor"(X6800 e DDR2 800 de baixa latência, etc.).

Lembro-me que com a minha 7800GS+ 512 MB da gainward, motherboard ASROCK 775Dual-Vsta, com o o meu E6300@E6400 e 1024 MB de DDR600@457 MHz fazia cerca de 5.500 no 3DMARK2006 e 9.500 no 3DMARK2005, ou seja uma solução intel, agp e ddr com desempenho ao nível do high-end que se verifica no PCIe.
O problema é que o bom e o melhor é para coisas modernas. E o PCI-E já vai para a versão 2. Não saiu propriamente ontem.

Actualmente não mudar para PCI-E ou é manifesta falta de necessidade de mudar o conjunto board/processador ou é mesmo casmurrice
 
Não considerei esse factor porque acho que se vais fazer um upgrade esse problema já está resolvido (e actualmente PCI-E não é mais caro... muito pelo contrário)

eu compreendo o q o WindWalker quer dizer pq eu estou numa situçao q tenho um amd socket a e pra fazer um upgrade pra um sistema recente fica mto caro pq alem de ter q mandar a grafica fora tb vai memoria alem do cpu e da board, ja n da pra fazer aqueles upgrades baratos de ir mudando uma peça de cada vem ou so a board e o cpu numa primeira fase
 
Não considerei esse factor porque acho que se vais fazer um upgrade esse problema já está resolvido (e actualmente PCI-E não é mais caro... muito pelo contrário)

eu optei por fazer um upgrade à grafica e à memoria pois compensa e de que maneira! Para mudar para PCI-E tinha que mudar o sistema todo, só me sobravam os discos. Assim fico com um computador que já dá para jogar as coisas mais recentes e dá para aguentar o barco mais um ou dois anos, altura em que terei de comprar um portatil...
 
Não entendo porque algumas pessoas insistem em declarar o AGP como morto.
Esta review vem confirmar isso mesmo. O AGP não está morto - de todo - e para aqueles que não têm o dinheiro para investir em RAM + MOBO + CPU ainda conseguem obter um bom rendimento em jogos, se não se importarem de abdicar dos efeitos mais "pesados".

Ao contrario do que já falaram a review parece-me perfeitamente legitima.
Quem tem um P4 1.8 não quer saber se a sua placa AGP ainda se aguenta num processador com o dobro da velocidade e cache. Pelos vistos ainda vai ser feita uma 2ª parte do teste com um processador mais potente. Ainda bem... porque dá para ter uma melhor noção dos limites da placa, mas nunca por ser um teste que faça alguém comprar um processador melhor para espremer ainda mais a placa gráfica.
Havendo dinheiro para comprar um processador novo, já se justifica esticar mais os cordelinhos para trazer uma MOBO e RAM atrás. :)

Não sou grande fã de benchmarking, mas não deixa de ser uma boa iniciativa da Tom's. ;)
 
Última edição:
Passo a esclarecer :) Eu já tinha a DDR600 e a Placa Gráfica. Mas quis mudar o meu Pentium 4 EE [email protected] GHz (Gallatin socket 478) por um E6300. Para o efeito, além do Allendale (185 €), só tive de dar 55 € pela Asrock. Esta board é muito interessante porque permite usar DDR ou DDR2 e placas AGP ou PCIe. Tem uma excelente performance (considerando o preço) e é muito estável permitindo um overclock modesto (no meu caso 300 de FSB). Trata-se assim uma excelente plataforma de upgrade. Assim quem tiver uma boa gráfica, boa DDR, não quiser gastar muitos euros e pretender experimentar o poder dos Conroe e Allendale escusa já de fazer o grande salto e gastar tanto dinheiro! Foi apenas este o sentido do meu post!
 
Para mim compensou fazer upgrade ao meu pc e á placa AGP. Na altura em que comecei o upgrade, por volta de Janeiro de 2006, tinha uma geforce 4 MX440 64MB, 256MB de RAM e o cpu tava com a velocidade de origem.
Digo-vos já que não gastei muito dinheiro e notei bastantes diferenças.

Comecei por meter 1GB de RAM que me tinham dado.
Logo a seguir comprei um Thermalright slk800 para começar fazer OC ao cpu.
Mais tarde adquiri uma 9800SE 128MB, fiz o mod para 9800pro e voilá. As diferenças nos jogos foram brutais e estou muito contente com o upgrade.

Tudo gira á volta de como voces investem o dinheiro. Por vezes com pouco dinheiro e com um pouco de sorte podemos fazer grandes upgrades. Eu gastei menos de 100€ e notei a diferença de performance.
 
Passo a esclarecer :) Eu já tinha a DDR600 e a Placa Gráfica. Mas quis mudar o meu Pentium 4 EE [email protected] GHz (Gallatin socket 478) por um E6300. Para o efeito, além do Allendale (185 €), só tive de dar 55 € pela Asrock. Esta board é muito interessante porque permite usar DDR ou DDR2 e placas AGP ou PCIe. Tem uma excelente performance (considerando o preço) e é muito estável permitindo um overclock modesto (no meu caso 300 de FSB). Trata-se assim uma excelente plataforma de upgrade. Assim quem tiver uma boa gráfica, boa DDR, não quiser gastar muitos euros e pretender experimentar o poder dos Conroe e Allendale escusa já de fazer o grande salto e gastar tanto dinheiro! Foi apenas este o sentido do meu post!

E qual é essa motherboard?? :007:

---edit---

Esquece, já vi no teu post anterior. Para os distraídos como eu: 775Dual-VSTA ou 4CoreDual-VSTA.

Parece-me uma excelente alternativa para os "tesos"! Que me podes dizer sobre esta mobo? Tiveste-a a funcionar com core2duo+agp+ddr400? E que tal?
 
Última edição:
eu tenho 2 boards dessas dualvsta!

impecs
rock solid
overclock não é grande coisa, falta-lhe a opçao de vmod
mas tem voltagem para mems e para agp

som onboard porreiro
dá para ddr1 e ddr2 e agp e pcie

e ate podes ter uma agp e uma pcie ao mesmo tempo..
 
De facto continuam a dizer k agp está morto, mas eu não estou virado pra trocar de mobo+cpu (+ram ?), tenciono fazer 1 upgrade á minha actual para 1 coisa mais modesta, e até 150e façoa a festa. Agora claro, depende do bolso de cada um (tb não quero nenhum topo de gama).
 
eu tenho 2 boards dessas dualvsta!

impecs
rock solid
overclock não é grande coisa, falta-lhe a opçao de vmod
mas tem voltagem para mems e para agp

som onboard porreiro
dá para ddr1 e ddr2 e agp e pcie

e ate podes ter uma agp e uma pcie ao mesmo tempo..


Acho que será por aqui que farei a transição... Será bastante mais suave, visto que não ando com grandes pressas.
 
Back
Topo