[AGP] Xfx 6800 xt 256 vs 7600 GS 256

Sahaqiel

Power Member
Boas ppl,

gostava que me elucidassem qual destas placas a melhor :

-Xfx 6800 XT Agp 256 Mb DDR3 256 bit
-Xfx 7600 GS Agp 256 Mb DDR2 128 bit

Como não consegui achar comparativo das 2, depois da minha ("extensa") procura pelo google, só tenho alguma informação, na qual não me sei basear muito bem.

Xfx 6800 xt :
Clock rate - 350 MHz
Memory Clock - 1.0 GHz
Chipset: 6800 XT
Memory: 256 MB
Bus Type: AGP
Memory Bus: 256 Bit
Highlighted Features: Dual DVI Out

7600 GS agp:

Clock rate: 400 MHz
Memory Clock: 533 MHz
Chipset: GeForce 7600 GS
Memory: 256 MB
Bus Type: AGP 8X
Memory Type: DDR 2
Memory Bus: 128 bit
Highlighted Features: DVI Out , DVI Out , TV Out

julgo ambas terem 8 pipelines. A 7600 gs tbm tem novas tecnologias como HDR ?? e SM 3.0 (e outras ) e tbm é mais fresca. No entanto se a 6800 XT vier com o chip nv40 dá para desbloquear 4 ou 8 pipes, e não com nv41 / nv42 / (nv43 ? ). Preços são muito idênticos ou no máximo diferença de 20€ creio.

agradeço a quem conseguir ajudar baseado nesta informação ou não. Se não for possível saber qual o chip que vem com a 6800 xt, agradeço que comparem assumindo que tem apenas 8 pipes.
 
Última edição:
Boas ppl,

gostava que me elucidassem qual destas placas a melhor :

-Xfx 6800 XT Agp 256 Mb DDR3 256 bit
-Xfx 7600 GS Agp 256 Mb DDR2 128 bit

Como não consegui achar comparativo das 2, depois da minha ("extensa") procura pelo google, só tenho alguma informação, na qual não me sei basear muito bem.

Xfx 6800 xt :
Clock rate - 350 MHz
Memory Clock - 1.0 GHz
Chipset: 6800 XT
Memory: 256 MB
Bus Type: AGP
Memory Bus: 256 Bit
Highlighted Features: Dual DVI Out

7600 GS agp:

Clock rate: 400 MHz
Memory Clock: 533 MHz
Chipset: GeForce 7600 GS
Memory: 256 MB
Bus Type: AGP 8X
Memory Type: DDR 2
Memory Bus: 128 bit
Highlighted Features: DVI Out , DVI Out , TV Out

julgo ambas terem 8 pipelines. A 7600 gs tbm tem novas tecnologias como HDR ?? e SM 3.0 (e outras ) e tbm é mais fresca. No entanto se a 6800 XT vier com o chip nv40 dá para desbloquear 4 ou 8 pipes, e não com nv41 / nv42 / (nv43 ? ). Preços são muito idênticos ou no máximo diferença de 20€ creio.

agradeço a quem conseguir ajudar baseado nesta informação ou não. Se não for possível saber qual o chip que vem com a 6800 xt, agradeço que comparem assumindo que tem apenas 8 pipes.

- A 7600 GS (G73) tem 12 pixel pipelines, não 8 como na 6800 XT (NV42-value) e 7300 GT (G73-value).
- A 7600 GS é de facto mais fresca e consome menos energia, porque é fabricada a 90nm, contra 110 ou 130nm das versões 6800 XT para PCI-Express e AGP, respectivamente.
- A 6800 XT também tem HDR, Shader Model 3.0 e Purevideo, tal como a 7600 GS.
- Os pixel shaders da 7600 GS (G7x) são mais eficientes -fazem mais trabalho- por cada MHz de velocidade do que os equivalentes da gama NV4x.
- 6800 XT com o chip NV40, só se for a versão AGP8x. A versão PCI-Express tem o mesmo chip -embora "cortado"- da 6800 GS, o NV42 com 12 pixel shaders.
 
obrigado pelas sugestões e informação adicional ( e corrigindo a minha tbm ).

Apesar de não ter a garantia que a 7600 gs é mais performante que a 6800 xt, pelo menos garante-se a frescura, e como tem mais pp's talvez o overclock dê um boost maior que o boost que daria a 6800 xt overclockada sem desbloquear que os pp's ( que nunca se garantem sem que se tire o cooler e se veja qual dos chips é ).

concluindo em princípio vou para a 7600 gs, obrigado mais uma vez
 
Aproveitando o tópico, será que uma fonte de 350W com 17A na linha de 12+ aguenta esta gráfica? Esta 7600gs da msi pede no mínimo 400W ,mas com sorte funcionava na minha fonte :P Que acham? Eu sei que dedia ter uma fonte com mais potência mas a minha board está viciada! Não aguenta mais de 350W. Já tentei fontes de 400W e de 550W mas ela nem liga... é que assim para trocar de fonte tinha de trocar de board, se trocar de board tinha de trocar o processador, and so on!!
Obrigado.
 
Última edição:
Aproveitando o tópico, será que uma fonte de 350W com 17A na linha de 12+ aguenta esta gráfica? Esta 7600gs da msi pede no mínimo 400W ,mas com sorte funcionava na minha fonte :P Que acham? Eu sei que dedia ter uma fonte com mais potência mas a minha board está viciada! Não aguenta mais de 350W. Já tentei fontes de 400W e de 550W mas ela nem liga... é que assim para trocar de fonte tinha de trocar de board, se trocar de board tinha de trocar o processador, and so on!!
Obrigado.

Hijacker! Compra uma fonte boa, procura no fórum, existem diversas threads sobre o assunto
 
Num liga? WTF? deves ter qualquer coisa mal...ligaste mesmo todos os cabos? 4 pinos...o de 20/24 ?e algumas tem um de 6 pinos...atenção a isso...quando tentares uma com os tais 400/500W verifica a linha dos +12V q intensidade tem...se é maior ou menor q a q tens actualmente..e quando mudares faz clear cmos à board..

dpois manda noticias....
 
A sério!! Até pedi a um amigo meu que tem uma loja de informática pra vir cá a casa!! O tipo trouxe 3 fontes novas e com nenhuma delas o pc funcionou! Quando voltamos a original (300W) estava tudo bem! No dia seguinte ele trouxe uma de 350W e por cá ficou! Ele disse que as vezes acontece as boards ficarem "viciadas" naqueles valores de corrente. Não duvido nada que a minha board seja uma dessas já que não é das mais famosas (matsonic 9337C).
Já agora, acham que vale a pena comprar a 7600gs para o meu pc (p4 2,7GHz; 1Gb Ram 333MHz)?
Não vai "comprometer" a performance da gráfica? Eu queria substituir a minha ti4200 agp8x e aguentar o pc mais um anito até montar uma coisa mais actual!
Digam de vossa justiça!
 
Não é por nada mas a memoria DDR3 a 256bits na 6800XT não fará a diferença sobre os 128bits de memoria DDR2 na 7600GS?

Não porque a 7600 GS tem pipelines mais eficientes no uso e conservação de largura de banda, enquanto a 6800 XT a tem a mais para aquilo que consegue aproveitar para processamento gráfico.
Passa-se o mesmo no caso da 7600 GT, a bater a 6800 GS facilmente, com a mesma diferença entre os dois buses de memória.

Além disso, a memória GDDR2 tem ligeiramente menos latência por clock do que a GDDR3, mais um factor a minimizar a perda de largura de banda máxima *teórica*.
Só se alguém se atrevesse a jogar com uma 6800 XT a 1920 x 1200 ou superior, e com níveis de AA e AF elevados, é que se notaria a placa a aproximar-se da 7600 GS, mas duvido que mesmo assim a passasse.
 
Última edição:
Passa-se o mesmo no caso da 7600 GT, a bater a 6800 GS facilmente, com a mesma diferença entre os dois buses de memória.


Não querendo implicar contigo nem puxando a brasa à minha sardinha (k a minha 6800gs por acaso até morreu) bater facilmente onde ? em 2 ou 3 testes ? É que pelos resultados que mostrei praí a diferença era minima e muitas vezes até com vantagem pra 6800GS...

O unico motivo pela qual a 7600GT bate a 6800GS nalguns testes tem a ver com a superior velocidade do core, ambas as placas com o core aos mesmos Mhz's (O que não é assim tão dificil) a 6800 tem vantagem devido à memória... Logo a ideia dos pipes da 7600/G73 serem superiores não pega pra estes lados...
 
Última edição:
Não querendo implicar contigo nem puxando a brasa à minha sardinha (k a minha 6800gs por acaso até morreu) bater facilmente onde ? em 2 ou 3 testes ? É que pelos resultados que mostrei praí a diferença era minima e muitas vezes até com vantagem pra 6800GS...

O unico motivo pela qual a 7600GT bate a 6800GS nalguns testes tem a ver com a superior velocidade do core, ambas as placas com o core aos mesmos Mhz's (O que não é assim tão dificil) a 6800 tem vantagem devido à memória... Logo a ideia dos pipes da 7600/G73 serem superiores não pega pra estes lados...

Os resultados são claros...
http://www.hardwaresecrets.com/article/344/5

ou

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2717&p=11

Quanto às velocidades no core, isso é irrelevante, a largura de banda de um chip para os seus bancos de memória também faz parte integrante da placa, e dela depende a performance do todo.


offtopic:
Pá, eu bem te tinha dito que andavas a puxar por ela em demasia...:D;)
Agora, coitado de ti (yeah right...:D:D) vais ter de arranjar uma placa mais potente para a substituir.
 
Última edição:
Back
Topo