1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Agradeço todo o tipo de sugestões

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Otomangas, 15 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1292)

1. Boas! Cumprimentos a todos, a quem eu visualizo há algum tempo.... e que grandes ajudas que me têm dado.
    Estou com um problema que, nem gajos que eu considerava craques , estão a conseguir resolver.
    O objectivo é muito simples: ligar 2 PCs em rede a partilharem ficheiros, uma impressora e internet.
    O problema: Partilham net, mas não partilham mais nada.
    Parte do problema: Não há cá routers nem mais malabarismos com equipamento. Não gasto um chavo nesta ligação porque sei que funciona.
    Dois Windows XP Professional, um deles (a quem vou passar a chamar Host) a ligar à net através de netcabo (com um modem Thompson TCM 325 e a ligar USB no Host).
    Ambos com placa de rede e a ligação feita entre ambos com um cabo cruzado. Aliás, neste momento tentei um switch (só porque andava cá por casa) entre os dois, com cabos de rede normais, mas só por desespero (Os resultados com switch ou com cabo cruzado são exactamente iguais).
    Corri o assistente do Windows para redes em ambos os PCs, dizendo-lhe que seriam partilhados e no Host dizendo que acedia à net e outros PCs poderiam aceder através dele. E no outro, no PC2 (A quem vou passar a chamar Guest) dizendo que acederia através de um outro PC.
    Ambos os PCs fazem parte de um workgroup com o mesmo nome (já experimentei alterar o nome duas ou três vezes).
    Confirmei nas Local Security Policy que ambos se autenticam como guest ao visitar o outro sem precisar da autorização do administrador do próprio PC.
    Tentei endereços com "\$c" a seguir e o resultado é nicles.
    Pingo-os, tanto a um como ao outro, e eles falam-se.
    Desliguei a firewall, permiti todas as excepções, e nem assim.
    Os discos estão partilhados (também experimentei partilhar só pastas).
    Nos protocolos de ligação, fiz um "ipconfig -all" ao Host e experimentei por os DNS no Guest... não é que me adiantasse de muito, porque net já havia e o problema não era esse, mas, tentei à mesma. Resultado: nicles.

Protocolo de ligação:
    Host
    IP: 192.168.0.1
    Máscara: 255.255.255.0

Guest
    IP: 192.168.0.2
    Máscara: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.0.1

DNS: 192.168.0.1

Tenho net em ambos, mas na Vizinhança da rede não se vêm.
    Sugestões???.......

2. No pro a coisa pia mais 'fina', cria os mesmos users em ambos os pc's com uma pw simlpes e partilha algo. Abres os browser e colocas \\ip.do.pc.destino\ e logas como o user que criaste. Atenção que é "\c$' e não o contrário, verifica também se não tens a partilha de files para o exterior, caso isto aconteça tens a maquina «exposta» á rede publica. Nunca se devem desligar fw de pc's com ip's publicos, é a minha simples opinião.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2008
  3. Ambos têm o mesmo user desde o início. Ambos não têm password. Ambos os users estão definidos como administrators.
    Que a coisa é estranha, é. Mas nisto dos computadores, eu costumo dizer, de tão óbvia a solução, nem a conseguimos ver. O problema visto de fora costuma ser mais fácil.

Quanto ao "$c", tratou-se de um "lapsus teclade" :)

4. Nada! Nem assim. "Windows cannot find \\192.168.0.1\c$..." no guest e "Windows cannot find \\192.168.0.2\c$..." no host.

Começo a por a hipótese de encarar isto como um poltergeist e associar-me a um forum de padres exorcistas.

5. O net view no Host:
    c:\>net view 192.168.0.2
    System error 53 has occurred.
    The network path was not found.

O browser no Host:
    Windows cannot find "\192.168.0.2\". Check the spelling and try again....

""""""""""""""" - - """""""""""""""""""""

O net view no Guest:
    c:\>net view 192.168.0.1
    System error 1231 has occurred.
    The network location cannot be reached. For information about troubleshooting, see Windows help.

O browser no Guest (demora mais do que o normal a disparar resposta):
    Windows cannot find "\192.168.0.1\". Check the spelling...

"""""""""""""" - - """"""""""""""""""""2

Pingados, continuam a falar. Não sei se interessa, mas a pingar um (Host) a seguir imediatamente ao outro (Guest) são em tudo iguais, excepto no TTL=128 no Guest e TTL=48 no Host.
    Continua a haver net em ambos.

6. Ping no Host ao Guest:

Pinging 192.168.0.2
    Pinging 192.168.0.2 with 32 bytes of data:
    Reply from 192.168.0.2: bytes_32 time<1ms TTL=48
    Ping statistics for 192.168.0.2:
    Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 <0% loss>,
    Approximate round trip times im milli-seconds:
    Minimum = 0ms, Maximum = 0ms, Average = 0ms.

""""""""""""""""""""""" - - """"""""""""""""""""""""""""

O ping feito no Guest ao host é em tudo igual excepto nos TTL em que aparece TTL = 128.

7. nem sei que te diga... experimenta desligar o cabo e muda o nome dos pcs, reinicia e depois corre de novo o assistente de redes do windows mudando o nome do workgroup, depois liga o cabo e vê o que dá.
    se não for isso só me ocorre ser um serviço desligado ou alguma configuração do group policy (executa o gpedit.msc e vê as opções)
    espero que te safes (parece incrivel como coisas tão simples ás vezes dão cada dor de cabeça... misterios windows)

8. Code_Red

Code_Red Banido

- Deves usar o mesmo nome no workgroup
    - Tens em ambos os computadores os seguintes protocolos:
    Client for Microsoft Networks, File and Print Sharing, NetBEUI e TCP/IP
    - Partilhar uma pasta/Disco permitindo que os outros utilizadores possam alterar os ficheiros.

Ligando um Modem Cabo a Internet (RJ45/USB)

9. Code e Xact, agradeço, mas vocês não me leram.
    Renomeear redes, PCs, e etc já eu tentei. Duas, três, acho que desisti à quarta...

10. Erros começado por 5 são erros de autenticação (user/pass), o user que faz o pedido não está 'autorizado' a aceder porque não está autentificado nesse pc.

Erros começados por 12xx são erro de sintaxe, tens uma variante do comando mal evocada.
    Escreves '\192.xxx.xxx.xxx\' mas o correcto deverá ser '\\192.xxx.xxx.xxx\' isto é um erro de sintaxe.

Eu bem disse que o pro 'pia' mais de fininho.
    Estás quase lá, já falta pouco. Não está a seguir a regra mais basica de todas, o KISS.

11. NVRSystem

NVRSystem Power Member

eu como vista e xp na boa, já que tens o mesmo "workgroup" nos 2 partilha as pastas que desejas ter acesso nos 2, quando fazes o assistente ele pergunta se queres partilhar pastas e impressoras, nos ficheiros partilhados deves poder vê-los nos 2 pc's, assim partilhas a pasta Y e a x e nos 2 pc's deves ter acesso a elas. pelo menos foi o que eu fiz para mim e funcionou.

12. Kral

Kral Power Member

é assim... se estás a usar o $ no disco... qualquer pasta partilhada nesse disco vai estar inacessivel ou escondida!
    relembra-me, estes testes todos foram feitos so com cross?!? têm ambas o SP2 correcto??
    as config de ip estão certas, podes as manter.
    apaga as contas reinicia a maquina.
    cria novas contas com password ou sem password, possivelmente tens algum problema com as credenciais de autenticação das contas... apaga-as e cria-as de novo... em server2003 (c/ dominio) isso acontece e temos de fazer reset a conta. em workgroup tens mesmo de apagar a conta!
    recapitulando

1º tirar o $ dos disco, pois assim eles vão estar escondidos/inacessiveis
    2º apagar as contas e crirar novas para libertar as credenciais associadas

da-me depois o feedback do que aconteceu.

Cumprimentos

13. Carissímos, muito obrigado!!!
    Assim que o [email protected] me alertou para o KISS, que habitualmente quando começamos é o que usamos, mas conforme a coisa não vai funcionando, afasta-se cada vez mais, lembrei-me que a solução poderia passar pelo que disseste, Kral, SP1 num PC e SP2 no outro.
    Nunca me ocorreu que poderia passar por aí, mas o facto é que depois de igualados, funcionam.
    No entanto, só para tirar dúvidas, antes de por a coisa a funcionar, fiz uma experiência e fica como dica para futuros problemas idênticos.
    Tendo, como tinha, a máquina Host com SP1 e a Guest com SP2, a coisa não funcionava.
    Pondo a máquina com SP2 como Host e a outra com SP1 como Guest, a coisa funciona.
    O que agora se torna evidente ao olhar para a máquina que faz a autenticação. Lá está, quanto mais nos afastamos do KISS, mais se nos tolda a vista.

Mais uma vez, obrigado a todos, um abraço e espero encontrar-vos brevemente num forum sobre oscommerce onde tenho de ir tirar umas dúvidas.

Partilhar esta Página