Agua??

rubenm

Suspenso
Ora boas ppl

tenho um WaterCooling dakeles pre assemblados da Vantec, akilo tem um liquido qualquer de cor verde mas cada vez tem menos agua e parece-me que as temperaturas estao a subir em relacao ao ano passado onde tinha uns 25º agora tenho + de 30º por isso devo simplesmente acrescentar agua destilada ou mudar tudo??
 
Eu sempre que mudo o liquido ao meu sistema faço uma limpeza geral e meto liquido novo.

Tu fazes como te der mais jeito, mas convém que limpes o sistema pelo menos 1 vez por ano...
 
Água destilada + anticorrosivo no caso de existirem metais diferentes no sistema, tipo cobre no bloco e alumínio no radiador.

Líquidos xpto de cores bonitas passam-me ao lado :007:
 
Exacatamente , convém ir limpando, aqui a uns meses até tinha umas especies de borrachas verdes que entupiam os tubos ! :lol:



Agora volta na volta , desmonto tudo e limpo tudo bem limpinho, a acrescento agua !

Como ja disseram o anti corresivo faz falta, mas quando estou mesmo enrascado, e nao tenho , ponho só agua destilidada !
 
boas pessoal! aproveitandome aki deste topico!

tenho um kit de agua no pc e uso liquidos comprados, como por exemplo FESER ONE 1L UV REACTIVE ACID GREEN!
mas tipo agr os blocos de cobre deram para ficar a modos que azul, ja me disseram k era as aguas compradas k faziam akilo!
a minha questao é a seguite, tenho o pc que se pode ver aki ao lado no "my system" e tenho blocos em discos vga e cpu e as temperaturas sao de 24.5graus, com agua destilada ira manter os mesmos valores ira aumentar!?!? alguem k ja tenha feito a esperiençia que diga aqui de sua justiça!


agua destilada resulta mesmo?? ja disseram aki k sim mas é smp akela duvida!

cumpz
 
boas pessoal! aproveitandome aki deste topico!

tenho um kit de agua no pc e uso liquidos comprados, como por exemplo FESER ONE 1L UV REACTIVE ACID GREEN!
mas tipo agr os blocos de cobre deram para ficar a modos que azul, ja me disseram k era as aguas compradas k faziam akilo!
a minha questao é a seguite, tenho o pc que se pode ver aki ao lado no "my system" e tenho blocos em discos vga e cpu e as temperaturas sao de 24.5graus, com agua destilada ira manter os mesmos valores ira aumentar!?!? alguem k ja tenha feito a esperiençia que diga aqui de sua justiça!


agua destilada resulta mesmo?? ja disseram aki k sim mas é smp akela duvida!

cumpz

Nem todos os liquidos "comprados" são iguais. Esses da Feser one garanto-te que não causam quaisquer problemas! existiam uns da aquacomputer que deixaram residuos.

convem é não fazer misturas de varias marcas, senão dá barraca!
 
atao devo ter tido azar! smp usei o feser one e e neste momento tb tou a usar nunca fix nenhum tipo de mistura! nunca acrescentei nenhum tipo de liquido comprava uma garrafa nova removia toda a antiga e metia toda nova, isto todos os os 6 em 6 meses!
se calhar encalhei foi com algum lote menos bom e estame a danificar o sistema!

cumpz
 
atao devo ter tido azar! smp usei o feser one e e neste momento tb tou a usar nunca fix nenhum tipo de mistura! nunca acrescentei nenhum tipo de liquido comprava uma garrafa nova removia toda a antiga e metia toda nova, isto todos os os 6 em 6 meses!
se calhar encalhei foi com algum lote menos bom e estame a danificar o sistema!

cumpz

Eu usei watercooling durante 3 anos e mal saiu o feser, comecei a usar. Desde ai só tenho usado feser e mudava na altura do verão de cada ano e tanto a bomba, como o reserv, blocos e tubos ta tudo novo.
 
o cobre ficar azul pode ser devido a adsorção dos componentes presentes na mistura ... já agora q zona dos blocos fica azul?

adsorvem a superfície do cobre e não saem mais ....


qt a usar água destilada ... sim é uma boa opção, a condutividade é baixa mas ainda assim tem sempre iões que se tornam chatos a certa altura ,...

se conseguires arranjar água desionizada .. essa sim é boa ....

agora onde conseguir isto ? ... aqueles anuncios de filtros de água para meter na torneira ... q existem inclusive um que é ligado á electricidade ? ... esses aparelhos são colunas de troca ionica ... eles simplesmente retiram os ioes da água ....
 
Uso tb liquido para carro, neste momento G12 e 0 problemas.

Tenho o cuidado de 6 em 6 meses, retirar o liquido, lavar com agua destilada, e tornar a encher.

Uso na mistura uma percentagem de cerca de 20/30% de agua destilada e o resto liquido de carro.

corzinhas e UV e alguns anti-corrosivos, so conspurcavam o sistema todo.

cumps,
 
ficou azul na zona da passagem de agua mas todos os blocos em cobre sem exepção!

tipo eu tenho aki uma cena numa torneira de casa que é um filtro qualquer que realmente dp ta ligado a ficha! cenas da cota que to a ver que vao dar jeito! ;)

mesmo depois de a agua ser desionizada posso adicionar um corante?
deve levar um anticorrosivo mesmo a agua desionizada?


cumpz
 
qt a usar água destilada ... sim é uma boa opção, a condutividade é baixa mas ainda assim tem sempre iões que se tornam chatos a certa altura ,...

se conseguires arranjar água desionizada .. essa sim é boa ....

Água tem sempre iões. a água está em equilíbrio, verificando-se sensivelmente a mesma concentração de iões H+ e OH- e molécula de H2O... logo, duvido que água desionizada seja mais que um nome pomposo, feito para vender.


esses aparelhos são colunas de troca ionica ... eles simplesmente retiram os ioes da água...

No comments.


Uso na mistura uma percentagem de cerca de 20/30% de agua destilada e o resto liquido de carro.

Isto sim é uma boa ideia. o que o anti-congelante dos carros faz é aumentar a capacidade térmica da água, fazendo com que seja precisa mais energia para a aquecer. Isto leva a uma temperatura da água mais baixa, logo maior arrefecimento dos componentes, logo, mais saúde para o pc ;)
 
Última edição:
Água tem sempre iões. a água está em equilíbrio, verificando-se sensivelmente a mesma concentração de iões H+ e OH- e molécula de H2O... logo, duvido que água desionizada seja mais que um nome pomposo, feito para vender.




No comments.




Isto sim é uma boa ideia. o que o anti-congelante dos carros faz é aumentar a capacidade térmica da água, fazendo com que seja precisa mais energia para a aquecer. Isto leva a uma temperatura da água mais baixa, logo maior arrefecimento dos componentes, logo, mais saúde para o pc ;)



tens toda a razão ... a H2O ioniza-se em H+ e OH- .... e também sabes que a ionização natural da água é tão reduzida que a água desionizada tem condutividades de 10e-7 ? ... pois isto considera-se 0 (zero) ...

a água destilada apresenta condutividades de 3 a 4 ordens de grandeza superiores .....

a coluna de troca ionica retira os iões da água (aqueles que não deve lá estar sendo ela pura ) ,.....

ou seja magnésio, sódio, cloretos, carbonatos ... sendo estes os responsáveis pela formação de calcário assim como os responsáveis pela condutividade apresentada pela água "normal" uma vez que os iões que conferem condutividade à água não são os iões hidroxilo nem os hidrogeniões ... mas sim aqueles que pertencem a sais iónicos e q apresentam condutividade iónica ....

espero ter sido explicito para não apanhar mais chicos espertos ....
 
Obrigado tonee.

É uma formula, que durante anos, fui apurando....

Quanto a agua, teoricamente, se for pura, dá.

Mas só em laboratórios, e mesmo assim, perde facilmente as suas capacidades de pureza...

Um bom link:
http://forums.extremeoverclocking.com/showthread.php?t=282232

Infelizmente, não encontrei um tutorial, que havia no site americano, Overclockers, acerca dos diferentes liquidos...


EDIT**

Encontrei-o!

Aconselho a ler, para todos os iniciados no WC e não só...

http://www.overclockers.com/index.p...=article&id=3928&catid=52:cooling&Itemid=4257

Bons coolings...
 
Última edição:
a coluna de troca ionica retira os iões da água (aqueles que não deve lá estar sendo ela pura )

água destilada é purificada (surpreendentemente, através de um processo que, como o nome indica, consiste na destilação), logo não há presença desses iões de que falas. isto EM TEORIA! na prática, tens sempre impurezas, no entanto são em tão pequena proporção que é aquilo a que se pode chamar zero (como disseste antes).

espero ter sido explicito para não apanhar mais chicos espertos ....

lamento se te perturbei.

EDIT: mas não vamos transformar isto numa thread de discussão química.
 
água destilada é purificada (surpreendentemente, através de um processo que, como o nome indica, consiste na destilação), logo não há presença desses iões de que falas. isto EM TEORIA! na prática, tens sempre impurezas, no entanto são em tão pequena proporção que é aquilo a que se pode chamar zero (como disseste antes).



lamento se te perturbei.

não são em tão pequena quantidade como pensas .... garanto-te ....
 
Exacto.

Agua destilada, ainda assim, tem muitas impurezas......

Basta pesquisar no google, por fotos, de users que só usaram agua destilada, e mesmo, através da "desionização", com aparelhos, e mesmo assim os blocos deram problemas ao fim de um certo tempo.

Num dos treads do link que mais acima forneci, exploram bem isso.

Cumps,

Edit* encontrei esse link:

http://www.overclockers.com/oldsite/articles993/

Pena as fotos não estarem mais disponiveis...
 
Última edição:
Back
Topo