AI SUITE num E6400

Spiderman

I folded Myself
Não sei se esté é exactamente o sitio mais apropriado para colocar esta duvida.

Instalei agora o programa da Asus que se chama AI Suite, que vinha com a P5K-E.
Estive a explorar um pouquito este programa, e encontrei uma coisa, que me parece engraçada...

Há la uma ferramenta que se chama "AI Gear 2", e aquilo permite por a performance conforme quisermos, e tem 4 Niveis:

1º Max Performance - É como vem de origem. (Vcore = 1,280V)
2º High Performance - Baixa a Tensao do CPU para 1,248V
3º Med Performance - Baixa a Tensao do CPU para 1,208V
4º Max Power Saving - Baixa o mult do CPU de 8x para 6x, e mantem os 1,208V

O que me parece interessante, é aquele 3º nivel. Será que o CPU vai ficar estavel ao baixar o Vcore, mantendo a frequencia de origem??

É que assim só tem vantagens: gasta menos, dissipa menos calor, a board tambem vai dissipar menos calor, etc....
 
O melhor sítio para fazeres isso é na BIOS.

E sim, se usas o E6400 sem OC, deve ficar estável a 1.2V.

Mas cada CPU é único, pelo que a estabildade deve ser testada com um programa com o SP2004 Orthos (Small FFTs durante +8h).
 
Ainda é o Orthos o programa mais aconselhado para ver a estabilidade do CPU?

É que já vi ai pessoal a utilizar outro programa. Não sei o nome, tem um fundo assim para o vermelho...
 
Penso que o Orthos seja uma 'versão' do Prime95, mas está limitado a dois Cores lógicos (P4 HT/Dual Core). Já o Prime95 não tem essa limitação.
 
Não sei porque razão, mas ao escolher esse nivel 3, fica a demorar o dobro do tempo para fazer um passo numa WU no F@H. Antes demorava 30min a fazer 1%, e depois fica a demorar 1h.

E aparentemente, a unica coisa que muda é o Vcore. Eu já estive a ver no CPU-Z, e tudo se mandem igual. Até ja pensei se por acaso isto não desligaria um dos Cores do CPU. Sei lá....

Cumps
 
Pronto, fiz isto manualmente e já tem a potencia toda mas com o Vcore a 1.20V. Passou 4:15 horas no Orthos e ele não acusou nada, portanto, acho que tá bom. :P

O Asus Suite devia mesmo desligar um dos Cores. Não tenho outra explicação para o sucedido...

Já agora, alguem sabe onde se desliga aquele pequeno OC que as board's da Asus fazem por default?? É que o Bus está a 267,3 Mhz, em vez dos habituais 266,6Mhz.
 
Back
Topo