Ainda estou em analógico.... alguém me pode tirar umas dúvidas?

spindash

Power Member
Sou cliente Cabovisão à sei-lá quantos anos, neste momento estou a pagar 38€ já com um desconto de fedilização MAS ainda estou num pack triplo com internet 10mb por cabo e televisão analógica.... (sim, eu sei). Como a fidelização vai acabar final do próximo mês estou a pensar renegociar um contracto mais... actual, com aquela coisa chamada alta-definição, sabem? :-D

A minha dúvida principal é a seguinte: os sistema actuais de iptv e fibra funcionam todos à base de um router, certo? Ou seja, se eu instalar fibra Zon ou fibra CV vão-me instalar um router e depois vão meter uns cabos desde o router até às TVs? E aproveitam a minha instalação anterior ou fazem uma nova? (até preferia uma nova, porque a da CV ficou uma porcaria, tive que andar a instalar intensificadores de sinal e tudo).
Estou a perguntar isto pois vivo numa moradia, e queria o router no piso superior para ligar ao desktop mas depois torço o nariz aos cabos que (na minha cabeça) vão ter que descer até ao piso inferior.

Alguém me pode tirar estas dúvidas? Desde já muito obrigado.

*EDIT*

Ah, e já confirmei e tenho disponível fibra Zon e CV na minha zona. (ainda não confirmei as outras)
 
Última edição:
Na cabovisão não sei como e, mas penso que deve ser igual a zon.
Na zon eles puxam o dito cabo coaxial da rua ate tua casa ( e o cabo que ligas a tv para veres tv), e depois esse cabo vai ligar a box e ao router e depois do router tens o cabo de rede que ligas ao pc. Nao sei como tens a tua instalaçao na tua casa mas deves conseguir manter a mesma.
 
Na cabovisão não sei como e, mas penso que deve ser igual a zon.
Na zon eles puxam o dito cabo coaxial da rua ate tua casa ( e o cabo que ligas a tv para veres tv), e depois esse cabo vai ligar a box e ao router e depois do router tens o cabo de rede que ligas ao pc. Nao sei como tens a tua instalaçao na tua casa mas deves conseguir manter a mesma.

O meu problema não é em ligar o router ao pc. A dúvida é se vão ter de sair cabos do router até às TVs... não é assim que o IPTV funciona? E a fibra?
 
O meu problema não é em ligar o router ao pc. A dúvida é se vão ter de sair cabos do router até às TVs... não é assim que o IPTV funciona? E a fibra?

Sendo ZON e CV operadores de cabo coaxial (sim cabo por mais que digam que usam fibra) o sinal (analogico ou digital, que precisa de box) vem sempre pelo cabo coaxial.

Logo so tem de existir um cabo coaxial em todas as tomadas que queres ver televisão mas este cabo não vem do router vem directamente da rua.

Em IPTV Fibra existe um cabo de fibra que vai até ao ONT, do ONT sai um cabo de rede que possui o sinal digital + net + telefone que liga a um router. Ao router ligam o telefone, os pc's por cabo, os pc's por wireless e cada uma das boxes.

No entanto do ONT sai também um cabo coaxial que possui normalmente cerca de 70 canais analógicos e que liga directamente a televisão e esta sintoniza os canais como se uma normal antena se tratasse. Em IPTV ADSL não existe esta penultima frase.
 
Sendo ZON e CV operadores de cabo coaxial (sim cabo por mais que digam que usam fibra) o sinal (analogico ou digital, que precisa de box) vem sempre pelo cabo coaxial.

Logo so tem de existir um cabo coaxial em todas as tomadas que queres ver televisão mas este cabo não vem do router vem directamente da rua.

Em IPTV Fibra existe um cabo de fibra que vai até ao ONT, do ONT sai um cabo de rede que possui o sinal digital + net + telefone que liga a um router. Ao router ligam o telefone, os pc's por cabo, os pc's por wireless e cada uma das boxes.

No entanto do ONT sai também um cabo coaxial que possui normalmente cerca de 70 canais analógicos e que liga directamente a televisão e esta sintoniza os canais como se uma normal antena se tratasse. Em IPTV ADSL não existe esta penultima frase.


Afinal na minha cabeça estava parcialmente certo. Parece que vou então renegociar um contracto com a CV para a "fibra" deles, já que se aproveita a instalação anterior.

Já agora, só como curiosidade, o sinal digital vindo do cabo coaxial tem a mesma qualidade (em termos de televisão) que a fibra IPTV?
 
Back
Topo