Ainda existem virus para Windows 98?

PTNetSurfer

Power Member
boas, a minha dúvida é sendo o Windows 98 já algo idoso existem ainda virus para ele?

Pergunto isto porque tenciono dar uso a um PIII que tenho cá em casa as moscas e queria-o tornar num servidor dedicado de Counter Strike para o pessoal cá da terra. Ora sendo que não queria perder rendimento no jogo não queria ter de instalar antivirus, firewall, etc... o pc não ia ter qualquer tipo de informação importante, no entanto não quero que me dê problemas desse genero.

o que me dizem?
 
Para um P3 e servidor, se queres rendimento e segurança instala o Windows 2003 server... Ou o 2000 server embora este não prescinda de uma firewall.

O 98 é que não.

Cumps.
 
Boas

Posso estar enganado, mas no "meu tempo" dessas máquinas (ainda tenho ali algumas paradas, um dia destes vou po-las a funcionar), um Pentium III corria perfeitamente Windows 2000 Server, que para alem de ser direccionado para um servidor, tem uma performance muito boa, e se calhar ficavas mais bem servido.

Se o servidor vai servir apenas para Counter-Strike, e se não andares por ai a navegar na web com ele, eu se fosse a ti punha mesmo o Windows 2000 + Sygate Firewall (que é leve), e ias ver que ficavas muito bem servido, e não ias preocupar-te com virus nenhuns (mesmo os worms precisam de serviços activos para entrarem, portanto se os bloqueares com a firewall, não tens problemas).

Btw... quanta ram tens?

edit: Ali o neonl adiantou-se... eheheehe :-)
 
a unica coisa que o pc vai ficar a fazer é correr a aplicação HLDS. Acham que o sistema operativo fara diferença? eu tenho o 2003 server mas achei-o demasiado pesadão para a maquina que é, além disso não iria tirar proveito das verdadeiras potencialidades do sistema. estou errado?
 
Boas

Posso estar enganado, mas no "meu tempo" dessas máquinas (ainda tenho ali algumas paradas, um dia destes vou po-las a funcionar), um Pentium III corria perfeitamente Windows 2000 Server, que para alem de ser direccionado para um servidor, tem uma performance muito boa, e se calhar ficavas mais bem servido.

Se o servidor vai servir apenas para Counter-Strike, e se não andares por ai a navegar na web com ele, eu se fosse a ti punha mesmo o Windows 2000 + Sygate Firewall (que é leve), e ias ver que ficavas muito bem servido, e não ias preocupar-te com virus nenhuns (mesmo os worms precisam de serviços activos para entrarem, portanto se os bloqueares com a firewall, não tens problemas).

Btw... quanta ram tens?


LOOL e tu adiantaste-te a mim! xD

tenho PIII 866Mhz, 384mb SDRam PC133, 8mb vga (dispensavel)...
 
mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.
 
mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.

Também é uma boa hipotese... supondo (tenho quase a certeza que sim) que o HLDS exista para Linux :P
 
mete-lhe uma distro de linux. o server fica com uma performance muito superior e nao precisas de anti-virus na mesma. é mais leve na máquina e tudo. :) e ao contrário do q possas pensar, é muito facil.

eu ja estava a estranhar ninguem me dizer nada sobre linux! :p

bem, eu ja experimentei duas distros de linux , uma live cd "Knoppix" e uma instalação do Damn Small Linux. Na primeira tive problemas cm o ambiente grafico, na segunda falhas no kernel. Cá em casa tenho, o caixa magica 10, o suse linux 9 e o fedora core (não me recordo a versao), mas acho-os pesadoes para o pc. Além disso a instalação do Counter Strike não é tão facil, e eu nao tenho paciência para aprender como se faz :P (pelo menos hoje não!xD queria ter o servidor pronto pa esta noite...)

cumps
 
Então Windows 2000 (server ou não) chega. Windows 98 para um server "caseiro" Counter-Strike deve ter estabilidade que chegue :P

O pior que pode acontecer é teres de formatar de novo mas também a máquina não é só para isso?
 
Então Windows 2000 (server ou não) chega. Windows 98 para um server "caseiro" Counter-Strike deve ter estabilidade que chegue :P

O pior que pode acontecer é teres de formatar de novo mas também a máquina não é só para isso?


ya a máquina é para ser dedicada ao HLDS, por isso não há crise nenhuma em formatar.
 
O ubuntu server parece-me ideal para essa máquina também, se bem que, por muito fã de linux que eu seja continuo a recomendar o Windows 2000 server
 
epah, com esse sistema (até é melhor q o meu :D), deve dar na boa pra usares o Windows Server 2003.

e penso que com esse PC deve aguentar com o XP, meteres o 98 deve ser má ideia.

Foi o que eu disse no principio, um PIII também não é assim tão velho... Podes bem usar o 2003.
 
Si, XP esp nLited corria que nem ginjas. No entanto, se a box vai ser apenas um server CS, provavelmente o W2k (pro?) talvez seja uma melhor aposta, pq o que perderia em performance seria minimo e a estabilidade é um cadito melhor.

O unico grande defeito que o W2k tem é o boot time obsceno, que mais parece um NT4 da idade da pedra que um OS mais recente.
 
OBVIO que ainda existem virus para o windows 98. E é obvio que ainda circulam. Se tiver mesmo que ser windows, que seja o 2003 server que para o efeito é melhor.

No entanto na minha opinião linux seria a escolha adequada.

Vantagens de correres linux para o efeito:

1 - Não tens que te preocupar com problemas de segurança desde que se esteja a auto actualizar, sejam eles Virus, firewall, whatever.

2 - Mais leve (bastante mais), mais estável, mais fiável.

3 - Configuras uma vez e pronto. não tens que lhe mexer mais. o que eventualmetne precisares (por causa de, por exemplos, updates do próprio CS) podes fazer perfeitamente remotamente. Seja por SSH (linha de comandos), ou por vncview (podes controlar o ambiente gráfico remotamente).

4 - Não estás a praticar nenhuma ilegalidade.

E sinceramente não é assim tão dificil quanto isso. Hoje em dia instala-se perfeitamente uma distro (debian principalmente) sem perceber nada de nada e já fica tudo a funcionar á primeira. E á quantidade de servers linux de CS que há tem que haver suporte.

Encontrei um tutorial á primeira no google a titulo de exemplo:

http://www.cstrike-planet.com/tutorial/1/6

Aconcelho-te Debian se queres algo garantidamente estável (rock solid).
Ou se preferires facilidade de utilização e tudo a funcionar "á primeira": ubuntu 7.10!

Acredita que vale a pena.
 
Última edição:
Em relação à pergunta, sim, sem duvida e são dos mais perigosos e destrutivos que existem.
Bons os tempos em que um simples virus mandava uma instalação do Windows 98 com as porcas.

Em termos praticos, se isso vai ser um servidor de CS até que podes ter isso completamente nu que não irá ser problema nenhum, os virus são provenientes de más filosofias de navegação e afins, eles não aparecem, como que por magia, numa maquina.

Em termos praticos o Windows 2000 SP4 seria uma boa escolha para funcionar como servidor, mas uma coisa que muitos se devem esquecer quando recomendam o Windows 2003 Server é que tal Sistema Operativo é capaz de custar bastante mais do que o proprio PC... mas ignoremos esse pequeno promenor, sim, na familia dos servidores Microsoft é o melhor deles todos, agora não vejo com bons olhos estar a usar o Win2k3 Server para correr um servidor de CS... é como pegar num Ferrari para andar a 30 à hora.

Em termos de performance a melhor escolha é uma distribuição Linux (não, não tens nada que instalar o Counter-Strike, tens é que instalar um servidor de CS, há uma boa diferença, até acho que a Valve disponibiliza a versão de Linux dele sem acrescimos.

Em relação a distribuições o Ubuntu server é uma boa escolha em termos de facilidade a instalar, agora se é a melhor escolha em termos distribuições Linux? Não te sei dizer, não ando propriamente a montar servidores de CS.
 
Não sei ao certo, tudo o que vejo vem com licenças de clientes e afins.
Mas parece estar na redondeza dos €100, talvez arranjes por menos.

Como podes ver, Linux é a melhor escolha, fica-te... €100 mais barato :D
 
Back
Topo