Ainda existem virus para Windows 98?

Moralez: no tempo do windows 98 (e até mesmo na fase inicial do XP) haviam virus que para os apanhares pura e simplesmente bastava teres o PC ligado á net porque exploravam falhas do próprio sistema operativo. Um dos nomes que me vem á cabeça de momento é "blaster".

Eu sinceramente não me arriscava a correr win98 sem antivirus firewall para um servidor (isto se tivesse MESMO que usar windows, ainda por cima o 98).

cumps,
 
Moralez: no tempo do windows 98 (e até mesmo na fase inicial do XP) haviam virus que para os apanhares pura e simplesmente bastava teres o PC ligado á net porque exploravam falhas do próprio sistema operativo. Um dos nomes que me vem á cabeça de momento é "blaster".

O Blaster só se propagava quando te ligasses ao antigo Windows Messenger.
Estamos a falar de um sistema operativo que nem vai tocar num browser.
 
O Blaster só se propagava quando te ligasses ao antigo Windows Messenger.
Estamos a falar de um sistema operativo que nem vai tocar num browser.

da wikipedia:

"The worm spread by exploiting a buffer overflow in the DCOM RPC service on the affected operating systems, for which a patch had been released one month earlier in MS03-026 and later in MS03-039."

Ou seja, bastava o serviço (essencial) estar ligado e o computador estar ligado á net.
 
Yah eu se formatasse sem por a actualização pumba Blaster para cima... Eu só me safava com AutoPatcher (correndo-o antes de ligar-me à net a primeira vez depois do format) ou então ele (Blaster) entrava e eu mudava a data para trás e em vez de 1minuto tinha vários dias ate ao PC de reiniciar e assim ja dava tempo de correr o Windows Update e quando reiniciava ja estava tudo Ok ;)
 
Não sei ao certo, tudo o que vejo vem com licenças de clientes e afins.
Mas parece estar na redondeza dos €100, talvez arranjes por menos.

Como podes ver, Linux é a melhor escolha, fica-te... €100 mais barato :D

Erhmmm não te falta um 0? É que ele perguntou o preço do W2K3 e não de um CAL :P Com €100 nem um XP compras... A menos que sejas a Dell e afins.
 
boas, já pus o Servidor a rolar com o windows98 e digamos que não tenho satisfação total! Estou mesmo inclinado para instalar o linux como servidor (debian, certo?). Quanto ao 2003 server, é a tal situação, a licensa que eu tenho é uma "menos legal" e portanto não convém abusar. (só para esclarecer, tenho o 2003 server pirata, mas calma, não o uso. Apenas o tenho porque dei o ano passado na escola matéria sobre windows server, e para estudar dava-me bastante jeito ter o sistema em casa. Lógicamente não ia comprar Server legalmente, espero que compreendam. :p)

depois faço aqui a comparação do hlds entre sistemas, para analisar recursos de sistema e desempenho "ingame" no linux e Windows (mesmo que 98 XD).

obrigado pelas ideias, ptnetsurfer
 
boas, já pus o Servidor a rolar com o windows98 e digamos que não tenho satisfação total! Estou mesmo inclinado para instalar o linux como servidor (debian, certo?).

Tens várias opções. Na minha opinião Linux fácil é "debian".

A filosofia do debian é ser o mais estável possivel, nunca usando versões beta e utilizando kerneis mais antigos mas bem testados.

No entanto existe o Ubuntu que é derivado de debian que embora utilize software mais actual, é na minha opinião bem estável também. As vantagens do ubuntu é que é ainda mais simples de instalar e funcionar e esta ultima versão 7.10 já traz bastantes melhorias para o utilizador comum. Existe uma versão do Ubuntu especifica para servidores.

Resumindo: Experimenta o Ubuntu 7.10 Server. Se por algum motivo não tiver a performance / estabilidade que precisas, experimenta o debian!

cumps,

P.S. - Depois de já aprenderes os cantos á casa, se quiseres ganhar bastante performance, recompilar o kernel com optimizações para o teu CPU é uma excelente ideia. Mas isso é mais prá frente!
 
Antes de mais, porque te queixas do Windows 98?

Muita bastante instabilidade do sistema (crasha muito), poucas apliçações de monotorização do sistema (tem um gerenciador de recursos um tanto rodimentar), fica muito lento só com o hlds a rodar...

Tens várias opções. Na minha opinião Linux fácil é "debian".

A filosofia do debian é ser o mais estável possivel, nunca usando versões beta e utilizando kerneis mais antigos mas bem testados.

No entanto existe o Ubuntu que é derivado de debian que embora utilize software mais actual, é na minha opinião bem estável também. As vantagens do ubuntu é que é ainda mais simples de instalar e funcionar e esta ultima versão 7.10 já traz bastantes melhorias para o utilizador comum. Existe uma versão do Ubuntu especifica para servidores.

Resumindo: Experimenta o Ubuntu 7.10 Server. Se por algum motivo não tiver a performance / estabilidade que precisas, experimenta o debian!

cumps,

P.S. - Depois de já aprenderes os cantos á casa, se quiseres ganhar bastante performance, recompilar o kernel com optimizações para o teu CPU é uma excelente ideia. Mas isso é mais prá frente!

não será o Ubunto server um tanto pesado para o serviço? eu tive a ver e ele pede 256mb de ram no minino, o que me ia deixar muito pouco para a função servidor, né? vou fazer o download do debian logo que o trafego o permita! :/

cumps
 
eh... uma vez que é para servidor unica pura e simplesmente, as vantagens do ubuntu realmente não são muitas (já pra não dizer nenhumas).

My mistake! :(

Debian bota shake!! :D
 
Para server (Linux) queres facilidade/desempenho: Ubuntu server. Queres Desempenho puro: gentoo.

Debian também é uma hipótese a ponderar, se bem que eu recomende Gentoo (esquesitices minhas :D)

Ah, e já agora, em Gentoo, parte de uma stage 4... escusas de fazer compilação (demorada e chata) desnecessária.
 
Última edição:
nestas coisas das distros é como a religião, cada um com a sua.

de qualquer das formas é na minha opinião desnecessário o gentoo uma vez que não é pra toda a gente. É, na minha opinião, uma distro muito pouco aconcelhável para principiantes. É de facto mais rápido mas é necessário perderes muito tempo a aprender, a configurar e compilar aquilo que precisares.

Para máxima facilidade o ubuntu server é sem duvida uma das melhores (se não a melhor).

CentOS não posso dar opinião porque nunca experimentei.

Debian, continua a ser, na minha opinião, tal como te disse a melhor opção!

cumps,
 
há alguma versão de linux que trabalhe a base de GUI (calma, não se levantem já! XD). É que eu tive a ver uns foruns e o pessoal instala tudo no linux em linha de comandos, e eu proprio pude confirmar isso. Instalei um Caixa Trágica que tinha só pa fazer o teste e tive que fazer tudo a unha. Corri um Live CD de Knoppix e tive que fazer tudo a unha. Não há nenhum mais friendly como o Windows Server? (versao linux, claro!)

Alguém sugeriu o Windows Server 2000. Acham que pode ser uma boa escolha?

obrigado pela opinioes, ptnetsurfer
 
Não à pachorra para linha de comandos. Local i mean :) Já nem me lembro da ultima vez que toquei fisicamente no teclado das minhas boxes *nix... Já ter o desktop com 4 janelas de sessões SSH é perfeitamente normal...

Puxando a brasa à sardinha, Slackware ftw. Se bem que cada vez estou mais desgostoso... Cada release é mais e mais tralha, metade dela inutil. Continua assim e antes do 13 já tive de fazer um LFS para mim próprio...
 
vou dar-te a minha opinião... mas não começem a bombardear!!!
Se queres saber o sistema operativo n é o principal... E pelo que vi pelos specs da máquina já tens tudo estragado...
Um servidor de CS dedicado precisa alguma ram por cada slot de jogador... e a tua máquina se der para jogar um 1on1 já é bom... Desculpa lá estar a desiludir-te mas essa máquina não dá para servidor... cumps...

PS: Não digo que não sirva para treinares... mas tipo... vais ter pings de pelo menos 200ms...
Eu e a minha clan temos um servidor P4 3.0, 1GB de ram DDR2, 80 no disco e uma placa gráfica de 256Mb da Nvidia (Isto tudo foi juntado com os 'restos' de máquinas... e montamos o servidor... instalamos o XP PRO SP2 e está tudo configurado e a andar... HLDS a correr + Hamachi para non-steam... (Nós temos Steam... mas antes não tinhamos e por isso é que usamos Hamachi...)
E com esta 'Bomba', bem melhor que a maioria dos PC's que andam para ai temos pings de 80, isto tudo depois de andar a mecher no registo do windows e a fazer tweaks para aumentar a velocidade o ping da nossa Clix 24Mb (Pagamos a meias ;) )
Agora pensa o que seria a tua máquina com 300 e tal de ram... e um PIII...

Sistema operativo... recomendo-te linux... tem boas velocidades e não precisas de tar a instalar nada... Recomendo UBUNTU SERVER... Cumps ;)
 
Última edição:
vou dar-te a minha opinião... mas não começem a bombardear!!!
Se queres saber o sistema operativo n é o principal... E pelo que vi pelos specs da máquina já tens tudo estragado...
Um servidor de CS dedicado precisa alguma ram por cada slot de jogador... e a tua máquina se der para jogar um 1on1 já é bom... Desculpa lá estar a desiludir-te mas essa máquina não dá para servidor... cumps...

PS: Não digo que não sirva para treinares... mas tipo... vais ter pings de pelo menos 200ms...
Eu e a minha clan temos um servidor P4 3.0, 1GB de ram DDR2, 80 no disco e uma placa gráfica de 256Mb da Nvidia (Isto tudo foi juntado com os 'restos' de máquinas... e montamos o servidor... instalamos o XP PRO SP2 e está tudo configurado e a andar... HLDS a correr + Hamachi para non-steam... (Nós temos Steam... mas antes não tinhamos e por isso é que usamos Hamachi...)
E com esta 'Bomba', bem melhor que a maioria dos PC's que andam para ai temos pings de 80, isto tudo depois de andar a mecher no registo do windows e a fazer tweaks para aumentar a velocidade o ping da nossa Clix 24Mb (Pagamos a meias ;) )
Agora pensa o que seria a tua máquina com 300 e tal de ram... e um PIII...

Sistema operativo... recomendo-te linux... tem boas velocidades e não precisas de tar a instalar nada... Recomendo UBUNTU SERVER... Cumps ;)


Lamento desiludir-te mas já corri o server com o windows 2000 comigo e 4 pessoas com steam e o Ping nunca subiu dos 60 e rolava quase constante a baixo dos 40 !!! :wow:


LOL, gostei do promenor da gráfica de 256MB, certamente vais gostar de saber que a minha grafica tem 1MB, e o meu disco é de 10gb! :004:
 
Back
Topo