1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ainda se compram Scanners de mesa ? Ajuda !

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JoaoMPP, 3 de Julho de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1501)

1. Viva a todos,

Não sei se esta questão ainda justifica um novo tópico ou somente um post, mas aí vai:

Queria comprar um scanner de mesa, que me permitisse trabalhos de digitalização normal, no dia a dia, bem como uma ou outra fotocópia (directa para a impressora) ou fax, mas, principalmente, que desse conta de um trabalho específico que tenho e que vai demorar anos a fazer: digitalizar com qualidade, para preservar, cerca de 12 a 15.000 negativos e organizá-los (o que pretendo "ir fazendo", sem pressas, 20 hoje, 10 depois de amanhã, etc...).

Aconselharam-me o Epson Perfection 4990 Photo - mas custa 500 euros - e já vi que existe o 4490, por metade do preço. Vi que, mais recentemente, saiu um outro Epson tb por cerca de 500 euros.

Tenho procurado informação mas, surpreendentemente, encontro muito pouca, quer em revistas, quer na net.

Parece-me que os Scanners de mesa estão a "morrer", é verdade ? Se é o que parece, porquê e em benefício de quê ? dos 4 em 1 ?

Por isso aí vão as questões, quanto às quais muito agradeço ajuda:

1 - Qual a diferença entre as referidas máquinas, o 4990 e o 4490 ? Vale a pena pagar o dobro pelo primeiro ?
    2 - Os Scanners de mesa estão a morrer em favor dos "multiusos" (impressora / Fax / fotocopiadora / Scanner) ? Estes, ao nível de digitalização, têm a mesma qualidade que os Scanners do mercado (em termos de dpi, qualidade dos CCDs, etc) ?
    3 - Existe alguma razão que me possa estar a passar ao lado para haver tão poucos Scanners no mercado (ao lado dos que enumerei, há mais uns modelozitos da HP e da Canon e nada mais ...).

Obrigado a todos e um abraço.

2. Eletronic_boy

Eletronic_boy I'm cool cuz I Fold

Devias ter postado em "Duvidas e Suporte Técnico" quanto á tuas perguntas n percebo grande coisa sobre o assunto por isso deixo isso pra outra pessoa
    Cumps

3. Ok, Obrigado e desculpa. Só coloquei naquele tema porque um dos scanners que menciono saiu muito recentemente, mas tens razão. Agora está-me cá a parecer que ninguém se interessa muito por scanners ... :'(
    Abraços

4. ShadeX

ShadeX Power Member

4490 = USB 2.0
    4990 = USB 2.0/Firewire

Apesar de o USB 2.0 ter (teoricamente) taxas de 480Mb/s e o Fw só ter 400Mb/s, na prática nunca scanei tão depressa com USB 2.0 como com Fw. YMMV.

Quanto ás perguntas:

1- Não percebo. No texto dizes que são os 2 a €500, aqui dizes que é o dobro...

2- Si. É mesmo isso. O Zé Consumidor não percebe cú da coisa, e não vê vantagem em ter 2 máquinas na mesa a ocupar espaço. Da mesma maneira que não sabe o que é a resolução do monitor, logo compra um TFT e não um CRT 19''. Se tivesse de ganhar a vida com a coisa, ia querer um scanner com opticas e CCD's de qualidade e um monitor com resolução decente e cores decentes. É a mesma coisa dos telelés com camera. O ppl compra um télele pequenino e não uma Canon EOS variedade tijolo, e depois quer sacar 10x15 de fotos que nem para selos têm resolução.

3- Razão do ponto 2. Ninguem os compra. Atm estás quase reduzido a 2 escolhas. Ou comprar multifunções da treta que alem de serem uma m***a o soft que trazem e instalam é um cancro, ou vais para o segmento prosumer e largas uns trocos valentes.

5. Juzhan

Juzhan Power Member

Eu acho um abuso para o que tu queres!!!

Compra mas é uma HP 1610.. custa 130 eur... e ficas com impresosra/scanner.. que te permite tirar fotocopias sem teres o computador ligado.. e faz scanners.. e a imprimir é rapida e os tinteitros são os mais baratos da HP.. uns 18 EUR por tinteiro!

Agora 500 EUR por um scanner.. para uso diario +/- ocasional.. isso é de doidos..

Se fosses um proffissional que necessitasse de um scanner com uma resolução fantastica, para fazers posters publicitarios atraves de imagens A4.. ou para outra coisa qq.. ai nºao sei, ams para uso diario!!!
    Eu sou prof.. e uso bastantes vezes o scanner, para fazer powerpoints.. acetatos, etc.. e tive durante mts anos 1 scaner mustek USB que chegava bem.. apenas o reformei pq comprei 1 multifunções da HP, já k precisada de 1 nova impressora.

Os Scanners estão a "morrer" porque os multifiunções são melhores, ja k alem de scanner e impresosra num só objecto, permitem tirar copias sem ter o Pc ligado!!!
    (por 500 EUR comprava montava 1 computador c/1 multifunções.. lol)

PS:
    ShadeX eu discordo.. não passo a vida a fazer scans a folhas... um multifunções alem de ocupar menos espaço k ter impressora e scanner.. tem outras vantagens .. e para fazer nem k sejam 10 scans por mes (como a maioria das pessoas dev fazer) não tou a ver porque motivo devo gastar um balurdio para depois ter uma imagem 10 cmx 5 cm, que na volta vai ser fotocopiada a preto or uma fotocopiadora ranhosa!)
    E sim.. para mim um telemovel quanto mais pequeno melhor.. não quero ser fotografo.. e usar o telemovel para tal.. alias. raramente uso a camara fotografica e qd uso, de certo não é para imprimir as fotos.. para isso usva a maquina digital como tu dizes.. não vejo é o mal de de vez em quando gostar de tirar umas fotos com o telemovel. que provavelemnte nunca passarão para Pc (embora tenha cabos para isso).. e que apenas as vejo num ecrã minusculo, onde a resolução chega perfei6amente!

Última edição: 5 de Julho de 2006
  6. Neojag

Neojag Power Member

Mas o homem quer scanear negativos pá. Para tal precisas de especificações própriasm e não conheço nenhuma multifunções com essa funcionalidade (por muito multi que seja :P).

Pessoalmente tenho um Epson Perfection 1650. Já tem um par de anos, mas da funcionalidade de digitalizar transparências (negativos, slides...) só me tenho a queixar da velocidade. Prepara-te para passar umas boas horas nisso :D

7. Juzhan

Juzhan Power Member

ok.. sinceramente nunca tentei fazer scan negativos com o multifunções!

As minhas desculpas...

8. Andre1979

Andre1979 Power Member

eu uso a meu HP Scanject 5370c tem um adaptador para scannar negativos e é bastante engraçado... completamente amador... mas tinha umas fotos reveladas numa loja que estavam uma beca escuras... levei ao scanner e depois por um programa de edição de imagem (era um que vinha com a mustek (mustek 2.0) estritamente amador...) e as fotos ficaram como novaas...)...

um dia que tenha tempo passo os negativos todos para formato digital.... isto tudo para chegar a um ponto... se queres fazer um trabalho amador podes procurar quem venda em segunda mão este tipo de scanners....

este meu scanner tem um problema metade da imagem (folhaA4 vem com uma descoloração...) ainda pensei que fosse do vidro sujo, mas é defeito de fabrico e como agarantia já era... fiquei com ele assim.. mas em nada afecta a digitalização de negativos...

se for para comprar novo vê um multifunção de tenha essa opção... (como é obvio um tudo em um nunca pode ser muito bom numa só coisa...)

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Eu em casa tbm tenho só um E1260, mas aqui no trabalho tenho um E4870... Ambos scanam, ambos fazem negativos, mas sinceramente o meu de €100 não se compara a este de €500. Em nada. Nem qualidade, nem velocidade, nada. Pena não ter €500.

Tens todo o direito. Mas o teu post só me dá razão. Os standards a que o povo almeja são tão baixos que nem se importam... Queres mais um exemplo? DVD. O povo acha aquilo muita bom, mas se perguntares, nunca viram footage Betacam em monitores profissionais. Logo, eles comparam com VHS que é o que tinham em casa. DVD/DV bate qqr VHS, mas sinceramente, nem de longe nem de perto se chega a Betacam/pelicula. Queres mais? Hoje estive a ver TFT's para um cliente... TFT's de 19'', davam a maravilha de 1280x1024... Isso dava o meu CRT de 17'' aos anos, e etá um cadito longe dos 1600x1200 no meu 19''. Espaço na mesa eu arranjo, estomago para papar qualidade de 2ª é que não...

De qqr modo, se quisesse pegar a sério na questão, ia pelo facto de os multifunções, por (mau) hábito, f*****m o PC todo. É só soft da tralha a consumir recursos. Então HP/Lexmark é de fugir. Bastava um driver TWAIN e um driver de impressora, mas nestum, é directo to foto, direct to mail, direct to cú de judas, 20 apps gráficas que nem para putos servem e mais 10 inutéis para te registares em sabe Deus onde...

10. K0mA

K0mA Power Member

Uma dúvida, porque é que querem digitalizar negativos? já não é a primeira pessoa que ouço falar nisto...

11. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

negativos---> fotografias...

Eu, aqui no meu cantinho, tenho uma epson cx3200 multifunções..scanner impressora e fotocopiadora..ja digitalizei bastantes vezes e nunca me queixei...o software é acessivel e de facil utilização...se meter em alta qualidade fica mesmo perfect;)

cumps

12. K0mA

K0mA Power Member

Mas espera lá uma fotografia é o resultado depois de se revelar o negativo, ou vocês digitalizam fotografias e não negativos?

13. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

eu nunca experimentei..mas sei que é assim....

cumps

14. Vorador

Vorador Power Member

Hum, a ver se eu te explico. Pegas no rolo que usaste para tirar fotografias, levas à loja e revelas. O resultado disso são os negativos. Isso não quer dizer que faças fotos, mas o que as lojas te fazem é passar os negativos numa impressora e imprimirem-te as fotos. Digitalizar negativos, tem o objectivo de teres fotografias em formato digital no pc, com mais qualidade do que se andasses a passar a foto em si no scanner. Ou ás vezes, perdes uma foto qualquer que precisavas, se tiveres os negativos levas à loja e pedes para te fazerem uma foto nova, ou então pegas num scanner com adaptador para negativos, e fazes tu a foto em casa.

15. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Acho que basta perceber um pouco de photoshop...ou outro qualquer software de imagem razoável..pegar nos negativos..digitalizar em modo máxima qualidade e depois meter o oposto das cores...penso q dá assim..

cumps

16. ShadeX

ShadeX Power Member

A ideia é mais ou menos essa. A grande diferença é que o negativo tem uma resolução superior á da foto em papel. Especialmente nos tempos que correm... Se não quiseres andar a acertar cores, podes sempre pedir para converterem em diapositivos, mais conhecidos como slides :D Esses têm as cores "certas" mas ainda são uma espécie de pelicula. Mas dado o custo, sinceramente, negativo :)

Quanto á cor, o soft do scaner faz a inversão, podes fazer tu próprio ou podes usar soft mesmo especializado. Cada filme tem particularidades, e tens software que "conhece" milhares de tipos diferentes dos ditos para poder adaptar a correcção de cor aos mesmos.

17. K0mA

K0mA Power Member

Vorador obrigado pela explicação até que enfim ! :)

18. d-_-b

d-_-b Power Member

Depois de tanto isso ou aquilo, vamos tentar resumir: Afinal, qual é um bom scaner para o efeito que o colega ncessita? Quais as recomendações?

Nunca imaginei encontrar um topico destes, pois a tempos que ando querendo comprar um scaner para estes efeito e não faço a minima ideia por qual escolher? Ja estive quase a comprar um HP (ñ lembro o nome/modelo) por 99 euros mas nem o vendedor souber dizer-me bem sobre aquilo, então exitei e fiquei por ali mesmo a espera de "uma luz". Sera que este topico aqui a trara?

19. ShadeX

ShadeX Power Member

Se tiveres $$$, 90% dos scanner suportados pelo SilverFast desenrascam. Senão, junta-te ao grupo :) Os Epson low end não são nenhuma maravilha, mas dá para desenrascar. Os HP com que trabalhei, bom, nem comento. Canon depende da sorte.

Partilhar esta Página