1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Air cooling ou watercooling? Prós e contras.

Discussão em 'Cooling' iniciada por ASUS_SUPPORTER, 23 de Julho de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 2989)

1. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Para vocês, qual é o melhor sistema de arrefecimento, em termos de eficiência, silêncio e com poucos problemas? O air cooling ou o watercooling? Postem e digam qual é o melhor sitema de arrefecimento (Thermaltake, Cooler Master, Akasa, entre outras).
    Um artigo sobre o silenciamento de um pc está neste site: http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0105/especial/100.shtml http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0105/especial/110.shtml
    http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0105/especial/120.shtml
    http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0105/especial/130.shtml. Quem me dera ter aquele silêncio. O que vo parece deste projecto? A mim parece-me ser muito bom e eficaz.

Última edição: 23 de Julho de 2007
  2. _razor_

_razor_ Power Member

Na minha opinião o sistema de arrefecimento mais eficiente é o de watercooling, apesar de eu ter aircooling. Não tenho dinheiro nem caixa para meter um sistema de watercooling.

3. Bomb_Killer

Bomb_Killer Power Member

Sem duvida water colling.
    Para obter boas performances em watercolling podes desffrutar de silencio enquanto que aircolling n é bem assim...
    Logicamente que é mais caro e requer alguma manutenção mas nada do outro mundo.
    O bom paga-se...

4. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

watercooling all the way!
    eu tive diferenças de 20ºC em relação ao meu scythe ninja!

5. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

depende..

em termos de ruído/performance é o watercooling. em ruido/preço é o aircooling.

o wc é tao silencioso como o ac. isto porque tens sempre fans. só que o primeiro é mais performance, o segundo mais barato..

6. KingjacK

KingjacK What is folding?

tens razao mas depende por exemplo eu vou ter um rad de sofagem e nao e necessario fans, e tbm se necessita-se haviam fans que nem um ruido zinho fazem
    cumps

7. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

sim, mas se meteres uma dessas fans que nem um ruiduzinho fazem num noctua u12 ou num thermalright 120 (ultra ou não) ou mesmo num tuniq tower tens o mesmo silencio e mais barato, só que perdes na performance. e no wc ainda tens de contar com o ruido da bomba..

8. KingjacK

A BOMBA n faz tanto barylhy homem

9. Swat

Swat I Folded Myself

tenho o uma eheim S600 e não a oiço... tenho chipset e cpu com blocos e posso-te dizer que noto a diferença na performance, estabilidade e silencio. eu antes era contra o watercooling porque nao via onde ganhava o silencio, nao acreditava nas diferenças de temps, bla bla bla. desde que mudei, não quero outra coisa!

10. KingjacK

tbm axo o mesmo

11. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

eu tb tenho uma eheim s600, a de reservatório redondo e oiço-a bem. até a tenho em cima de um pano dobrado para reduzir a vibração na mesa em que está mas mesmo assim sente-se bem.

se me conseguires explicar como é que um wc com umas noiseblocker xl1 (fans mais silenciosas do mercado) faz menos barulho que um cooler a ar com uma noiseblocker xl1, como por exemplo o meu noctua nh-u12, agradeço. é que eu tenho ambos os sistemas e o ruido é exactamente o mesmo. é obvio que a performance é superior, como eu já tinha dito, mas o preço tambem é. por exemplo o noctua nh-u12 com uma noiseblocker xl1 custa 55€ e um watercooling custa 120+€, isto com duas noiseblocker xl1. é obvio que a performance é superior, mas o preço tambem o é. é possivel ter sistemas a ar silenciosos, pelo menos tão silenciosos quanto a fonte de alimentação dos mesmos e tambem com boa performance embora sempre menor que wc..

para resumir, eu tenho os 2 sistemas de cooling, em 2 sistemas difrentes com objectivos difrentes e conheço bem as vantagens de um e de outro. em termos de ruido podes ter os 2 sistemas com o mm nivel de ruido, basta usar fans iguais. a performance é obviamente pior no ac, mas o preço é muito mais baixo, acabando por equilibrar as coisas.

12. KingjacK

tesn toda a razao, mas por exemplo para quem passa longas horas a jugar é aconselhavel o WC devido ás temps em FULL!

mas tbm nao contrariei a tua opiniao, realmente ha sistemas de AC inaudiveis!

mas mesmo assim o wc dame uma coisa que o AC nao da, ESTECTICA|! :D

abraços

13. *André.GriLo*

*André.GriLo* [email protected] Member

voto no WATER COOLING

14. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

sim, performance e estética obviamente que dá. só que tem o seu preço.

15. *André.GriLo*

*André.GriLo* [email protected] Member

tens o preco se quizeres uma coisa boa e em condicoes
    sa fores a comprar as cenas tds aratas n presta

16. ASUS_SUPPORTER

Eu estou a pensar em comprar um aircooler para cpu.Qual é que me recomendam? O cooler não pode ir mais além do que 14 cm entre o suporte do cpu e da porta lateral e tem que rondar os 30/40€. Tem de ser muito eficiente para um pentium d 820 e não quero fazer oc.

17. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

procura os scythe katana e scythe mime. tens é de ver as alturas nos ites. provavelmente tens de apostar numa fan de outra marca se o objectivo for silencio extremo.

18. Swat

Swat I Folded Myself

concordo badcop... eu tinha stock cooler no cpu e chipset, por isso que notei uma maior diferença.

O noctua com uma xl1 faz menos barulho que um sistema wc com rad 240 com duas xl1, claro. se o objectivo for o silencio e só o silencio, aconselho um bom cooler a ar com uma fan de 120 super silenciosa. se quiser ir um bocado mais longe, aconselho um sistema de wc, que para alem de ser tambem silencioso é mais performante. Mas há que ter em conta que o wc vai sair sempre mais caro que o ac, pelas razões que ja foram referidas.

19. ASUS_SUPPORTER

Obrigado por esses dois conselhos, mas eu estive a ver no site da loja ***** este cooler [​IMG]
    Alguém me sabe dizer qual é a altura deste cooler (entre o suporte do cpu e da porta lateral a medida não pode passar dos 14 cm), e já agora opinem sobre este dissipador, se é silencioso e/ou eficaz.
    Já agora, também dá para o cpu intel pentium D 820?

Última edição: 25 de Julho de 2007
  20. ASUS_SUPPORTER

Edit: Afinal etive a medir melhor e a altura máxima pode ser de 16 cm, por isso estou inclinado para o Asus Silent Square Series. Mas só o vou comprar daqui a alguns meses (quando tiver € suficientes).:)

Última edição: 28 de Julho de 2007

Partilhar esta Página