air cooling ou watercooling?

sYnIk

Power Member
estou para fazer um upgrade ao pc sendo o cpu um Q6600, e surgiu-me uma duvida acerca do arrefecimento do cpu.

Para aircooling estava a pensar equipar a caixa com Fan 120 atras/frente mais 2 em cima em
conjunto com um tuniq para arrefecer o bixo obtendo um bom air-flow

Depois estive a pensar em watercooling as peças em segunda mao pois o t€mpo nao permite muito mais lol mas fiquei com alguams duvidas:
utilizando a ideia original de 2 fan no topo seria para por o radiador de 240, com uma bomba incluida no reservatorio de 12v e sobrava me para airflow somente a da frente e de tras.
sera que a caixa iria ter pouco airflow e ficar muito quente para watercooling?
Compensa o watercooling?
sabendo que com o tuniq teria cooler para muitos anos, o watercooling tem longa vida de duração? sem ser trocar de agua.
é que montando o pc nao esperava ter que de peças do watercooling daqui a dois anos lol
 
Última edição:
Um watercooling é um investimento a MUITO longo prazo :D
A unica coisa que trocas é o bloco do cpu qd mudas de config, de resto tudo se pode manter!
Um rad de 240 ja se safa bem melhor que o tuniq...
E olha que em OC esse bixo aquece e bem! (Depende do Stepping e do VID do teu...)
O meu é um G0 com VID 1.300 e a 3.8 com 1.65( ! ) volts ja andou nos 80 e...85 va :D (Durante segundos...dp parei o teste... ah e para informaçao era OCCT)
Cumps
 
Obrigado patuga pelo link mas nao conto dar tanto pelo conjunto todo estou mais a pensar en segunda mao.
e sobre o resto das perguntas :P alguem ?
 
Eu também tive algumas dúvidas antes de mudar para watercooling.

Fiz exactamente como tu queres fazer: comprei quase todo o material em 2ª mão aqui na techzone (apogee gtx, bip 240, mcp655 e o reservatório). Só o Feser e a tubagem (masterkleer 1/2) é que foram novos. As fans de 120 (noiseblocker xl2) já as tinha.

Posso te garantir que nunca mais volto ao aircooling.

Dá-me muito mais manobra para OC e não tenho que pôr um mastodonte em cima da mobo.

Para já a única manutenção que fiz foi limpar o pó das fans (coisa que já fazia anteriormente).

Por isso não vejo onde o WC dê mais trabalho.

A montagem é simples e há imensos tutoriais.
 
obrigado pelos comment vou ir mesmo para o watercooling, agora so me falta uns conselhos sobre os produtos:
Eu quero um watercooling de baixo fluxo pois nao devo de fazer overclocking so mesmo para manter o cpu fresquinho.
BOmba eheim S600 12v com dentro de um reservatorio é boa? silenciosa? ou nem por isso?
Radiador em cobre aluminio ? quais as vantages e desvantagens?
quais sao os melhor conectores barb?plug ´n'cool? ou pneumaticos?
 
Essa bomba serve perfeitamente para te iniciares.

Os melhores radiadores são os totalmente em cobre. Tanto as palhetas como os tubos.

Eu prefiro os conectores pneumáticos. São seguros, fáceis de montar e ficam muito bonitos!
 
a bomba sera entao a S600 e gostava de saber se fico bem servido com :
Radiador :
-Nexxos 240
Bloco:
- Bloco 1A-SL2 ou
- Nexxos XP Silver

Cumps sYnIk
 
Back
Topo