Aircooling ou Watercooling?

doktor

Power Member
Alguém me sabe dizer qual é a diferença de temperaturas (mais ou menos) que posso esperar entre um:

- Thermalright XP-120 com uma boa fan de 120mm (http://www.madshrimps.be/?action=getarticle&number=3&artpage=1193&articID=245) vejam o gráfico no final...

e o

- ***** KIT WATERCOOLING TECH II REV2 DELUXE (C/ FANS)


Iria conseguir temperaturas muito melhores com o watercooling? Quantos graus a menos?
Já ouvi falar muito bem desse kit *****, mas ainda não encontrei nenhuma review dele.
Cumps!
 
Entre esses dois eu consegui quase 20 graus em full load.. :)

De qq forma, a grande vantagem do WC notasse quando fazes OC e mal vez as temperaturas a aumentar comparativamente com antes..

Recomendo WC a toda a gente :)

EDIT: Tenho um A64 3400+ 1Mb Cache Socket 754
 
Sempre tive aircooling, e agora vou passar para WC, depois de muita informação adquirida ao longo dos tempos, acredita que watercooling faz a diferença para OC...

Vou montar um kit igual, mas num Venice 3000+... Objectivo final será por tb na gráfica e no chipset...
Mas aí já depende muito do radiador q tens... esse de 240 é suf pa um CPU, mas para o resto...

PS: Depende do CPU e do OC q lhe tiveres em cima! :D
 
eu encomendei um desses kits mas com radiador de 360 + outra fan, ficou em mais 22,5€.

o meu objectivo é mais calar e nao ter tnt ar quente a sair do pc do que ter menores temps. mas claro k tmb vou aproveitar as menores temps se assim acontecer. cm a maior parte do barulho vem da grafica (xfx 6600gt agp) tmb comprei um bloco para esta da aquacomputer. veremos. o material chega quarta. qnd tiver tudo ligado meto ai umas opinioes...
 
boas. eu tmbm tou a pensar mt em mudar pra wc, ms o ppl diz q pra caac2 um rev2 na chega... so q a cheta nao estica e infelizmente nao vivemos num pais onde o dinheiro nasce das arvores (para quem nao perceber, isto e so uma maneira de me expressar, o dinheiro nao cresce mesmo das arvores em outros paises :p)
 
Dazkarieh: Disseste que conseguiste 20ºC de diferença entre os 2 em FULL-LOAD. Certo? O que eu não entendo é que segundo akele artigo que está em http://www.madshrimps.be/?action=getarticle&number=3&artpage=1193&articID=245, o XP-120 consegue temperaturas de 36,7 a 39,9ºC com a fan de 120 em high, e com temperatura ambiente de 25ºC.
Como é que tu consegues menos 20ºC??? Para teres 1 diferença de 20ºC (36,7-20) irias ter temps de 16,7 a 19,9ºC, que são inferiores à temperatura ambiente (25ºC), ora, segundo o que li, com watercooling nunca se consegues temperaturas inferiores à ambiente.
A diferença de 20ºC de que falas era para o XP120? Ou era para outro aircooler?

c3l5o: Pois, acho que este CPU (2,4C) não aquece tanto como os mais recentes, mesmo em overclock. Pelo menos 10ºC mais freskinho que os Prescott é de certeza! :D

FELiYCORA: Estou curioso! Diz-me as temps que tens agora em FULL-LOAD, o CPU que tens e o cooler, para eu depois se poder comparar com as temps do watercooling. Tens experiência em montar watercooling? Segundo li, acho que akilo vem sem manual, certo?

BlueSp33d3r: Que CPU tens? E cooler? E temps em full-load?

Cumps!
 
Dazkarieh disse:
Entre esses dois eu consegui quase 20 graus em full load.. :)
Cá para mim foram quase 10 graus :004:

steelballzz disse:
boas
um kit rev II com bloco xt 64 e rad 360 não chega para um caa2c
estou a sentir isso na pele.....sem falar na carteira

Não?! deves ter isso a uma voltagem bem alta, agora imaginem os dual core P4
 
Nem que seja pelo silencio...tenho o meu servidor 24/7 e qualquer dia meto-lhe WC (fanless) só pra poder dormir descansado :D

ps: alguem sabe de um bloco para socket 423 ? :confused:
 
Última edição:
doktor disse:
BlueSp33d3r: Que CPU tens? E cooler? E temps em full-load?


boas doktor.

o cpu ja timnha dito em cima, 3500+ caac2 (130nm) e so mm dp de teres um na mao e q sabs o q e. s clhr vces n s acreditam. ele veio para as minhas maos, a primeira vez q o liguei as temps em iddle eram 48, dp passado uns dias 49, dp 50, dp 52... agr mal ligo o pc tau! 54! :005: tou mm descontente.


stock cooler, em full-load nao sei nem arrisco. isto depois de um jogo da 68º, mais qq coisinha e rebenta. ja nem jogo com medo.

vou pensar seriamente em vende lo e comprar um outro, tipo 3700sd ou assim
 
Pois, um CAA2C fica mesmo quentinho.

Um user já me disse que o dele atingia 70ºC a AGUA :lol: ele trocou por um SD 3700+ e agora atinge 47/48ºC com o mesmo kit de watercooling que tinha com o CAA2C.

Esses CPUs são grandes máquinas em overclock e também a ferver agua :x2:
 
Um dos meus P4 chega aos 80º e nao rebenta ... e suponho que deva aguentar mais uns quantos graus ... afinal de contas so aos 85º é que o pc se desliga (dá pra por mais mas é melhor nao) :D
 
kidloco disse:
Um dos meus P4 chega aos 80º e nao rebenta ... e suponho que deva aguentar mais uns quantos graus ... afinal de contas so aos 85º é que o pc se desliga (dá pra por mais mas é melhor nao) :D

Os P4 fazem throttling, vê lá é se o teu não está a fazer isso aos 80ºC.

Vêr Aqui
 
Última edição:
Secalhar tá...mas também nao o deixo ir aos 80º assim sem mais nem menos. Deixei ele chegar a essas temperaturas para ver o que ele valia. Quando chega aos 60º, meto logo as turbinas no máximo :p
 
Boas, para teres um termo de comparação! O Meu xp-120 com a temperatura de hoje em full load tá nos 45º! A correr folding que coloca o cpu sempre a 100%.

Overclock a 2500mhz 10x250 1.45vcore!

temp11tn.gif
 
boas ppl. tinha as voltagens a 1.6 :S era isso q m dava cabo das temps. eu bem achei estranho. ja tenho a makina a 2530 (230*11) @1.44 e vdimm a 2.75. as temps agr sao: iddle: 46 full:56

isto com stock cooler :D


tetsuo, ja experimentast o xp-120 com voltagens mais altas? temps disso? e q caixa/board tens?


cumps



edit: erro de morfo-sintaxe corrigido :D
 
doktor disse:
FELiYCORA: Estou curioso! Diz-me as temps que tens agora em FULL-LOAD, o CPU que tens e o cooler, para eu depois se poder comparar com as temps do watercooling. Tens experiência em montar watercooling? Segundo li, acho que akilo vem sem manual, certo?


Cumps!


P4 Prescott 3.0 @ 3.3Ghz / Stock Cooler

Lido com MSI Core center, o MBM dá-me temps mais altas mas não me parece k sejam mais correctas. mas o importante aki é saber a diferença, por isso tnt faz...

Air cooling
Temp amb. 28º em idle / 30º em load

Idle: 41º
Load (10min prime. eu sei é pouco): 60º

Watercooling
Temp amb. 28º em qq situaçao

(nunca tinha montado nenhum, isto ainda tem algumas bolhas de ar. não tenho experiencia suficiente pra deixar isto bem montado mas as temps sao fenomenais!)

Idle: 30º
Load: 35º (15min de PRIME)

WOW! não sei se são reais, mas só a diferença de 5º entre idle e load e a diferença de 11º entre sistemas em idle e de 25º entre sistemas em load é um espetaculo. sem contar c o barulho!
 
lol o do disco... estas fans sao msm boas. ao máximo o unico barulho k se ouve é o da deslocação do ar...

nem a fonte ouço... mt boa... lc power modular
 
Back
Topo