Dúvida AirFlow Fan trocado ASus Ati X1550 pci-e :S

UniMariachi

Power Member
Boas tardes a todos.

Tenho esta placa ja ha um ano e meio e so recentemente renovei o pc sem alterar a grafica. No entanto estou a pensar faze-lo. Mas so recentemente descobri algo que me parece cómico.
Ora bem como todos sabemos, e é comum, temos Processador/Memoria junto o dissipador e por fim a ventoinha a refrigerar o mesmo, é o funcionamento geral.

Pois a minha gráfica não, resolveram de fabrica pôr a ventoinha a expelir o ar pa fora em vez de para o dissipador. Estive a procurar e ver imagens e creio que os fios estão trocados(Vermelho e amarelo), e a ventoinha a rodar no sentido oposto. :S

Vou meter algumas imagens.

COMO DEVERIA ESTAR
x1550%20correcto.jpg


COMO ESTA A MINHA
070620091.jpg


Basicamente o que acontece é isto:
Devia ser assim:
sshot1.jpg

E ta a funcionar assim:
sshot2.jpg


Ainda ta na garantia.

Isto é erro de fabrica certo?
Nao é suposto funcionar assim?
Que me aconselham a fazer (alem de mudar de placa claro)?
Na loja tenho duvidas que me liguem à reclamação...o mais certo é dizerem se funcionou desde ha um ano entao continua a funcionar e despaxarem-me ou entao arranjo forma de indrominar a placa e dizer que avariou LOL nao é muito ético. Mas a maior parte das lojas de informática nao merecem outra coisa.

Cmpts e obrigado pelas vossas futuras sugestões.
 
Tens mesmo a certeza que isso roda ao contrário?!? Não será apenas 'impressão'? É que eu já tentei inverter a polaridade de ventoinhas e elas nem sequer rodavam...

Nessa imagem da tua placa, quais são as cores dos fios, da esquerda para a direita?

Mas se ela roda nos dois sentidos, faz assim:
- Tira o conector da ventoinha da placa;
- Com algo pontiagudo (ponta de faca ou pinça de pontas finas) desmonta os fios vermelho e preto;
- Troca a posição dos fios vermelho e preto e monta.

Não me responsabilizo se a ventoinha queimar.
 
Tenho a certeza sim...Tambem pensei que fosse o ar a fazer "tabela" e a voltar pa trás mas não a ventoinha roda de modo ao ar ir pa fora em vez dir po dissipador.

A minha VGA tem os cabos OOO da esquerda pa direita respectivamente.
A que aparece em pics do site tem ao contrario, e todas as fan's normais 8cm e 12cm também estive a ver e são iguais OOO. Que é como deveria estar. Penso eu!


Estarei bêbado ou isto ta mm ao contrario? Tipo o amarelo ta trocado com o vermelho....LOOOL

Surreal, so ao fim de um ano e que percebi disto.

Epah ate fazia isso, mas ta na garantia ne? Nao vale a pena! Ia la reclamar com os gajos e dizer que a mandem de volta pos Tailandeses que a fizeram! Mas eles nao vao ligar nenhuma....ne? Bacano era mesmo sabotar isto!
Cmpts
 
Última edição:
Em princípio o vermelho é +5 ou +12V, o amarelo o sensor de rotações e o preto o Ground (0V). Logo, a estar trocados, seriam os fios da alimentação (+5/12V e Ground).

Não podes fazer essa analogia com as ventoinhas de conector de 3 pinos standard porque o conector (tamanho, forma) não é o mesmo.
 
Não? mas tem ambos a mesma estructura 3pinos e sao iguais! Alias seriam iguais se a mnha grafica tivesse igual à da foto original. Mas tu deves saber mais que eu disso ;)

O que não é normal é umas gráficas do mesmo modelo terem a ligação correcta e a minha estar diferente...né? :s
 
Se mudares nao vai trabalhar.


Se ela está assim deixa estar , pois o motor da ventoinha só roda numa direcçao.


Se ela nao e assim telvez tenham metido o motor da ventoinha com defeito de andar ao contario.
 
Mas é que isto em vez de refrigerar o dissipador não...Vou ver se vou à loja.
Mas vão achar que estou maluco e mandar-me passear. Bom era queimar e logo lhes explicava o porque tinha acontecido....

Mas esta placa é fraquinha, o cooler é apenas para enfeitar...mesmo desligado aposto que a placa funcionava sem problema...os clocks sao baixos...

O problema é que está na garantia e isto é um defeito de fabrico quase de certeza. :S
 
Back
Topo