Dúvida Airflow (under Load)

RodrigoC14

Power Member
Specs:
AMD Sapphire R9 390 Nitro Tri-X OC (3 ventoínhas)
Processador Intel Core i5-6500 Quad-Core 3.2GHz c/ Turbo 3.6GHz 6MB Skt1151
G.Skill Kit 8GB DDR4 2133MHz Ripjaws V Red (4 x 4GB)
Motherboard MSI B150M Bazooka
Disco Seagate 1TB SATA III 64MB
Disco SSD Samsung 850 Evo 250GB SATA III
Fonte Corsair CX-750W (80+)
Drive DVD±R Asus DRW-24F1ST 24x Bulk Preta SATA
Caixa ATX Zalman Z11 Neo
https://i.imgur.com/WLTsehs.png

Questão:
Vou retirar as ventoinhas todas de origem da Z11 Neo, em termos de refrigeração não são muito eficientes nem silenciosas de maneira alguma tanto sob carga como apenas no ambiente de trabalho.
Precisava de saber se em termos de refrigeração do sistema as seguintes componentes iriam conseguir fazer o trabalho eficientemente e com niveis de barulho aceitáveis tendo em conta que full load no meu caso é apenas gaming a 1080p tudo no máximo e não 1440p ou 4k neste momento.

Cooler CPU be quiet! Dark Rock Pro 3
Ventoinha be quiet! Silent Wings 3 PWM 120mm (x3):
---> 2 frontais (entrada de ar), 1 traseira (saída de ar)
 
Sim esse cpu cooler é enorme e muito bom nem é necessário um cooler tão bom para um Intel bloqueado de qualquer forma é um cooler bonito para quem gosta de tower coolers grandes, essas Silent Wings que mencionou são excelentes para intake/outtake, esses componentes que mencionou são uma boa escolha, se possível meter mais uma fan em cima a fazer outtake também era o ideal para não ficar com pressão negativa mas isso não é obrigatório.
Existem outras opções como Noctua, Corsair que podem até ficar mais em conta.
 
Sim esse cpu cooler é enorme e muito bom nem é necessário um cooler tão bom para um Intel bloqueado de qualquer forma é um cooler bonito para quem gosta de tower coolers grandes

Também pensei o mesmo mas para um upgrade no futuro era bom tê-lo. Contudo em vez do Dark Rock Pro 3, colocar um Shadow Rock 2 ou mesmo o Dark Rock 3, este poderá aguentar por exemplo um i7 7700k ou 8700k?

se possível meter mais uma fan em cima a fazer outtake também era o ideal para não ficar com pressão negativa mas isso não é obrigatório.
Existem outras opções como Noctua, Corsair que podem até ficar mais em conta.

Poderei colocar mais uma na parte acima da caixa mas como esta é aberta e não uma build completamente fechada pensei que podia ter a liberdade de não estar tão dependente da pressão.
 
Última edição:
@RodrigoC14 Sim eu vi a imagem e isso de ter as aberturas até é bom, facilita o air-flow se tiver na parte de cima a possibilidade de meter uma fan eu metia porque até o melhor sitio tirando a parte de trás para fazer outtake uma vez que o ar quente sobe.
Como o @gyzdark referiu 3 (2in + 1 out) é viável também apesar de eu pessoalmente não gostar de pressão positiva porque fica com pó dentro da caixa mais rapidamente independentemente dos filtros, ou seja 2in + 2 out para mim seria o ideal e é o que uso na minha rig com uma NZXT S340, 2 frente intake + 1 tras outtake + 1 cima outtake a de cima é por onde normalmente sinto mais airflow quente a sair o que +e normal pois como referi o ar quente tende a subir e o frio a descer por ser mais pesado.
 
A pressão positiva (mais entrada de ar forçada que saída) provoca exatamente menos pó dentro da caixa, já que todo o ar que entra passa pelos filtros.
Se tiveres mais ventoinhas a tirar ar que a meter (pressão negativa) vai acabar por te entrar ar (e pó) por todas as frestas da caixa pois as ventoinhas de entrada não dão abasto para a saída, logo o ar tem que ser aspirado por outros locais.
Se tiveres mais ventoinhas a meter ar que a tirar (pressão positiva), todo o ar que entra passa pelos filtros e como entra mais que o que sai, o excesso de ar vai sair pelas frestas da caixa, impedindo assim a entrada de pó.
 
Normalmente todas as caixas tem aberturas nem que seja como no caso da minha perfuração em toda a parte de trás, eu recomendo o mesmo numero de fans a fazer intake e outtake, antigamente as caixas tinha a fonte por cima e isso quer queiramos quer não era mais um outtake claro não era saudável para a fonte porque todo o ar quente do pc passava por ela tirando anos de vida á fonte coisa que não acontece quando a fonte está por baixo, nem aquece, é só por isso que eu recomendo se a caixa tem espaço para levar uma fan por cima eu metia assim ficava com 2x frente intake, trás outtake, cima outtake, e a de cima é a que até vai tirar a maior parte do ar quente gerado pelos componentes uma vez que o ar quente sobe.
 
A pressão positiva (mais entrada de ar forçada que saída) provoca exatamente menos pó dentro da caixa, já que todo o ar que entra passa pelos filtros.
Se tiveres mais ventoinhas a tirar ar que a meter (pressão negativa) vai acabar por te entrar ar (e pó) por todas as frestas da caixa pois as ventoinhas de entrada não dão abasto para a saída
Normalmente todas as caixas tem aberturas nem que seja como no caso da minha perfuração em toda a parte de trás, eu recomendo o mesmo numero de fans a fazer intake e outtake

Eu neste momento tenho 1 fan frontal de entrada de ar 120mm, 2 fans 80mm nos painéis laterais, 1 de 120mm em cima e 1 de 120mm atrás, ou seja, 3 intake 2 outtake e de qualquer maneira o interior do PC consegue arranjar bastante pó... pode ser também do uso excessivo do PC e várias ventoinhas estarem ligadas à PSU e não à motherboard.
P.S: Alguém sabe onde comprar um bom fan splitter para poder ligar todas as fans à motherboard?
 
Eu neste momento tenho 1 fan frontal de entrada de ar 120mm, 2 fans 80mm nos painéis laterais, 1 de 120mm em cima e 1 de 120mm atrás, ou seja, 3 intake 2 outtake e de qualquer maneira o interior do PC consegue arranjar bastante pó... pode ser também do uso excessivo do PC e várias ventoinhas estarem ligadas à PSU e não à motherboard.
P.S: Alguém sabe onde comprar um bom fan splitter para poder ligar todas as fans à motherboard?

Eu ligo as fans diretamente aos pins da board, depende da quantidade que cada board tem também a minha dá para 4 + 1 ou seja como só tenho 4 fans de 120mm ligadas ainda podia meter outra mas a caixa não permite, a NZXT sei que tem de qualquer forma não é por estarem ligadas por molex á psu que deixam de estar bem, não tem é controle ou consegue monitorizar as rpm's, existem uns conectores que ajudam a baixar as rpm's que ficam entre a fan e a molex para baixar a voltagem que estas recebem e assim trabalharem mais silenciosamente mas também com menor air-flow, eu no seu caso não me preocupava muito de qualquer forma esses hub's para fan's costumam ser baratos.
 
Última edição:
não é por estarem ligadas por molex á psu que deixam de estar bem, não tem é controle ou consegue monitorizar as rpm's

É exatamente isso que eu queria dizer, elas rodam no máximo independentemente da tarefa que esteja a fazer, ao ligá-la à motherboard posso usar as ferramentas da MSI para monitorizá-las e torná-las adaptáveis entre under load e não fazer nada. A minha motherboard tem apenas 3 entradas de ventoinhas, tenho apenas as de exaustão ligadas à motherboard e as laterais e as de entrada estão ligadas à PSU, em tarefas leves elas rodam como se tivesse sob carga alta.
Em principio devo colocar 4 fans. Obrigado pela ajuda, cumprimentos.
 
É exatamente isso que eu queria dizer, elas rodam no máximo independentemente da tarefa que esteja a fazer, ao ligá-la à motherboard posso usar as ferramentas da MSI para monitorizá-las e torná-las adaptáveis entre under load e não fazer nada. A minha motherboard tem apenas 3 entradas de ventoinhas, tenho apenas as de exaustão ligadas à motherboard e as laterais e as de entrada estão ligadas à PSU, em tarefas leves elas rodam como se tivesse sob carga alta.
Em principio devo colocar 4 fans. Obrigado pela ajuda, cumprimentos.

De nada e esqueci-me de mencionar que existem splitters que talvez seja a opção mais barata ou seja ficava com 6 saídas na board se é que me fiz entender. Quero dizer isto:
https://comparador.zwame.pt/produto...s-ph-cb-y4p-splitter-para-ventilador-4-pines/
 
Eu tenho o pc em cima da secretaria e esta caixa não tem ventoinha lateral mas a anterior que tinha, tinha uma de 92mm mas não era por isso que o pó entrava bom mesmo com filtro ajudava mas é normal ate com filtros as partículas de pó são tão pequenas que passam por todo o lado e acabam por entrar no pc, o que á a fazer é uma manutenção de tempos a tempos para limpar o pó como em qualquer coisa, o meu pc está assim em cima da secretaria e tenho que lhe dar uma limpeza interior de tempos a tempos, as duas fans de intake tem fitro mas mesmo assim...
HjlNAzT.jpg


A única solução era não ter fans e tapar todas as entradas de ar na caixa o que não é viável.
 
Claro que entra sempre xD
Mas existe diferenças com e sem filtros

Sim sem duvida eu por acaso até preciso meter um filtro no topo da NZXT S340 porque não trazia e se o pc estiver desligado o pó entra porque a ventoinha não está a fazer outtake e a empurrar as partículas de pó que andam no ar e acabam por cair em cima da caixa, tenho que fazer uma pesquisa e ver se encontro algo que se enquadre, é uma grande falha da S340 não ter um filtro magnético em cima, mesmo que seja outtake é sempre melhor ter que não ter.
 
Back
Topo