AirPods Max

ZWAME

STAFF
Os primeiros auscultadores da Apple.
hero_silver.jpg



Vídeos mais destacados
MKBHD - Unboxing e Impressões
Hi-Fi Insider - AirPods Max is a Game Changer
MacRumors - AirPods Max vs Sony WH1000XM4 vs Bose NC700 vs Sennheiser Momentum Wireless
iPhonedo - AirPods Max - Hear What It Actually Sounds Like

Análises
The Verge
What HI*FI?

Pontos mais destacados pela positiva e negativa.

Peso quando comparado com outros auscultadores.
Apple AirPods Max ~385g
Sony WH-1000XM4 ~255g
Bose QuietComfort 35 II ~310g
Apesar da grande diferença em particular em relação aos Sony que têm sido dos mais vendidos. A banda em malha parece ajudar no conforto e não há queixas significativas do peso extra que no papel parecia ir ser um ponto negativo.

A bolsa de transporte.
É praticamente unânime que a bolsa é uma anedota. Não protege, a estética tem sido motivo de piada. Não há outra forma de colocar as coisas. É um erro e não parece algo saído da Apple.

Concorrentes diretos
Este ponto é complexo. Por um lado, ao terem cancelamento de ruído e ao serem sem fios a ideia era que competissem com os conhecidos
A questão é o preço. Em vários casos chega a custar quase 3 vezes mais do que algumas opções. Como se concilia isto? É difícil.Claramente tem que se tirar o preço da equação. Há um aspeto que ganha aos pontos para quem tem todo o ecossistema Apple que é a integração. Se isso é motivo ou não para apostar nestes auscultadores só cada um sabe.

Condensação
Tem sido reportada condensação dentro dos auscultadores por serem fechados. O efeito disso a longo prazo não é ainda conhecido.

Análises dos membros da ZWAME

Impressões do @strikereg

Agora não tenho muito tempo, mas como primeiras impressões:

Som com muita qualidade, tom correto, assinatura de som correta, com os baixos um pouco acentuados, mas muito claros e sem colorirem o resto do espectro. Agudos inicialmente um pouco estranhos, pareceu melhorar com o tempo.
Ainda assim, a espaços tive a impressão de um som um pouco "digital"/"comprimido", que terei que ver com melhor atenção. Bias por estar a ouvir analiticamente e ter em mente que estou perante auscultadores sem fios e com um nível de processamento do som elevado? É possível, mas terei que testar melhor com comparações diretas.

De memória, e voltarei a isto quanto tiver um pouco de tempo para testar devidamente, são no geral relativamente parecidos em qualidade geral com o conjunto Schiit Modi+Magni+Sennheiser HD600, mas com maior presença dos baixos e com menor sensação de abertura do palco.

ANC excelente, melhor que os AirPods Pro. Não consigo comparar de memória com os Sony XM3 exceto quanto ao ligeiro noise floor e sensação de vácuo que existia nos Sony mas que não existe nos AirPods Max. Com ANC on e sem música sente-se algum ligeiro barulho ao mexer a cabeça, o que não acontece com os AirPods Pro e, do que me lembro, não acontecia com os Sony XM3. A ouvir música, é irrelevante.

Construção de qualidade.

Mais pesados nas mãos (o impacto inicial até assusta) do que na cabeça (não senti desconforto depois de 2 horas, mas de certeza que não vou correr com eles).

É relativamente fácil rodar o botão de volume involuntariamente, mas será uma questão de hábito quanto à localização dos controlos.

Quanto à bolsa, até a acho engraçada no seu aspeto minimalista. É fácil tirar e colocar os auscultadores, e obviamente é compacta.
Mas, tendo em conta que pouco protege os auscultadores, não percebo no que é que a Apple estava a pensar... mais valia ter trocado a capa pelo cabo lightning-3,5mm...
Percebo que da parte superior seja um pouco aberta, para não complicar a entrada/saída dos auscultadores, mas por quê aberta em baixo?...

Mais tarde entrarei noutros detalhes, mas a impressão geral é a de um produto com qualidade óbvia, como aliás os AirPods Pro já o eram. Depois de passar por vários headphones e in-ear phones ao longo dos anos, comecei a perder menos tempo com tecnicalidades e a apreciar o pacote global que o produto oferece em termos de som.
Pode ser difícil descrever por que é que uns auscultadores são melhores que outros relativamente parecidos, mas é facílimo, estando habituado a ouvir auscultadores com boa qualidade de som, apontar as falhas a uns auscultadores novos que se experimente (por isso é que os Sony XM3 duraram 1 dia cá por casa).

Impressões do @XanoN-

Após um dia de uso, aqui vai a minha pseudo análise:


Conforto:

Tal como falei ontem, o primeiro feeling é o de peso/qualidade dos headphones. Tenho usado durante várias horas seguidas (8/9 horas com poucas pausas) e nunca senti qualquer desconforto.
Várias reviews falam da diferença de mais de 100 gramas entre os APM e os Bose, e do excesso do peso do mesmo, mas no meu caso embora sinta que são mais pesados, não me faz qualquer diferença, e esqueci-me desse facto bem rapidamente.
Existe um “clamping force” maior do que nuns QC35, quem vem de uns fones mais “loose” pode sentir a cabeça mais apertada de forma inicial.


Os rumores sobre a condensação são reais e a mesma é visível após o uso de várias horas, nada de muito extremo, mas pelo que li é normal em todos os headphones (no entanto eles não tem almofadas magnéticas que permitem verificar esse ponto de forma rápida).


Ecosistema Apple:

A quem usa os AirPods 2/Pro já sabe o que poderá esperar dos Max em termos de integração. Funciona como esperado. No entanto devo ressalvar que continuam a acontecer diversos problemas de switching automático entre os IDevices e Macs a correr o Big Sur. Poderia ser mais smooth.

Som:

Por norma os headphones com noice cancelling acabam sempre por ser mais limitados relativamente à qualidade de som que headphones apenas foçados em qualidade de som, por outro lado, quem ouve música lossless não vai usar fones wireless para consumir essa mesma música.
Aliás olhando para os últimos 5/6 anos dentro da gama de noise cancelling mais comum houve avanços relativamente pequenos em relação à qualidade de som dos principais rivais dos APM. Uns QC25 soam semelhantes a uns QC35 que por sua vez tem um som um pouco melhor que os NC700 (havendo várias pessoas que juram a pés juntos que os QC35 são melhores!), os xm3/4 da Sony tem supostamente uma qualidade de som não muito superior aos NC700 com baixos + predominantes.

Comparando a qualidade de som a esses dois competidores directos eu diria que os APM são um step-up em termos de qualidade de som significativos.
Muito honestamente não consigo fazer uma análise de expert e explicitar se é o sound stage, os mids, os baixos ou o tremble ou o mid range. (Eu sou o tipo que bebe vinho tinto e sabe dizer se é bom, mau ou melhor que o outro copo que bebeu antes, mas não contem comigo para descrever os aromas de ameixa madura ou frutos silvestres..e com o som sou igual)

Resumidamente, para mim, dentro da gama wireless e com noise cancelling os APM são best in class.


Considerações Finais:


A Apple tem trazido para uma grande maioria de consumidores tecnologias que eram apenas apreciadas por um nicho de pessoas (conectividade Bluetooth fácil, noice cancelling, auto-switching), no entanto no caso dos APM, parece-me que a inovação passa por conseguir criar um best in class noise cancelling headphones que para além de terem um óptimo hardware possuem uma integração a nível de software única em todo o mercado, e que não estão unicamente focados em cancelar ruído mas igualmente a ter uma óptima qualidade de som.

E são exactamente nestes pontos que os players mais comuns deste tipo de headphones falham, até agora existiam essencialmente dois players interessados em levar a coroa de quem tinha o melhor noice cancelling, mas quem usa uns Bose ou Sony diariamente percebe exactamente as limitações de Software que são patentes quando tentam usar os headphones em dupla conexão ou mesmo fazer um pair de um novo dispositivo ou usar o modo de transparência. Zero refinamento.

Por outro lado, no caso dos APM a qualidade de som mantém-se tanto no modo de transparência como no caso do modo de noise cancelling, e essa mesma qualidade é um step-up significativo do que tem sido a norma nos últimos anos.
 
Última edição pelo moderador:
Não duvido que sejam muito bons mas o preço é de facto exagerado.

Assim de repente que me lembre:

São modelos que as pessoas atualmente compram. São no mínimo 2 a 3 vezes mais baratos.
 
Para este preço deve ser equivalente a ter um HomePod em cada orelha. :lol:
Também acho exagerado o preço, e tal como o HomePod foi um flop por causa do preço acima da média (tiveram de baixar o preço), não me admiro que aconteça o mesmo a estes AirPods Max. Está muito acima da concorrência, por melhores que o som e funcionalidades sejam.
 
O design está muito apelativo. O preço... substancialmente a cima do líder (os Sony).

Mas há coisas neste design que elevam o preço naturalmente, construção em alumínio com um acabamento destes... não é um processo barato. Entre uma série de outros pormenores (cups magnéticas) etc. Pondo o som de fora não são comparáveis 1:1 com a competição. Mas claro, não deixam de ser apenas uns headphones.
 
Estes headphones entram no mesmo patamar do XDR. Vamos ter de esperar e ver se estão a competir contra uns Sony XM4 ou se contra uns Beyerdynamic DT 1990 Pro (espero bem que seja contra estes). É para um nicho de mercado e não para o mercado global. Vamos esperar pelas reviews mas estou muito entusiasmado e acho que vamos ficar surpreendidos.

Em termos de design, acho que tentaram fazer algo diferente, tanto no formato como nas cores. Vejo a serem usados por jogadores de futebol, por exemplo, como utilizam os beats antes de serem proibidos... Eu gosto do design mas não é o meu favorito. Parecem ser bastante confortáveis e gostei do toque nas almofadas, imitando o HomePod. Também gostei da Digital Crown e todas as features que trazem. Ou seja, qualidade, conforto e praticabilidade. Algo que a Apple nos tem habituado ao longo dos anos.
 
O design está muito apelativo. O preço... substancialmente a cima do líder (os Sony).

O preço é quase o dobro. Substancialmente é um bocadinho forçado :D

Vamos ter de esperar e ver se estão a competir contra uns Sony XM4 ou se contra uns Beyerdynamic DT 1990 Pro

Os Beyerdynamic DT 1990 Pro são com fio certo? Só encontrei com fio o que os deixa fora da condorrência direta.

É para um nicho de mercado e não para o mercado global.

Eu compreendia isso se a Apple tivesse uma proposta para o segmento médio mas não tem nada para esse segmento. Ou seja, para o segmento entre os AirPods Pro que a bateria dura 3 horas com sorte e estes.
É que assim vamos colocar nicho de mercado nisto. Eu estava à espera do lançamento de uns Auscultadores por parte da Apple para substituir os meus Plantronics mas ao dobro do preço da condorrência como coloquei acima é demasiado.
 
Já os estou a ver a fazerem uma versão mais barata disto, tal como fizeram o HomePod mini, porque o HomePod não estava a atingir os resultados pretendidos.
 
Os Beyerdynamic DT 1990 Pro são com fio certo? Só encontrei com fio o que os deixa fora da condorrência direta.
Sim são com fio. Apenas queria comparar a faixa de preço e qualidade, se bem que podes utilizar os AirPods Max também com fio. Tens de adquirir um cabo Lightning to 3.5mm. Ou seja, no fundo queria demonstrar que este preço não é assim tão fora do normal do que existe e é usado. Apenas que não é para o mercado a que estamos acostumado mas sim para um nicho diferente, como o XDR.

Eu compreendia isso se a Apple tivesse uma proposta para o segmento médio mas não tem nada para esse segmento. Ou seja, para o segmento entre os AirPods Pro que a bateria dura 3 horas com sorte e estes.
É que assim vamos colocar nicho de mercado nisto. Eu estava à espera do lançamento de uns Auscultadores por parte da Apple para substituir os meus Plantronics mas ao dobro do preço da condorrência como coloquei acima é demasiado.
Concordo plenamente contigo. Acho que apenas existe o Beats Studio 3 Wireless... No entanto, estes foram os primeiros headphones lançados por parte da Apple. Acredito que no futuro virá algo mais em conta, como aconteceu com o HomePod. Espero é que não demorem tanto tempo a lançar essa falha no seu portfolio.

Já os estou a ver a fazerem uma versão mais barata disto, tal como fizeram o HomePod mini, porque o HomePod não estava a atingir os resultados pretendidos.
Não acho que o HomePod original não esteja a atingir os melhores resultados mas sim é para um nicho diferente. Como disse em cima, a Apple quer ter o máximo de produtos (justificável) para toda a procura de mercado. O HomePod e HomePod mini são prova disso, como os AirPods e AirPods Pro, iPhone 12 e iPhone 12 Pro, etc... O mesmo acontecerá com estes AirPods Max... Acredito que poderá existir uns AirPods Mini...
 
Mas uma coisa é dar para usar com fio, outra é serem com fio. Mesmo assim os que referes custam pouco mais de 400€ https://tropicalprice.com/product/B01KM9EJ7I o que fica longe dos 630.

Por falar em Beats, parece-me que isto é o anúncio da morte da Beats como marca porque se lançam auscultadores com a marca Apple não estou a ver que sentido faz a marca Beats.
E sim faz todo o sentido lançarem uns AirPods qualquer coisa que sejam acessíveis ao comum dos mortais.
 
É algo que tenho curiosidade, como será o seu uso com fio. No entanto, o que tentei demonstrar é que existe headphones com preços muito elevados. Mas teremos de esperar pela reviews para ver se a sua qualidade de áudio acompanha o preço + features que trás.

Quando os rumores começaram a sair, pensei logo que a beats ia pelo cano abaixo... Tanto que a sua compra na altura foi com este intuito, penso eu. Utilizarem toda a sua experiência e lançar os seus próprios headphones, tanto que a Apple deixou de vender Sonos, Logitech e outra marca se não estou em erro.

Mas sim, espero que lancem uma versão mais acessível ao comum dos mortais, pois não consigo utilizar os AirPods Pro que cá tenho em casa.
 
Não acho que o HomePod original não esteja a atingir os melhores resultados mas sim é para um nicho diferente. Como disse em cima, a Apple quer ter o máximo de produtos (justificável) para toda a procura de mercado. O HomePod e HomePod mini são prova disso, como os AirPods e AirPods Pro, iPhone 12 e iPhone 12 Pro, etc... O mesmo acontecerá com estes AirPods Max... Acredito que poderá existir uns AirPods Mini...

Se o HomePod tivesse tido o sucesso que esperavam não teriam cortado o preço de $349 para $299 um ano após o lançamento, o que também mostra que queriam que o HomePod fosse para todos e não apenas para um nicho. Não digo que não tenha tido sucesso, até tenho um e acho que vale a pena o preço, apenas não teve a penetração que esperavam, tendo em conta as ofertas da Google e Amazon. Tenho assim um feeling de que estes headphones vão levar o mesmo caminho e eventualmente mais tarde ter uma versão "Lite".
 
Back
Topo