1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajax

Discussão em 'Web Development' iniciada por tahir, 28 de Maio de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 587)

1. tahir

tahir Power Member

Olá a todos...
    estou a tentar desenvolver um site que a ideia era ser actualizado muitas vezes com novos conteúdos e ir sempre acrescentando links novos, acontece que ou eu não percebo nada disto (se calhar é o mais provável :)), ou então imaginemos que eu tenho a minha página principal ora tenho de copiar a minha página escrever o que quero lá dar-lhe um nome e coloco um link a direccionar para lá....
    até aqui tudo bem, mas no caso de querer acrescentar mais um link teria de acrescentar esse link em todas as páginas já criadas para elas se actualizarem certo?

eu pensei em duas possíveis soluções para o problema:

1. faço um menu externo e coloco algum comando que me diz para abrir o menu num determinado sitio na página
    2. o então faço uma página principal que é sempre a mesma e mando abrir o texto que quero dentro de uma div especifica
    eu na primeira possibilidade ainda não trabalhei, estou tentar fazer a segunda que me parece mais atractiva, no entanto não consigo fazê-la funcionar após muita pesquisa na net encontrei este tutorial mas não consigo fazê-lo funcionar hxxp://www.codigofonte.net/dicas/javascript/217_como-fazer-um-site-em-ajax

alguém me consegue dizer o que está errado na explicação? não passa da parte que diz carregando página....
    não consigo fazer isto andar...

alguém me consegue dizer como se faz isto que no fundo é abrir um ficheiro html dentro de uma div, ou então se alguém tem uma sugestão de como seria mais fácil fazer o site sem ter de actualizar todas as páginas sempre altero um link...

Obrigado desde já ....um abraço

2. K0mA

K0mA Power Member

Ajax não serve para isso.
    Solução
    Um blog talvez também não fosse má ideia.

3. tahir

tahir Power Member

Muito obrigado pela resposta.....
    realmente pelo que eu estive a ver se calhar é mais simples eu utilizar a minha primeira hipotese, pois assim fazia o menu à parte e incluia o ficheiro menu em todas as páginas e bastava alterar o ficheiro menu para ele ser actualizado em todas as páginas.....
    talvez opte pela opção do javascript mas isso tem um inconveniente que é quando a proteção para javascript estiver activa não aparece o menu e não sei se ao aplicar isto a folha de estilos reconhece e formata-me o menu, mas isso eu depois investigo....

Não sei se o servidor tem php ou asp, pois era uma página para aparecer na intranet.....

porque dizes que o ajax não dá para o que eu quero? existem sites que actualizam só uma parte se clicarmos em alguns links e era precisamente isso que eu queria fazer o problema é que o código está escondido e não consigo ver como está feito....

ainda não perdi a esperança de conseguir actualizar apenas a parte de texto por isso vou investigar mais para ver se consigo......

um blog não dá muito jeito porque como é um site de informação interna eu queria por links divididos por temas e categorias e penso que blog não dá para isso....

de qualquer maneira muito obrigado pela ajuda eu se tiver alguns resultados posto aqui...agora vou dedicar-me ao estudo destas informações ...

Abraço

4. K0mA

K0mA Power Member

"existem sites que actualizam só uma parte se clicarmos em alguns links e era precisamente isso que eu queria fazer" Para isto serve o AJAX

Para inlcuir conteúdo em várias páginas apenas actualizando um ficheiro usas a Solução

5. tahir

tahir Power Member

Muito obrigado KOmA...obrigadissimo mesmo pela ajuda....
    segui o teu link e a partir das informações aí disponibilizadas cheguei a esta página:
    http://www.dynamicdrive.com/dynamicindex17/ajaxcontent.htm

era precisamente isso que eu queria fazer já estive a ver e funciona bem no firefox, no ie nas versões mais antigas dá, numa recente que tenho não deu, mas também se calhar devo-me ter enganado em algo....

por acaso não conhecia os includes e eles são muito bons como nos exemplos que eles dão se se quiser alterar por exemplo o copyright coloca-se um include e ele actualiza automático nem que seja em 200 páginas...bem por agora com esta solução já me dou por contente agora tenho de perder um tempito a estuda-la e a melhorar a página...qualquer desenvolvimento posto aqui...

mais uma vez muito obrigado.....

Partilhar esta Página