[Ajuda] 1ª instalação de linux

rush3r

Power Member
Vou receber uma máquina nova que vem sem SO, e quero aproveitar o facto para experimentar no dia-a-dia o linux (neste caso o Ubuntu, n sei se têm melhor opção mas é o único em que já dei uns tokes embora muito poucos) , mas também instalar ( pela primeira x tb :P) o Vista.
Agora gostava de saber qual é a maneira mais fácil de o fazer.
Resumindo : Como fazer com as partições, qual deles instalar primeiro e algumas dicas de quem já o fez para não me entalar!

obrigado =D
 
o que tu queres é uma instalação em dual boot.

o q não falta por ai são tutoriais com fotografias ilustrando o modo de se fazer isso.

a minha sugestão:

i) instala o windows como normalmente.
ii) segue este tutorial
 
o que tu queres é uma instalação em dual boot.

o q não falta por ai são tutoriais com fotografias ilustrando o modo de se fazer isso.

a minha sugestão:

i) instala o windows como normalmente.
ii) segue este tutorial

Pelo o que percebi pelo o pouco que tive a ler desse tutorial, isso é uma espécie de obter o melhor dos dois "mundos", mas o que eu queria era ter independetemente um dum outro cada um na sua partição. Se fosse 2 windows, bastaria fazer 2 partições e instalar onde quero, mas agora não sei se na instação do windows detecta as partições do linux e vice-versa
 
o que eu queria era ter independetemente um dum outro cada um na sua partição.

o modo dual boot é exactamente o que queres (dois OS independentes a funcionar em partiçoes separadas).


Quanto ao tutorial que te indiquei apenas mostra como instalar o ubuntu (independentemente de se ter outro OS no disco).

repara no pormenor abaixo:

"If the installer finds a Windows partition on your hard disk, it offers you to import those settings to your new Ubuntu installation. If there's no Windows partition, then of course there's nothing to import"
 
outra dica:

o teu disco deverá ser particionada da seguinte forma:

i) partição do windows (NTFS ou FAT);
ii) partição principal do ubuntu "/" (ext3) - nesta partição serão guardados os ficheiros do sistema e programas;
iii) partição "/home" (ext3) - nesta partição serão guardados os ficheiros dos utilizadores;
iv) partição "swap" - deverá ter o dobro da ram disponivel no sistema até um máximo de 1 GB.
 
Última edição:
Simples, instala o Windows primeiro e durante a instalação cria uma partição para o Windows e deixa espaço livre para o Linux (pelo menos 6Gb).
Depois instalas o Windows normalmente e depois disso instalas o Linux normalmente, no espaço livre que deixaste.
Se correr tudo normalmente, no grub, tanto te aparecerá o Linux, como o Windows.
 
outra dica:

o teu disco deverá ser particionada da seguinte forma:

i) partição do windows (NTFS ou FAT);
ii) partição principal do ubuntu "/" (ext3) - nesta partição serão guardados os ficheiros do sistema e programas;
iii) partição "/home" (ext3) - nesta partição serão guardados os ficheiros dos utilizadores;
iv) partição "swap" - deverá ter o dobro da ram disponivel no sistema até um máximo de 1 GB.

Fiquei confuso com isso tudo :S
N basta ter uma partição para cada SO ? Essa gestão do swap e home n é feita pelo próprio SO ?
 
Pode ou não pode... tu é que escolhes.
Por isso é que disse para deixares o espaço livre e depois quando ele te "perguntar pelas partições" tu manda-lo usar o espaço livre. ;)
 
Aconselho vivamente a instalar unicamente o Windows por enquanto. Isto porque como o PC é novo muito provavelmente o chipset também e a maioria das distros saíram antes do chipset sair, logo não existe suporte imediato (autodetecção na instalação) o que te vai criar problemas. Espere até a altura de Dezembro/Janeiro para as versões oficiais das distros, aí sim instale a que mais gostar.

Cumps, boa noite
 
Aconselho vivamente a instalar unicamente o Windows por enquanto. Isto porque como o PC é novo muito provavelmente o chipset também e a maioria das distros saíram antes do chipset sair, logo não existe suporte imediato (autodetecção na instalação) o que te vai criar problemas. Espere até a altura de Dezembro/Janeiro para as versões oficiais das distros, aí sim instale a que mais gostar.

Cumps, boa noite

Por acaso não me tinha lembrado desse pormenor, obrigado pela lembrança.
Estou a tentar encontrar alguém com o portátil que eu vou ter que tenho instalado um sistema Linux para ver. o portátil é este -> http://*****.com/php/product_info.php?cPath=95&products_id=704
Se alguém tiver um sistema parecido com linux que apite qualquer coisa
 
Primeiro bom portátil que tens ai :D parabéns ;)

Agora indo para o linux. Faz como te disseram quando vais instalar o Windows cria ai uma partição de 10 GB vazia para o Linux e o resto faz como quizeres, tipo 30 GB para o Vista (acho que devias instalar o XP, mas isso são outros 500), e o resto para documentos e afins.

Depois quando instalares o Windows, instalas o Linux. Deve haver ai uma data de tutoriais na net. Só tens que ter duas coisas na cabeça quando instalas o Linux. É o espaço concreto que o SO vai ser instalado e tal swap, como já disseram tem que ser o dobro da tua memoria.

Boa sorte com Linux, e aprende a usar os Foruns/Wikis do Ubuntu eu não os conheço, porque não uso Ubuntu mas pelo que já vi por aí é bom.
 
Então como conclusão :
- Durante a instalação do windows, crio uma partição de 30 gb para o windows outra de 10 para o linux e uma outra para a restante informação.
-Instalo o windows na de 30
-Instalo o Ubuntu na de 10 ( posso dizer pa ele meter tudo o que ele pede aqui nesta ? e essa do dobro da memória, primeiro é de que memória e dps é suposto ter ainda outra partição ou uso a de 10 gb ?)

Depois de isto concluido qd inicio o pc ele vai perguntar qual dos 2 quero arrancar ou é preciso trocar a prioridade do boot sempre que quero trocar ?
 
O Grub que é o tal boot loader, lista os sistemas operativos que estão instalados, depois no arranque aparece o tal menu e tu escolhes se queres ir para linux ou windows.

Em termo de partição o swap tem que ir para uma partição à parte. Mas se calhar meter mais uns 10 GB para o Linux, 20 no total para andares a brincar com ele à voltade :p

Mas olha, segue um tutorial para não te enganares.
 
Então como conclusão :
- Durante a instalação do windows, crio uma partição de 30 gb para o windows outra de 10 para o linux e uma outra para a restante informação.

correcção:
- instalas o windows normalmente. ele vai te criar uma partição unica e vai ocupar parte desse espaço;
- imediatamente apos concluires a instalação do windows vais ter uma unica partição (parcialmente ocupada pelo OS);
- em seguida instalas o ubuntu (ou outra distro à tua escolha). é durante a instalação que irás proceder à partição do disco. Tal como ja foi mencionado deves criar uma partição com 10 a 15 GB. O processo é relativamente simples uma vez que o instalador irá identificar a presença do windows no teu pc e vai sugerir a criação de novas partiçoes de modo a ficares com um sistema em dual boot.

Nestafase pode parecer complicado mas quando puseres as coisas a andarem irás ver que é bastante simples.
 
Faz o que tens a fazer com o Windows e deixa espaço livre para a tua distribuição, depois na instalação da distribuição fazes as partições.
 
mais simples ainda - e mais seguro - é criar a partição para o linux antes/durante a instalação do xp!!!!

???

rush3r disse:
bah, afinal quando é que faço a partição para o linux, durante a instalação deste ou na do windows ?

ao contrario do que está acima creio que é mais simples procederes à partição do disco após a instalação do windows. O que não quer dizer que nao se possa fazer como o Luikki afirma.
 
Back
Topo