[Ajuda] 1ª instalação de linux

Deixa esse espaço em RAW (Não particionado) e depois com o installer do Ubuntu cria as partições aí, pois com o installer do Windows não consegues particionar com os formatos do Linux.
Alternativamente, após teres instalado o Windows, podes fazer resize à partição do Windows com o particionador do Linux.
 
Pessoal, eu sou Noob nisto mas vou aproveitar para questionar ja q falam de partiçoes, eu nao tenho hipoteses de criar um espaço livre, pq uso o cd de recuperaçao so tenho este mm...
O q faço é apos a instalaçao do windows inicio o ubuntu, e qd vou a instalar logo na 1a opcao ele tem uma parte penso q logo na 1a em que tem uma especie de barra que tem uma percentagem ai da perfeitamente para definir quanto queremos para o ubuntu certo ? Nao precisamos de criar partiçoes, ou espaço livre, o ubuntu faz isso tudo :)
O meu erro foi que nessa " barra " fui arrastando e coloquei nos 10 gigas, pensando eu que era para o linux mas fiquei com 10 gigas foi no windows lol...
Aquela barra é para definir um espaço para windows ne ? penso q sera um resize...
 
Aproveitando este tópico.. com a devida licença, exponho aqui a minha dúvida!

Tenho actualmente instalado o XP e vou precisar de instalar o Fedora 7 e queria instalar também o ubuntu como curiosidade!

Para instalar o fedora, já pesquisei, e basta-me deixar uma partição em raw e instalar aí o fedora, que ele criará todas as partições necessárias assim como o ini (através do grub?!) de boot.. Penso que estou correcto até agora?!

A minha questão é, como partir daqui para instalar o terceiro sistema operativo, neste caso o ubuntu?

Se me puderem\souberem responder, podem enviar as respostas por PM para não fugir ao tópico inicial!

Obrigado :b
 
Simples... Crias 3 partições. Apagas uma e instalas o XP no espaço livre, apagas a segunda e instalas o Fedora no espaço livre e por último apagas a terceira e instalas lá o Ubuntu.
 
o que tu queres é uma instalação em dual boot.

o q não falta por ai são tutoriais com fotografias ilustrando o modo de se fazer isso.

a minha sugestão:

i) instala o windows como normalmente.
ii) segue este tutorial

Já tenho o windows instalado normalmente, e já tive a ler esse tutorial mas fiquei apenas com uma duvida: na parte da instalação do disco eles dizem para fazermos : "Guided - use entire disk" isto também se aplica no meu caso ? ( é de notar que não tenho nenhuma partição para o linux criada).

p.s. Tenho 90 gbs livres no disco ( tenho uma partição de 30 po xp), com o partition magic é melhor fazer uma partição para os meus dados de 80gb e dps o linux instala no que está livre, ou faço uma partição mesmo para o linux ?
 
Última edição:
se escolheres "use entire disk", ficas sem o xp....
escolhe fazer a partição para o linux no espaço livre...
por isso é que eu disse antes que o melhor (por ser mais fácil para quem não tem experiência) era fazer as partições antes de instalares o linux...
 
Acabei agora de instalar o ubuntu pelo modo texto e parece que tudo correu bem mas agora estou com alguns problemas :
1º Quando inicio não me aparece a opção do windows logo estou trancado ao linux ( carrego ESC para ver uma lista mas mesmo lá n aparece nada -> no grub penso eu de que)
2º Para além deste problema não consigo entrar em root para instalar o GAG e resolver o assunto. Alguém me explica como faço login ? eu acho que não pus pass nenhuma para o root, já experimentei username:root pass : root e pass:/n mas nada.
Ajuda ? obrigado :)
 
Bem se tiveres a usar o Ubuntu eu tive essa dificuldade, és apenas user com um quase admin, para tal, arrancas no ubuntu o belo do users and groups, ele pede o belo da password, a que definiste inicialmente na instalação, para o user inicial, para mim foi arrakisdune, e na lista de users altera a password do root para puderes usar SU e etc se precisares mais tarde..

Se for ubuntu pelo que li com 0 7.10 (actualização da distro 7.04, ainda beta) o Vista já é correctamente detectado, salvo erro
 
No Grub tenho o boot option entre xp 64 bits ( uns resticios que ficaram e ele ainda pergunta no boot) e o xp Pro ( o que eu quero aceder) mas depois quando eu seleciono o que quero aparece a seguinte msg de erro :
"Windows could not start beacuse the following file is missing or corrupt:
<Windows root>\system32\ntoskrnl.exe.
Please re.install a copy of the above file"

Como consigo resolver isto ? o que se está a passar ?
 
Back
Topo