Ajuda 1a SLR

Caramewa

Power Member
Olá!

Gosto mto de fotografia mas ainda sou amadora, e tou a pensar em passar de 1 sony compacta para 1 SLR. Sou suspeita ao falar de sony pois sp tive makinas sony e nc me decepcionaram. Tou indecisa entre canon eos 1000D e sony A200, pk gosto mto de sony mas oiço falar mto bem da canon, e gostaria que me facilitassem a escolha.
Cm disse ainda sou amadora e sei mto pco de tecnicas (embora queira aprofundar esses conhecimentos), por isso não adianta usarem termos mto tecnicos para mostrarem as vantagens de 1 sobre a outra :)
Já li mtos topicos aki e sei k a sony n tem mtos fãs, mas gostava k me indicassem qual das 2 é melhor para mim e não qual é a MELHOR. Kero a k seja mais user friendly, k eu possa fazer alguns ajustes mas k n precise de perder mto tempo a pensar nos mesmos. Enfim, k seja mais tecnica do k 1 compacta mas k n m obrigue a ler o manual durant 3 dias :-D
Gostava k me dissessem pk é k "esta" caracteristica numa é melhor do k "akela" caracteristica na outra e em k condiçoes posso ver essa diferença.

Já agora o orçamento inicial era de 400€ (já com objectiva) e portanto a canon já sai ligeiramente. Tb tou aberta a outras sugestoes mas peço k m as justifikem :)

Desde já obrigada, e espero n tar a pedir mto! :007:
 
Provavelmente vais sentir-te mais a vontade com a Sony, no entanto a Canon e melhor, pelo menos pelo que sei, na lente.
Outra maquina que sugiro, porque parece especialmente direccionada para pessoal que esta a fazer a transicao e a Pentax K-m, parece-me ser a DSLR for Dummies (sem ofensa).
Nao estou a recomendar porque e Pentax, so mesmo porque parecem ter feito akilo mt simples pra iniciados. Pela mesma razao esta ha-de uma das raras vezes que recomendarei essa maquina...
 
pelo que li sinto-me "obrigado" a perguntar-te se é mesmo uma slr que queres em vez de uma superzoom.
sabes que nas slr vais andar eventualmente a comprar mais lentes?
sabes que em algumas slr n ves a imagem pelo lcd como nas copactas?
estas disposta a fazer um investimento continuo ou compras a slr com a lente do kit e ficas por ai?
 
Cm disse antes kero aprofundar os meus conhecimentos do mundo da fotografia. Por isso n kero gastar dinheiro numa makina agora para dps perceber k foi 1 desperdicio. A mnh ideia é k este seja o 1o passo. Só axo k agora n tenho experiencia nem conhecimento suficient para me aventurar em grandes compras. Vou continuar a ter a mnh compacta sony para pekenos momentos mas kero ter 1 makina na qual possa investir no futuro.

One step at a time! ;)
 
E já te passou pela cabeça que estarás a comprar uma camara que não saberás dar metade do uso e cansares por isso mesmo?
Como foi dito existe a grande opção que são as bridges onde bastante pessoal fica mais que satisfeito e consegue aprender realmente o que é fotografia com elas e a mexer em máquinas como evoluir com as mesmas. Se queres mesmo o mais barato tendo qualidade vai por uma nikon d40 que é barata e bem pequena para mãos de senhora (não se sintam ofendidos rapaziada :D )
 
A ideia é mm aprender a dar uso a tudo com o tempo. Embora no momento da compra n saiba dar uso a metade (cm dizs e mto bem :007:) é suposto ir aprendendo. Talvez seja 1 ideia errada mas penso k as bridges nao me dao mta hipotese de evoluçao. De qq maneira vou considerar essa sugestão :)
 
Eu talvez te aconselhasse a Canon 1000D pelo facto de ter Live View. Dessa forma não vais "disparar no escuro", porque o LCD mostra-te como é que a foto vai sair antes de disparares. Assim vai-te ajudar na tua curva de aprendizagem, principalmente a mecher na velocidade de obturação e abertura e perceber o que estás a fazer, pois vês em tempo real os resultados pelo LCD.

Mas tb concordo com o jamiro em relação a uma bridge. A Panasonic FZ28, por exemplo, custa pouco mais de 300 Euros, é uma boa máquina e vai-te ensinar mais rápidamente a trabalhar com modos manuais, ou seja, fotografia. Nesta tens um viewfinder electrónico (por onde espreitas) que é como um LCD que te vai mostrar em tempo real o que vai sair (o resultado do que estás a fazer).
 
Última edição:
Eu talvez te aconselhasse a Canon 1000D pelo facto de ter Live View. Dessa forma não vais "disparar no escuro", porque o LCD mostra-te como é que a foto vai sair antes de disparares. Assim vai-te ajudar na tua curva de aprendizagem, principalmente a mecher na velocidade de obturação e abertura e perceber o que estás a fazer, pois vês em tempo real os resultados pelo LCD.

Mas tb concordo com o jamiro em relação a uma bridge. A Panasonic FZ28, por exemplo, custa pouco mais de 300 Euros, é uma boa máquina e vai-te ensinar mais rápidamente a trabalhar com modos manuais, ou seja, fotografia. Nesta tens um viewfinder electrónico (por onde espreitas) que é como um LCD que te vai mostrar em tempo real o que vai sair (o resultado do que estás a fazer).


Eu pessoalmente optei por uma máquina sem Live-View e não estou nada arrependido, penso até que com o digital(sem o problema dos € para revelar e ver o resultado) se aprende mais sem live view. É simples com live view é ir ajustando até estar como queremos, sem live view podes colocar calcular a exposição e ver como fica, depois do click ver como ficou e ir fazendo os ajustes, eu sou da opinião que aquilo que aprendemos em cima de um erro entra mais facilmente e durante mais tempo na nossa cabeça.

Boas Compras
 
Na mnh compactazinha mexo mto nas opções. Nc uso os programas pre-definidos pa paisagem ou retrato. Gosto de mexer e ver cm fica melhor. Por isso se calhar dou preferencia ao Live View =\ embora concorde k aprendemos melhor c os erros. Mas s assim já me acusam de tirar mtas fotos, axo k s "cometer mtos erros" inda é pior :007:

Assim, axo k a canon ja leva vantagem ;)
 
Oláa, eu também vou começar no mundo das SLR, tinha uma sony e sempre usei sony. Mas como eram muito lentas e limitadas, decidi passar para as SLR. Estou a pensar comprar uma Canon 450D. Dizem qe é muito boa, e é preferivel por mais alguns euros à 1000D

Abraço
 
Pessoalmente ainda nao tenho uma dSLR, tive a oportunidade de investir numa ha um ano atrás mas como nao tinha grande experiencia em modos manuais decidi comprar uma compacta com essa liberdade... Uma dSLR é muito diferente, é mesmo um investimento. Porque comprar e depois ver que a lente de kit dá para fazer tudo o que uma pessoa quer... Mais valia ter comprado uma Superzoom porque faz o mesmo.

Entre essas 2. Já tive em dúvida também mas... 1000D
 
Eu pessoalmente optei por uma máquina sem Live-View e não estou nada arrependido, penso até que com o digital(sem o problema dos € para revelar e ver o resultado) se aprende mais sem live view. É simples com live view é ir ajustando até estar como queremos, sem live view podes colocar calcular a exposição e ver como fica, depois do click ver como ficou e ir fazendo os ajustes, eu sou da opinião que aquilo que aprendemos em cima de um erro entra mais facilmente e durante mais tempo na nossa cabeça.

Boas Compras
Eu por acaso comecei por uma bridge. E foi graças ao viewfinder electrónico que comecei a perceber sobre aberturas e velocidades e mais tarde a ler livros para aprofundar mais. Mas acredito que por trial & error tb possa resultar :)

Continuo no entanto a recomendar o Live View para amadores. A 1000D é uma óptima máquina e não é só para começar. Acho que pode ser máquina para futuro à medida que se vai investindo em boas lentes. Depois se porventura quiseres um corpo melhor, é só vender o corpo, as lentes dão sempre noutra máquina (se mantiveres a marca, claro).
 
Caramewa, dsc, mas vou-me intrometer no teu tópico, pois tenho a mesma dúvida que tu...

E não é que agora msm a desfolhar um catálogo da Saturn dou com uma página que tem ambas.

E precisava da vossa ajuda.

É assim, as "ofertas" são:

Canon EOS 1000 D + Canon EF 18-55mm + Canon EF 55-200 II USM por... 499€

SONY A200 + AF 18-70MM por 399

Edepois tem a PANASONIC LUMIX G1 + a 14-45MM mas a 699, o q já ultrapassa o meu orçamento...

O que voces me têm a dizer em relação a isto, eu penso que a Canon está a alta preço...

Cumps a todos e dsc a introsão
Caramewa ... :Phttp://www.techzonept.com/member.php?u=47457
 
Eu só posso dizer que vocês não sabem mesmo o que querem e tem sem dúvida dinheiro a mais para estourar :)

Quando colocarem uma boa camara na mão sem ser uma sony vão entender.
 
Caramewa,
Se queres mesmo percber mais de fotografia, pergunto-te: porque razao? As fotos nao saem bem e queres uma maquina que as melhore OU Queres perceber mais sobre fotografia sobre como funciona e como podes tirar fotografias que deixem marca, em vez um simples registo para o qual raramente iras olhar.
Se a tua opiniao se inclina mais para a segunda, podes muito bem comprar uma DSLR. O pessoal avisa-te que vais gastar mais dinheiro, e provavel, mas na realidade depende do teu tipo de fotografia. No entanto, porque acontece muitas vezes, nao queremos que esbanjes dinheiro em algo que no fundo so inicia um processo, nao da solucoes em si. Ficaras surpreendida pela qualidade das compactas em relacao as DSLRs. Para muitos casos e ate melhor uma compacta.
Se quiseres ser cautelosa, explora diferentes modos da tua camara e brinca no modo manual ao mesmo tempo que exploras a internet e os seu vastos tutoriais sobre fotografia (ou ate compra um livro).
Se a tua opiniao se inclina, no entanto mais para a primeira hipotese, entao compra a melhor camara (tecnicamente) compacta que puderes, mas vai esquecendo a camara vai melhorar tudo.


Smaako, sim a Canon sem duvida. Mas ha mais marcas no mercado: Olympus, Pentax ( e Samsung), Nikon. Convido-te a ver o que eles tem para te oferecer (ha links nos stickies com sites de reviews).


Jamiro,
Claro que nao sabem, se soubessem nao perguntavam... Compravam.
O dinheiro e deles, portanto fazem o que bem lhes apetecer com ele.
Eu percebi o que queres dizer, e porque o dizes... mas ha outras maneiras de o dizer...
 
Back
Topo