[AJUDA] 2 HD's num PC..

tkdfilipe

Power Member
Como se faz para ligar 2 Discos Rígidos, em 1 Computador..

Tipo. Tem os dois o Windows instalado..

Da para, entrar ou num ou noutro..
Tipo, na Bios aparecia Disco 1 ou 2. E eu Escolhia o que queria entrar..
 
Discos SATA ou IDE?

Ligações à parte não tem nada que saber, ligas os dois discos fazes a primeira instalação num disco, segunda instalação no segundo disco, tarã.

Para não teres problemas de boot deves fazer a instalação dos SO's do mais antigo para o mais recente.
 
Como se faz para ligar 2 Discos Rígidos, em 1 Computador..

Tipo. Tem os dois o Windows instalado..

Da para, entrar ou num ou noutro..
Tipo, na Bios aparecia Disco 1 ou 2. E eu Escolhia o que queria entrar..

A tua dúvida é um bocado vaga, pois os discos podem ser os 2 identificados no PC na boa, precisamos de saber se por exemplo queres 2 sistemas operativos, um em cada um ou se queres um com SO e outro só para dados?
 
Boas, os discos que queres pôr no computador já têm sistema operativo instalado? Se sim, de que computador é que foram instalados? Se não foram a partir desse, muito provavelmente não irá resultar, pois um sistema operativo não pode ser "transplantado", tem de ser instalado de origem.

Cumps
 
Penso que seja SATA..

Tem os 2 Windows XP. Um dos discos, o windows foi instalado via outro PC. Mas desligando o actual e ligado o "novo" funciona tudo OK. Com os dois e que não sei.

[OFF-TOPIC] redshot ... Somos da mesma Terrinha :P
 
Boas, se é o XP tens de editar manualmente o ficheiro boot.ini, que se encontra na raiz da unidade C. Se não a encontrares vai a "Opções de pastas", e depois há um separador com várias caixas para marcar ou desmarcar (não me lembro do nome do separador), marcas a opção "Mostrar ficheiros ocultos" e desmarca a que diz "ocultar ficheiros protegidos so sistema operativo". Já deves ver o ficheiro.

Se precisares de ajuda para o editar, diz. E posta aqui o conteúdo do ficheiro.

OFF: Casais Novos :p (Croca, mais especificamente :D:D)

Cumps
 
Mas queres conseguir arrancar pelos 2 em dual boot? Ou seja, inicias arrancas por o SO de um disco reinicias e escolhes para iniciar pelo outro?

Isso Mesmo..

Boas, se é o XP tens de editar manualmente o ficheiro boot.ini, que se encontra na raiz da unidade C. Se não a encontrares vai a "Opções de pastas", e depois há um separador com várias caixas para marcar ou desmarcar (não me lembro do nome do separador), marcas a opção "Mostrar ficheiros ocultos" e desmarca a que diz "ocultar ficheiros protegidos so sistema operativo". Já deves ver o ficheiro.

Se precisares de ajuda para o editar, diz. E posta aqui o conteúdo do ficheiro.

OFF: Casais Novos :p (Croca, mais especificamente :D:D)

Cumps


Mas o boot.ini do 1º ou 2º disco.. ??
 
Do primeiro. É o que arrancar quando ligares o computador com os dois discos, e por isso o único a que consegues aceder com essa configuração.

Cumps
 
Olha foi ao C:\ , Não aparece nada. Ja meti mostrar os ficheiros Ocultos e nada :S

Sera porque eu acedo ao PC por "Ligação ao Ambiente de Trabalho Remoto"??
 
Isso é estranho, devia aparecer. Escreve no endereço "
C:\boot.ini" e vê se ele detecta. Se não detectar, pode ser porque essa partição não é a de arranque, e o ficheiro "boot.ini" está sempre na partição de arranque.

CUmps
 
boot.ini:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
:
 
Boas, por baixo desta linha:
Código:
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Adiciona esta linha:
Código:
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition([B]1[/B])\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional 2" /noexecute=optin /fastdetect

Basicamente foi copiar a anterior e alterar o parâmetro "rdisk(0)" para "rdisk(1)", o 0 e 1 indicam a posição do disco. E também dar-lhe outro nome, para se distinguir do primeiro. Mas isto podes alterar se quiseres.

Tens também de ter em conta as partições que o disco tem. Se o sistema operativo estiver instalado noutra partição que não a primeira, substitui o número que está a negrito pelo número dessa partição. Se for uma partição única nesse disco, então não precisas de alterar nada.

Cumps
 
Eu tenho 2 Discos. Os 2 com Windows.. Eu quero escolher entre aceder o 1º ou o 2º..

Eu fiz isso td, liguei os dois discos.
Mas quando tento aceder ao 2º.

Aparece que Não consegue aceder ao Disco. Que esta mal instalado. Para ver o Livro de Instruções do Hardware... Assim uma coisa parecida :S
 
Back
Topo