1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[AJUDA] 2 HD's num PC..

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por tkdfilipe, 10 de Março de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 711)

1. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Como se faz para ligar 2 Discos Rígidos, em 1 Computador..

Tipo. Tem os dois o Windows instalado..

Da para, entrar ou num ou noutro..
    Tipo, na Bios aparecia Disco 1 ou 2. E eu Escolhia o que queria entrar..

2. syqe

syqe Power Member

Discos SATA ou IDE?

Ligações à parte não tem nada que saber, ligas os dois discos fazes a primeira instalação num disco, segunda instalação no segundo disco, tarã.

Para não teres problemas de boot deves fazer a instalação dos SO's do mais antigo para o mais recente.

3. nvoliveira

nvoliveira Power Member

A tua dúvida é um bocado vaga, pois os discos podem ser os 2 identificados no PC na boa, precisamos de saber se por exemplo queres 2 sistemas operativos, um em cada um ou se queres um com SO e outro só para dados?

4. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, os discos que queres pôr no computador já têm sistema operativo instalado? Se sim, de que computador é que foram instalados? Se não foram a partir desse, muito provavelmente não irá resultar, pois um sistema operativo não pode ser "transplantado", tem de ser instalado de origem.

Cumps

5. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Penso que seja SATA..

Tem os 2 Windows XP. Um dos discos, o windows foi instalado via outro PC. Mas desligando o actual e ligado o "novo" funciona tudo OK. Com os dois e que não sei.

[OFF-TOPIC] redshot ... Somos da mesma Terrinha :P

6. nvoliveira

nvoliveira Power Member

Mas queres conseguir arrancar pelos 2 em dual boot? Ou seja, inicias arrancas por o SO de um disco reinicias e escolhes para iniciar pelo outro?

7. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, se é o XP tens de editar manualmente o ficheiro boot.ini, que se encontra na raiz da unidade C. Se não a encontrares vai a "Opções de pastas", e depois há um separador com várias caixas para marcar ou desmarcar (não me lembro do nome do separador), marcas a opção "Mostrar ficheiros ocultos" e desmarca a que diz "ocultar ficheiros protegidos so sistema operativo". Já deves ver o ficheiro.

Se precisares de ajuda para o editar, diz. E posta aqui o conteúdo do ficheiro.

OFF: Casais Novos :p (Croca, mais especificamente :D:D)

Cumps

8. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Isso Mesmo..

Mas o boot.ini do 1º ou 2º disco.. ??

9. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Do primeiro. É o que arrancar quando ligares o computador com os dois discos, e por isso o único a que consegues aceder com essa configuração.

Cumps

10. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Olha foi ao C:\ , Não aparece nada. Ja meti mostrar os ficheiros Ocultos e nada :S

Sera porque eu acedo ao PC por "Ligação ao Ambiente de Trabalho Remoto"??

11. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

12. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Isso é estranho, devia aparecer. Escreve no endereço "
    C:\boot.ini" e vê se ele detecta. Se não detectar, pode ser porque essa partição não é a de arranque, e o ficheiro "boot.ini" está sempre na partição de arranque.

CUmps

13. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

boot.ini:

[boot loader]
    timeout=30
    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
    :

14. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, por baixo desta linha:
    Código:
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
    Adiciona esta linha:
    Código:
    multi(0)disk(0)rdisk(1)partition([B]1[/B])\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional 2" /noexecute=optin /fastdetect
    Basicamente foi copiar a anterior e alterar o parâmetro "rdisk(0)" para "rdisk(1)", o 0 e 1 indicam a posição do disco. E também dar-lhe outro nome, para se distinguir do primeiro. Mas isto podes alterar se quiseres.

Tens também de ter em conta as partições que o disco tem. Se o sistema operativo estiver instalado noutra partição que não a primeira, substitui o número que está a negrito pelo número dessa partição. Se for uma partição única nesse disco, então não precisas de alterar nada.

Cumps

15. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Eu tenho 2 Discos. Os 2 com Windows.. Eu quero escolher entre aceder o 1º ou o 2º..

Eu fiz isso td, liguei os dois discos.
    Mas quando tento aceder ao 2º.

Aparece que Não consegue aceder ao Disco. Que esta mal instalado. Para ver o Livro de Instruções do Hardware... Assim uma coisa parecida :S

16. tkdfilipe

tkdfilipe Power Member

Partilhar esta Página