1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda ,2 pc´s em rede e mandar fax por pc

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por xseed, 4 de Julho de 2005. (Respostas: 6; Visualizações: 709)

1. xseed

xseed Power Member

tenho um amigo que tem uma pequena empresa,tem 2 computadores .

um deles tem o xp homew instalado,o outro o windows 98.

um está tem net por cabo o outro tem pela pt .

ele queria ver-se livre da pt e meter o 2º pc a entrar pela net por cabo.

com um cabo crossover dá para fazer isso certo?
    nao há problema em terem sistemas operativos diferentes?

qual a melhor maneira de o fazer?

2º ponto:

ele queria mandar faxes directamente do pc,sem ter de ir a makina sempre que quer mandar um fax.

disse-me que já teve um programa que fazia isso,dava para mandar faxes directamente de um ficheiro,do scanner etc.

qual a melhor maneira de o fazer alguem sabe?

pelo que me explicou,tinha um cabo de telefone a sair de um modem? para um T no fax e assim fazia tudo.

um tecnico de informatica foi lá ,depois de um pico de corrente ,e deixou-lhe akilo de pantanas. :roll:

obrigado a todos os que me ajudarem de alguma forma.

2. ShadeX

ShadeX Power Member

1º Ele que compre um router. Se tivesse W2KPro ou WXP numa das boxes, ainda dizia crossover, com XP Home e W98, é pedir problemas. E por €50/60 não vale mesmo a pena...

2º WinFax da Symantec. Faz isso tudo. Aconselho modem externo, e, pra ser sincero, ele que guarde o fax velho, pq o raio do WF de vez enquanto arma cada barracada que só visto...

3. xseed

xseed Power Member

ok router...
    pode depois aceder a um pc atraves do outro?

ele tinha o fax ligado ao pc...

o prog que tinha mandava os faxes pela makina de fax,mas atraves do pc.

4. xseed

xseed Power Member

5. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Os detalhes que tu estas a dar nao sao muitos portanto nao sei ate q ponto te posso ajudar ou nao, convinha teres dito qual e' q esta ligado a qual dos ISP's e ja agora que tipo de ligação pela pt e' q x computador tem (dial-up, adsl)

De qqer das maneiras, presumo q o que o teu amigo queira e' por o pc com o XP (mais recente) com netcabo a fazer de servidor e o por PC com o W98 como cliente.

Se e' assim realmente podes fazer isso atraves de um simples cabo crossover entre as duas placas de rede das duas maquinas ligando para isso o Cable Modem por USB 'a maquina com o XP.

Pessoalmente não e' uma solução que eu aconselhe mais que nao seja q por se tratar de uma empresa um cabo cross over torna a ligação extremamente limitativa ja q esta limitada a apenas duas maquinas. Pelo q se eu estivesse no teu lugar aconselhava o teu amigo a comprar um routerzito para fazer a distribuição de internet pelas duas maquinas.

Encontras a maneira de configurar as duas maquinas para partilha de net aqui

Mais uma vez acho q a tua questao e' um bocado confusa mas presumo que estejas a falar de um programa como o winfax ou similar, ou isso ou um daqueles programas marados que vêm com o proprio scanner q se combinam com o winfax de maneira a q possas mandar os faxes com o pressionar de um botão especifico do scanner.

Se precisares de mais alguma coisa posta ai :)

Lembra-te so de duas coisas:

- Qdo postares uma pergunta tenta dar tantos detalhes qto possivel
    - Um search por algumas palavras chave faz maravilhas ja houveram aqui tantas threads acerca de partilha de ligação entre NT's e não NT's q o moderador criou um sticky com uma explicação detalhada de como são feitas

6. xseed

xseed Power Member

thx amigo.

só hoje fui lá ver ,ele afinal tem o xp 2000 profissional instalado no pc que tem acesso á net pela pt (dial up)

no outro pc tem o xp home com ligaçao cabovisao.

só tem esses dois pc´s pelo que penso que com um cabo crossover nao se perde muito,e sempre se poupa uns euros.

reparei que o xp tem um serviço de fax incorporporado,é possivel usar esse serviço,ou o recomendas o winfax da symantec?

depois de instalar o programa de fax,necessito de um modem para fazer a ligaçao á linha da makina de fax não é?

ele queria tambem partilhar a impressora ,e alguasm pastas que estão nos pc´s (documentos)

já fiz isso com 2 pc´s com o xp profissional,é igualmente facil de fazer tendo o xp 2000 e o home?

7. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Boas

Em relação ao programa de fax

Adorava poder ajudar-te mais mas não sou um XP fan, não o tenho na minha maquina ja ha uns temos bem largos e portanto não conheço as capacidades do programa de fax do XP, ja trabalhei bastante com o winfax da symantec e funcionada da maneira que disseste, ou seja, tens um faxmodem instalado na maquina (interno ou externo) e basicamente trabalhas atraves dele ligado a uma linha telefonica e funciona exactamente como um fax. Tem atenção a uma coisa os modems (e consequentemente os faxmodems) so funcionam com uma linha analogica, no caso do escritorio do teu colega deve ser esse o caso, mas por exemplo se ele estivesse a usar redige a porca se calhar até podia torcer um bocado o rabo.

Em relação 'a partilha de net, impressora e documentos

Sim e' possivel fazeres e faz-se exactamente da mesma maneira, tem atenção no entanto 'a maneira como fazes a partilha das coisas, convem criares um workgroup com um nome que nao seja o que la esta por defeito e ao configurares os IP's das placas de rede que fazem a ligação entre as duas maquinas convem nao usares a gama de ip's que e' usada por defeito pelo windows e usares uma personalizada de maneira a depois nao teres surpresas do genero alguem de fora da rede aceder aos recursos que tens partilhados atraves da internet.

Abraço

Partilhar esta Página