ajuda ,2 pc´s em rede e mandar fax por pc

xseed

Power Member
tenho um amigo que tem uma pequena empresa,tem 2 computadores .

um deles tem o xp homew instalado,o outro o windows 98.

um está tem net por cabo o outro tem pela pt .

ele queria ver-se livre da pt e meter o 2º pc a entrar pela net por cabo.

com um cabo crossover dá para fazer isso certo?
nao há problema em terem sistemas operativos diferentes?

qual a melhor maneira de o fazer?

2º ponto:

ele queria mandar faxes directamente do pc,sem ter de ir a makina sempre que quer mandar um fax.

disse-me que já teve um programa que fazia isso,dava para mandar faxes directamente de um ficheiro,do scanner etc.

qual a melhor maneira de o fazer alguem sabe?

pelo que me explicou,tinha um cabo de telefone a sair de um modem? para um T no fax e assim fazia tudo.

um tecnico de informatica foi lá ,depois de um pico de corrente ,e deixou-lhe akilo de pantanas. :roll:

obrigado a todos os que me ajudarem de alguma forma.
 
1º Ele que compre um router. Se tivesse W2KPro ou WXP numa das boxes, ainda dizia crossover, com XP Home e W98, é pedir problemas. E por €50/60 não vale mesmo a pena...

2º WinFax da Symantec. Faz isso tudo. Aconselho modem externo, e, pra ser sincero, ele que guarde o fax velho, pq o raio do WF de vez enquanto arma cada barracada que só visto...
 
ShadeX disse:
1º Ele que compre um router. Se tivesse W2KPro ou WXP numa das boxes, ainda dizia crossover, com XP Home e W98, é pedir problemas. E por €50/60 não vale mesmo a pena...

2º WinFax da Symantec. Faz isso tudo. Aconselho modem externo, e, pra ser sincero, ele que guarde o fax velho, pq o raio do WF de vez enquanto arma cada barracada que só visto...

ok router...
pode depois aceder a um pc atraves do outro?

ele tinha o fax ligado ao pc...

o prog que tinha mandava os faxes pela makina de fax,mas atraves do pc.
 
xseed disse:
um deles tem o xp homew instalado,o outro o windows 98.

um está tem net por cabo o outro tem pela pt .

ele queria ver-se livre da pt e meter o 2º pc a entrar pela net por cabo.

com um cabo crossover dá para fazer isso certo?
nao há problema em terem sistemas operativos diferentes?

qual a melhor maneira de o fazer?

Os detalhes que tu estas a dar nao sao muitos portanto nao sei ate q ponto te posso ajudar ou nao, convinha teres dito qual e' q esta ligado a qual dos ISP's e ja agora que tipo de ligação pela pt e' q x computador tem (dial-up, adsl)

De qqer das maneiras, presumo q o que o teu amigo queira e' por o pc com o XP (mais recente) com netcabo a fazer de servidor e o por PC com o W98 como cliente.

Se e' assim realmente podes fazer isso atraves de um simples cabo crossover entre as duas placas de rede das duas maquinas ligando para isso o Cable Modem por USB 'a maquina com o XP.

Pessoalmente não e' uma solução que eu aconselhe mais que nao seja q por se tratar de uma empresa um cabo cross over torna a ligação extremamente limitativa ja q esta limitada a apenas duas maquinas. Pelo q se eu estivesse no teu lugar aconselhava o teu amigo a comprar um routerzito para fazer a distribuição de internet pelas duas maquinas.

Encontras a maneira de configurar as duas maquinas para partilha de net aqui

xseed disse:
2º ponto:

ele queria mandar faxes directamente do pc,sem ter de ir a makina sempre que quer mandar um fax.

disse-me que já teve um programa que fazia isso,dava para mandar faxes directamente de um ficheiro,do scanner etc.

qual a melhor maneira de o fazer alguem sabe?

pelo que me explicou,tinha um cabo de telefone a sair de um modem? para um T no fax e assim fazia tudo.

um tecnico de informatica foi lá ,depois de um pico de corrente ,e deixou-lhe akilo de pantanas. :roll:

obrigado a todos os que me ajudarem de alguma forma.

Mais uma vez acho q a tua questao e' um bocado confusa mas presumo que estejas a falar de um programa como o winfax ou similar, ou isso ou um daqueles programas marados que vêm com o proprio scanner q se combinam com o winfax de maneira a q possas mandar os faxes com o pressionar de um botão especifico do scanner.

Se precisares de mais alguma coisa posta ai :)

Lembra-te so de duas coisas:

- Qdo postares uma pergunta tenta dar tantos detalhes qto possivel
- Um search por algumas palavras chave faz maravilhas ja houveram aqui tantas threads acerca de partilha de ligação entre NT's e não NT's q o moderador criou um sticky com uma explicação detalhada de como são feitas
 
thx amigo.

só hoje fui lá ver ,ele afinal tem o xp 2000 profissional instalado no pc que tem acesso á net pela pt (dial up)

no outro pc tem o xp home com ligaçao cabovisao.

só tem esses dois pc´s pelo que penso que com um cabo crossover nao se perde muito,e sempre se poupa uns euros.

reparei que o xp tem um serviço de fax incorporporado,é possivel usar esse serviço,ou o recomendas o winfax da symantec?

depois de instalar o programa de fax,necessito de um modem para fazer a ligaçao á linha da makina de fax não é?

ele queria tambem partilhar a impressora ,e alguasm pastas que estão nos pc´s (documentos)

já fiz isso com 2 pc´s com o xp profissional,é igualmente facil de fazer tendo o xp 2000 e o home?
 
Boas

Em relação ao programa de fax

Adorava poder ajudar-te mais mas não sou um XP fan, não o tenho na minha maquina ja ha uns temos bem largos e portanto não conheço as capacidades do programa de fax do XP, ja trabalhei bastante com o winfax da symantec e funcionada da maneira que disseste, ou seja, tens um faxmodem instalado na maquina (interno ou externo) e basicamente trabalhas atraves dele ligado a uma linha telefonica e funciona exactamente como um fax. Tem atenção a uma coisa os modems (e consequentemente os faxmodems) so funcionam com uma linha analogica, no caso do escritorio do teu colega deve ser esse o caso, mas por exemplo se ele estivesse a usar redige a porca se calhar até podia torcer um bocado o rabo.

Em relação 'a partilha de net, impressora e documentos

Sim e' possivel fazeres e faz-se exactamente da mesma maneira, tem atenção no entanto 'a maneira como fazes a partilha das coisas, convem criares um workgroup com um nome que nao seja o que la esta por defeito e ao configurares os IP's das placas de rede que fazem a ligação entre as duas maquinas convem nao usares a gama de ip's que e' usada por defeito pelo windows e usares uma personalizada de maneira a depois nao teres surpresas do genero alguem de fora da rede aceder aos recursos que tens partilhados atraves da internet.

Abraço
 
Back
Topo