Ajuda a configurar dual-boot Linux/Windows

biip

Membro
Boa tarde! Escrevi também no tópico dos clevo, mas na verdade a dúvida é transversal. Aqui vai.

Vou hoje buscar um clevo p640 e como quero fazer dual boot entre linux e windows, venho pedir opiniões a quem já passou por este processo no p640 ou outro clevo.

Tenho 8gb RAM. O disco é SSD e por agora apenas este: 275GB M.2 Crucial MX300. Vou ter de dividi-lo de maneira a ter espaço de sobra para tudo.

Queria mencionar que Linux (a distro é irrelevante) vai ser o SO a que vou dedicar 90% do meu tempo, sendo os restantes 10% para o Windows, entre jogos, photoshop e cubase.

A minha ideia é criar uma NTFS partilhada entre o Windows e o Linux onde estariam a maior parte dos meus ficheiros/backup. Muitas pastas da /home do Linux e da /user do Windows vão ser links para esta partição. ex: Downloads, Photos, Videos, Desktop, etc.

Windows NTFS -> 100GB
Linux / -> 20GB
Linux /home ->50GB
Shared NTFS -> 100GB
Swap -> 4GB ???

Que acham?

De resto, alguma sugestão em relação a instalar os SO's nesta máquina? Qual devo instalar primeiro? Problemas de boot?

Obrigado!
 
O Windows deve ser sempre instalado primeiro porque o próprio boot manager dá override a todos os outros.
O SSD tem 255 GB de capacidade disponível, por isso não consegues retirar 274 GB dele como estás a fazer.
 
instalar o windows 10 1º, depois o linux, e se o pc é recente ir á bios desactivar o secure boot antes de instalar o linux...

também tenho windows 10 e ubuntu 16.04 num portatil, embora não tenho uma partição comum entre ambos os sistemas, por não precisar, portanto tenho um ssd de 250gb e tenho 190gb para o windows 10 e o restante(60gb) para o Ubuntu...

video para exemplo:
 
Back
Topo