1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda a configurar o Linux no portatil

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por seth, 27 de Outubro de 2005. (Respostas: 2; Visualizações: 592)

1. seth

seth Power Member

Boas!!!

Comprei um portatilzinho baratucho (um inmove PS1, com Intel915GM, grafica onboard, sonoma 1.7GHz e tft 15.1'' XGA [email protected], mt parecido com este: http://www.ciid.pt/catalogo/m_detalhes_produto.php?id=3810) e estou a tentar por o knoppix live DVD (última versão) a funcionar.

Acontece que estou com um problemazeco com os gráficos. Não sei ao certo se o knoppinx nao reconhece a placa grafica ou o monitor, mas o resultado é que fica sempre a [email protected]!!!!!

Já tentei mts opções no arranque: "knoppix screen=1024x768" , "knppinx fb1024x768" entre alguns outros, mas o tipo parece que ignora estas instruções e fica sempre a [email protected]..

Alguem ja teve problemas do genero? Sugestões para me ajudar a resolver isto agradecia!!

Cumps!

p.s. (também tentei instalar o fedora 4 dvd, e o resultado é aproximadamente o mesmo. Neste caso, a frequencia também é estranha (o monitor parece que está aos flashes), e a resolução está de tal forma que a imagem é maior que o ecra e não consigo se quer ver os botoes para instalar o SO).

Última edição: 27 de Outubro de 2005
  2. hellaxe

hellaxe Power Member

O KDE tem uma ferramenta de controlo semelhante ao control panel do XP. Lá dá para alterar a resolução do monitor.
    Não me recordo é onde está mas dverá ser qq coisa como "Kmenu" -> control center -> peripherals -> display. Alterars aí a definição do monitor e restantes coisas.

3. seth

seth Power Member

Sim, eu já tentei, mas não deu. Estive a investigar mais um pouco, e julgo que o problema está nos drivers da 915 que vêm nas distros. Acho que esse driver não está a funcionar lá muito bem.
    Saiu outro há cerca de 3 semanas, mas ainda não vem em nenhuma distro.

Terei que fazer isto "à pata", encontrar o driver e instalá-lo eu...

Partilhar esta Página