1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda a criar 1 questionário funcional

Discussão em 'Programação' iniciada por Jammin @, 10 de Agosto de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1563)

1. Jammin @

Jammin @ Power Member

Agora que ja sei umas linhas muito basicas de pascal, gostaria de criar 1 questionario funcional...

O codigo ja está todo...

DUVIDAS:

È possivel depois do utilizador preencher o questionario o programa auto guardar depois de terminado para esse utilizador depois enviar-me?

É possivel atribuir 1 design ao programa?

2. Jammin @

Jammin @ Power Member

respondam so a parte do gravar a do design ja sei... cumps

3. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Podes gravar em files, procura na ajuda do pascal, tens de ter uma variavel que vais associar a um ficheiro(txt ou dat), existem várias difrenças entre os txt e os dat a principal é que no txt para acederes ao registo 4 tens de passar pelo 1 2 e 3, e no dat não...

Depois de associares a variavel ao ficheiro tens de o abir para escrita, no final fechas o ficheiro...

Procura na ajuda do pascal, essa linguagem é bastante simples

4. Jammin @

Jammin @ Power Member

podias dar 1 exemplo duma variavel dessas sff :lol:

5. Jammin @

Jammin @ Power Member

Este codigo não me funciona o que está errado?

obrigado..

6. HecKel

HecKel The WORM

Código:
    program idade
    var x :integer[B][SIZE=7];[/SIZE][/B]
    begin
    writeln('Que idade tens?');
    readln(x);
     if (x > 18) then
     writeln('maior de idade');
     else
     if (x < 18) then
     writeln('um jovem...');
     end.
    Apenas isso, salvo erro.

HecKel

7. Jammin @

Jammin @ Power Member

sim isso tava mal ja emendei e o dev-pascal continua a não correr o programa... brigado por aquele erro.... se souberes a resposta a este agracecia deste noobmaster da programaçao :lol:

Detecta 1 erro ja tou farto de olhar e nao vejo :(

Fatal: Syntax error, ;

Última edição: 11 de Agosto de 2007
  8. HecKel

HecKel The WORM

Olha lá, eu quem tem 18 anos é o quê? Nem jovem nem adulto? É uma coisa esquisita? :P

Tira o
    Código:
     else
     if (x < 18) then
    :P

Sobre os erros, sinceramente nem me vou preocupar, é algo simples, se leres as mensagens de erro certamente que descobres ;)

HecKel

EDIT: Sobre o teu erro, uma DICA, a instrução imediatamente antes a um if ou else não leva ponto e virgula ;)

9. Jammin @

Jammin @ Power Member

program idade
    var x :integer;
    begin
    readln(x)
    if (x > 18) then
    writeln('maior de idade');
    end.

1 erro na mesma >(

ao carregar na mensagem ele sublinha:

a mensagem e a mesma...

desculpa la ser chato :P

isto e do programa de certeza agora da erro numa linha que nem mexi so rir...

10. HecKel

HecKel The WORM

Código:
    program idade
    begin
    readln(x);
     if (x > 18) then
     writeln('maior de idade')
     else
     writeln('um jovem...');
     end.
    Tenta isto, não tenho aqui compilador..., não faço a mais pequena ideia se está correcto.

HecKel

11. Jammin @

Jammin @ Power Member

definitivamente do programa no teu carrego run n da erro nem arranca...

12. maps_5

maps_5 Power Member

boas, malta
    eu sou novo neste forum...
    e para ser sincero ja la vao uns meses desde a ultima vez que frequentei um forum ou que peguei em programacao...
    mas conheco as nocoes basicas de foruns...
    por isso resolvi postar neste post a minha duvida, porque se fala de pascal aqui...e entao achei que nao havia necessidade de abrir um novo post...

a minha duvida é a seguinte...
    eu simplesmente nao me lembro como se limpa o ecra em pascal...
    lembro-me que se usa clrscr (clear screen)...mas nao me recordo onde coloco essa linha de codigo...
    sera que alguem me pode ajudar??

desde ja agradeco...
    fiquem bem

13. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Simplesmente fazes clrscr dentro do codigo( antes do end e depois do begin)...

Quanto ao erro, o problema deve ser por não se poder ter ; antes de um else

Última edição: 12 de Agosto de 2007
  14. maps_5

maps_5 Power Member

eu nao tenho else nenhum no codigo...
    se bem me lembro eu tenho de escrever uses crt; a seguir a program... e antes de var ...nao tenho??
    o codigo que escrevi era apenas uma demonstracao para um colega que esta a iniciar-se na materia...o programa pede dois digitos e depois mostra o resultado da soma...
    e estava funcional...mas quando tentei usar o clrscr da-me um erro a dizer "erro 200: division by 0." ...a que é que se deve isso?? eu nao percebo, porque está funcional quando eu nao ponho o clrscr ...
    aconseguem explicar/ajudar?!?

fiquem bem

15. Jammin @

Jammin @ Power Member

elle estava a responder a mim sim o problema era esse

16. maps_5

maps_5 Power Member

como podia ele estar a responder a ti se fez um quote do meu coment....enfim...
    aguardo ajuda...
    queria tambem pedir (nao sei se é autorizado) se alguem me consegue arranjar o turbo pascal 7 ou o dev-pascal...funcional...

fiquem bem...

17. HecKel

HecKel The WORM

maps_5, o mais adequado seria abrires uma thread mesmo para as tuas dúvidas. Assim só baralha quem quer ajudar, e quem briu a thread sai sempre prejudicado. A única coisa em comum entre a tua dúvida e a do Khabman é a linguagem de programação :|

Sobre onde arranjar o TP ou o Dev-Pascal, vê a thread (Quase) Tudo o que necessitas para programar bem :), procurar não custa ;)

HecKel

18. maps_5

maps_5 Power Member

está bem, então... vou seguir o teu conselho...
    e peco desculpa ao Khabman caso tenha prejudicado/impedido que ele esclarecesse as dúvidas dele...
    e desde já obrigado ao HecKel pelo link...mas a razão pela qual perguntei se alguém me conseguia arranjar um daqueles programas era porque se alguém me arranja-se aquilo eu teria a certeza de que estava funcional...
    porque nos últimos 3 dias arranjei dois 'turbo pascal' e 2 dev-pascal' , e nenhum deles estava a funcionar correctamente...mas vou dar uma vista de olhos nesse link...
    obrigado e peco desculpa...

fikem bem

19. HecKel

HecKel The WORM

Na thread que te mostrei, estão os sites oficiais. É lá que tens de procurar isso, ainda para mais quando é gratuito.

HecKel

20. Jammin @

Jammin @ Power Member

maps5 nap me prejudicaste nada sempre as ordens...

Mas ele estava mesmo a responder a mim se leres os posts acima notas que falo de um erro e é a esse erro a que ele se refere muito obrigado estava a dar em doido... :)

Partilhar esta Página