Ajuda a escolher ferro para soldar

Annie

Power Member
estou à procura de equipamento para me iniciar e ver se aprendo alguma coisa de electrónica.
Gostava de construir muitos daqueles pojectos no www.instructables.com

Queria pedir que me recomendassem algum ferro de soldar que seja adequado à microelectronica (basicamente vai ser para soldar microchips, leds, boards, etc.) E já aora que caracteristicas devo procurar (potencia e essas coisas)?
 
pa penso ke nesse caso nao pode ser ***** um..tem ke ser um ferro com ponta mt fina e de preferencia dakeles ke tenha botao para subakecer kd carregado!
 
eu uso e sempre usei JVC tenho um há mais de 8 anos (na altura bem caros) e ate agora não me posso queixar do que faço com ele, e também o uso para esses trabalhos que indicas-te. mas claro que para um bom trabalho o ferro não é tudo.. para teres a certeza que fica um trabalho bem feito 300€ não te chegavam em equipamento e para uma pessoa se entreter e aprender umas coisas não vai gastar esse € todo como é claro. por isso acho que um JVC é uma boa escolha.

agora é assim, que experiencia tens com um ferro de soldar? se nenhuma aconselho-te a 1º ires a uma loja dos 300 ou ao chineses e comprares um ferro de soldar de 3€ e solda da mais barata e pores-te em casa a estanhares fios, soldar e des soldar algumas coisas numa placa de circuito impresso qualquer que tenhas para casa para ganhares prática e depois sim compras um ferro da JVC, depois da pratica que ganhas-t com o ferro rasca vai parecer uma brincadeira soldar com o JVC ;)

um ferro JVC agora acho que custa perto de 35€ um de 35/40W (que para mim já chega e sobra) já com uma ponta para o ferro (no meu caso à escolha) a ponta que tenho é de 0,9mm (se não me engano) o que já é bastante fina. nesta marca o mais caro é mesmo as pontas cerca de 10€ cada uma...

já agora sabes que cuidados deves ter ao soldar? não só para a tua segurança mas também para segurança do ferro? sabes que solda deves usar? etc?

cumps
 
Tal como disse, ainda estou a iniciar-me nestas coisas da electronica. É mesmo naquela para aprender alguma coisa por mim e ocupar os tempos livres.
Já tenho um dos chineses mas aquilo nem diz qual a potência. A ponta é curvada e grossa, tipo tacha, nem dá para adaptar nada. Eu queria era que me recomendassem desses razoáveis. Ja vi mini-estações mas isso é demais para mim. Queria algo para que desse para aqueles projectos do intructables. Algo que permita trabalhar com microchips, leds, resistências e afins sem as estourar lol
Ah e já que vou comprar prefiro comprar algo para durar. O orçamento pode ir até aos 50€.

Quanto à segurança e técnicas, tenho lido algumas coisitas mas é desmotivador não ter ainda com que praticar. Por isso, se quiserem deixar guias, tutoriais, artigos, sites, manuais técnicos, etc para quem se inicia, estejam à vontade. Eu gosto mesmo é de aprender coisas novas :D
 
dependendo do que precises de soldar pode dar mais jeito um ferro mais ou menos potente

para soldar coisas muito pequenas é melhor um fraquinho, 11w como já disseram
 
já que falas-te em estações... não sei de onde és mas na Aquario (Porto) vendem umas estações de soldar que dá para regular a temperatura por uns 15€, não sei a potencia mas já tive oportunidade de experimentar uma e agradou-me ;) talvez não seja um mau investimento para ti ;)
 
já que falas-te em estações... não sei de onde és mas na Aquario (Porto) vendem umas estações de soldar que dá para regular a temperatura por uns 15€, não sei a potencia mas já tive oportunidade de experimentar uma e agradou-me ;) talvez não seja um mau investimento para ti ;)

Tb já lá vi desses, mas não pensei que fossem tão baratos.

Eu estou a precisar de comprar um com a ponta mais fininha..

cumps
 
eu aconselho um ersa no maximo de 30 w
so q tem cuidado se nao tens experiencia em electronica
começa com circuito
tipo acender um led
depois vai evoluindo
se nao nunca vais a lado nenhum
 
ajuda pf!

boas. este ano vou construir um robo, a partir d um kit robotico vendido em SAROBOTICA.PT, e para tal comprei um ferro de soldar de 40w na loja dos 300. Agora tenho um problema, quando tento estanhar o ferro a solda não "cola" no ferro.
ajudem pf!
obrigado!!!
 
boas. este ano vou construir um robo, a partir d um kit robotico vendido em SAROBOTICA.PT, e para tal comprei um ferro de soldar de 40w na loja dos 300. Agora tenho um problema, quando tento estanhar o ferro a solda não "cola" no ferro.
ajudem pf!
obrigado!!!

Precisas de ter a ponta do ferro bem limpa, há quem use fluxite, uma pasta desoxidante, que passa na ponta do ferro de soldar antes de passares um pouco de solda pela ponta, eu pelo menos às vezes faço assim.

Convém é ter o ferro sempre bem limpo, e certifica-te que ele se encontra quente o suficiente.
Cumps
 
Back
Topo