Ajuda a escolher ISP na zona de Benfica

LizardKing1

Power Member
Boa tarde

Vivo na zona do Bairro de Santa Cruz em Benfica, Lisboa. Em minha casa temos um serviço Sapo ADSL de uns supostos 100Mb/s de Internet com uma linha RDIS (don't ask) mais telefone. Já tive um amigo a dizer-me que é impossível uma linha RDIS chegar sequer a 1Mb/s, e realmente nunca vi um download, nem daqueles da Microsoft, chegar acima de 230Kb/s. A par disto temos um serviço que penso ser ADSL da Zon com outros 100Mb/s que também nunca chegou acima de 200Kb/s mais televisão. Ou seja:
-Internet RDIS + telefone: PT
-Internet ADSL + televisão: Zon

Percebem porque quero mudar de serviço e fundir isto tudo numa única factura.

Não preciso de um serviço de televisão especial com capacidade de gravação, apesar de não me importar de ter canais HD. A Internet não tem que chegar a níveis astronómicos, até porque estou habituado a pouco, uns 10Mb/s bastava. O telefone fixo é muito usado, aliás temos dois e provavelmente ia ter que ter 2 números diferentes porque não é raro estarem duas pessoas ao telefone simultaneamente, mas só 1 também dava. A minha zona, tanto quanto me disseram os vendedores da Meo, tem cobertura de Fibra.

O que queria mesmo era não ser lixado pelo meu ISP. Por este fórum e noutros sítios já li casos em que a Internet nem chegava a 1/100 do anunciado, em que após o período de experimentação a velocidade baixava exponencialmente, ou (o meu favorito) em que o tráfego ilimitado tinha um limite. Queria um serviço em que quando anunciam um valo de Internet seja pelo menos metade desse valor que apanho num download de um site decente (tanto quanto sei a Fibra é muito melhor neste aspecto). E que quando anunciam que o tráfego é ilimitado eu não pague mais por passar um limite. Qual o ISP que me aconselham, e se me conseguissem sugerir pacotes agradecia.

Obrigado
 
Em linhas rdis a pt permite no maximo 8mb (pelo menos assim o era ate nao ha muito tempo)...Antes de tudo seria aconselhavem ires aos sites dos operadores (zon, meo, optimus clix e vodafone) e fazeres um teste de cobertura para nos dizeres quais os servicos disponiveis na tua morada para ai sim te ajudarem dentro das hipoteses que tens disponiveis pois de nada serve te indicar um serviço que pode não estar acessivel na tua morada...
 
Fui confirmar

Zon: Tenho cobertura de Fibra (tive que explicar 3 vezes que não queria alterar nenhum serviço, que só queria saber a cobertura)
Meo: Tenho cobertura de Fibra
Optimus: Não tenho cobertura de Fibra
Vodafone: Não consigo descobrir, o site só me mostra um mapa de cobertura móvel

Já agora suponho que se tenho cobertura Meo também tenha do Sapo não?
 
Fui confirmarZon: Tenho cobertura de Fibra (tive que explicar 3 vezes que não queria alterar nenhum serviço, que só queria saber a cobertura)Meo: Tenho cobertura de FibraOptimus: Não tenho cobertura de FibraVodafone: Não consigo descobrir, o site só me mostra um mapa de cobertura móvelJá agora suponho que se tenho cobertura Meo também tenha do Sapo não?
Se nao tens optimus provavelmente tb nao tens vodafone mas podes confirmar na parte tv-net-voz a cobertura pelo codigo postal...Entre a son e meo as diferenças sao grandes...A qualidade de imagem da zon é melhor que a do meo no entanto as box's do meo sao muito mais rápidas, funcionar, e todas as box's permitem pausa tv e acesso as gravaçoes e na zon não...Na zon o restart tv é gratis e tem bastantes canais e no meo são poucos e pagos a parte...Na zon tens cerca de 38 canais no analogico, no meo tens cerca de 70...Na zon tens mais canais na box que no meo...Quanto a internet a nivel de velocidades consegues mais velocidade por menor preço na zon que no meo, no entanto a zon tem TS bastante agressivo nalgumas zonas pelo que deves confirmar com quem da tua zona como é a zon... No meo o TS é menos agressivo...Quanto a telefone presumo que seja igual nos 2 no entanto o da zon tem umas funcionalidades bacanas assim como a hipotese de usares o numero num smartphone e ligar gratis pa fixos em qualquer lugar...Na zon tens a possibilidade de ter 2 numeros de telefone por mais 2,5euros se nao estou em erro... No meo não sei.l.Convem ponderares esses factores e os preços no site ( se conseguires algum comercial porta a porta pode ser que consigas promocoes mais vantajosas no entanto aconselho-te a ver muito bem o que está escrito no contrato e ligar antes da instalacao para confirmar as condicoesmpois eles adoram enganar os cliente para fazer a venda)...Quanto a sapo se tens meo fibre tens sapo tambem...
 
Ok vou ter de fazer uma lista de prós e contras para equilibrar isto. Obrigado pela informação.
O que significa TS? É a diferença entre a velocidade anunciada e a real? Pensava que a Fibra tinha perdas muito menores, que os valores anunciados estavam pertos dos reais.
 
Ok vou ter de fazer uma lista de prós e contras para equilibrar isto. Obrigado pela informação.
O que significa TS? É a diferença entre a velocidade anunciada e a real? Pensava que a Fibra tinha perdas muito menores, que os valores anunciados estavam pertos dos reais.

TS basicamente é a limitação das velocidades em tudo que envolva P2P.

PUA é a limitação da velocidade para 0.5 Mbps caso ultrapasses o limite do ilimitado.

Aplicação destas medidas bem como as suas intensidades dependem da zona. Por isso se tiveres hipótese de experimentar o serviço na casa de um vizinho seria o ideal para teres uma ideia de como está o estado do serviço na tua zona.
 
Se nao tens optimus provavelmente tb nao tens vodafone mas podes confirmar na parte tv-net-voz a cobertura pelo codigo postal...Entre a son e meo as diferenças sao grandes...A qualidade de imagem da zon é melhor que a do meo no entanto as box's do meo sao muito mais rápidas, funcionar, e todas as box's permitem pausa tv e acesso as gravaçoes e na zon não...Na zon o restart tv é gratis e tem bastantes canais e no meo são poucos e pagos a parte...Na zon tens cerca de 38 canais no analogico, no meo tens cerca de 70...Na zon tens mais canais na box que no meo...Quanto a internet a nivel de velocidades consegues mais velocidade por menor preço na zon que no meo, no entanto a zon tem TS bastante agressivo nalgumas zonas pelo que deves confirmar com quem da tua zona como é a zon... No meo o TS é menos agressivo...Quanto a telefone presumo que seja igual nos 2 no entanto o da zon tem umas funcionalidades bacanas assim como a hipotese de usares o numero num smartphone e ligar gratis pa fixos em qualquer lugar...Na zon tens a possibilidade de ter 2 numeros de telefone por mais 2,5euros se nao estou em erro... No meo não sei.l.Convem ponderares esses factores e os preços no site ( se conseguires algum comercial porta a porta pode ser que consigas promocoes mais vantajosas no entanto aconselho-te a ver muito bem o que está escrito no contrato e ligar antes da instalacao para confirmar as condicoesmpois eles adoram enganar os cliente para fazer a venda)...Quanto a sapo se tens meo fibre tens sapo tambem...

Façam parágrafos, coisas assim são muito difíceis de ler em bloco, por favor...

Desculpa, mas vou ter que te corrigir algumas informações. A qualidade de imagem dos dois operadores difere - a do Meo é bastante melhor que a Zon em coisas paradas ou com pouco movimento, sendo a Zon quem ganha em situações em que existe movimento mais elevado em que no Meo ficam com alguns macroblocos. Não faço ideia se na Iris se mantém este panorama, mas tendo em conta que continua tudo a vir do mesmo sítio e só muda a box tendo a acreditar que será igualzinho.

As boxes Zon permitem pausa de TV e acesso às gravações - aquelas que tiverem disco, claro... aí é como no Meo, uma box com disco também oferecerá essas funções. Confirmo que as do Meo são muito mais rápidas a funcionar, têm melhor interface (opinião pessoal) e ainda não vi uma a crashar, enquanto que na Zon já aconteceu ao meu pai várias vezes em coisas como desconfigurar completamente a imagem e ficar a 720x576 com o menu a ocupar 50% do espaço de ecrã, e só ir lá desligando da tomada e voltando a ligar.

A parte da Zon ter mais canais no Restart TV e ser grátis é verdade. Para além disto, o Zonline também tem mais canais que o Meo Go e é grátis, coisa que o Meo Go não é (pagas uns ~8€).

Verdade que a Zon tem TS agressivo nalgumas zonas, possivelmente Benfica como é populoso poderá ter, o Meo nisso é mesmo melhor.

Na Zon podes ter 2 linhas telefónicas, no tempo antes da Iris eram grátis, agora devem continuar a ser mas não sei.
 
Acho que a rapidez e interface do Meo podem ser importantes.
Relativamente ao TS, é possível durante os 15 ou 30 dias de experimentação ver se é muito grande? Não queria era nesse período ter TS baixo e assim que passasse a experimentação ver a velocidade a baixar, alguém notou uma diferença destas?
 
Se fores para o Meo o TS não é um grande problema. Mesmo que tenhas é algo que só actua nas horas de ponta e levezinho. Na Zon é que é mais agressivo.
 
E a Fibra não deveria ter menos TS do que ADSL? Ou só tem mesmo a ver com o número de pessoas numa zona a usar o serviço e não com o tipo de condutor? É que sempre assumi que teria menos 'perdas'.
 
Eu acho que ainda não sabes bem o que é TS. Procura no google por "Traffic Shaping". Na Fibra não há perdas de velocidade. O que há é limitações de velocidade em certos protocolos em certas zonas o vulgo TS.
 
Façam parágrafos, coisas assim são muito difíceis de ler em bloco, por favor...Desculpa, mas vou ter que te corrigir algumas informações. A qualidade de imagem dos dois operadores difere - a do Meo é bastante melhor que a Zon em coisas paradas ou com pouco movimento, sendo a Zon quem ganha em situações em que existe movimento mais elevado em que no Meo ficam com alguns macroblocos. Não faço ideia se na Iris se mantém este panorama, mas tendo em conta que continua tudo a vir do mesmo sítio e só muda a box tendo a acreditar que será igualzinho.As boxes Zon permitem pausa de TV e acesso às gravações - aquelas que tiverem disco, claro... aí é como no Meo, uma box com disco também oferecerá essas funções. Confirmo que as do Meo são muito mais rápidas a funcionar, têm melhor interface (opinião pessoal) e ainda não vi uma a crashar, enquanto que na Zon já aconteceu ao meu pai várias vezes em coisas como desconfigurar completamente a imagem e ficar a 720x576 com o menu a ocupar 50% do espaço de ecrã, e só ir lá desligando da tomada e voltando a ligar.A parte da Zon ter mais canais no Restart TV e ser grátis é verdade. Para além disto, o Zonline também tem mais canais que o Meo Go e é grátis, coisa que o Meo Go não é (pagas uns ~8€).Verdade que a Zon tem TS agressivo nalgumas zonas, possivelmente Benfica como é populoso poderá ter, o Meo nisso é mesmo melhor.Na Zon podes ter 2 linhas telefónicas, no tempo antes da Iris eram grátis, agora devem continuar a ser mas não sei.
No meu post referi que TODAS as box's no meo permitem pausa tv e acesso a gravaçoes que no caso da zon so as com disco o permitem (parti do principio que o user deve saber que uma box's com disco seja em que operador faz isso tudo)...
 
No meu post referi que TODAS as box's no meo permitem pausa tv e acesso a gravaçoes que no caso da zon so as com disco o permitem (parti do principio que o user deve saber que uma box's com disco seja em que operador faz isso tudo)...

Não estava explícito:

no entanto as box's do meo sao muito mais rápidas, funcionar, e todas as box's permitem pausa tv e acesso as gravaçoes e na zon não

Depreende-se daqui que só as boxes do Meo é que são muito mais rápidas a funcionar (correto), e que só as boxes do Meo permitem pausa TV e acesso às gravações (errado).

Questões de semântica...
 
Só para corrigir... No Meo as boxs são mais rápidas, permitem pausa TV em todas as boxs (com ou sem disco) na Zon não sei se as boxs sem disco têm essa funcionalidade e só as boxs do Meo/Vodafone permitem acesso às gravações em todas as boxs. Na Zon só podes ver as gravações na box que gravaste. No Meo as gravações dão em todas as boxs bem como podes agendar gravações também em todas as boxs (com ou sem disco).
 
Não estava explícito:Depreende-se daqui que só as boxes do Meo é que são muito mais rápidas a funcionar (correto), e que só as boxes do Meo permitem pausa TV e acesso às gravações (errado).Questões de semântica...
Se lesses bem os posts anteriores irias reparar que ele indicou que tem zon e meo fibra, que optimus não tem nem vodafone... logo apenas estou a comparar essas duas ( e sim as box's da vodafone sao igualmente rapidas pois utilizam a mesma plataforma)..." e na zon não": na zon nem TODAS as box's permitem pausa nem acesso a gravaçoes (apenas as com disco)...Estás implicante tu... O rapaz pediu ajuda e ajudei, se não ajudei da melhor forma nem expliquei como se ele fosse muito burro ou como se tivesse vindo duma era em que nem sabe o que é uma box peço desde já as minhas desculpas (a ele)...
 
Back
Topo