Ajuda a escolher o que estudar

DarkDroid

Power Member
Neste momento estou a tirar licenciatura em TIWM(Tecnologias de Informação, Web e Multimedia, no ipmaia), já fiz o CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação por isso já tenho alguns conhecimentos de informática (programação,web,etc).
Aprendi C#, Java para dispositivos moveis (android), HTML, PHP, CSS e também tenho alguns conhecimentos de base de dados.

Como tenho várias cadeiras feitas da licenciatura tenho muito tempo livre e gostava de começar a aprender linguagens de programação e/ou para web como também novas tecnologias que realmente irão ser úteis no mundo de trabalho como também gostava de ter alguma facilidade em encontrar trabalho.

Que linguagens de programação, web e que tecnologias recomendam aprender? De forma a não estar muito atrás daqueles que tiraram EI ou CC.

Edit 1: Pelo que estive a ver tenho muitas cadeiras parecidas ou iguais em termos de conteúdo a EI e CC.

Edit 2: não sei se será melhor dividir isto em duas partes, uma de programação e outra de web e abrir o respetivo tópico em web, se não houver problema que algum moderador me avise...
 
Boas,
Acho que nesta fase passa mais por experimentares um pouco de tudo e veres o que gostas mais de fazer. Depois tens muitos recursos online por onde podes começar. Penso que faz parte teres conhecimento pelo menos da stack completa, ainda que depois te especializes numa área.

Se tens por exemplo interesse em frontend, e te queres iniciar na área web tens o freecodecamp, o curriculo é bom e bastante completo para começar e é gratuito, para aprenderes HTML, CSS, javascript. https://www.freecodecamp.org .

Se gostas de mobile, tens android em www.udacity.com , tens os cursos oficiais do google e são também gratuitos.

Depois tem os cursos do CS50 na edx que são também muito bons.
- Tens o original que é tem por base C mas te dá bastante bons fundamentos de informática no geral: https://www.edx.org/course/cs50s-introduction-computer-science-harvardx-cs50x
- Web Programming em python e JS -> https://www.edx.org/course/cs50s-web-programming-with-python-and-javascript
- Mobile App with React-Native -> https://www.edx.org/course/cs50s-mobile-app-development-with-react-native
Estes últimos ainda não explorei mas que se forem à semelhança do original também são bastante bons.

E depois fundamentos de algoritmia, estruturas de dados, é fundamental, que penso que é o que os cursos que não são engenharias não te dão, mas que muitas empresas exigem nas entrevistas. Podes aprender e praticar aqui:
https://www.hackerrank.com/

Penso que qualquer uma destas plataformas te dará bastante material para explorar, e qualquer uma das tecnologias tem saída. Se as dominares, claro. ;)
 
Em relação ao freecodecamp, ja la andei a praticar um pouco.
Conheço o udacity mas por acaso nunca experimentei fazer nenhum dos cursos, dei uma vista de olhos e tem bastante material e estão bem organizados.
Os cursos do CS50 desconhecia por completo, vou dar uma vista de olhos.

Tive a cadeira de Algoritmos e estruturas de dados mas sinceramente na altura achei bastante seca... vou ter de rever os conceitos.

Em relação a área que mais gosto... na verdade não sei, visto que durante os 2 anos do CTeSP tive cadeiras de android, web e programação para PCs (C,C#,etc) e sinceramente há coisas que me agradam em cada uma delas, depois claro que há coisas que não gosto.

Python ja me tem chamado a atenção há algum tempo por isso acho que vou começar por ele.
 
Back
Topo