• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Ajuda a escolher portátil

Real_Saturn

Power Member
Bom dia. Estou totalmente desactualizado em relação ao mercado, a modelos e a componentes de portáteis. Não sei o que escolher nem como distinguir as características pelo que é melhor ou pior. Por isso venho pedir ajuda.

Mesmo que não me indiquem nenhum modelo específico, agradecia indicação do tipo de características importantes que devo procurar, especialmente o tipo de processador. Obrigado.

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
600- 800, a não ser que a diferença na qualidade justifique ir um pouco à frente. Possivelmente para comprar a prestações a partir de hoje.

2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming - perto de 0%, mas se for suficientemente bom, talvez também o venha a usar para isso, no entanto é acessório porque sou virado para consolas.
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) - 50% e provavelmente o mais determinante. Photoshop, Premiere, Autocad, eventualmente alguns programas de 3D e derivados desses programas.
c) Office / Navegação web / Filmes - 50%
d) Virtualização - nem sei o que isso é


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. 15" - 15.6"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
Será mais fácil dizer que não faço ideia.

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não me importo com HP ou Asus, tenho um Asus de 2010 que custou 300 e pouco e ainda hoje aguenta tudo com que trabalho, apesar de mal (ah, não suporta o Windows 10). Conheço mal Lenovo e não gostei de Acer anteriormente, há muitos anos.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Preferencialmente na secretária, os transportes são pontuais.

7) Quantas horas de bateria necessitas?
Maioritariamente para ligar à corrente. Diria 3 ou 4 horas.

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?
Nada de demasiado específico, preocupa-me fundamentalmente o seu desempenho.

=============================================
Fim do Questionário
 
Epaaa, só encontro uma loja nacional com esse portátil à venda, e quando me preparava para tomar a decisão final reparei que não tem o sistema operativo incluído no preço de 800 euros D: Agora estou de pé atrás. Mais 100 e tal euros no windows faz mossa...
 
Podes instalar o windows e utilizar gratuitamente só perdes umas opções de personalização.
E quando quiseres ativar podes fazê-lo comprando uma chave
 
Back
Topo