1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda a escolher um mac

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por steelballzz, 9 de Outubro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 1777)

1. steelballzz

steelballzz Folding Member

boas
    antes de postar aqui estive a ler as primeiras threads e espero que a minha pergunta não gere mais uma troca "amistosa" de palavras sobre o k é melhor....
    um cliente pediu-me para lhe arranjar um mac....mesmo depois de lhe explicar k para edição de audio tb o poderia fazer com um pc em windows ,ele foi taxativo....não
    por isso pergunto
    com +- 1100 euros e com a finalidade de trabalhar audio e algum video....que mac é k se compra....e onde é k se vende....para revenda...ou mesmo ao público
    thnxs

cumps

2. bsod

bsod Power Member

bem...... para +- 1100 (é desktop, n é?) - um eMac SuperDrive... é bastante bom, e vem td numa so unidade... custa á volta d 900-1000 euros... so tem é dps d lhe por + RAM, ke ele so vem c 256...

O eMac G4

O iMac G5

se pudesse arranjar + 1 pouco (tipo 1400 eur) ia para um iMac G5... ja tem o G5-power... e uma grafica mlhr - ms para o ke o seu cliente quer frz é mais do ke suficiente um eMac - um mini SD fica +/- ao preço do eMac metendo-lhe teclado, rato e monitor... para além d ke n tem porta line-in (tinha d comprar 1 usb)

kuanto a lojas n sei, ainda ando a ver onde vou comprar o meu mini :P... ms ja ouvi umas coisas da fnac... um pouco + barato, n sei.

3. ||alc||

||alc|| I quit My Job for Folding

relativamente a lojas ,tb estou para encomendar o meu ibook possivelmente inda hoje, poderá talvez ser da www.macloja.pt ou até mesmo da www.apple.com.pt/store , mas andei a ver preços e não variam muito de loja para loja.

4. steelballzz

thnxs
    já mandei mail....

5. Edgar_

Edgar_ What is folding?

macloja!!!! =) nao querendo fazer pub(ok ja estou a fazer) ams sempre fui mto bem atendido!

Ed_

6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

já só a versão standard do imac (a combo) vem com 256MB de RAM, ou seja a que custa 720€; a da superdrive já trás os 512MB :)

as graficas... não sei se valerá a diferença são as duas Ati Radeon 9600 mas uma tem 64 MB e outra tem 128MB... pelo que vi em testes do powerbook com Ati 9700 64 MB versus 9700 128 MB... a diferença/vantagem é absolutamente nula, se o cliente quiser o PC para design... emac... pelo CRT, se estiver interessado em que ocupe o minimo espaço possivel e no "mais potente"... iMac G5... mas devo avisar que estranhamente o bus dos discos rigidos dos eMacs é estranhamente mais rapido que o dos iMac G5's

se ele tá a fazer as contas para 1100 euros... podes sempre propôr 1 ibook G4 @ 1,33 GHz de 12" e Ati 9550, são uma optima compra a meu ver.

7. Como nc tive um mac inda n percebi se eles sao mais rápidos k PC´s ou n.
    Por exemplo o imac G5 tem um processador de 2 Ghz. Este computador é tao ou mais rápido que um PC que tenha 3.6 Ghz?
    E o ibook com o processador de 1.42 Ghz é mais rápido que um portátilde 3.2 Ghz?
    Já me disseram k os mac tinsm uma arquitetura diferente e isso fazia com que fossem mais rápidos do que parecem. Gostava que me dessem algs exmplos entre processadores de mac e PC´s.
    E já agr entre o imac G5 e o ibook de 1.42 Ghz a diferença de velocidade do processador é mt grande? Ou o imac G5 tem o processador equivalente aos PC´s mais evoludos e o ibook tb tm um processador equivalente aos portáteis mais evoluidos?

8. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

é dificil traçar uma linha...
    Os Powermacs são potentes, mas em termos de velocidade de relogio pá é como um AMD se compara a um pentium 4.

não podem haver comparações directas entre arquitecturas diferentes mas para mim o topo de gama apple se só contarmos 1 cpu, rivaliza bem com tudo o que esteja no mercado, com excepção dos dual cores novos (dizem k vão sair uns com dual core)

quanto aos portáteis... é outro ponto discutivel, um ponto bem assente é que... não são mais "fracos" que um pentium M a velocidades equivalentes pelo menos, e os cpus da gama G4 gastam 10W @ 1,4 GHz; low voltage portanto, os Pentium M normais são de 27W (até 2 GHz) e depois as versões low voltage de 10W só vão aos 1,5 GHz (salvo erro) não é qualquer portatil que os traz, é mais os ultra leves, logo em termos de consumo pelo menos os apple serão bons... eu até acho os ibooks de base, baratos para o que ofereçem, em portateis quanto menor a voltagem, menor a potencia e maior o preço.

Um portatil a 3,2 GHz pa mim nem é 1 portátil é 1 aquecedor acoplado com um matador de baterias, mas isto é como tudo, cada 1 sabe o que presisa, metam-me 1 pentium3 1 GHz à frente sou 1 marterizado pela velocidade, metam-me 1 apple 1 GHz à frente com memória suficiente e não me queixo.

teoricamente os apple antigos seriam superiores porque os x86 eram CISC e os PowerPC RISC nativos, neste momento os x86 são RISC a emular CISC com extenções a darem a volta ao problema, etc. continuo a achar que uma arquitectura de base RISC tem o potencial de ser melhor, mas o x86 conseguiu sempre acompanhar, e é importante lembrar que os PowerPC G5 são a tecnologia de 2004/2005 bem como os AMD e Intel, como tal a tecnologia é a possivel para todas as plataformas a maneira como é usada é que difere, se olharmos para o powerPC simplificado a 3,2 GHz da Xbox 360 até já li que aquilo tem a performance de um celeron 1,7 GHz... coisa k claramente não aconteçe com os G5, é uma questão de que adaptações se fazem e para que fim.

9. Obrigado pela resposta I_Eat_All.
    O que me disseste em relaçao ao portátil foi k o ibook tinha maior autonomia do que um portátil normal. E claro que a autonomia num portátil é mt impotante. Mas para uma utlizaçao normal em que navegues na net e faças mt downloads e tenhas várias aplicaçoes abertas ao mm tempo o ibook é um portátil suficintemente competente e rápido k não encrava?(((de certeza k é um computador bem mais rápido do k tenho agr um pentium II, 266 Mhz e 96 Mb de RAM. Isto nem é um computador é mais máquina de escrever eléctrica lol.)))

10. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

eu trabalho com apple todos os dias pelo menos 3 horas em produção grafica, e são mais fracos (1 GHz) que os ibooks actuais/novos, e servem muito bem, fluidos em tudo, e como é logico já que têm internet... tá sempre o belo do safari a correr no background :D e mais aplicações ;) os mac presisam é de RAM, podes perguntar aqui no forum, com memória suficiente com que frequencia o mac encrava, pessoal que usa mac à 2/3 anos conta os crashs pelos dedos.

Os ibooks 12" são comparáveis aos portáteis slim com ecrãs até 14" ou mais pequenos e processador Pentium M Low Voltage, quando digo comparáveis inclui a autonomia da bateria :)... é a tal coisa, escolhas, há 6 meses o meu pai comprou um portátil amd 64 3000+(2 GHz) com uma x700 64MB por 1250 euros, isso faz dos ibooks a 12" por 1000 euros uma má compra? na minha opinião... não, tendo em conta que portáteis com cpus e graficas tão potentes aqueçem bastante e gastam bastante (baterias a durar 1a hora... 1a hora e meia...) é mesmo uma questão de prioridades.

se tás interessado em ver e comparar a oferta de portáteis "low voltage" podes espreitar este site k um user deste forum postou praí :p
    -> http://www.notebook-shop.de/main.php?section=shop&menuswitch=shop

Se queres mesmo mac... em termos de aplicações é provavelmente o sistema mais estável e crash free com que já trabalhei (quando digo talvez... é porque já usei BeOS/Zeta); quanto aos virus, é 1 sistema menos difundido, os piratas querem atacar o maximo numero de users e esses estão no mercado dos PC's, os apple são quase imunes a virus por isso, também o sistema em si é mais seguro com menos buracos, mas também mais desconheçido dos "amigos de alheio"; a desvantagem para alguns é que no xp arranjam o office de borla o programa X de borla etc; no mac é possivel... mas eu nem faço a minima ideia de onde ir arranjar disso nem como fazer (há circuitos próprios).

11. O que é que queres dizer com isso do "há circuitos próprios"?
    Tive a pesquisar um bocado e axo que para as minhas necessidades o apple ibook 14" superdrive é a melhor opção. Custa cerca se 1375 euros - nem axo assim tão caro- e parece ser um exlente portátil com uma autonomia de 6 horas.
    Sabes-me dizer se este portátil vem com bluetooth interno?
    Outra coisa: para teres net no portátil na casa toda sem andares com fios atrás de ti, do que é que precisas? Se comprares equipamento de boa qualidade ao nivel deste portátil por quanto é que te fica? Sabes rpd?

12. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

isso da autonomia de 6 horas não é uma media aritmetica eles tão a contar com o portátil com na melhor das hipóteses, com pouco acesso ào disco, bastante ram, e sem estar em load, na realidade será 4 horas e meia/5 horas de utilização normal.

Quanto ao iBook 14"... não gosto muito dele, tem a mesma resolução do de 12", unica coisa extra é mais uns MHz e a superdrive; para mim não compensa antes preferia 1 gravador de dvd externo de uma boa marca, ou fazer 1 upgrade ao de 12"... para o ano, segundo consta, é capaz/provavel de sair 1 ibook G4 14" panorâmico.

Todos os apple vêem com bluetooth interno neste momento.

net pla casa sem fios... depende... mas se tiveres net cabo acho k basta 1 router sem fios, se tiveres adsl presisas de 1 router sem fios, wireless lan ou bluetooth ligado a 1 pc com a ligação partilhada.

circuitos proprios... à comunidades underground k se encarregam de distribuir o "material".

13. kidloco

kidloco Power Member

Não se fiem pela autonomia anunciada pelas marcas de portáteis...seja que marca for.

A diferença de processador 1.5 para um 1.67 é nula, no entanto, a diferença de 512MB para 1GB de ram já é notória.

Quanto a wireless: NÃO compres a airport station (router) da Apple

Se querem fazer edição de vídeo e afins, esqueçam os portáteis. Simplesmente não dá...não têm estrutura para tal. Também não sei de que patamar falam, mas fiz recentemente um dvd no meu powerbook com o Studio Pro e só em renders/encodes aquilo demorou 2/3 Horas. Vídeo faz-se em desktop e em máquinas com bons discos e muita, muita ram e não em portáteis.

14. Mas esse portátil que referiste ibook G4 14" panorâmico é para daqui a quanto tempo? E o preço vai andar á volta dos 1300/1400 euros?
    Então axas que a resolução do ibook 14" é fraca? Pensava que todos os monitores da apple eram tds de muita qualidade mesmo os portáteis....Para mim já tava a ver o ibook como a melhor opçao lol.

15. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

não é isso... acho k o ecrã é de boa qualidade, mas dá 1024x768 como o de 12", logo para mim é igual, ou melhor eu até prefiro mais pekeno, há também quem diga k o ecrã de 12" consegue ser uma tela melhor que a da versão 14" por ser a que é usada tb nos powerbook 12", mas isso já n sei, se quero 1 portátil o mais pequeno possivel nem penso duas vezes vou para o com o ecrã mais pekeno, se a resolução é igual... mais me facilita a escolha. (a resolução disponivel deve mudar com o ibook widescreen).

o iBook panoramico será para 2006, próxima actualização de iBooks que houver, segundo os rumores (não confirmado, mas com bastante credibilidade), o preço não deverá aumentar à conta disso.

16. steelballzz

desde já um obrigado a todos pela a ajuda
    o cliente vai lá esta tarde e já vou ter alguma coisa concreta para lhe dizer
    só há uma cena que me intriga....
    crash free.....
    eu tenho 4 makinas....2 dfi nf4 com bastante OC e uma dfi n2 com ainda mais OC:D ....e ainda uma asrock k8 com um 3000 754.....tudo com windows xp pro.....menos 1 makina que tem um xp home SP2....avg a bombar.....não uso firewall..confio no router
    não sei o k é um crash,um virus ou qualquer outra espécie de problema...tudo sempre a foldar
    só quando sou descuidado com o OC e não corro os testes de estabilidade é que arruino o meu windows....mas a culpa não é da microsoft...é minha
    citando o RGONE da dfi-street
    .....90% dos problemas das dfi estão situados entre a cadeira e o teclado....o resto é falha de material
    se calhar não é só ns dfi....lmao

thnxs

Partilhar esta Página