Ajuda a identificar processador AMD Athlon !

XP3R13N7

Membro
Antes de mais boas tardes,
Pedia a vossa ajuda a identificar o modelo de processador AMD Athlon com a referencia:

AGOIA 0223APFW 98982831139
1999 AMD

Sem mais,
Cumprimentos a todo o pessoal ;)
 
AMD ATHLON PALOMINO Modelo 6 (Socket A/462)
Mais conhecido como Athlon XP (não que este processador seja otimizado para o Windows XP ou o Office XP, esta é apenas uma tática comercial), é denominado pela AMD de Athlon modelo 6. Este modelo já possui um diodo no "CORE" para medição de temperatura, este diodo permite leituras mais precisas pois está bem mais próximo ao núcleo do que o diodo das placas mãe.
52 instruções SSE da Intel foram adicionadas ao Athlon MP, agora o Athlon MP possui as instruções MMX, SSE, 3DNow! e E-3DNow!, a matéria prima do núcleo é de cobre em todos os modelos, também foi adicionado o suporte a multiprocessadores e o Pre-fetch que é uma instrução em Assembly que se antecipa em buscar os dados da memória RAM que provavelmente serão requisitados pelo Software ou Sistema, desta forma haverá um aumento considerável na perfomance pelo fato dos dados já terem sido copiados para a memória Cache.
O consumo de energia foi reduzido em torno de 20% assim como o aquecimento, segundo a AMD, isto foi possível simplesmente implementando circuitos mais eficientes. A tecnologia de fabricação continua em 0,18 µm, continua também os 128 KB no Cache L1 e 256 KB no Cache L2, ambos trabalhando na frequência do núcleo. O FSB é de 133 MHz DDR (266 MHz) e a voltagem do núcleo permanece em torno de 1,75 V. O tamanho do "CORE" aumentou de 120 mm² para 128mm².
Ainda não existe um mecanismo de proteção contra elevadas temperaturas, apesar de um diodo térmico ter sido adicionado ao núcleo, ele apenas permite uma leitura mais precisa da temperatura do processador, segundo a AMD, ele é capaz de ler até 44ºC por segundo. Talvez esta seja a maior deficiência frente aos processadores Pentium III e Pentium 4.
Os modelos da série AGOIA e AGOGA, os mais comuns no mercado, tem apresentado ótimos índices de overclock, desde o 1500+ até o 1900+ conseguiram atingir frequências de 1666 MHz (XP 2000+) sem alterar a voltagem do núcleo. Como XP 2100+ (1733 MHz), só foi possível com acréscimo de voltagem no núcleo.

eu acho q ele tá a perguntar pq o tem na mão apenas...

o q te interessava mesmo era saber qual a socket e velocidade para arranjares uma board para isso né?
 
eu acho q ele tá a perguntar pq o tem na mão apenas...

o q te interessava mesmo era saber qual a socket e velocidade para arranjares uma board para isso né?

Pois também pensei isso.. porque senão com o CPU-Z ou na BIOS ele via essa informação facilmente.

Os Palomino são bons para overclock?? Sempre pensei o contrário.. até porque o que eu tenho aquece que nem uma torradeira :D

Cumps
 
Não sei só indo mesmo ver à wikipedia, não me lembro em que altura comprei esse athlon eu tenho dificuldades com a memóra a longo prazo.

Tenho que ver se o "ressucito" um dia destes (se ainda ligar claro :D)

Cumps
 
como já te foi dito esse cpu é um AXP core palomino .... era bom na altura e teve uma enorme inovação em relação ao core tbird ( q ainda hoje uso um ...) tem temperaturas mais baixas ( uma diferença minima na verdade ... e depois derretem mais facilmente do q os tbird ) ...

isso é um forno autentico .... com um die temp de 85ºC por isso cuidado pois os palominos morrem mesmo .. qt ao tbird .. já atingi a die temp e o gajo ainda acelerou mais, ganda cpu .....
 
Eu tenho quase a certeza que isto será um Athlon XP. Interessava-me era saber o modelo e a velocidade para arranjar uma board para isto como disse e bem o ensiferum !

Quando a data de fabrico penso que ja li em qualquer lado que e fornecida pela referencia 0223APFW, que penso que significa, semana nº 23 do ano 2002 !

Agradeço a vossa disponibilidade e prontidao nas respotas, quem me puder dar mais umas dicas agradecia, ja agora os Athlon XP que socket usam?
 
Peço desculpa pela pergunta do socket... Ja vi no topic do ensiferum, quanto ao 1999 AMD, penso que seja apenas a data de copyright do nome "Athlon"
 
Peço desculpa pela pergunta do socket... Ja vi no topic do ensiferum, quanto ao 1999 AMD, penso que seja apenas a data de copyright do nome "Athlon"

Os Athlon XP são socket 462 (a.k.a Socket A) se não estou em erro.

Quanto à data de fabrico do CPU estás correcto é mesmo dada pelo números anteriores ao stepping.
 
é skt A/462 fsb133 ... qq board baseada no kt133A para a frente suporta esse cpu ...

isto é
nf2
kt333
kt400
kt400a
kt266
kt133a
sis735/745...

por exemplo esta

http://*****.net/index.php?catid=13&subcat=48&pagina=0

no mercado novo não á muita coisa disponivel ... foi tudo descontinuado ..
 
São modelos de Chipset.

Melhorando o que ele disse (e sem querer nenhuns créditos por isso):

Qualquer board com um dos seguintes chipsets funciona com esse processador:

nVidia nForce 2
Via KT333
Via KT400
Via KT400a
Via KT266
Via KT133a
SIS 735/745
 
Back
Topo